Se não Fosse Você

Se não Fosse Você Colleen Hoover

Resenhas - Se não fosse você

-Koraline 30/10/2021

Excepcional
Existe algum livro de drama familiar da Colleen que não seja absolutamente avassalador?
Em Se Não Fosse Você acompanhamos o conflite de duas gerações após a morte de familiares. Morgan e Clara são dias personagens bastante parecidas, mas muito diferentes ao mesmo tempo. Enquanto tenta esconder de sua filha as traições de sua família, Morgan passa por processo existencial ao perceber que cuidar da casa e de Clara foi apenas o que fez por 17 anos, que isso não é mais suficiente. Clara, por sua, não sabe como processar o luto e se apaixonar ao mesmo tempo por garoto previamente comprometido, o que levanta na própria vários questionamentos sobre sua moral. Essa história traz muitas reflexões sobre família, luto, traição, amor, paterninade/maternidade e honestidade. O foco principal do livro é excepcionalmente bem desenvolvido, mas confesso que queria que o mac e o avô de Miller tivessem tido um pouco mais de destaque.
k4umrn 09/01/2022minha estante
Amg vc sabe a classificação indicativa desse livro?

-Koraline 09/01/2022minha estante
Amg, não lembro muito bem de cenas especificas do livro que aumentam a classificação, mas provavelmente é +14, no máximo +16

k4umrn 09/01/2022minha estante
Entendii, mt obg :)

R4V3N4 27/03/2022minha estante
Fiquei SUPER presa nesse livro! Não foi aquele livro que me deixou emocionada como outros da Colleen, mas foi aquele que me deixou super IRRITADA KKKKKKK, passei raiva sozinha com as atitudes da Clara. E PORQUE A MORGAN NÃO ABRIU AS CARTAS, MEU PAI AMADO?????? eu esperei tanto por esse momento. Tirando essas duas coisinhas eu AMEEEEI o livro ?

Ana Luíza Fonseca Santana 06/11/2022minha estante
Estou completamente passada com esta história, ainda me surpreendendo com Colleen?

juliazanc 15/11/2022minha estante
gostei bastante, mas me frustou bastante não ter a resposta do porq de tudo aquilo, queria q Jenny e o Chris pagassem por aquilo q fizeram.

Leticia2513 12/03/2023minha estante
Tô amando!

Anelise.Santos 18/03/2023minha estante
Fiquei frustrada com o livro, pq Morgan não abriu as cartas? ?

Leticia2513 18/03/2023minha estante
É, eu fiquei sem entender pq ela não abriu mesmo!!!

Adriano 21/04/2023minha estante
Detestei ela não ter aberto as cartas. Eu faria Clarw encontrá-las, e descobrir assim

Camila 06/07/2023minha estante
Muito bom, mas confesso que no início a Clara me irritou um pouquinho.

Dhara.Gabriella 30/09/2023minha estante
Me causou um ódio terrível Morgan não abrir as cartas

Fabiane 21/12/2023minha estante
A cor do livro devia ser laranja

Nati9 13/01/2024minha estante
De todos que eu já li dela, acho que esse foi o que menos gostei e demorei pra ler. Achei a Clara um pouquinho chatinha, principalmente no começo quando ele ainda tava namorando. O fato da mãe dela não ter lido as cartas também me estressou um pouco. Não achei um livro horrível, mas também não achei maravilhoso. Achei ok.

@livresenhas 17/09/2020

É um livro ok, mas livros da Colleen Hoover não são ok...
Eu li esse livro recentemente em inglês e pensei em escrever essa resenha para ajudar os futuros leitores agora que a tradução chegou.

A premissa de traição, suspense e amor proibido me atraiu muito no começo e mesmo não sendo tão fan da Colleen decidi que daria uma chance ao livro. Em nenhum momento ouso afirmar que esse livro é ruim, eu marquei frases incríveis, adorei a reflexão sobre relações familiares e a questão do desejo humano foi abordada com esperteza e até certa empatia.

Meu problema com esse livro é que ele não leva você a lugar algum. O grande plot twist da trama é abordado *realmente* apenas uma vez e nesse caso eu queria muito que tivéssemos um desenvolvimento maior do grande clímax. As revelações foram sem graça e não me fizeram amar a narrativa.

Talvez seja apenas meu gosto mas acho que o problema pra mim é que eu cresci. Estou numa idade que já sou mais velha que muitos personagens e nem sempre consigo compreender atos tão inconsequentes. Vou exemplificar com a Clary de TMI; muitas pessoas acham ela irritante, mas eu consigo entender plenamente os surtos dela sendo uma personagem de quinze anos. Mesmo com quase dezoito eu me vejo na Clary de quinze, o que não acontece de maneira alguma nesse livro.

Por fim eu queria dizer que li esse livro em 3 dias porque queria respostas. Respostas que eu não tive. Enquanto lia ainda era extremamente decepcionada por alguns personagens e a falta de profundidade do livro. É uma leitura ok, mas sendo Colleen Hoover eu esperava muito mais.

site: https://www.instagram.com/livresenhas/
marinafrancomf 29/10/2020minha estante
Estou lendo, 70%, e estou sentindo isto, exatamente como vc descreveu

tofsaint 04/08/2023minha estante
é um livro ok mas é Colleen Hoover ent 2 estrelas

Jozy.Cristiani 28/10/2020

Apaixonada
Ainda não é um dos meus favoritos da Colleen, mas bateu na trave, apaixonante a história de mãe e filha foi um dos tópicos que mais me emocionou e ver a evolução destas duas foi inesquecível.
Mi Nonaka 31/10/2020minha estante
Aaah como eu quero esse livro, amo muito os livros da Colleen Hoover, muito mesmo! ??

@lidcomisso 03/12/2020minha estante
Fiquei curiosa: qual é o seu favorito dela?

Ju 03/12/2020minha estante
Fiquei curiosa também e vim perguntar qual você gosta mais...

Jozy.Cristiani 03/12/2020minha estante
Oi, meninas é Confesse, foi o primeiro que li dela e amo muito.

@lidcomisso 04/12/2020minha estante
O meu é "Um caso perdido". Reconheço que é um livro cheio de "problemas", mas foi amor à primeira vista ?

Jozy.Cristiani 05/12/2020minha estante
????????

Alejandra 24/01/2021minha estante
O meu favorito dela é ?todas as suas imperfeições?

Incoisificavel 22/08/2021minha estante
só eu fiquei muito irritada por não mostrar o que tinha nas cartas?????

Vênus_Alice 15/07/2022

Coincidências e escolhas
Esse é o livro mais calmo que li da Colleen até hoje, não é uma trama turbulenta, mesmo com os plots e o clímax, não é brusco.

O livro é ótimo, demorei um pouco a me acostumar com a Morgan (a mãe) e a Clara (filha).

É uma história sobre uma adolescente que engravidou e se casou, durante 16 anos ela viveu para a filha e o marido, até que uma tragédia acontecesse e traz a tona outras tragédias.

No fim, cada personagem se encontra e encontra uma a outra, além de encontrarem outras pessoas.

Leve, lindo e sensacional.

Mendonca_mai 24/03/2023

Contém adolescente extremamente mimada e insuportável.
Como todos os livros da Colleen Hoover, os inícios são instigantes e esse não foi diferente, porém, pensei em abandonar esse livro inúmeras vezes por conta da Clara, eu não conseguia ler sem revirar os olhos, estava quase implorando para a Morgan agredir ela. O final é até fofo, foi um livro que me fez refletir muito em certos momentos e gostei muito das partes da Morgan, mas não foi uma leitura que valeu a pena, foi tudo muito cansativo e extremamente irritante, a falta de comunicação me incomodou muito. Enfim, não é o primeiro livro da Colleen que me decepciona.

ShirleyStortLeite 30/05/2022

Colleen sendo Colleen
"- Acho que esse é o problema. Adolescentes acham que os pais devem saber o que estão fazendo, mas a verdade é que os adultos estão tão perdidos na vida quanto eles..."

A rainha do drama ataca outra vez na minha vida.
Todo mês é um livro diferente ou melhor um drama diferente, tipo casos de família kkkkkkkkkkkkkk.

Mas gosto muito da escrita dela, da fluidez da leitura, e principalmente dos casos reais, e tão necessário, que ela aborda.

Nesse livro o drama de uma adolescente que acaba de perder tudo que sempre achou que era perfeito, é o enredo da história, e como tenho um adolescentes, senti na pele cada discussão e dor e sofrimento dessas duas (mãe e filha).
Sinceramente, Colleen tem o poder e falar de forma tão real que as vezes confundo as histórias com o dia a dia.

Boa leitura!
Raimundo.Sales 31/05/2022minha estante
Essa autora está fazendo muito sucesso no Brasil. Vi uma reportagem sobre ela no Publishnews

ShirleyStortLeite 31/05/2022minha estante
Tenho gostado muito das situações que ela coloca em seus livros, alguns temas são bem pesados e com gatilhos tensos, mas gosto pois também são necessários serem abordados. E a escrita é bem prazerosa, fazendo com que esses temas sejam introduzidos de forma harmoniosa, e não somente para escandalizar. Fora as reflexões. Muitos vão falar que é clichê, mas tem que perceber a profundeza da mensagem que a história te trás e é assim que classifico meus livros. Vale a pena ler pelo menos um. Indico É ASSIM QUE SE ACABA, pra mim o melhor de todos até agora, que lição de vida trás esse livro. Maravilhoso. Boa leitura!

Raimundo.Sales 31/05/2022minha estante
Uma excelente dica! Obrigado!

madrugueilendo 22/04/2021

um livro sobre seguir o coração
Acho que esse é um dos livros mais extremos da CoHo pra mim. Em alguns capítulos eu tava simplesmente APAIXONADA. Tudo na história me fascinava, mas ao mesmo tempo, senti falta de alguma coisa.

Não achei o livro ruim de forma ALGUMA. É um drama familiar que fala muito sobre segundas chances, arrependimentos, e escolhas da vida que tomamos por impulso. Fala sobre seguir o coração. Mas ao mesmo tempo, o drama familiar acabou sendo tão grande que acabei não me conectando tanto com tudo em volta. Acho que as coisas poderiam ter se desenvolvido de uma forma mais intensa talvez? Não sei. Mas calma e profunda. Talvez tenha sido rápido demais para uma complexidade tão grande.

Amei a Clara e a Morgan. O Jonah, Miller, o VOVÔ, O ÚLTIMO CAPÍTULO PELO AMOR DE DEUS EU DOI ABSOLUTAMENTE TUDO PELO ÚLTIMO CAPÍTULO, NUNCA LI NADA TÃO LINDO

São personagens incríveis, e não tenho nada do que reclamar de NENHUM personagem, acho que o meu maior ?problema? com a história foi o drama principal da história. Acho que poderia ter se desenvolvido de outra forma, não sei. Mas se eu desse 4?? me sentiria culpada porque realmente algumas coisas me incomodaram KKKK

Infelizmente não tenha sido o livro certo pra por esses motivos, mas reconheço que a CoHo tem um talento sobrenatural de me fazer rir e chorar no mesmo capítulo de um livro, e por isso ela continua sendo uma das minhas autoras favoritas.
Marina 22/04/2021minha estante
eu chorei tanto no último capítulo pqp

madrugueilendo 22/04/2021minha estante
coho entregou tudo ali pqpppp

Mandy 22/04/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que li da Colleen Hoover e achei maravilhoso, só que depois que comecei a ler outros livros da autora eu tenho uma opinião mais crítica sobre esse. Como você disse, não foi ruim, mais faltou um desenvolvimento ao longo do livro.

Rayssa 09/01/2023

Mais uma vez,CoHo consegue me capturar com suas histórias. Gostei bastante do livro e os assuntos que foram abordados. Amei,super recomendo

Criis Alfer 28/12/2023minha estante
Spoiler

A Clara descobre toda a verdade? Ou escondem

girlbookstan 16/02/2024minha estante
Ela descobre a verdade!

Simony. 17/05/2022

História de uma mãe e uma filha q tiveram seu mundo virado de cabeça para baixo após uma tragédia. Por mais q vc não concorde com as atitudes delas, vc entende porque foram tomadas. Uma trama totalmente envolvente e real.

resenhasdajulia 19/04/2022

Morgan foi mãe aos 17 anos e, desde então, tudo em sua vida gira ao redor de Chris, seu marido, e Clara, sua filha. Ela deixou os próprios sonhos de lado, para se dedicar totalmente à sua família.

Ao contrário da mãe, Clara, aos 16 anos, tem certeza do que quer para a vida: estudar teatro e ser atriz. Mas seus pais não apoiam essa ideia.

A convivência entre mãe e filha não é fácil, pois as duas são muito parecidas (apesar de acharem que não). A única pessoa capaz de trazer paz para a casa é Chris mas, após um trágico acidente, tudo muda.

Enquanto Morgan luta para reconstruir sua vida, ela encontra conforto na última pessoa que esperava, já Clara só aumenta sua lista de rebeldias.

Com o passar dos dias e de muitos segredos revelados, será que mãe e filha conseguirão se reconectar uma com a outra?

Não vou me aprofundar mais do que isso e falar sobre alguns outros personagens porque talvez atrapalhe a sua experiência de leitura, porque são muitos acontecimentos.

Mas eu amei muito esse livro! Como sempre acontece com os livros dela, li de uma vez, porque acho a escrita da CoHo viciante.

Me apeguei muito aos personagens e me emocionei ao ver a evolução de cada um deles. Com certeza, se tornou um dos meus livros favoritos da autora.

Rafa.Meyer 27/01/2022

Gostei muito e os romances foram muito gostosos de acompanhar. É uma leitura muito envolvente e que transmite muitas sensações para o leitor, eu não conseguia largar o livro, mas acho que esperava algo a mais. Curti muito essa dupla narração que foi feita pela Morgan e pela Clara que são mãe e filha. No final, a colleen sempre costuma trazer uma reviravolta e senti um pouco a falta disso nesse livro! Mas de forma geral, gostei dos personagens e também achei suas ações super coerentes, pra quem é fã da CoHo eu indico essa leitura!

Bia 24/04/2023

Resenha - Se Não Fosse Você
Primeiro quero destacar que, quando lemos muitos livros do mesmo autor, nos acostumamos com a escrita, os enredos, fazendo com que cada livro se torne previsível. Mas, o que mais me surpreende em Colleen é que apesar de tantos livros escritos, todos se diferenciam um do outro! 🧡

Esse livro conta a história de Morgan e Clara, uma história de mãe e filha. Ambas diferentes uma da outra. Morgan teve Clara ainda na adolescência, e desde de cedo sempre priorizou a filha e seu marido.

A família vinha acima de todos os seus sonhos.
Já Clara, é uma adolescente que sofre com a super proteção dos pais. Ela quer ser atriz, e seus pais não aceitam essa escolha.

Com uma convivência que sempre foi difícil, Morgan e Clara vivenciam uma tragédia que abala as duas. O que deveria uni-las, na verdade as afastam ainda mais.

Clara se torna uma adolescente rebelde e Morgan perde o controle sobre a filha e se sente cada dia ainda mais confusa, tentando entender como essa tragédia pode ter relação com ela e outra pessoa.

Enquanto as duas vivenciam o pior lado da dor, ambas lutam para superar seus problemas, e mais do que nunca precisam salvar a relação de mãe e filha, ou nunca superarão o trauma.

Como eu disse inicialmente, esse livro tinha tudo pra ser previsível, mas Colleen mais uma vez me surpreendeu positivamente com a sua escrita e criatividade.

Como estou acostumada com as histórias de romance, esse livro foi uma surpresa quando eu vi que o foco principal era um relacionamento entre mãe e filha!
E ainda assim houve um romance durante o livro, o que torna tudo mais interessante.

Sem sombra de dúvidas um dos melhores livros de Colleen que eu já li! Um livro sobre amor, perdão, maternidade e recomeços! 🥰