Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

Jozy.Cristiani 28/10/2020

Apaixonada
Ainda não é um dos meus favoritos da Colleen, mas bateu na trave, apaixonante a história de mãe e filha foi um dos tópicos que mais me emocionou e ver a evolução destas duas foi inesquecível.
Mi Nonaka 31/10/2020minha estante
Aaah como eu quero esse livro, amo muito os livros da Colleen Hoover, muito mesmo! ??

@lidcomisso 03/12/2020minha estante
Fiquei curiosa: qual é o seu favorito dela?

Ju 03/12/2020minha estante
Fiquei curiosa também e vim perguntar qual você gosta mais...

Jozy.Cristiani 03/12/2020minha estante
Oi, meninas é Confesse, foi o primeiro que li dela e amo muito.

@lidcomisso 04/12/2020minha estante
O meu é "Um caso perdido". Reconheço que é um livro cheio de "problemas", mas foi amor à primeira vista ?

Jozy.Cristiani 05/12/2020minha estante
????????

Alejandra 24/01/2021minha estante
O meu favorito dela é ?todas as suas imperfeições?

incoisificavel 22/08/2021minha estante
só eu fiquei muito irritada por não mostrar o que tinha nas cartas?????

Dri 19/06/2021

O livro até que é legal, mas a Clara me irritou muito, na verdade todos os personagens me irritaram
Michela 19/06/2021minha estante
???? isso me faz lembrar de outro livro!?

Dri 19/06/2021minha estante
KKKKKKKKKKK SIIIM

Kari 20/06/2021minha estante
Eu gostei dos personagens mas clara ficou insuportável. Jesus e a falta de comunicação me deixou louca.

Dri 20/06/2021minha estante
E não é? Meu Deus que nervo viu. A Morgan foi uma tonta não contar nada pra Clara pra ela não ficar com raiva do pai e da tia

luna 16/07/2021minha estante
tô morrendo com o comentário sobre as cartas KKKKKKKKKKKKKKKKK

juma 19/07/2021minha estante
KKKKKKKKK fiquei chateadissima quando ela rasgou juro q ódio KKKKKKKKKKKKKKKK

luna 19/07/2021minha estante
fofoca pela metade quase mata fofoqueira
essa foi minha reação

juma 19/07/2021minha estante
EXATO

camilinha 07/07/2021minha estante
também achei o casal sem química mas a evolução dos personagens nesse livro é fantástica

Nadi 07/07/2021minha estante
Simmmm, a escrita também maravilhosa. Eu não sei o que eu sinto mais raiva, casal quando tem pouca química ou quando tem muito e o assunto do livro só é hot grrf

camilinha 07/07/2021minha estante
nossa siiim, mas eu gostei bastante desse livro, foi o primeiro que eu li dela

Kari 20/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk meu Deus verdade, as cartas. Volte aqui Colleen Hoover

bibi :) 21/06/2021minha estante
amg eu PASSEI MAL custava ler

Kari 21/06/2021minha estante
kkkkkk

Mi 04/05/2021

Minha autora favorita pois consegue nos tirar da zona de conforto, sempre com temas que geram conflitos de sentimentos.

Por muitas vezes respirei fundo com "raiva" de como as personagens lidavam com tantos segredos. Não seria mais fácil contar a verdade e "foda-se" as consequências?

Mas quem nunca teve 16 anos e não achou que sabia tudo e os pais não sabiam nada da vida?
Quem nunca viu uma mãe se sacrificando por um filho?

Uma narrativa dolorida de ler, mas que vemos a evolução dos personagens, lidando com o perdão de todas as formas possíveis. E isso é lindo de ver e vale muito à pena.
Jozy.Cristiani 04/05/2021minha estante
Maravilhosa ??

Mi 05/05/2021minha estante
Demais ??

Jozy.Cristiani 06/05/2021minha estante
????

Ale Salvia @estantedaale 13/02/2021

"Se Não Fosse Você" no blog Estante da Ale
Antes de mais nada, a capa e título prometem uma linda e romântica história de amor, porém como já é costumeiro nos livros da autora, o verdadeiro plot é outro. Não quero dar muitos spoilers, basta vocês saberem que mãe e filha (Morgan e Clara) precisarão lidar com as diferenças para conseguirem seguir em frente após um trágico acidente. Ai Ai Ai. Como fã de carteirinha da CoHo, é óbvio que eu amei demais e recomendo de olhos fechados.

E acho que chegou o momento de eu abrir meu coração para vocês, não é mesmo? Como vou fazer isso sem spoilers? Eu ainda não sei, talvez essa seja apenas uma resenha para quem leu entender, ou deixá-los curiosos, não sei... O que eu queria colocar para fora é que essa história mexeu muuuuito comigo e eu consegui fazer tantos paralelos com minha vida pessoal que doeu. Foi desconfortável, foi difícil. Acho que eu senti tanto alguns aspectos que fica difícil me pronunciar sem me expôr.

Basicamente, eu tive sorte. Meu relacionamento com minha mãe sempre foi muito bom e aberto. Quando o que aconteceu com as personagens aconteceu em minha família, minha mãe sempre jogou limpo e sofremos as duas ali, uma ao lado da outra, sem julgamentos ou repreensões. Então, eu falar que Clara estava certa ou errada, não teria cabimento algum. Até porque eu sei que cada um sente de uma forma, cada um reage a sua maneira. E é exatamente isso que o livro nos mostra: na mesma situação, pessoas diferentes procurando soluções e válvulas de escape para fazer a dor desaparecer.

Vejo o livro também como uma história sobre aceitação. Tanto pessoal como do outro. Sobre aceitar personalidades e escolhas, sobre aprender a conviver com as consequências das escolhas dos outros, afinal, a vida é um efeito cascata e ninguém está imune. Vivemos em sociedade, temos uma família e de certa forma, somos responsáveis por eles também.

Não que seja fácil ou agradável, porque não é. Mas é um incentivo para que sejamos mais empáticos e pacientes. É aquela tal frase da contra-capa do livro: às vezes, você precisa sair de uma briga para vencê-la. Bater de frente e se revoltar nem sempre é o melhor caminho.

Aproveitando a resenha, vi uma menina no Skoob dizendo que faltou uma "conclusão melhor". Novamente, falando com base na minha experiência, o livro teve este final, porque é isso que temos na vida. Nada fica plenamente resolvido, sabe? As coisas são como são, mãe e filha vão se entender, vão brigar, vão gritar uma com a outra e depois vão fazer as pazes... Minha vida mudou há 10 anos e até hoje a gente não tem nada resolvido, rs. Claro, eu também queria saber sobre o tal vídeo da Clara e do Miller, mas gostei da maneira que foi. Aliás, quero fazer duas observações rápidas: eu também ODEIO LARANJA e quero saber se vocês também acharam o Miller meio stalker? rs

Falando também da edição, essa capa metalizada está lindíssima! Achei o material meio mole, mas como não sou chata, não é uma reclamação, é apenas um comentário. Sei que muita gente reclama da qualidade da editora e nem vou entrar nesse mérito, só digo que eu gostei! Ponto.

Ou seja, vocês já perceberam que "Se Não Fosse Você" é um romance dramático que fala sobre relações familiares, perdão e recomeços. É um livro que pode parecer melodramático e digno de Christina Rocha, mas eu consigo ver muita verdade ali. Novamente, foi uma obra que conversou com meu coração. CoHo perfeita, zero defeitos, não erra nunca!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2021/02/livro-se-nao-fosse-voce.html
Adri 14/02/2021minha estante
UAU!!! que relato mais lindo ?

Adri 14/02/2021minha estante
Mas só fazendo um adendo, acredito que a capa original do livro realmente tem mais a ver com o enredo... Não que essa seja feia, pelo contrário, é linda, mas não tem nada que compare à outra :/ (minha opinião - não uma crítica)

Ale Salvia @estantedaale 15/02/2021minha estante
Entendo seu ponto... A outra capa faz mais sentido com a história, essa é bonita para outro livro, rs. E eu acho que poderia ser mais firme também.

Thamine 17/12/2020

Vai entrar para os favoritos 2020
Esse livro superou minhas expectativas de um jeito tão doido, o desenrolar da história me deixou com o coração na mão, sem fôlego e querendo não dormir para terminar o quanto antes, fico feliz de ter escolhido ele para ler, me angustiou um bocado, mas me fez pensar, chorar e sentir, vivi essa história linda e já estou com saudade desses personagens maravilhosos!
Mari 22/12/2020minha estante
Esse está na minha lista. Vou ler assim que tiver um tempo.

Thamine 23/12/2020minha estante
Leia sim!! É lindo ?

Mari 23/12/2020minha estante
Tô louca pra ler. Só vejo elogios sobre esse livro. Amo os livros da Collen Houver ?

Hendy @madrugueilendo 22/04/2021

um livro sobre seguir o coração
Acho que esse é um dos livros mais extremos da CoHo pra mim. Em alguns capítulos eu tava simplesmente APAIXONADA. Tudo na história me fascinava, mas ao mesmo tempo, senti falta de alguma coisa.

Não achei o livro ruim de forma ALGUMA. É um drama familiar que fala muito sobre segundas chances, arrependimentos, e escolhas da vida que tomamos por impulso. Fala sobre seguir o coração. Mas ao mesmo tempo, o drama familiar acabou sendo tão grande que acabei não me conectando tanto com tudo em volta. Acho que as coisas poderiam ter se desenvolvido de uma forma mais intensa talvez? Não sei. Mas calma e profunda. Talvez tenha sido rápido demais para uma complexidade tão grande.

Amei a Clara e a Morgan. O Jonah, Miller, o VOVÔ, O ÚLTIMO CAPÍTULO PELO AMOR DE DEUS EU DOI ABSOLUTAMENTE TUDO PELO ÚLTIMO CAPÍTULO, NUNCA LI NADA TÃO LINDO

São personagens incríveis, e não tenho nada do que reclamar de NENHUM personagem, acho que o meu maior ?problema? com a história foi o drama principal da história. Acho que poderia ter se desenvolvido de outra forma, não sei. Mas se eu desse 4?? me sentiria culpada porque realmente algumas coisas me incomodaram KKKK

Infelizmente não tenha sido o livro certo pra por esses motivos, mas reconheço que a CoHo tem um talento sobrenatural de me fazer rir e chorar no mesmo capítulo de um livro, e por isso ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas.
Marina @ninaescreve 22/04/2021minha estante
eu chorei tanto no último capítulo pqp

Hendy @madrugueilendo 22/04/2021minha estante
coho entregou tudo ali pqpppp

Mandy 22/04/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que li da Colleen Hoover e achei maravilhoso, só que depois que comecei a ler outros livros da autora eu tenho uma opinião mais crítica sobre esse. Como você disse, não foi ruim, mais faltou um desenvolvimento ao longo do livro.

Lane 23/04/2021

CoHo é CoHo
como sempre Colleen me conquistou.
eu amei o início, surtei do meio pra quase o final e amei o final. klkkk
foi um misto de sentimentos, uma montanha russa de emoções que só a Colleen Hoover me faz passar.
leiammmm
Rafaela - @esculpindoaboboras 23/04/2021minha estante
preciso ler esse!!

Lane 23/04/2021minha estante
leiaa

Anna Eloisa 09/12/2020

E mais uma vez, CoHo me surpreende
Antes de começar esse livro, eu não estava nada animada pra ler uma história de mãe e filha, parecia estranho, MAS eu já aprendi há um tempo (muitos livros depois) que posso ler até a lista de compras do mercado da CoHo e vou amar absolutamente, então lá fui eu de novo. E não me decepcionou em NADA! Muito pelo contrário, me surpreendeu bastante! Devorei o livro em dois dias (e isso considerando que tinha prova da faculdade no dia seguinte huahauah). A leitura é muito envolvente e viciante!!!

O livro é narrado pela Morgan e sua filha, Clara, alternando os capítulos entre as duas e isso faz a gente entender e se envolver na história de ambas. Me vi rindo muito, me vi com lágrimas nos olhos, me vi passando raiva, surpresa, irritada, um misto de emoções como sempre é nos livros da CoHo.

Eu entendo a Morgan e entendo a Clara, as vezes elas me irritavam, mas é fácil julgar a situação quando estamos de fora, mas me colocando no lugar de ambas dá para entender suas atitudes (mesmo que nem sempre eu concorde).

Mas enfim, ao ler a sinopse, eu pensei que a Clara seria a típica adolescente rebelde sem sentido e que a Morgan seria a mãe entediante que projeta suas vontades e receios na filha. Porém, estava enganada, as duas são incríveis, de verdade! E nem vou comentar sobre o quanto Jonah e Miller são ENCANTADORES ???

Uma das coisas que eu mais amo nos livros da CoHo é a forma como ela desenvolve a história e os personagens! Seus livros não tem aqueles super acontecimentos que ninguém poderia prever (apesar que as vezes ainda sou pega de surpresa). Nesse livro mesmo, lendo os 2 primeiros capítulos da para ter uma boa ideia de como tudo vai acabar, mas não importa, não diminui em nada o brilhantismo do desenvolvimento, toda a sensibilidade e humor com a qual a CoHo escreve.

Resumindo, a moral da história é que eu super ultra mega recomendo esse livro (assim como todos os outros da CoHo). Ele não se tornou meu favorito da autora, ainda tem alguns na frente hauahauah mas amei muitooo de qualquer forma e com certeza posso pegar algumas lições para guardar no coração!

"Às vezes, você precisa sair de uma briga para vencê-la."

"Seus erros não deveriam anular todas as coisas boas que fez".

PS.: Ninguém merece abacaxi na pizza, credo hahuahaua
Aninha 10/12/2020minha estante
Fiquei curiosa pra saber qual é o seu favorito dela hehehe

Anna Eloisa 14/12/2020minha estante
Olha, é bem difícil escolher um favorito, mas eu acho que diria "É assim que acaba" e o segundo seria "Todas as suas (im)perfeições", mas eu sinceramente amo todos! Acho que a questão sobre os favoritos é a forma como cada um fala com a gente. Mas e aí, qual é o seu favorito? Hahahaha

Lu @gentequeamalivros 12/11/2020

Não entrou para os favoritos mas é um livro ok
Finalizo essa leitura e a primeira coisa que  vêm na minha cabeça é, como a vida é imprevisível, como não temos garantia de nada, às vezes achamos que temos tudo sob controle, mas vem o destino e da uma risada da nossa cara e resolve puxar nosso tapete.

Foi assim que me senti lendo essa história, pois aparentemente Morgan vive uma vida tranquila, tem uma filha adolescente ( poderia dizer aborrecente), uma marido maravilhoso, uma irmã perfeita e um cunhado de causar inveja. Mas de uma hora para outra sua vida vira de cabeça para baixo e tudo que achava que era perfeito não existe mais.

É difícil falar dessa história sem dar spoiler, mas essa é uma história que envolve família, traição, dor, luto,perdas e recomeços.

Em Regreitte you, vamos ver a Morgan tentando colar os cacos da sua vida, vemos ela tentando lidar com sua filha Clara, e percebemos que ela meio que jogou todas suas inseguranças na sua filha e por isso elas não tem um bom relacionamento, acredito que faltou diálogo entre elas, principalmente porque a vida da protagonista foi virada ao avesso devido a mentiras, e ela escolher continuar perpetuando essa mentira para filha para a garota não sofrer mais, ou pior levar a culpa por algo que não fez e deixar a pessoa que errou ser taxado de "santo", isso é um pouco demais pra mim.

Eu compreendo que uma mãe pensa primeiro nos seus filhos, mas como minha mãe diz mentiras tem "pernas curtas", acho que teria evitado muitas coisas se ela tivesse sido honesta com a filha e principalmente com ela mesmo. Porém acho que é exatamente isso que a autora quis mostrar que a verdade é sempre o melhor caminho.

No geral foi um bom livro, gostei do Miller, achei ele um fofo e merece o prêmio Nobel da Paz por aguentar a Clara, pois em alguns momentos ela é realmente muito chata, mas quem não foi um adolescente rebelde, eu sei que fui, então nem posso julgar. Mas voltando para o Miller, amei a forma como tão jovem ele já tem tanta responsabilidade, amei como ele cuida do seu avô ele ganhou meu coração nesse momento.

Uma coisa que gostaria de ter visto  é a Morgan "tirando seus sonhos do armário", acho que a protagonista merecia isso, pois a história é sobre ela e a filha, é sobre tropeçar, cair, levantar ( lembrei da música ,kkkkkkkk) e recomeçar, estou dizendo isso porque ela passa boa parte da história lamentando pelas coisas que ela não fez ou querendo mudar várias coisas na sua vida e gostaria de ter visto ela realizando isso.

Jonah é outra parte importante dessa história, eu gostei dele, mais ele não me conquistou como outros mocinhos que a Colleen já escreveu, e desculpa ae, mas depois de conhecer o Graham ( de Todas as suas Imperfeições), acabei ficando mal acostumada. Mas também compreendo essa questão pois pra mim ficou claro que o foco da história é no relacionamento mãe e filha.

Os outros personagens nem quero falar sobre eles.

No geral foi um bom livro, mas passou longe de se tornar um favorito da autora pra mim.
Aninha 12/11/2020minha estante
Quero muito ler esse livro, mas vi muita gente falando q não é o favorito da autora e q ficaram decepcionados

Lu @gentequeamalivros 14/11/2020minha estante
Realmente esse eu não morri de amores mas como todos os livros da Colleen sempre tem alguns ensinamentos. Mas é aquilo conhecendo a autora eu acho que ela poderia ter feito melhor ?

Jessie Calixto 20/09/2021

Um diálogo resolve tudo
Eu fiquei 2 horas pensando que nota dar.
Não é o melhor livro da Colleen, mas sem dúvidas foi um livro que fluiu muito bem.
Li em 3 dias (domingo nao conta, pq tava passeando).
Então sim, tira ressaca, é gostoso de ler, emociona, te da um Plot logo no começo do livro, e tem uma lição de moral por trás como sempre né dona Colleen?
Enfim, eu adorei a história, pq me fez chorar de felicidade, me fez pensar na minha mãe e ver como é bom ser amiga dela.
Esse livro eu tava entre 3.5 e 4 estrelas.
Mas pelo namorado da mocinha, pelo hetero sem toxidade e pelos personagens principais nao se renderem a traição, eu dei 4.
Pq odeio, nao aceito traição, não passo pano pra nenhum personagem quando trai ou cria triângulo amorodo sem consentimento do [*****].
É isso aí
Amo a Colleen, e esse livro eu recomendo
Sorrisos e uma lágrima (pelo menos) é garantido, se nao vc realmente teve reação a vacina e tem alma de crocodilo agora (seu sem coração, pelo menos uma lágrima).
4?
carolina 20/09/2021minha estante
achei incrível como o título da resenha já é a solução pra todos os livros da colleen

Gabyys 20/09/2021minha estante
Quando eu ler, vou voltar aqui, e te falar se tenho alma de crocodilo ou não hahahah Mt boa a resenha ????????

Paloma 13/09/2021

Se não fosse você
O que já me fez amar esse livro de cara foi o fato de ser narrado por mãe e filha, e não por mocinho e mocinha, em segundo lugar o fato da Coho mesclar dois tipos de escritas em que ela se dá super bem, em um livro só, por exemplo ele narra a vida adulta de uma mulher de 34 anos, casada, e sua vida rotineira e também a vida de adolecentes, com o romance tipico jovem do Ensino médio através da filha Clara, de 16.
Sendo assim vemos a história através das lentes de Morgan (Mãe ) e de Clara (Filha) . Não é um livro com grandes plot twist muito pelo o contrário as descobertas são meio que até previsíveis, consegui premeditar TUDO o que ia acontecer antes de ler, isso não é ruim, é apenas diferente de alguns outros livros da autora em que vc prescisa fechar o livro e absorver o impacto da notícia por minutos a fio. Em vez disso tive que fechar o livro pra sentir ódio de determinadas cenas..
Mas a história... ah a história apaixonante como sempre, Coho faz mágica com as palavras isso é um fato. Viciante como todos os livros dela são, com dramas e problemas REAIS que pode acontecer com qualquer um. O comportamento das duas protagonistas me irritaram um pouco em alguns momentos, mas eles são consequências dos acontecimentos da trama, o que me fez relevar, é um livro cheio de sentimentos e de misto de emoções, com um final espetacular.
Vale muitoo a pena ler!

Ps: O Miller tem todo o meu amor. sério
Jaque 13/09/2021minha estante
Terminei hoje... Amei o livro

Paloma 14/09/2021minha estante
eu tb amei demais. Essa mulher não erra nunca!

izzy 03/11/2020

...
nossa essa foi minha primeira experiência com a coho e foi absolutamente incrível.
eu nunca achei q fosse fazer uma resenha aq, até pq eu nem sei, mas vamos lá né, e pode ser que tenha uns spoilers também.
eu achei todos os personagens maravilhosos, acho que eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu amei eles.
eu nunca tinha lido um livro que abordasse tanto uma relação de mãe e filha, com certeza eu aprendi muito com a morgan e com a clare e vou levar coisas desse livro pra minha vida.
admirei a atitude do jonah de decidir ficar com o elijah, mesmo o filho não sendo dele biologicamente, eu não imagino outro pai para elijah.
fiquei muito surpresa com o miller, não achei que ele seria um personagem tão incrível como ele é.
tudo nesse livro me surpreendeu muito, acho que não tenho mais o que dizer( na verdade tenho mas não consigo colocar em palavras).

amei, 5 estrelas e se tivesse mais etrelas eu daria uma nota maior
anaelin 03/11/2020minha estante
amo que você amou

izzy 03/11/2020minha estante
esse livro é perfeito, não tem como não amar