O polímata

O polímata Peter Burke

Resenhas - O polímata

EduardoCDias 24/05/2021

Você sabe o que é polimatia?
Polímata é o ser humano que se interessa e estuda várias matérias. É considerado uma enciclopédia viva. Aqui temos um apanhado dos polímatas desde o séc. XV até os dias de hoje, especificando as especialidades de cada um (de modo um tanto tedioso) até os fatores que contribuem para a formação de um (hábitat, educação, estudo, genética,?).
Marco A. Oliveira 17/06/2023minha estante
Gostei do livro, de modo geral. Creio que seu ponto mais forte é o verdadeiro "Who's who", em matéria de polimatia no decurso de meio milênio, entre os séculos 16 e 20, que o autor desfila pelas quase 500 páginas que produziu. Dos 500 polímatas relacionados por ele, vê-se que pouco mais da metade viveram nos dois últimos séculos considerados, séculos 19 e 20.

Claro! São os séculos em que o autor mais facilmente poderia localizar polímatas, dada a maior abundância de fontes de pesquisa. Mas, também são os séculos em que o Conhecimento no mundo mais cresceu, tornando-se, portanto, mais difícil SER um polímata num "mar" de Conhecimento, o que constitui uma espécie de paradoxo, que eu gostaria de ter visto mais explorado no livro.

Examinando o índice remissivo, que nos dá uma boa indicação dos subtemas mais considerados pelo autor, encontramos estes 13: bibliotecas; colaboração e conexões entre polímatas; coleções e museus; crítica e críticos; curiosidade; disciplinas; enciclopédias; ensaios; especialização; inventores; periódicos; sociedades e clubes científicos e literários; universidades.

Thiago275 12/05/2023

Super interessante
Os polímatas podem ser definidos como as pessoas que se destacaram em mais de uma área do conhecimento ou, em sentido mais técnico, em mais de uma disciplina. Com seu olhar enciclopédico, eles enxergam conexões entre campos distintos e observam coisas que os especialistas não conseguem ver.

A história está cheia de exemplos desses homens e mulheres que conseguiram derrubar os muros do saber, embora nem sempre tenha sido generosa com eles.

Aqui, Peter Burke coleta informações sobre aproximadamente 500 polímatas, e estuda suas características, limitações e como eles foram vistos através dos tempos.

Apesar de ser um livro técnico, a obra não fica monótona em momento algum, pois o autor mescla mini-biografias com análises de cada época, desde a antiguidade até os dias de hoje.

Por exemplo, algumas características em comum podem ser detectadas nesse grupo de pessoas, tais como curiosidade, concentração, uma memória prodigiosa, imaginação e trabalho incessante.

Do mesmo modo, eles enfrentaram várias limitações ao longo da história, sejam reais (a chamada "síndrome de Leonardo", ou seja, o fato de começar vários projetos e terminar poucos ou nenhum deles) ou não (vários polímatas foram acusados falsamente de serem fraudes).

Conforme o autor vai discorrendo sobre os polímatas ao longo da história, sendo que o auge da "classe" foi o Renascimento (tanto que os polímatas posteriores ganharam alcunhas como "o último renascentista"), vai ficando claro que é cada vez mais difícil ultrapassar as barreiras das disciplinas, seja pela extensão do conhecimento que a humanidade acumulou, seja pela própria burocracia dos ambientes acadêmicos, que de modo geral, não veem com bons olhos a integração das disciplinas.

Outro ponto alto do livro é que Peter Burke realmente se debruçou sobre as mais variadas figuras, desde o Polímata mais famoso de todos os tempos - Leonardo Da Vinci - até personagens mais obscuros, não deixando de fora as mulheres, que em todas as épocas conseguiram ultrapassar não só as barreiras científicas, mas também do preconceito.

É um livro incrível, que recomendo a todos que se interessam por história, cultura e ciência.

LG 09/07/2022

Um livro de História
Meu interesse por esse livro derivou mais de um desejo por me tornar um polímata. Sou fã de manuais sobre como fazer ou tornar-se algo, buscava algo semelhante com esse livro. Contudo, o livro não é sobre isso, o livro é realmente um panorama histórico sobre os polímatas - estudiosos de múltiplas áreas do conhecimento.
É excelente pra conhecer sobre estudiosos dos quais não ouvimos falar no dia a dia, conhecer trabalhos, considerados pelas cátedras como menores, de cientistas consagrados em determinadas áreas. Além disso, o livro traz o nome de muitas cientistas mulheres, negligenciadas pela história. Burle, faz questão de trazer em todas as partes o nome de mulheres que contribuíram na ciência, em cada época da humanidade.
Por fim, é um grande glossário, bom para buscar referências de novos trabalhos e leituras.

Anna 18/01/2023

O Polímata
Você assim como eu também sempre se questionou por quê antigamente as pessoas eram várias coisas como matemático, astrônomo, escritor, pintor, arquiteto e por aí vai, e hoje em dia o povo só se especializa em uma única coisa? Pois é, a discussão desse livro será basicamente em torno disso.
Gostei muito da leitura, pois me fez refletir sobre a importância do conhecimento em nossas vidas a todo momento, mesmo que em certos ocasiões ele seja deixado de lado por uma internet da vida.

Thiago.Silva 11/08/2023

Gostei bastante
O livro não é perfeito. Em algumas partes se torna cansativo a repetição de formações sobre as personalidades abordadas na obra. Mas é muito bom saber sobre o que estudaram algumas dessas pessoas e como o saber era imprescindível em suas vidas.