Meninas de Joseon

Meninas de Joseon Selene Sodré

Resenhas - Meninas de Joseon

Janderlaine 20/08/2022

Interessante
O livro é bem escrito, o problema acredito, seja a falta de páginas. Era preciso muito mais páginas para dar mais profundidade... para dar um desfecho adequado.
Ainda assim, a escrita é boa e as passagens são interessantes, apesar de ser pouco informativo.

lays.azevedo.94 13/04/2021

Uma descrição bem fiel ao que as meninas viveram e por muito tempo não puderam falar, por medo, vergonha ou apenas falta de espaço.

Comecei a ler por conta do livro herdeiras do mar, e queria MT ler mais sobre o assunto.

sofia.bassan 31/08/2022

mesmo sendo um ebook curto, tratou muito bem de um tema tão complicado e angustiante. a escrita da autora era ótima, e os desenhos no meio deram um toque bem interessante.

@biasweetlullaby 25/05/2021

Um livro emocionante
#resenhacadalivroumahistoria

"As mulheres que quebraram o silêncio e que ainda lutam por um mundo melhor."
??
Meninas de Joseon - sobre as "mulheres de conforto" da península coreana [@selenesodre]
Disponível no Kindle Unlimeted
??
Quando a autora Selene Sodré me chamou no direct para apresentar o livro eu já imaginava que fosse gostar.
??
Este pequeno livro de 35 páginas foi um trabalho de TCC de Escrita Criativa que se originou após Selene durante sua morada na Coreia do Sul.
??
Neste livro a autora traz um pouco de sua pesquisa sobre "As mulheres de Consolo" que se trata de quando milhares de garotas foram sequestradas pelo Japão para servirem como escravas sexuais aos soldados na Segunda GUERRA Mundial. O Japão até hoje nega sua participação mas quando em 14 de agosto de 1991, uma sobrevivente chamada Kim Hak-soon decide relatar todos os horrores sofridos, desencadeando assim vários protestos e relatos de outras sobreviventes.
??
"O governo japonês encobre as atrocidades dos antepassados de seus cidadãos porque restaurar a ilusão de uma honra típica do imaginário Imperial é mais importante do que apresentar a verdade e se redimir."
#PUBLI

Sadiraiang 19/08/2023

Por nós!
Como futura jornalista, tanto quanto como leitora, este ebook foi uma experiência muito cativante de se devorar durante a madrugada. A história destas mulheres de conforto foram bem retratadas, de modo que, com pouco ou nenhum conhecimento acerca da invasão japonesa em tais países asiáticos no século passado, não há o que cause impedimento em nenhum sentido quanto à transmissão do que as mulheres de Joseon sofreram.

Por meio de uma resenha singela, desejo e espero que os próximos que conhecerem esta obra, observem a necessidade de lutar por, e para, as mulheres.

Milena300 17/05/2021

Quando vi esse e-book eu não imaginava o que esperar de algo com título "Meninas de Joseon" e "mulher de conforto". Acho que li a sinopse por cima e nem procurei ir atrás. Acho que algo com pouco mais de 30 páginas não precisava de tanta atenção. É aí que mora o erro.

Na verdade o e-book faz parte de um TCC sobre o assunto e se trata sobre o rapto de meninas. MENINAS. não jovens, não adultas. MENINAS. em sua maioria coreana, para servirem de "alívio" para o exército militar imperial japonês no começo do século XX até alguns anos depois do término da Segunda Guerra Mundial e a rendição do Japão.
Foi um grande soco no estômago. Fora ter de imaginar meninas serem sequestradas para serem desumanizadas ainda ter de lidar com "foi preciso para que os militares não estuprassem durante a guerra". oi?

No presente trabalho, e em alguns documentários que tive a liberdade de procurar após o término da leitura, apresentavam raros depoimentos das mulheres que conseguiram sobreviver. Foi horrível, me deixou bastante enojada e com muita raiva nos relatos, onde elas também sentiam muita raiva, ódio, dos doentes que cometeram tais atrocidades. E o pior é o Japão negar, até hoje, que tais atos tenham acontecido.
Eu já tinha lido algumas coisas que o Japão fez durante a SGM e foram tão horríveis, se não mais (se é que tem como) quanto às "obras" nazistas.

Lendo obras sobre o feminismo ocidental me fez imaginar ter nascido em uma época um pouco mais privilegiada, que prometem avanços, e que talvez não seja tão martirizante ter nascido mulher e optar por querer viver... Mas quando você da de cara com esse tipo de coisa a ficha cai que existe outro lado do planeta e que a cultura de aceitação é totalmente diferente lá.

Pelo menos a morte trouxe paz para muitas delas (e com morte digo assassinadas, de várias maneiras, para que não existissem relatos das atrocidades cometidas por militares japoneses) será que conseguiriam viver suportando essa dor? esses pensamentos?
Bom, teve mulheres fortes o bastante para passarem por tudo isso e relatar as atrocidades mas quando chegaram foram silenciadas, elas mesmas se silenciaram por vergonha, ninguém iria ouvir.. ninguém iria poder fazer nada. E, talvez, nunca poderá.

"Em uma guerra os que mais sofrem são os inocentes".

Marcela Fregonesi 01/03/2023

ótimo livro pra complementar a leitura de herdeiras do mar.
provavelmente, assim como a autora, n esquecerei sobre elas nunca mais e espero poder visitar pelo menos uma das estátuas.
alem disso, os desenhos deram outro toque para o livro.

Tetê 14/01/2024

? Contém gatilho: violência física, s3xual, psicológica. ?

Durante a invasão japonesa na península coreana, criar as "estações de conforto" se tornou uma prática comum. Elas eram casas onde meninas e mulheres provenientes dos territórios ocupados eram levadas para serem exploradas sexualment3 pelo exército do Japão. O livro apresenta histórias reais e o horror imposto para tantas mulheres, crianças e adolescentes... Milhares morreram e ninguém foi condenado pelos crimes até hoje. Ainda que algumas mulheres tenham rompido o silêncio e denunciado o regime de exploração operado pelos militares japoneses, o governo do Japão nega a ocorrência de qualquer crime.

É um texto muito doloroso de se ler, mas que mantém o respeito até mesmo no relato dos detalhes mais pesados.

Por memória e justiça para tantas vidas destruídas.

Tefinha 20/05/2021

Leitura difícil, mas necessária.
O livro conta a história das mulheres de conforto, com relatos dolorosos. Essas mulheres foram retiradas das suas famílias da forma mais brutal e feitas de escravas sexual para "alívio" dos militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. É duro demais acreditar que isso aconteceu durante anos, com diversas mulheres/meninas e que mesmo assim, menos da metade da população tem conhecimento, pois sim, o governo japonês durante anos conseguiu esconder isso. Eu mesma não fazia ideia que isso havia acontecido e é o que mais me choca. A maioria delas morreram sem ter a sua história contada, nem ao menos um pedido de desculpas...nada! É o nosso papel brigar, falar, levar esse fato a toda a sociedade e quem sabe assim, fazer com que os responsáveis por toda essa crueldade tenham nomes, pois isso não pode ficar impune.

Fernanda 11/08/2021

Para que jamais se repita
Meninas coreanas estupradas em massa por japoneses. Pelo império do Japão. Que nunca se esqueça o horror.

Thais Gonçalves 20/03/2022

Meninas de Joseon
A Península da Coreia foi colonizada pelo Japão de 1910 até o final da Segunda Guerra Mundial (1945). Ao longo deste período, a criação de estações de conforto para uso de militares japoneses passou a ser uma prática comum nos territórios ocupados durante a expansão colonial japonesa.
Meninas e jovens, em sua maioria de nacionalidade dos territórios ocupados pelo Império do Japão, eram levadas para estes estabelecimentos, nos quais eram obrigadas a servir sexualmente às demandas dos homens do exército. As estações de conforto foram, em muitos casos, foram lugares de onde milhares de garotas jamais sairiam com vida.

Dany 18/10/2023

Aparentemente é o TCC da autora sobre o tema das mulheres de conforto coreanas. Tem algumas entrevistas de sobreviventes. É um bom texto para ser introduzido ao assunto.