Todos, nenhum: simplesmente humano

Todos, nenhum: simplesmente humano Jeff Garvin

Resenhas -

Tori 08/12/2021

Sou menino ou menina?
Esse livro é incrível e aborda de maneira explicativa sobre gênero fluido e os demais gêneros. Além disso, o romance presente não desfoca a principal temática, porém não é uma coisa jogada no meio da história. Uma obra necessária para a comunidade lgbtqia+ e para pessoas que não compreendem sobre gêneros sem ser os "classicos".

dhy_vagando 03/02/2022

Você é meus critérios
Esse livro é bem pesado em algumas partes. Sugiro que quem for ler vá atrás dos gatilhos antes.
Primeiramente, gostei bastante dos personagens desse livro. Riley é interessante, com todos os conflitos que passam na cabeça de um/uma adolescente queer.
No mais, o que me incomodou e ao mesmo tempo eu gostei no livro foi a total ausência de pronomes de Riley. É claro, é uma situação totalmente irreal. Em nenhum momento alguém usa o pronome errado com ele/ela, porque simplesmente ninguém os usa. Também gostei que não é revelado seu gênero designado no nascimento, mostrando ao leitor como isso não é importante.
Tem muitas outras coisas convenientes, como o final e tudo mais, a aceitação quase instantânea dos pais e etc.
MAS EU AMEI que Riley era vegan. Sério, nunca tinha visto um livro com protagonista vegan e achei demais
Por fim, não tenho muita propriedade para criticar ou não a representatividade do livro, afinal é escrito por um autor que não é queer, mas acredito que seja uma leitura válida.

Gabrielli... 06/01/2023

Espero que não seja o único sobre esse assunto...
Achei que deveria falar sobre ele, porque em parte foi decepcionante pra mim e pq tem poucas resenhas dele aqui.
Ele não explica questões sobre o tema, só o básico (que vc aprende lendo um post na net), mas pela época que foi escrito podemos considerar.

Uma reflexão interessante do livro e que não sei se foi proposital ou não, é o fato de ter mostrado o preconceito instalado em Ryle. É fácil mostrar o preconceito nos outros através das críticas, mas perceber esse tipo de sentimento em vc não é fácil.
Tanto no jeito como Ryle enxerga o gênero do outro, o seu comportamento na frente de alguém, quanto o jeito de enxergar a si próprio.
Com todos os padrões de gênero aprendidos e o medo de contar pros pais e pros amigos é algo que pra mim fez tremendo sentido.
O que pode só ter sido "um erro" do escritor (porque se não foi de propósito Ryle é uma pessoa extremamente chata), mostra que não é pq vc é uma pessoa queer que vc tá insento de preconceito ou erros e invalidação do outro.

Se você quiser ler essa história, veja por essa ótica ou só pela Bec também serve (pq ela é incrível).

Gaab4 24/01/2023

Todos deveriam ler esse livro...
Como é falado na sinopse Todos, Nenhum: Simplesmente Humanos vai contar um pouquinho da história de Riley, que é uma pessoa não-binária e gênero fluido. Esse livro me fez chorar diversas vezes e eu realmente não esperava por muitos dos acontecimentos dele (já vou avisando que esse livro pode ter gatilhos para muitas pessoas), o livro fala sobre como é ser um adolescente gênero fluido, fala sobre bullying, perseguição, amizade, ansiedade e muitos outros assuntos.
Queria aproveitar para deixar aqui meus aplausos ao Jeff Garvin que fez um trabalho incrível ao escrever esse livro, algumas coisas me incomodaram um pouquinho mas, nada que estragasse a experiência. Todos, Nenhum: Simplesmente Humanos, vai te mostrar o quanto é importante respeitar todos e o quanto palavras podem mudar a vida de alguém, além de que vc provavelmente vai se apaixonar por Riley e pelos seus amigos ksksk, esse é sem dúvida um daqueles livros que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.