O corpo [carne]

O corpo [carne] Pedro Gottardi

Resenhas - O corpo [carne]

Marcia.Faria 09/11/2020

Uma bela pesquisa sobre as potencialidades do corpo! Ao longo do livro, o autor consegue relatar um pouco de sua biografia, sua experiência acadêmica, suas experiências em sua formação como artista e professor de uma forma surpreendentemente coesa, coerente e até didática. O texto é extremamente bem escrito, de forma simples, sem ser simplista. Gottardi vai descrevendo seu processo de andarilhagem e sua descoberta como a/r/tógrafo, se colocando como pesquisador e objeto de pesquisa, através da metodologia Peba, que até então era praticamente desconhecida para mim. Pesquisa essa nitidamente impecável, fomentando um surpreendente resultado final. Após uma excelente introdução acerca dos próprios conceitos envolvidos, repleta de esclarecimentos sobre os aspectos fisiológicos, o autor amarra de forma brilhante todos esses conceitos à sua formação como artista/acadêmico/professor e, consequentemente, a/r/tógrafo, descrevendo seu processo criativo e poésis. Em uma passagem, na qual o autor discorre sobre a obra de um dos artistas que alimentaram seu processo criativo, Gottardi menciona que gosta de sua obra ao ponto de querer vivê-la e me lembrei dessa passagem várias vezes, pois descreve com exatidão meu sentimento ao ler esse livro. Ele me fez pensar sobre o corpo de uma perspectiva inédita para mim e me despertou a vontade de querer essa experiência de dilatação corporal e ao mesmo tempo a sensação de estar passando por essa experiência. Um dos pontos que mais me encantou foi que o autor tem skin in the game (prefiro usar a expressão original cunhada por Nassim Taleb, do que a tradução 'pele em risco'/'arriscar a própria pele'), e que me levou a pensar sobre a performance como uma das poucas - talvez a única - expressão de arte na qual é possível ter skin in the game: é o que o artista faz, não o que ele comunica. É correr riscos, ter algo a perder e mesmo assim fazer, pois tem confiança tanto em seu processo criativo quanto no embasamento de suas pesquisas. E ao mesmo tempo estar disposto a sofrer as consequências. Esse, sem sombra de dúvidas, é um professor que eu gostaria de ter, que experienciou antes de lecionar, o que também torna esse livro uma ótima inspiração para futuros professores. Preciso também enaltecer a beleza do livro, repleto de imagens que tornam o próprío livro uma obra de arte.