Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no brasil de 1500 a 2000 Mary del Priore

Resenhas -

Lucas990 28/03/2023

É complicado avaliar um livro com teor histórico pois é impossível dar nota aos fatos, por isso, esta resenha é muito mais sobre a minha experiência do que sobre a história em si.
Apesar de muito interessante, o livro é meio arrastado. Eu já li outros livros da Mary De Priore e não tive problemas, mas aqui parece que a narrativa não flui tão facilmente, é impossível fazer uma leitura rápida e é comum se pegar viajando em pensamentos no decorrer dos capítulos.
Apesar disso, o livro é rico de informações e um dos pontos altos para mim é o que a autora faz de melhor: jogar um holofote em pessoas, situações e fatos que são quase esquecidos pela história, mas que fazem tão parte dela quanto as que já conhecemos de cor e salteado. Eu amo o modo como o cotidiano cria vida e pessoas comuns se tornam protagonistas nos livros da Mary Del Priore.
Este livro em especial nos traz uma nova perspectiva sobre a construção do Brasil que conhecemos e vivemos hoje, construído por pessoas que a história escolheu ignorar, mas que neste livro estão presentes com nome, rosto e voz. Um Brasil construído por elas.

anarontani 31/08/2021

não sei nem por onde começar!!!

no geral é um apanhado de fatos q demonstram como algumas mulheres conseguiram se destacar no brasil.

ela tb fala das mulheres q NÃO conseguiram se destacar de forma positiva ( foram presas, morreram,não tinham posses, foram espancadas), mas q perseveraram (deram a volta por cima, menos as q morreram), e msm assim conseguiram sobreviver.

logo nos primeiros capítulos a historiadora desmerece a luta e o sofrimento das mulheres negras durante a escravidão, dizendo que ?elas não apanhavam e sofriam tanto assim?, pensei em parar de ler, mas como tenho problemas com coisas não finalizadas, terminei na força do ódio!

toda a narrativa vem fixar um discurso liberal e embranquecido, de superação, sobrevivência e coach que não sabe o diz!

a bibliografia é muito rica, ficou msm faltando uma análise e conclusão mais abrangente e social? faltou tb deixar de lado, lá enterrado, o mito da miscigenação como uma coisa linda e ótima!

faltou muita coisa nesse livro?

Vanessa R Galharde 20/03/2023

Essencial
Uma leitura fluida e rica, a autora escreve de forma fácil sobre temas complexos sem cair no simplismo. Um retrato brilhante da história da mulher brasileira. Recomendo a todos

Suzana Mendonça 11/04/2023

História da mulher no Brasil
Livro sobre a história da mulher no Brasil, dividido em capítulos relativos à temas como casamento, bens patrimoniais e trabalho. O livro traz fatos por meio de levantamento de registros, como processos judiciais e documentos registrados em cartório.
O grande mérito do livro é demonstrar que muitas mulheres resistiram aos obstáculos sociais, culturais e econômicos experimentados em seu tempo, porém, o conteúdo é denso e de difícil leitura.

Danuzia.Tatiane 26/01/2024

Essa obra joga um pouco de luz sobre a existência e a resistência das mulheres no decorrer da história do Brasil. Não se pode deixar de comentar a influência da igreja na vida dos cidadãos ao longo dos anos que aliada às condições precárias de educação contribuiu muito para a ascensão do patriarcado na sociedade, fato este, que ainda hoje pode-se considerar fonte de violência.