Voando Alto

Voando Alto Paolo Hewitt

Resenhas -

Sylvia 30/03/2024

Me senti voltando no tempo com esse livro! Minha adolescência que era Oasis pra todo lado!

Ler sobre os bastidores foi bem legal!
Liam ??Noel??Oasis

Invasão Bárbara 05/11/2023

Voando Alto - As Aventuras do Oasis
A biografia abre com uma cena que vai se repetir pelas quase 600 páginas seguintes: os irmãos Gallagher brigando. Dessa vez, é durante a gravação do segundo álbum, Liam vai atrás de Noel para dizer que a mixagem está errada, este rebate falando que aprendeu a mixar enquanto o vocalista estava por aí fazendo festa, a coisa vira uma enorme discussão pessoal, da qual todos os outros presentes se recusam a participar.

Lançado em 1997, o livro acompanha só os primeiros anos da banda. Hewitt foi amigo próximos do Oasis, os acompanhou durante algum tempo em shows e gravações. E, além de entrevistar os familiares dos irmãos, também fez uma pesquisa histórica sobre Manchester, para explicar o cenário em que eles apareceram.

Liam (vo) e Noel Gallagher (gt), Bonehead (gt), Tony McCarroll (bt) e Guigsy (bx) eram rapazes de vinte e poucos anos, trabalhadores braçais, alguns comprometidos, fãs de futebol e que gostavam muito de música, especialmente The Who, The Beatles e The Smiths. Quando decidiram ser músicos, passaram a ensaiar 5 horas por dia, e a regra era: não importa o quão bêbado, drogado ou cansado esteja, o ensaio é sagrado.

Isso durou de 91 até 93, quando começaram a fazer shows, a maioria deles vazios. Mas o excesso de autoestima, característica marcante do Oasis, fazia eles continuarem mesmo assim. Até estourarem em 94 com o primeiro álbum.

Noel é o centro do livro, pois era quem compunha e escrevia as canções. Ele é um homem cheio de cicatrizes emocionais, foi agredido pelo pai constantemente e com violência, ficou gago e disléxico por ansiedade, foi hooligan e também cometia roubos. A melhor história infelizmente não chegou a se concretizar: ele e os amigos cogitaram se tornarem ladrões de gado.

Na banda, Noel era a ordem, Liam, seu irmão caçula, o caos. Com direito a bate-boca em público.

Oasis foi um produto dos anos 90. Surgiu naquela onda de redescoberta da masculinidade, junto com Clube da Luta e Beleza Americana. Eles reviveram a ideia de sexo, drogas e rock’n’roll dos grandes astros do passado. Faziam isso abertamente, com assustadora naturalidade, e a atitude se refletia em sua música.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

t.h.a.y 31/07/2023

Briga, separa, quebra a cara e volta. Vê que sem o outro a vida é tão sem graça. (Gumê, Mc)
Achei triste a infância de ambos, ambos tem amor pela música, mas pela briga também. Se eu tivesse nos anos 90/2000 sairia na porrada com ambos nos shows.

Marcelo 14/01/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Apesar de a capa apresentar apenas os irmãos Galligher, trata-se de uma biografia da banda Oasis, mas é claro que o foco cai sobre os irmãos.

O autor divide o livro em 3 partes: na primeira parte intercala a vida dos irmãos na adolescência com a história dos pais, a ausência e agressividade do pai, a rejeição e agressão que Noel sofria, a submissão da mãe e o sacrifício dela em trabalhar para sustentar os filhos pois o pai não ajudava em casa, o peso da religião da mãe que não permitia que ela se separasse do marido que a agredia e aos filhos, o nascimento da paixão pelo futebol, etc...

A segunda parte conta sobre a adolescência dos irmãos, a dificuldade de se encaixar em algo, a aversão à escola e a religião, o inicio nas drogas e nos furtos, os primeiros contatos com a música.

A terceira parte relata o inicio da fama, o sucesso, as drogas, mulheres, escândalos, brigas, disputas, etc...

Trata-se de uma biografia autorizada (na verdade pior que isso, é quase uma biografia encomendada pelos irmãos Galligher) e apesar de expor todos os escândalos, maus comportamentos, o uso de drogas, as brigas constantes, etc.... o livro é um pouco enfadonho pois são mais de 500 paginas e que relatam de forma descritiva os shows, as entrevistas, as falas, os comportamentos, as viagens, etc...

A parte que mais interessava que é de fato a separação dos irmãos e o fim da banda, o autor passa rapidamente nas 2 ultimas páginas, sem aprofundar e sequer falar diretamente sobre a situação. Outro ponto negativo é que esse livro foi escrito em 1997, ou seja, apenas 3 anos após o sucesso da banda e com apenas 2 discos lançados, sendo que de fato a banda terminou em 2009.
edu basílio 14/01/2023minha estante
os dois irmãos "se acariciavam" com guitarradas na cabeça e microfonadas na cara durante os shows... pena, né, banda tem músicas icônicas!

Vinicius.Dias 07/08/2022

A história da ascensão meteórica do Oasis
Na década de 90 uma banda britânica tomou o mundo de assalto assim como a sua maior inspiração, os Beatles, haviam feito 3 décadas antes. Essa banda se chamava Oasis e tinha na linha de frente dois irmãos tempestuosos que ganharam os holofotes pelas declarações polêmicas, brigas públicas, relações interpessoais complexas, postura totalmente rock'n'roll e, principalmente, pela música de primeira, repleta de mensagens positivas, guitarras ácidas e uma voz extremamente poderosa. Quando muitos acusavam a cena do rock de ser sem graça e sem novidade, foram eles que, com muito trabalho duro, resgataram a essência desse estilo musical e assumiram o protagonismo na cena.

A primeira edição desse livro é de 1997, época em que o Oasis se preparava para lançar o seu terceiro disco, Be Here Now, e vinha de uma ascensão meteórica. Em pouco mais de 2 anos, eles saíram do lançamento do primeiro single, tocando em pequenos clubes da Inglaterra, para serem a atração principal de um festival com 125 mil expectadores. Aqui vamos acompanhar de forma muito detalhada essa ascensão e os pormenores de uma banda saída das ruas de Manchester. Vamos entender um pouco mais da relação complexa entre os dois irmãos; desmistificar alguns mitos, como a entrada de Noel para a banda; saber como foram descobertos e qual o músico que influenciou e ajudou a banda a conseguir um empresário sem que eles sequer tivessem noção do que estava acontecendo; as brigas e saídas de integrantes que poderiam ter colocado fim em seus sonhos; os vários porres homéricos; excessos de drogas; brigas com o Blur (Outra banda da época) e a relação entre a música da banda e as arquibancadas de futebol, principalmente Manchester City, time pelo qual os irmãos torcem fervorosamente.

Existe uma diferença entre essa biografia e outras, ela mistura partes mais jornalísticas de uma biografia natural com um romance "ficcional" sobre a vida deles. Tem a história de vida da matriarca da família Gallagher, os problemas com o pai, um relato histórico da cidade de Manchester, tem até a descrição de um show que me levou a abrir o YouTube meia noite só para poder sentir um pouco da emoção do que estava lendo. Tudo muito bem escrito, chegando em alguns pontos até ser um pouco poético.

Esse é um livro com bastante detalhe, o que acabou segurando um pouco a leitura. São pouco mais de 500 páginas contando os primeiros anos da banda. Por mais que tenha achado o livro muito legal e gostado bastante, acho que faltou um pouco de filtro do autor. Em alguns momentos, eu acho que menos seria mais. Outra coisa que faltou, foi um resumo no final do livro, situando o leitor sobre como cada integrante e pessoa participante na história se encontravam nos dias de hoje. Como é um livro mais antigo, poderia ter tido um resumo sobre os anos que se seguiram da banda, término e carreiras solo. Acho que isso seria um desfecho sensacional pra um livro já muito bom.

Por fim, e não menos importante, tive a sensação que o autor tinha uma admiração muito maior pelo Noel do que pelo Liam. Por mais que ele tente elogiar o cantor em alguns momentos, em sua grande maioria, faz questão de apontar como ele era imaturo e imprevisível, o contrário do irmão, um músico de primeira, líder nato e principal integrante por trás do sucesso da banda. Sei lá, achei um pouco enviesado. Não duvido das falas dele, mas acredito que quando um não quer, dois não brigam…

O livro foi lançado pela Editora Belas Letras e conta como dois irmãos e mais alguns amigos, juntos, na base da porrada, do talento e da união de personalidades tão únicas, conseguiram atingir o topo do sucesso, sem nunca abaixarem a cabeça para nada e nem para ninguém. Uma pena que não estejam mais juntos hoje, porém a música que construíram, sim. E que música!!

"Um caso clássico de odiar quem você ama. Ele queria ser eu, porque eu sei compor as canções, e eu queria ser tão despachado e convencido quanto ele, e não sou. É isso aí!" - Gallagher, Noel.

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Carlos.Cauas 25/07/2022

Um livro de curiosidades ou uma biografia ?
Bem, o livro é apenas bom. Ele melhora muito por volta da página 300, mas, ainda sim, me pareceu um mais um livro de curiosidades do que uma biografia. Sua maneira não linear de contar a história incomodou bastante, sem falar em muitas partes que não levam a lugar nenhum , a não ser, mostrar o quanto podem ser fanfarrões o Noel e Liam. Ainda continua sendo minha banda número 2 ( The Beatles número 1 ) e deve ficar por ai até o fim da vida. Músicas excelentes. Noel um gênio e Liam aquele suporte necessário para carregar a banda.

Adri Crivelaro 09/06/2022

O livro traz um pouco da história do Noel e do Liam, desde a infância até o Oasis fazer sucesso. Gostei bastante das histórias, consegui entender um pouco porque eles são "encrenqueiros", mas senti queria saber mais sobre a família deles e também um pouco sobre os outros integrantes da banda. Mesmo assim, recomendo a leitura.

Bruno Silva 29/06/2021

Uma bomba de nostalgia
O livro é muito bom até mesmo em ir além da história da banda, dando contexto histórico sobre a cidade de Manchester e criando as bases para que a gente entenda o quão longe esses moleques da classe trabalhadora foram. Com perfis muito bem traçados para todos os membros que ajudaram a banda a ser relevante, acho que o único ponto fraco é que os shows de Knebworth (ditos pelo próprio autor como os maiores da história do país) ganharam apenas uma página já no finalzinho do livro.

Letícia Vincenzi 23/05/2021

A briga por controle entre irmãos que nunca parou
Em 2018 eu fui em um show do Noel Gallagher e da sua banda atual em Curitiba, para mim aquilo foi um gostinho do que seria ver o Oasis, e desejei muito que os irmãos Gallagher um dia resolvessem seus conflitos e se reunissem de novo. Novamente, lendo essa bibliografia, desejei a mesma coisa.
O livro não trata da separação definitiva do Oasis, uma vez que só acompanha a banda até o ano de 1997 (é o ano em que a biografia foi originalmente lançada, apesar de que aqui no Brasil só ter sido publicada em 2020), e inicia com uma série de aspectos históricos e econômicos da Irlanda e alguns poucos do IRA, também abrange a história delicada dos pais deles, principalmente da criação religiosa e conservadora de Peggy (mãe), que por conta disso postergou a separação sofrendo por anos com o temperamento abusivo e mesquinho do marido, que inclusive, deixou marcas psicológicas nos seus filhos que até hoje odeiam o pai.
A obra também aborda uma série de loucuras e aspectos do estilo hedonista da banda durante os anos 90, bem como fala das características intensas das personalidades dos irmãos Gallagher e de algumas de suas brigas, incluindo a primeira vez em que a banda quase se separou durante uma turnê nos EUA, em que Noel movido pelo desgosto desapareceu por conta própria, e, sombreado pelo clima reflexivo desse evento, escreveu duas das minhas músicas favoritas: "Talk Tonight" e "Half the World Away?.
O livro não deixa de lado os outros membros da banda, Alan White, Guigsy e Bonehead, contando a história de cada um deles, suas influências musicais e background familiar.
Por fim, o autor chega a uma conclusão que qualquer fã chegaria: unidos pelo amor e pelo ódio, a briga por controle dos irmãos jamais vai parar, e de fato, nunca parou, pois se houvesse parado alguma hora, ao meu ver, o estado que se encontra a banda hoje em dia seria o mesmo que o da época em que o livro foi finalizado: unidos e produzindo músicas novas tão boas quanto as que estão eternizadas.
Vinícius 24/05/2021minha estante
quero

Pedro Duarte 31/01/2021

Indispensável para os fãs da banda! Conta em detalhes os bastidores dos dois primeiros CDs e dos shows no seu auge. Conhecendo a história e perfil do Noel e do Liam, desde a história dos seus pais, é possível entender seus comportamentos e o porquê a banda dependia dos dois juntos.

Shadai.Vieira 27/01/2021

indispensável para fãs
já quem não é fã poderá achar um pouco longo, cansativo e com falta de um clímax desfecho já que compreende apenas os primeiros anos da banda.

Fabio 21/01/2021

OASIS
Gostei bastante, pena que a história se passa até o álbum(What The story...)
Legal entrar no mundo deles e entender um pouco como funcionava a cabeça de cada um .