Vaivéns da Alma

Vaivéns da Alma Roseane Sousa

Resenhas - Vaivéns da Alma

Eduardo.Reghim 21/01/2023

A vida é uma luta constante
Uma história linda e gostosa de ler, com uma narrativa envolvente, imersiva e fluída, trazendo peculiaridades sobre as relações familiares, tão complexas e simples numa mesma sintonia. Impressionante como a vida tece seus caminhos de forma tão sutil, aproximando pessoas, distanciando outras. Dessa maneira iniciamos “Vaivéns da alma”. “A vida é frágil como um vaso chinês”
Mas, com o avançar da trama, percebemos que há algo mais denso e delicado na história. Olivia, uma das protagonistas viverá uma das piores experiências que uma pessoa pode viver e isso irá marca-la por toda a vida, até o fundo de sua alma.
A história passa a se desenvolver sobre o evento trágico, cuja narrativa da autora é digna de aplausos. A capacidade de demonstrar os detalhes e nuances do que acontece na mente de quem vive tal trauma é de causar admiração, é tal como se estivéssemos lá vivenciando cada capitulo, cada momento, cada choro e desespero. A empatia é tanta, que nos sentimos impelidos a abraçar Olivia e dizer, “estou aqui, pode contar comigo.”
Outra parte que me impressionou, foi à descrição do envolvimento dos familiares. A dificuldade de Lara, Natália e Cesar de se aproximarem de Olivia. A autora descreve de maneira esplêndida o embraço dos pais e da irmã ao tentarem ajudar. Demonstra o quanto a família se perde sofrendo junto com ela e, com isso não conseguindo ter noção de como e por onde tocar em Olivia.
Gostei muito também da personagem ESDRAS, um primo de Olivia que por motivos profissionais e influência de Lara passa a viver na casa de Cesar e por consequência conviver com todos. Esdras é uma pessoa sensível e dono de uma empatia emocionante, ele é peça fundamental no drama de Olivia, mesmo depois de um inicio tenso entre eles.
Em alguns momentos na trama, podemos até duvidar de que as coisas aconteceriam da forma como foi, na vida real não é assim, diríamos. Mas compreendi que a autora o fez de forma proposital. Dizendo, realmente não é assim que sempre acontece, mas é assim que deveria acontecer, uma critica necessária a sociedade como um todo: pensamentos, julgamentos, suposições, justiça, machismo e por aí vai. Confesso que me tocou.
Quer saber o que aconteceu com Olivia? E como a história se desenvolve? Pois então venha ler esta obra magnifica, tenho certeza de que irá apreciar muito. A autora tem uma escrita sedutora. É aquele tipo de escrita onde você promete a si mesmo que irá ler só mais uma página, quando se vê, lá se foi trinta, quarenta, sessenta e, o livro que parecia extenso, de repente tão logo acabou e, essa é a única parte ruim.

Gabi.Resende 08/11/2022

Não conseguia parar de ler!
Eu não sou muito dada a dramas, então quando peguei esse livro, sem ler a sinopse, acabei ficando meio decepcionada, mas conforme a história foi passando, os personagens começaram a me cativar de tal forma que eu simplesmente não conseguia parar de ler!
A história de Olívia é tão comum quanto nefasta - e dificilmente uma pessoa real na situação dela conseguiria alcançar seu objetivo, teria seu apoio ou conseguiria justiça.
Impressionante como, ao ter um narrador onisciente, a gente consegue ver quão doente é a mente de uma pessoa que comete uma atrocidade dessas, o quão quebrada fica uma vítima, o quanto a família sofre junto e o quanto não estamos preparados para lidar com uma situação dessas.
A escrita da autora é absurdamente contagiante e, mesmo que as vezes pareça truncada, com frases bem mais curtas do que eu estou acostumada, é uma forma de vc entrar na mente da personagem e conseguir entender que a mente de uma vítima é tão truncada quanto a escrita da autora.
A personagem não sabe lidar com tamanha v10l3nci4, então como esperar que nós mesmos saibamos?
Me tirou da minha zona de conforto? Sim.
Mas me surpreendeu positivamente de uma forma que eu não esperava.
parabéns à autora

Luciana Klanovicz 19/11/2020

Sensível drama familiar
"Vaivéns da Alma" é um drama familiar e sensível. Gira em torno do estupro como um acontecimento que altera a dinâmica da família da protagonista em todos as nuances das mais explícitas até as mais tênues. A dor em suas matizes e sensações. Apesar da temática que nos aprisiona e nos angustia, a autora soube carregar a narrativa sem perder a chama da nossa atenção. O estupro não é um crime qualquer, ele se enrosca em todas as frestas da casa, do trabalho, da universidade, do bar e da delegacia. Essa tensão foi muito bem apresentada e gostei como as cenas do julgamento foram descritas pelo casal secundário da trama, já que Olívia deveria ser poupada e nos aliviamos por ela. Gostei também do amor surgindo aos poucos, reconstruindo e refazendo a crença na humanidade de si mesma e do mundo.
Para nós mulheres, o medo e a culpa da protagonista nos são familiares, em alguma medida. Duvidamos de nós mesmas o tempo todo, e somos postas à prova por uma sociedade que ainda gosta de opinar sobre o corpo das mulheres como se fossem parte do domínio público. O livro permite essa troca de sentidos, dores, culpas e acima de tudo afetos.
Recomendo a leitura para quem pretende entrar na casa de Olívia e se reconhecer aqui e acolá. O risco é ficar tão íntima deles que será difícil dizer adeus.
Roseane.Sousa 20/06/2021minha estante
Obrigada! Feliz pela resenha! ?

Aline 30/06/2021

Superar é preciso, mas apagar, impossível!
Uma história que me surpreendeu, pois de início pensei ser apenas dramas adolescentes em fases de descobertas e rebeldias, mas ao avançar nos capítulos você se depara com acontecimentos que fazem seu coração doer e lamentar pela vida de uma mulher marcada pela violência física que não só mudou sua vida, mas de todos seus familiares.

Olivia uma mulher que teve uma infância feliz, pais presentes, amorosos e responsáveis, uma irmã amiga e parceira, uma amiga querida e uma curiosidade de descobertas sem fim, desde nova sempre foi centrada, resolvida e determinada.

Formada em Pedagogia, concursada e professora no ensino fundamental, trabalhava também na biblioteca da Universidade, onde orientava novos alunos, bem resolvida sexualmente e sempre se encontrava seus amigos no bar em frente a Universidade para conversar, curtir e até mesmo paquerar.

Mas um dia sua vida se transforma em um pesadelo e toda suas convicções são jogadas para o lixo e a dor, medo, vergonha, desespero e humilhação são os sentimentos que agora habitam em sua alma, após ser abusada sexualmente por um aluno da Universidade, qual estava afim.

Em choque a família entra em desespero e sofre junto com Olivia, que entra em um mundo de depressão, incompreensão, medo e flagelação. E a única pessoa que a olhava sem pena era aquele que criou um certo ódio, por entrar em sua vida e casa para estragar seus projetos, seu primo Esdras, mas que foi alguém crucial para ajuda-la nesse processo de cura.

Eu realmente sinto muito por quem passa por essa situação, seria hipocrisia dizer entendo, porque ninguém mensura a dor do outro, é impossível, só quem passa sabe o que ela causa na alma, e pessoas que foram violadas sejam físicas ou psicologicamentes são marcadas profundamente e até podem superar, mas esquecer jamais.

Um livro marcante, profundo e que aborda um assunto sério e que muitas vezes é tratado com indiferença seja pela "sociedade", órgãos responsáveis e até mesmo pelos próprios familiares, pois sempre a culpa é do agredido e não do agressor. Triste realidade!

Parabéns a autora pela fantástica história.
Roseane.Sousa 04/08/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Adorei! Muito obrigada.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 29/12/2020

extremamente necessario
Olívia é uma mulher feliz e realizada, embora esteja muito inquieta e furiosa com a perspectiva de seu primo Esdras estar vindo morar com sua família.
Ele ficará com o quarto idealizado por ela, e isso faz com que Olívia crie antipatia imediata pelo primo que não vê há tempos.
Porém um grande sofrimento na vida de Olívia e a sensibilidade de Esdras com o ocorrido, farão com que eles se aproximem muito mais do que desejavam

📖😯 " a gente pode sentir uma das duas coisas sem sentir a outra. Amor sem paixão a gente sente pelos pais, irmãos, amigos… Paixão tem a ver com desejo, lascívia e nem sempre precisa sentir amor…"

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e estou destruída e encantada com a sensibilidade que ela teve em pesquisar e mostrar com sentimentos reais o que acontece no psicológico de quem é violentada.

A culpa e os medos que rodeiam os familiares de quem passou por isso, também são abordadas de forma profunda e nada leviana.

Além da grande reflexão proporcionada sobre o assunto em todos os aspectos, o livro nos traz também questionamentos sobre maternidade, maternidade compulsória, adoção, machismo, e a cultura do estupro.

Considerei a escrita da autora brilhante para contar essa história e indico esse livro como extremamente necessário para homens e mulheres.
Roseane.Sousa 20/06/2021minha estante
Obrigada, Tathi! ??

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 08/07/2021

"Sabia que ela era autêntica, não usava rótulos."
Um drama familiar extremamente sensível. Com uma escrita super cativante, a gente se pega extremamente envolvido por esse livro, que horas é leve, e até mesmo, divertido, e outras estamos devastados com a profundidade dos temas que a autora aborda. É sempre muito triste ler sobre estupro, justamente por, infelizmente, ser uma realidade tão presente na vida de muitos, e é muito bom ler que a personagem conseguiu justiça, acolhimento da família, mesmo que eles erraram muito querendo ajudar, e se entregar novamente ao amor.
Com personagens reais, é uma ótima escolha para quem busca um livro profundo, com uma escrita envolvente.
Roseane.Sousa 04/08/2021minha estante
Obrigada pela resenha!

Adriana781 08/10/2021

Superação
Um livro com um tema que requer muitos debates, pois na maioria dos casos a mulher vítima de estupro é acusada, ao invés de ser acolhida. Pois muitas mulheres recebem críticas por sua maneira de vestir, falar, se relacionar...
O estupro é um crime cometido e que na maioria das vezes fica impune, pois a mulher ao ser violada se sente suja, culpada, vazia...
Muitas não denunciam por vergonha de se expor e o criminoso nem ser condenado pelo crime.
Um livro intenso com o tema estupro, muito importante e que deve ser debatido pela sociedade e punido pelos órgãos responsáveis para que o crime não fique impune.
As mulheres não devem sentir culpa pelo ocorrido e sim os verdadeiros culpados e que devem ser punidos de acordo com a lei, por isso as vítimas devem denunciar seus agressores.
O livro nos mostra que apesar do sofrimento a vítima de estupro quando recebe apoio das pessoas que as ama,é um pouco melhor tentar se recuperar, recebendo apoio psicólogico também.
Olívia uma mulher jovem e independente, mesmo morando com os pais, formada em pedagogia, trabalhando em sua área.
Ela estava prestes a realizar seu grande sonho, ter um quarto maior e com banheiro, porém não foi o que aconteceu, pois o pai dela cedeu seu futuro quarto para seu primo Esdras.
Olívia criou quase um ódio mortal por ele.
Passavam os dias e Esdras não entendia o por quê Olívia o ignorava. Mas ele começou a alimentar um amor platônico por ela.
Um certo dia todos estavam preocupados por Olívia não aparecer em seu horário de costume, saíram procurando por ela sem ter sucesso. Porém muito depois Olívia reapareceu irreconhecível, suas roupas rasgadas, cheia de machucados, mas o mais triste foi seu olhar vazio.
Algum tempo depois a mãe foi saber o que aconteceu com sua filha, descobrindo que ela sofrera um estupro.
Todos da casa ficaram sem saber o que fazer.
Porém Esdras foi o mais sensato dando espaço e apoiando Olívia para desabafar sobre o ocorrido. À partir daí foi surgindo uma grande amizade entre eles. Sempre que Olívia precisava Esdras estava lá para dar apoio.
Da grande amizade que surgiu entre eles, o amor floresceu com muito carinho, compreensão e companheirismo Esdras e Olívia se tornaram namorados, tudo ia bem até Esdras receber uma proposta de emprego em outra cidade.
Será que o romance entre Olívia e Esdras terminará?
Será que Olívia se recuperou do trauma sofrido?
Quero lhe convidar a ler e conhecer esse casal.

Marina.Teixeira 16/07/2022

Livro atualíssimo e importante
Uma família feliz e unida. Uma jovem mulher bem-sucedida e feliz com suas escolhas - tanto pessoais quanto profissionais. Uma realidade comum a todos nós.

Tudo isso se transforma em uma tragédia, oriunda da violência provocada por um estupro.

Entre a busca da recuperação da própria identidade, a tentativa de costurar novamente relações familiares fragmentadas pela dor da violação, e o apoio de onde menos de espera, acompanhamos a trajetória de Olívia em "Vaivéns da Alma", bem como a história de Esdras, um homem sensível e atento que se torna o amigo e apoio para Olívia superar aos poucos a dor.

É uma leitura muito real e necessária, especialmente considerando as últimas notícias que vêm dia após dia na imprensa, com revelação de casos tenebrosos de violência sexual contra a mulher; e aqui, um dos diferenciais da trama é testemunhar como a família - pais, irmã, amigos - também são afetados por essa violência, a discussão sobre como a sociedade colabora na construção desses abusadores, e a chance de recomeçar. Não definir sua vida pelo abuso. Mostrar que a violência não vai vencer.

O livro tem momentos de introspecção e reflexões dos personagens - que ajudam na construção dessa trajetória e entendimento tanto do que ocorreu com Olívia quanto o efeito do abuso na família e nas relações com o outro; bem como partes em que vamos acompanhando as histórias em pontos posteriores ao conflito principal da trama (dando várias voltas aqui para evitar spoilers), o que me surpreendeu.

Livro atualíssimo e importante.

Roseane.Sousa 27/09/2021minha estante
Carol, gostei muito da sua resenha. Realmente, nem todo mundo gosta do modo como fiz a apresentação do livro, e isso me dedixou apreensiva quando o publiquei. Mas você é a primeira pessoa que me fala abertamente sobre isso, eu tinha ciência que era algo que poderia desagradar... A capa também não me agrada, fui eu que fiz e sou péssima nisso!?. Tenho intenção de mudá-la, fazer com um profissional. Quanto ao título, em geral, as pessoas dizem que é coerente. Talvez a junção dele com a capa passe essa ideia de livro sobre espiritualidade... Enfim, amei sua sinceridade!
Minha intenção foi de criar mesmo personagens reais, com qualidades e defeitos, por mais que suas atitudes possam irritar às vezes. Todos nós somos assim, não é mesmo?

Totta 04/09/2022

Como já conhecia a escrita da autora, então não foi difícil embarcar na história, que traz tanta reflexão que nem sei por onde começar. Sim, apesar de essa história ter um casal pra gente shippar e um romance pra lá de fofo, tem também um assunto muito delicado que é o estupro e a reação de cada indivíduo envolvido ou não com a vítima. Como a culpa os corrói e como todos sofrem, ao mesmo tempo que trata a forma como a sociedade culpabiliza a vítima. Sentimos toda dor e desespero de Olívia enquanto lemos. Enfim, recomendo demais a história, lembrando que por se tratar de um assunto delicado, contém gatilhos.

Marcela 29/03/2023

Muito mais do que um romance
O livro da Roseane trata de uma questão tão pesada com muita delicadeza. Achei que a história iria para um lugar sombrio, mas gostei muito do foco em como voltar a viver quando o pior acontece. A escrita dela é muito linda. Recomendo