O Cidadão de Bem

Resenhas - O cidadão de bem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Poly 21/07/2021

Atual!!
Rafael é um jornalista e tem contrato com uma editora, prazo para entregar um livro chegando ao fim. Pai de duas filhas, mora sozinho e vive com as consequências de uma traição. Sua mulher, Luciana, seguiu a vida e já está namorando outro cara.

A filha adolescente, Marcela, não quer saber dele. Ela viu o que ele fez com a mãe e ainda não consegue tolerar o pai. A filha mais nova, Alice, de 7 anos não entende porque os pais não moram mais juntos. Sua melhor amiga da escola, Angie, diz família é quando o pai e a mãe moram juntos. Mas Alice tem um pai e uma mãe que a amam muito e acha que são família sim.

Angie é filha de Roberto, um médico renomado. Ele é casado com Laura, uma competente advogada e tem outro filho, Mateus, que inclusive é amigo de Marcela. Roberto acredita que tem a família perfeita aos olhos da sociedade. Tudo dentro dos conformes, família de acordo com a Constituição Federal e a Bíblia. Eles fazem as refeições juntos e agradecem à Deus pela comida na mesa. Ele acredita em meritocracia e acha que todo cidadão deve ter o direito de defender sua propriedade privada com uma arma de fogo.

Mas um tiro muda a vida dessas duas famílias para sempre.

A gentileza é a mais poderosa arma já inventada.

Capítulo 5
Que livro, amigos!

Descrevendo-o em uma palavra seria: atual! O Cidadão de Bem é um perfeito retrato da nossa sociedade com todas as discussões que vemos diariamente. Conseguimos nos identificar muito com os personagens e também conseguimos identificar alguém que a gente conhece neles.

Totalmente diferente de tudo o que Maurício já escreveu, mesmo assim, com a mesma qualidade de escrita. Capítulos curtos que te fazem devorar o livro para saber logo quem levou o tiro e quem atirou.

Eu tentei ler devagar e saborear melhor a história, pois era uma Leitura Coletiva para meu grupo de Leitura Virtual, mas não consegui e em menos de uma semana terminei. Não me arrependo de nada.

Do interior daquela redoma coberta com tinta a ódio diluída em hipocrisia, o pai nunca enxergaria que a força da humanidade estava justamente nas diferenças entre as pessoas.

Capítulo 24
Eu tive a sensação de que o livro foi um desabafo do autor, jogando na nossa cara toda a hipocrisia que vivemos. Porque a protagonista da história é ela, a hipocrisia. Nenhum personagem é totalmente bom ou mau, claro que tem alguns (Roberto) que a gente quer socar a cara, mas até os mais pacíficos mudam de tom quando a tragédia bate na porta.

Há muitas camadas na história e mesmo depois de terminar a leitura eu fiquei pensando nelas
, são personagens complexos e reais. Tudo o que acontece é muito próximo, ou você se vê na história ou você vê alguém que você conhece nela, aí não tem como não se apegar.

Hoje eu percebi que aconselhar alguém a ser forte é um milhão de vezes mais fácil do que ser forte.

Capítulo 77

Mais: https://polypop.net/livro-o-cidadao-de-bem/
Maravilha, Poly!
Resenha supercompleta. Já deixei um comentário lá no seu blog. Obrigado por ler e compartilhar.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/06/2023

Por essa capa, nunca diria que me faria chorar tanto
O único defeito desse livro é não ter defeitos. Uma frase clichê para definir um dos livros mais peculiares que já li.

Nada é por acaso, todas as peças vão se encaixando com perfeição ao decorrer das páginas. Além de conquistar um lugar na minha lista de livros favoritos, também me arrancou uma torrente de lágrimas e a certeza de que todos devem ler essa obra.

Sem muito mais a dizer, pela própria sinopse já é de se esperar o caos realístico que esse enredo é. Tão assustadoramente desumano, mas infelizmente tão semelhante à realidade.

Leia, depois diga se eu não estava completamente certa ao dizer estas palavras!

Robson Souza 14/11/2020

Leitura obrigatória para o Brasil de 2020
O Maurício Gomyde escreveu um livro necessário para refletir sobre o Brasil de 2020. Sem entrar no contexto político, Maurício criou um retrato sobre polarização, preconceito, identidade e hipocrisia em duas famílias.
A partir do inquérito sobre um tiro, trama e personagens são apresentados aos poucos, como num suspense. Ao longo do livro, percebe-se que tão importante quanto entender como aconteceu o tiro, é preciso conhecer as pessoas envolvidas.
De forma brilhante, Maurício inseriu falas reais de várias personalidades políticas da atualidade nos diálogos. O resultado é impressionante. No contexto da história, algumas citações chegam a ser chocantes, e funcionam aumentando a dramaticidade.
O Cidadão de Bem é certamente o melhor livro do Maurício Gomyde, e se torna já um clássico imediato para as gerações futuras, como uma radiografia do nosso país de hoje.

Vee 11/03/2021

Um livro forte, e que infelizmente reflete a realidade da nossa sociedade, que de fato sofre com muitos ?Robertos? e ?Lauras? por aí. Foi uma leitura que me chocou, mas também me fez rir, enfim um livro que te prende, do começo ao fim, super recomendo a todos que leiam.

Cintia (@jeitolivrodeser) 29/04/2021

Esse livro é um manifesto contra a violência, a intolerância e todos os tipos de preconceitos existentes no mundo. Eu estou completamente impactada com a leitura.

Mais uma vez o Maurício Gomyde me surpreendeu e como sempre de forma muito positiva. O Cidadão de Bem é diferente de todos os livros que já li do autor, e ouso dizer, que ao menos para mim, é o melhor escrito por ele até agora (e olhe que gostei muito de todos os outros).

A trama é uma ficção que reflete a triste realidade da nossa sociedade e como o autor diz logo no início: "qualquer semelhança NÃO É mera coincidência". Então leiam, indiquem, reflitam sobre este livro. Ele é muito necessário!
Maurício Gomyde 02/05/2021minha estante
Bacana demais, Cíntia!
Também acho que ele é bem diferente dos meus outros títulos na temática, ainda que eu tivesse tentado manter a pegada de uma escrita mais ágil, com muitos diálogos, muitas situações "cenográficas". É um livro que eu precisava escrever, não conseguiria, nestes tempos, não falar sobre tudo aquilo. Obrigado por suas palavras.

Fla @fla_books 22/01/2021

Este é um livro com temas atuais como homofobia, racismo, autoritarismo e principalmente o conceito de família. Sem dúvida uma leitura necessária.
Maurício Gomyde 28/01/2021minha estante
Valeu, Flávia. De fato, esses temas, quando entram na ficção, trazem reflexões muitas vezes mais intensas.

Diane Ramos 18/02/2021

O CIDADÃO DE BEM (Maurício Gomyde)
Hoje trago pra vocês a resenha do livro O Cidadão de Bem, do Maurício Gomyde. Pra quem não sabe, esse é o meu autor nacional favorito, ele é das antigas aqui no blog e, orgulhosamente, o Maurício foi uma das primeiras parcerias do Coisas de Diane. O que mais me chama a atenção em suas histórias é que todas elas são carregadas de sentimentos e o autor consegue nos envolver de tal maneira que o leitor parece ser tragado pra dentro do livro, o que possibilita um entrosamento que raramente encontramos por aí. Desta forma, iniciei a leitura com as expectativas altíssimas e o Maurício Gomyde, como já era de se esperar, supriu todas elas!

O livro traz a história de duas famílias que indiretamente tem suas vidas encaixadas feito peças de um quebra cabeças. A família de Roberto e de Rafael, suas esposas, filhos, amigos, vizinhos, empregados e colegas de trabalho. Histórias pessoais que vão se ordenar lentamente até culminarem em um fatídico dia em que um tiro é dado e muda o destino de todos os personagens. Quem deu o tiro? Quem levou? Quais foram as testemunhas? E as consequências?

Por meio de trechos do relatório de um inquérito policial, pistas vão sendo dadas. Paralelamente, as vidas da família de Roberto e de Rafael vão sendo contadas. Ao passo que uma das famílias se destrói na intolerância, a outra se reconstrói na redescoberta do amor. Conectando-se real e virtualmente, as subtramas crescem em progressão até propiciarem as circunstâncias “perfeitas” para que o tiro aconteça e as vidas de todos mudem para sempre.

Baseada em falas reais, a história dialoga com leitores avessos à intolerância que tem transformado pessoas outrora tranquilas em seres irreconhecíveis. Com a leveza de um drama, mas pisando em terreno árido, o enredo joga luz sobre temas que tem sido dito à boca pequena e precisam entrar nos livros. Afinal de contas, como diz o personagem Rafael, um escritor deve falar sobre aquilo que grita a sua alma.

O Cidadão de Bem é narrado em terceira pessoa e os capítulos são intercalados sob a visão de vários personagens, o que possibilita uma visão mais ampla de tudo o que acontece. A partir do inquérito sobre um tiro, a trama e os personagens são apresentados aos poucos, como se fosse num suspense. No decorrer do livro, percebemos que tão importante quanto entender como aconteceu o tiro, é preciso conhecer as pessoas envolvidas e quem realmente são elas. O Cidadão de Bem é tão cheio de surpresas e reviravoltas que tive uma dificuldade enorme em desenvolver um resumo do livro sem soltar spoiller, por isso, optei por colocar apenas o resumo que vem no próprio livro, pois, qualquer palavrinha que soltasse a mais pra vocês poderia desencadear em um spoiler e estragaria a surpresa de ler esse livro que é uma montanha russa de emoções!

Com uma narrativa envolvente, um suspense intrincado, onde jamais poderia ter imaginado quem foi a vítima do tiro, Maurício Gomyde, na minha opinião, se superou como autor e nos entrega uma história que gostaria muito que fosse apenas uma ficção pra passar o tempo, mas, que infelizmente é a mais pura realidade! De forma intensa, incômoda e com diálogos carregados de preconceito, hipocrisia, racismo e homofobia, que encontramos diariamente ao nosso redor e nas redes sociais, o autor nos faz refletir sobre os valores, atitudes e crenças que encontramos nos dias atuais. Ultimamente vemos tantas situações extremas, tantos comentários agressivos (seja em rede social, em nosso bairro e até mesmo no grupo da família) que parece que realmente o amor ao próximo lá vai se esvaindo e o ódio ganhando o seu espaço, o que me fez pensar muito sobre as atitudes de todos nós como sociedade e que tipo de ensinamento vai prevalecer pra gerações futuras.

Os personagens desse livro são muito reais, de um lado temos alguns personagens que lutam por um mundo melhor, acreditam na verdade e espalham o amor e as boas atitudes e, de outro lado, temos personagens que pensam mais em seu próprio bem, que espalham fake news pra defender aquilo que “acham certo” e por aí vai. Porém, o que mais se destaca nesses personagens é que eles poderiam ser qualquer um de nós, eles poderiam ser um de nossos familiares, poderiam ser aquele vizinho ou poderia ser eu e você... É isso que deixa a obra tão impactante e tão necessária! Na minha opinião, Maurício Gomyde teve muita coragem de trazer para a literatura os problemas que assombram tantos brasileiros e, ao mesmo tempo, nos faz sentir alívio... alívio por alguém ter tido coragem de colocar o dedo na ferida e expor de forma tão clara a polarização na qual estamos vivendo.

Enfim, O Cidadão de Bem é um livro difícil de ser digerido, mas, que ao mesmo tempo, nos faz acreditar no poder das gentilezas e é tão inspirador que nos faz querer trabalhar em nós mesmos, pois as grandes mudanças começam dentro de cada um de nós... É preciso trocar o ódio pelo amor, é preciso espalhar gentilezas e acreditar que os dias que virão depois do horizonte será muito melhor e muito mais belo e cheio de cidadãos de bem que espalham o amor! Leiam esse livro, O Cidadão de Bem deveria ser leitura obrigatória!

site: http://coisasdediane.blogspot.com/2021/02/resenha-207-o-cidadao-de-bem.html
Maurício Gomyde 19/02/2021minha estante
Muito obrigado por ler e compartilhar, Diane. Espero que seus leitores leiam também e se conectem, assim como você. :)

Patty Ferreira 10/01/2024

Leitura Obrigatória 2
Gostaria de ter palavras para convencer alguém a ler essa obra-prima contemporânea. Livro que em um futuro será considerado como ficção-histórica do atual cenário social do Brasil (e do mundo).

Para instigar a leitura, deixo a palavra com o próprio autor com o seguinte trecho do livro:

"A internet era um manancial de inspiração que despencava voluntariamente diante dos olhos de Rafael. Notícias registradas nos sites de agências internacionais corroboravam a certeza de que o mundo havia se tornado uma fonte inesgotável de intolerância. Não importava de qual país, região ou cultura, bastava coletar. Cenas de opressão sobre minorias, de instituições de estado sufocando suas próprias populações; imagens de cidadãos brandindo armas e perpetrando atrocidades em nome de interpretações convenientes de crenças escritas em livros; pessoas gentis que, subitamente, transformavam-se em monstros; violência, repressão, tirania, tudo o que Rafael já conhecia e combatia em sua comunidade.”

Geo Venância 09/01/2024

Mauricio Gomyde nunca erra...
É uma leitura que vale muito a pena, todos os livros do Gomyde trazem uma reflexão e com esse não seria diferente, é um livro um pouco diferente dos outros do autor mas também é incrível, consegue mostrar bem o que é o mundo contemporâneo com seus preconceitos e amor ao ódio!

Bárbara Holmes 27/07/2021

Melhor leitura do ano
Sabe, tem histórias que nos tiram dos eixos e essa é uma delas.
Não sei nem bem definir exatamente o que é o livro, se é um drama, se é uma ficção, se é realidade. Acho que é tudo misturado. Mesmo que tenha toda a trama calcada em fatos reais, é uma história que eu não quis deixar de acompanhar os passos de cada personagem. São muitos e todos eles muito bem construídos, até aqueles que eu odiei (e era para odiar mesmo, porque eles são tudo aquilo que você nunca vai querer ser na vida e não conhecer também). Eu terminei o livro pensativa e feliz, porque deu pra ver claramente que o Maurício escreveu tudo aquilo que ele acredita e colocou na vida daqueles personagens.
Não tem nem o que dizer, o melhor de 2021 até agora.
Maurício Gomyde 27/07/2021minha estante
Uma honra saber que você teve estas percepções. Minha ideia foi, sim, a de misturar ficção e realidade, sem deixar muito claro onde começa uma e termina outra.

Carol 12/11/2020

Terminei de ler a história tem dois dias e fiquei pensando muito desde então para escrever uma resenha, porque foram tantas as emoções que me pegaram na leitura, que precisava digerir um pouco tudo. O livro trata de muitos assuntos (homofobia, racismo, misoginia etc) e a habilidade do autor em misturar tudo numa história só e ainda assim deixar uma leitura leve e ao mesmo tempo totalmente incômoda foi o que mais chamou minha atenção. São vários personagens e as histórias se cruzam de um jeito muito inteligente. Ninguém é 100% ruim ou bom e isso foi um golaço do autor. Só digo que vocês devem ler o quanto antes.
Maurício Gomyde 12/11/2020minha estante
Obrigado por suas palavras, Carol. A ideia era essa mesma, a de tentar escrever que fosse ao mesmo tempo leve e pesado. Os temas permitem isso. :)

Natasha.Louredo 07/06/2023

Uma Leitura Necessária
Escrito por Maurício Gomyde e lançado em 2020 "O Cidadão de Bem" vai nos mostrar diálogos, atitudes e convicções assustadoras que presenciamos nos últimos anos.

Com uma narrativa muito bem construída, vamos acompanhar a vida de duas famílias que têm visões de mundo totalmente opostas.

Roberto é um médico renomado que valoriza os bons costumes e preza pelos valores da "família tradicional", sempre ensinando aos filhos esses pensamentos. Do outro lado temos o Rafael, um jornalista que escreve sobre racismo, desigualdade social, machismo, e que está passando por um momento crucial em sua vida, enfrentando uma separação e um bloqueio de escrita do seu livro de romance. As duas famílias terão suas vidas entrelaçadas por muitos acontecimentos e com debates que nos farão refletir, sentir raiva e nos emocionar.

O livro faz muitas críticas sociais, diversas situações e falas que foram retratadas eu já presenciei e é muito provável que você também vai se lembrar de algumas. É uma leitura que desencadeia muitas reflexões sobre os nossos ideias, e em como agimos no nosso momento de furia. Super recomendo a leitura.

Aaah! E acho que um livro tão bom merece uma capa mais bonita :)

Nerd Leitor 19/07/2021

Qual o seu lado da história?
O Brasil passou por uma grande reviravolta no ano 2018, e a partir dele vimos várias coisas ruins. Alguns comportamentos outrora isolados vieram à tona como nunca visto antes. A política brasileira parece ter revelado a faceta mais sombria e perversa de uma grande maioria da população.

"Cidadão de Bem" é um livro para poucos. A escrita fluida, dinâmica porém real e dolorosa do autor nos mostra a situação que vivemos atualmente. Nossas ações podem interferir na vida das pessoas mesmo sem percebermos. Alguns pensamentos irão nos levar a decisões que terão consequências.

As pessoas que não gostam de ouvir o outro lado da moeda devem ter cautela durante a leitura. O posicionamento político do autor é claro, coeso, verdadeiro, e não está passível de ataques.

Os diálogos são reais, alguns nos deixam incomodados por ser tão próximo do que vivemos atualmente. Uma escrita cirúrgica nós dias atuais.

Os personagens são bem construídos, desenvolvidos e às vezes parece que já vimos um deles na nossa rua. Sensacional!

Não há o que falar mais: leitura recomendada e necessária para todos.
Maurício Gomyde 27/07/2021minha estante
Excelente, Luiz. Obrigado por dar chance ao livro e trazer, aqui, suas impressões.

Talita Helen 02/05/2021

O Cidadão de Bem, por Maurício Gomyde
Falar sobre "O Cidadão de Bem" não é uma tarefa fácil, não porque o livro não seja bom, ele é, mas porque é real demais. Nos tempos em que estamos vivendo, no país em que estamos vivendo "O Cidadão de Bem" é realista e visceral.

Na história acompanhamos principalmente, duas famílias, a família de Rafael - escritor arrependido de seus erros do passado - e a família de Roberto - médico, rico, homem branco típico representante da "família tradicional brasileira". Famílias bem diferentes, com pensamentos diferentes. As filhas mais novas de Rafael e Roberto estudam na mesma escola e são melhores amigas, seus filhos mais velhos também fazem parte do mesmo grupo de amigos, Rafael e Roberto porém, nunca se encontraram.

Enquanto Rafael, jornalista que está tempos tentando escrever seu livro, tenta a todo custo corrigir seus erros e reconstruir sua família, Roberto esbanja seu dinheiro com amigos ricos em clubes da alta sociedade, Roberto gosta de exibir sua "família perfeita".

"O Cidadão de Bem" traz questões muito atuais que estão sempre em foco na nossa sociedade atual, homofobia, racismo, política, traição, entre outras... O Maurício trouxe um livro completamente diferente de seus livros anteriores, que em sua maioria, são romances que aquecem nosso coração. Dessa vez, o livro do Maurício não te aquece, ele te aperta, te sufoca, te revira...Te faz pensar em tudo o que vivemos atualmente, é tão real, tão atual..."O Cidadão de Bem" é um manifesto contra a nossa sociedade atual e suas discrepâncias. Quem acompanha o Maurício nas redes sociais, sabe que o livro "nasceu" de sua inconformidade com a atual situação que vivemos, em como o nosso 'des'governo lidou - e tem lidado- com a pandemia do Coronavírus e com todas os absurdos que vemos nas redes sociais.

Enfim, o livro é maravilhoso e necessário. Como sempre, o Maurício está de parabéns, definitivamente ele atingiu um novo patamar com esse livro.
Maurício Gomyde 02/05/2021minha estante
Muito obrigado por ler e compartilhar suas impressões, Talita. De fato, essa inconformidade com o estado das coisas extrapolou para dentro das páginas. Eu queria muito registrar este momento. Fico feliz por saber que você gostou.

Lari 20/06/2021

Gentileza gera gentileza
Sim, é clichê, mas com toda a certeza do mundo é a frase mais verdadeira e que deveria servir como lema de todos.

O livro traz a história de vários personagens e suas ideias e formas de encarar e viver a vida e como suas vidas se cruzam. Alguns erraram e buscam o perdão, outros vivem de aparência e há aqueles que acham que o mundo devia se curvar a eles.

Triste ver como muitas pessoas não sabem o real significado da palavra RESPEITO. Sim, talvez muitas pessoas não concordem com o seu jeito de viver, de pensar, de ser... Mas o respeito é o remédio da humanidade. Respeite para ser respeitado, afinal, gentileza gera gentileza.

1 | 2 | 3 | 4 | 5