Porém Bruxa

Porém Bruxa Carol Chiovatto

Resenhas - Porém Bruxa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruna Lima 31/03/2024

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, e foi uma boa experiência.

A autora tem uma escrita super fluida e gostosa, então, facilmente é possível ler várias páginas sem perceber.

Gostei bastante da pluralidade da história e personagens, o que acaba sendo bom e um ponto de atenção, pois, corre o risco de não se aprofundar em alguns aspectos (o que aconteceu), e particularmente gostaria que tivesse.

Gostei bastante da história, tema e da contemporaneidade trazida pela autora, mas senti que faltou algo na grande ?batalha? e penso que poderia ser explorado mais o universo criado (talvez no próximo volume?).

Entretanto, mesmo assim, acho que vale a leitura.

Luisy Costa 21/11/2023

Com gosto de quero mais
Essa história me deixou sedenta por mais, com a necessidade de entrar mais a fundo no mundo criado pela Carol.

A forma como o mundo de Porém Bruxa está construído tem a essência do Brasil. Traz o fantástico de um mundo bruxo permeado por problemas, infelizmente, cotidianos como a intolerância religiosa e o abuso psicológico. Além de mesclar tão finamente diversos aspectos culturais brasileiros, sem parecer que todo foram liquidificados para caber na história.

Com uma personagem principal forte que tenta conciliar seus deveres com a necessidade de ajudar a quem precisa. O que torna Ísis mais humana, e claro, mais fácil de se conectar. Aqui ela é uma bruxa transgressora, não só para os comuns, mas também com sua própria comunidade.

Ísis se agarra ao que acredita e não abre mão mesmo diante do perigo e retaliação. Por isso ela é viciante, ela conhece seus limites, fraquezas e medos, mas faz o possível e impossível para não deixar de lado quem precisa dela.

Ela também está cercada de bons amigos, pessoas que confiam nela e a ajudam. Sem importar se é pelo desenrolar da história ou erguer sua amiga quando seus traumas e medos a sufocam. Ela é falha e carrega uma ferida do passado, mas ainda assim segue em frente com determinação.

Não tenha dúvida, Porém Bruxa vai te fazer ansiar por mais. Ísis vai te fazer querer estar ao lado dela.

JonasFortuni 29/08/2023

Demorei um pouco pra me conectar com a história, mas depois que me conectei, lia que perdia a noção do tempo. Gosto da perspectiva da protagonista e de como a vida dela é um caos haha

Gabi 13/08/2023

Gostei mais do que eu esperava
Confesso que no começo desse livro eu não estava achando que ia curtir muito, mas tem um momento que vc se vê apegada aos personagens e a história começa a fluir mto bem. Só achei a escrita mto corrida, as coisas aconteciam muito rápido sabe, as vezes eu sentia que faltava alguma coisa. Mas tirando isso, adorei.

Beatriz3695 21/07/2023

Porém bruxa
Que vontade de esquecer tudo, só para poder ler de novo, como se fosse a primeira vez.
A narrativa da autora é envolvente e, não poderia ter escolhido um cenário melhor para se passar a história; algo tão próximo da realidade que vivemos.
Simplesmente meu favorito do ano!

Fox.017 24/04/2023

MA-RA-VI-LHO-SO
Eu tô é quase chorando porque acabei esse livro divino. Amo coisas sobre bruxas e como ela descreve as coisas falando até de orixás! Meu Deus, amei demais. E Carol pelo amor de Deus, faz desse livro uma trilogia, nunca te pedi nada(kkk), preciso de mais desse tipo de história, por favor AAAA ?

Raiana.Aragao 25/02/2023

Somos as netas das bruxas que vocês não conseguiram queimar.
São Paulo tem de tudo um pouco.
Um dos maiores centros urbanos do mundo é o domínio de Ísis Rossetti, a bruxa responsável por monitorar atividades mágicas na maior capital do país.

Numa história com muita representatividade e abordagens a pautas sociais importantes, como a violência a pessoas em situação de vulnerabilidade social, acompanhamos o dia-a-dia mágico de uma bruxinha que precisa descobrir qual a ligação entre dois desaparecimentos que a princípio parecem não estar relacionados.

Valorizar a literatura nacional é uma causa a qual aderi, embora as vezes seja um pouco difícil encontrar livros com temáticas e enredos que me agradem. Porém Bruxa foi uma leitura leve e divertida que me prendeu da primeira até a última página e deixou um gostinho de quero mais.

Mari 17/01/2023

E se, bem embaixo dos nossos narizes, existisse magia?
Na caótica São Paulo, infortúnios diversos ocorrem corriqueiramente, e enquanto a maioria é causada por nós, reles comuns, outros são causados por forças mágicas. O trabalho de Ísis, uma bruxa, é monitorar esses acontecimentos e intervir caso haja algum envolvimento mágico. Ou ao menos é o que ela deveria fazer. Na prática, ela quebra algumas regras pelo bem maior. Ela só não imaginava que, entre esses infortúnios corriqueiros (que ela supostamente não deveria se envolver) haveria mágica no meio.

?Porém Bruxa?, de Carol Chiovatto, é um romance adolescente que, no início, não me prendeu muito. As constantes menções a minorias e inserção delas a cada cinco linhas foi um pouco chato de se ler, assim como certas frases ou expressões que, na minha opinião, eram desnecessárias. Em um histórico de leitura, comentei que parecia que estava lendo tweets de uma adolescente. Note que eu mesma sou de esquerda e, caso tivesse sido abordado de outra maneira (ou talvez não com tanta insistência), eu com certeza teria adorado essa inclusão.

Quando me acostumei com isso, e ignorei o fato um pouco, admito que comecei a gostar do ritmo de leitura. Os capítulos são curtos, a leitura é fluida, e os personagens e seu envolvimento com a protagonista são um fator muito positivo ? com exceção da relação entre o Murilo e a Ísis, que qualquer interação minimamente romântica entre eles para mim era intragável.

A história principal e seu desfecho foi interessante, e me deixou bastante curiosa para saber mais sobre os dois tipos de bruxaria, história, poderes e afins. Creio que o livro poderia ter mais detalhes sobre essas questões, e achei que alguns pontos poderiam ser melhor explicados ? como a família da Ísis, sua introdução à magia, sua vida em Santos, suas amizades ?, mas descobri que pode haver uma continuação, então espero que possamos ver mais sobre a Ísis por lá.

Falando nela, Ísis é ? finalmente! ? uma personagem feminina excelente. Tem personalidade forte (e não estou falando daquela pessoa que se acha superior e a cada 5 palavras, 6 são grosseria), é decidida, corajosa, e não pauta sua vida em relacionamento amoroso. Eu certamente adoraria ver mais dela futuramente, assim como seus amigos, que são tão carismáticos quanto ela. A construção de personagens foi deveras uma característica muito positiva ? e talvez o que me motivou a continuar, apesar das impressões iniciais.

A diversidade cultural apresentada no livro foi outro ponto que me manteve firme. Crenças e religiões são um foco e, inclusive, o plot central da investigação gira em torno disso. Alguns conceitos e descrições eram confusos, mas isso talvez seja mais por minha ignorância do que pela escrita em si, e não deixam de adicionar uma riqueza cultural enorme ao enredo.

O final, porém, me decepcionou um pouco. Não por ser ruim, pelo contrário, mas por me deixar órfã de algo que eu gostaria que acontecesse. Foi tão súbito que virei a página certa de que haveria mais um capítulo, somente para me deparar com os agradecimentos. Mas, como disse, quem sabe na continuação.

O romance de estreia de Chiovatto é certamente uma grande adição à literatura brasileira, e imagino que um público mais jovem do que eu ? entre 15 a 20 anos ? vai gostar mais dos pontos que eu não achei tão bons, principalmente por serem didáticos. Eu certamente gostaria que meus futuros filhos adolescentes o lessem e fossem expostos a esse tipo de diversidade, mas eu, que já fui há muito instruída, não apreciei tanto.

Emmy.f 13/01/2023

Um livro rico em vários quesitos!!!!
Em Porém Bruxa, nós iremos acompanhar a Ísis, uma bruxa da terra responsável por cuidar e proteger São Paulo de ameaças sobrenaturais. Ao longo do livro conhecemos melhor a protagonista ?e seus traumas?, ao mesmo tempo que a missão de Ísis é desenrolada no livro.
Este livro, além de desenvolver e falar muito bem de religião, também é escrito ?pelo menos eu li assim né? como uma grande fofoca, como se estivéssemos conversando com a protagonista em um bar e ela tivesse contando do trabalho dela protegendo São Paulo. O livro fala sobre temas importantes e te traz diversos questionamentos sobre a execução do judiciário brasileiro ?especialmente em SP? acerca de diversos temas como o feminicidio, homofobia, intolerância religiosa e machismo. Ao mesmo tempo que é um livro tranquilo e fluido de ler, ele traz questionamentos importantes a esses temas, visto que a protagonista ?e seus amigos? passam por diversos perrengues sobre esses assuntos.
Se eu pudesse descrever esse livro em uma só palavra, a palavra seria "Impecável", eu senti profundidade no desenvolvimento da história e dos personagens, a história é coesa, não tem um defeito sequer.

Bia 29/12/2022

Fantasia brasileira de valor
Isso aqui é uma obra prima, a autora escreveu tão bem que agora eu fico pensando os bruxos realmente tão a solta em São Paulo. O romance que não foi romance foi perfeitinho.

Mokumura 24/10/2022

Esse livro foi tão gostoso de ler, foi muito bom ler sobre as várias culturas e como uma não apagava a outra, além disso, a forma como ligou os casos fez a minha cabeça apitar,

Sávio 01/10/2022

Legal
Um livro nacional muito legal, confesso que fiquei com sono em alguns momentos, mas gostei da personagem principal e história, que a autora consiga fazer ótimos livros como este e até melhores. (Agosto 2020)

Elizabeth Roffe 21/08/2022

São Paulo esconde muitos segredos
Vi muita divulgação e elogios ao livro e estava com medo de ler e não gostar pela pressão das opiniões 100% positivas. Pois foi uma experiência fascinante, amei os personagens, amei odiar o vilão, ameis as amizades mas principalmente amei o respeito com o qual a autora fala sobre grupos sociais vulneráveis e religiões que normalmente são retratados de maneiras elitistas, racistas, machistas e homofóbicas. Gostaria muito de saber se o livro passou por leitura sensível de tais grupos e a opinião deles sobre a obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5