Valor Presente

Valor Presente Pedro Salomão

Resenhas - Valor Presente

Carla.Parreira 29/02/2024

Valor Presente: a estranha capacidade de vivermos um dia de cada vez (Pedro Salomão). Melhores trechos: "...Quem pensa muito no futuro e se preocupa com o que acontece lá fora, em vez de olhar para dentro, se esquece de dar valor ao presente — em última instância, esquece-se de viver. A gente perde tempo demais com o que pode dar errado, com os problemas que podem aparecer, com as novidades que ainda vão surgir, com a vida que o outro leva... Desprendimento de verdade é doar mesmo o que nos é escasso... Crianças raramente conseguem deixar de gostar de seus pais, mas, às vezes, de tanto ouvir críticas sobre o seu comportamento, sua personalidade, sua aparência, podem deixar de gostar de si mesmas... Como seria bom se entendêssemos que, se cada um é de um jeito, Deus também pode ser do jeito de cada um. Quanto tempo a gente perde tentando convencer os outros de que a nossa narrativa é a única possível, a única verdadeira! Além de ineficaz, essa abordagem é ainda arrogante e até mesmo agressiva, pois tomar nossa própria experiência como a única verdadeira é declarar mentirosas todas as pessoas que escolhem viver de outro modo... A grande inimiga das relações humanas não é, portanto, a tecnologia, mas a pressa. Nesse mundo agitado, ansioso e apressado, sábio é aquele que entende a hora de parar, que gosta de ouvir o que o outro tem a dizer, que consegue esperar o tempo que for preciso, sem tentar controlar o relógio e o rumo dos acontecimentos. Aproveitemos, então, o presente, porque a vida não pode entrar em modo de espera. Essa é nossa única emergência..."

Monique 21/02/2024

Não é que o livro seja ruim, mas eu estava com a expectativa que fosse poemas então me decepcionei. Só não abandonei a leitura porque era curto e os textos agradáveis.

Any 28/06/2023

Valor Presente
Neste livro Pedro Salomão fala de que maneira o ambiente, o contexto familiar e as relações coletivas que estabelecemos podem nos beneficiar ou prejudicar da infância a vida adulta. Ao discutir sobre temas atuais como: pandemia, a preocupação com o futuro e o descuido com o presente, ele nos leva a refletir e repensar de que maneira podemos aproveitar melhor o nosso tempo ao lado dos que amamos.

Geisalanis 22/04/2023

Ahhh mais um livro maravilhoso desde autor tão especial e cuidadoso. O livro é encantador e nós convida a inúmeras reflexões

Andre 23/04/2022

Falando o óbvio, mas necessário, Pedro Salomão construiu este livro. Espero, sinceramente, que ele tenha conseguido tocar os corações da maioria dos que, após passear pelas suas páginas, conseguiu refletir sobre suas próprias atitudes e pensamentos. Não considero uma obra completa, mas um "peteleco" que todos precisamos receber de vez em quando para redirecionar nossas vidas para algo melhor, enquanto seres humanos que somos. Destaque para o prefácio de Leandro Karnal e o capítulo 6.

Junior 01/02/2022

A estranha capacidade de vivermos um dia de cada vez...
Mostra o óbvio que a pandemia provocou em nós: uma mistura de raiva, dor, pessimismo, otimismo, esperança, fé na nossa capacidade de superação valorizando aquilo que podemos modificar para vivermos mais felizes.

Aprendi a entender as atitudes do meu próximo, mas sem justificar!