Alma

Resenhas - Alma

Davi.Paiva 14/05/2023

Indigesto
Link Amazon: https://amzn.to/42BWMqu

Mais um livro lido graças ao meu planejamento de ler livros curtos nos finais de semana!

Tem uma abertura interessante mesmo sendo um infodump porque já explica algo ruim na vida dos personagens.

No entanto, quando se vê como as questões são tratadas e a narrativa um tanto quanto amadora, é natural perder o ânimo pela leitura. Mesmo sendo um livro tão curto que pode ser lido em um dia, achei "Alma" um pouco indigesto.

Claro que nem tudo é o fim do mundo, pois a obra também trata de questões importantes como relacionamentos tóxicos e a necessidade da separação. No entanto, é um ponto bom em meio a tantos ruins.

Sem mais.

Camila do Projeto Invisível Visível 09/07/2021

Resenha de "Alma" (#6)
“Alma”, de Paloma Rodrigues, é uma curta narrativa que nos apresenta o dom da personagem que empresta seu nome à obra, um bebê que é capaz de ver certos eventos que acontecerão no futuro e compartilhá-los em sonho com a mãe e o irmão. Como Alma ainda é muito nova para intervir nesses acontecimentos, que se mostram prejudiciais às pessoas de seu convívio, ela, bastante engenhosa, acaba optando por pedir apoio logístico à família para a solução das pequenas tragédias do cotidiano prestes a acontecer ao seu redor.

Assim, Alma, Mike e Helena se tornam uma espécie de heróis de pequenas causas, com Alma transmitindo os problemas para os mais velhos e estes buscando “traduzir” as imagens infantis que a pequena lhes apresentava e agir em prol do resultado que preservasse os envolvidos, mudando o curso dos eventos. A forma como as missões que lhes são incumbidas não-verbalmente são abraçadas sem pestanejar é admirável e até mesmo um exemplo, inclusive de aceitação familiar.

O maior desafio é proposto quando Alma produz uma imagem que demanda um enorme esforço de interpretação: os três são atingidos por um terremoto, seguido de uma nuvem gigantesca de fumaça e fogo, que consome o irmão e a mãe em chamas. Alma, que ainda não pode falar, continua transmitindo esse porvir reiteradamente, e o pavor toma conta da família, que deve descobrir como evitar que isso aconteça antes que seja tarde demais.

A escrita escolhida pela autora é bem bonita em sua simplicidade. Temos acesso à versão da história primordialmente através dos olhos de Mike, um menino de 12 anos que nos proporciona adentrar essa intimidade familiar por sua percepção ainda um pouco infantil. Ao mesmo tempo, não se tem explicação do porquê de esses eventos se desenrolarem, de Alma poder fazer o que faz, não sendo esse sequer o ponto central da trama, que se serve tranquilamente da fonte do realismo fantástico.

O desfecho é inicialmente imprevisto e, a cada nova descoberta, é tecida a homenagem da obra à inocência e pureza da infância que Alma ainda carrega consigo, mesmo já sendo detentora de tamanho conhecimento de inegável responsabilidade adulta.

Mais uma vez, a autora não deixa restarem dúvidas de que, nas suas obras, os animais têm posição central garantida e a forma de tratamento dos humanos para com eles consiste em um definidor de caráter deveras objetivo e, quem sabe, infalível.

Boa leitura!

site: https://medium.com/o-invis%C3%ADvel-vis%C3%ADvel/resenha-de-alma-6-5ba1d9154d2f

Lucas Nangi 07/12/2020

Te envolve e surpreende!
Uma história que desde o começo mostra para que veio e consegue só crescer, te envolvendo cada vez mais e não te permitindo parar a leitura enquanto não chegar ao final. Une ficção, fantasia e terror em uma mescla bastante interessante e uma história que vale a pena ser lida!

@jurietjens 20/11/2020

Um dos contos favoritos do ano
Mike tem uma irmã especial. Quando Alma sonha, a coisa acontece. Por sorte, ela consegue passar os mesmos sonhos para Mike e sua mãe. Assim, eles conseguem evitar desastres.

Os poderes de Alma são incríveis. E mais incrível ainda é como Mike e sua mãe se desdobram para tentar impedir os desastres de acontecer. Adorei conhecer mais dessa família peculiar, principalmente o final que tiveram - por um instante, achei que todos morreriam em uma explosão, mas não vou falar mais para não dar spoilers 😉

Uma mistura de ficção científica com drama, esse foi um dos meus contos preferidos até agora. Se você me pedisse para indicar uma única história das que li até o momento, com certeza indicaria essa.