Rei Amleth

Rei Amleth Saxo Grammaticus

Resenhas - Rei Amleth

Iasmim.Almeida 22/11/2020

Ahmlet.
Rei Ahmlet", título intencionalmente escolhido pela interação deste clássico da literatura dinamarquesa, com o clássico inglês, Hamlet, de William Shakespeare. As obras transcendem-se e em Ahmlet, vislumbramos a construção do próprio Hamlet.

Rei Ahmlet, herói dinamarquês, tem sua história marcada violentamente pelo amor por sua pátria, e o ódio, pelo crime cometido contra seu pai, Overvendil.
A jornada do nosso Herói se inicia com
o intento de vigar o assassinato de seu pai, recuperar o trono usurpado e restituí-lo ao herdeiro legimo ao trono, o próprio Ahmlet, assim como, libertar o povo do jugo e da tirania do governo de Fengi, seu tio.

Seu plano engenhoso e infalível é colocado em prática, sob o disfarce de loucura. Ahmlet, confunde, distorce e recria à realidade, os pensamentos e os interesses por trás de seus atos de forma a ocultar sua vingança até que o momento de executá-la fosse propício.
Rei Ahmlet é uma obra quase que milenar. Um clássico de Saxa Grammaticus, aproximar-se mais da estrutura de um conto, possivelmente, fazendo parte de
uma coletânea de história da Dinamarca " Gesta Danorum" sobre os heróis e heroínas dinamarqueses.

A leitura é fluída, e a sequência dos acontecimentos rápida. Inicialmente, causa estranheza pela estrutura literária, mas nada que interfira na leitura, ou na qualidade da obra. Não conhecia esta obra, e gostei bastante de conhecer este clássico dinamarquês.

Jenifer Tertuliano 10/02/2021

Coisa rara
Um texto de quase mil anos, escrito por um conterrâneo dos vikings e que influenciou (possivelmente) umas das mais famosas obras de Shakespeare. É raro, muito raro.
O meu livro está todo marcado e riscado com as referências que encontrei, praticamente tudo. É impossível ler Rei Amleth e não ver a influência que teve na obra do Bardo, na verdade pode-se dizer que Hamlet é um reconto dessa história antiga.

Ana 22/05/2022

Tendo o pai assassinado pelo próprio tio, um jovem finge- se de louco para vingar a morte do pai e reaver o trono, agora usurpado pelo tio.

Heloyse 30/09/2022

Um potencial desperdiçado...
Gostei muito da história, mas não da forma que ela foi escrita.
Achei que tudo ocorreu de forma muito apressada, como se quisessem acabar logo com o texto.
Apesar de ser um clássico e ter o seu valor histórico, não me agradou muito.

Andre.Wiver 17/04/2022

"Homem forte e digno de nome eterno"
Saxo Grammaticus (Saxão, o Gramático, título) foi o autor de Rei Amleth, escrito em latim. Esta obra trata-se da história da Dinamarca e da lenda do príncipe e depois rei Amleth. Esta obra foi usada posteriormente por François de Belleforest, que publicou entre 1566 e 1583 a Histoires Tragiques. Por sua vez, Shakespeare usou a obra de François para compor a famosa Hamlet entre 1599 e 1601. Amleth se tornou Hamlet que, como disse Saxo Grammaticus, é "homem forte e digno de nome eterno".

arifrossi 09/11/2020

amleth
Achei engraçado o nome dele pq se reorganizar da hamlet o que talvez seja o que tenha feito Shakespeare.

A história é bem curtinha, é um clássico super bem organizado adorei o estilo do livro achei no começo um pouco confuso por ser uma página em latim e outra em português porém depois você se acostumar e na releitura fica mais fácil entender algumas coisas do latim.

O final é meio meh... Esperava outra coisa, porém é aquilo a roda gira e tudo volta.

Alexandra.Helmer 04/12/2020

Creio que seja um livro pouco conhecido no Brasil, eu mesma se não fosse pelo Clube nunca teria lido.
O livro é uma extração de outra série de histórias que compõem o Gesta Danorum, uma coleção de histórias dos reis da Dinamarca, concebido por volta dos séculos XII e XIII.
É dito que essa história séria uma das inspirações de Shakespeare para a criação da peça Hamlet, por isso foi escolhido para acompanhar a edição como extra.
A história gira em torno da vingança de Amleth para com o tio após o assassinato do pai. Sinceramente não vi profundidade devido o tamanho do texto, mas podemos acompanhar em como ele foi ardiloso, calculista e esperto em enganar a todos para, não só sobreviver no reinado do tio como também para ter tempo de planejar sua vingança. O que foi muito bem feito.
Por ser uma edição de clube de assinatura, existe uma exclusividade envolvida, mas talvez eu tenho minhas críticas, principalmente com o uso de um material para a capa que vai acumulando gordura dos dedos a medida que você vai manuseando, o que me incomoda profundamente.
Tirando esse fator é uma leitura leve e rápida, podendo ser feita em poucas horas e, por ser uma possível inspiração, recomendaria ler antes de Hamlet.

Paula.Sobral 30/06/2021

Possui uma narrativa construída em cima da vingança e que conseguimos perceber os pontos de inspiração de Shakespeare.

Mateus.Silva 09/06/2022

Rei Amleth
Nao conhecia essa história que de certa forma, inspirou Hamlet de Shakespeare. A trama é bem parecida em vários fatores com a história do bardo (menos dramática e teatral em alguns pontos, mais violenta e visceral em outros).

A forma em que a história é escrita (lembra um pouco os versículos da biblia) podem dar uma assustada no começo, mesmo assim a leitura fluiu tranquilamente deixando claro cada acontecimento.

Gezinha 04/07/2021

Uma pequena amostra do Gesta Danorum
Um pequeno recorte do que, segundo a descrição, parece ser um importante apanhado de feitos dinamarqueses!
Muito interessante o contexto narrado na introdução.
O livro em si, é de leitura rápida e demanda certa atenção pela forma antiga como é escrito.
Uma história precurssora de Hamlet, de Shakespeare. Só não se sabe se o Gesta Danorum chegou ao conhecimento dele.

Bianca (@fallandfox) 21/01/2023

Esse historia foi escrita como parte do terceiro livro da obra do autor de nome “Gesta Danorum” onde vemos a historia de Amleth se safar de ciladas e usar da sua inteligência para conseguir alcanças seu objetivo de vingar seu pai que foi morto por seu tio.

A principio esse livreto do clube foi feito para ser lido como apoio para o livro do Shakespeare mas foi uma boa leitura por eu não ter tido contato ainda com a peça e agora vou poder ir para o livro já com essa base de conhecimento prévio.

A escrita foi muito boa em conjunto com a boa tradução, me deu muita vontade de saber ler em latin só para ter o prazer de conseguir ler o original que acompanha nessa versão.

Por ser uma historia baseada em fatos o final me foi meio triste mas já esperado, é importante notar que quando se vai ler esse tipo de livro deve-se manter a mente preparada para alguns fatos que podem ser muito incriveis e fantasiosos seguindo pelo fato de que eles foram escritos as muito anos atras e que aconteceram a mais tempo ainda.

Esse livro vale a leitura e essa e a tradução mais completa que se tem dele no momento e é um investimento da caixa que eu faria novamente.

Sol 62 20/06/2022

Edição bilíngue (português e latim)

A edição do CLC possui como introdução o texto - O Bardo e o Gramático: breve introdução ao autor Saxo Grammaticus e sua obra - texto fundamental para entender o contexto da obra.

Saxo Grammaticus é considerado o maior escritor medieval dinamarquês e é também historiador. Recebeu do Arcebispo Absalão (século XII) a incumbência de escrever a história da Dinamarca.

Então, Saxo concebe Gesta Danorum, onde faz um compilado dos mitos, lendas e histórias da Dinamarca e, por extensão, de outras regiões da Escandinávia.

Gesta Danorum é uma obra composta de 16 livros, sendo: os oito primeiros, repletos de lendas e mitos, onde descreve a história da Dinamarca antes da chegada do cristianismo; a partir do nono livro narra a cristianização da Dinamarca até acontecimentos de sua época, ou seja do século XII. Nessa segunda parte vai se afastando dos mitos e lendas.

O rei Amleth era uma conhecida lenda contada naquela época. Saxo a relata no final do terceiro e início do quarto livro no Gesta Danorum.

O Gesta Danorum só foi conhecida, na Europa, no século XVI, graças ao empenho e pesquisa do acadêmico dinamarquês Christian Pedersen, que encontrou o manuscrito e produziu uma edição da obra, que deu origem a outros escritos nela baseada.

Não há indícios que Shakespeare tenha tido acesso ao Gesta Danorum e sim, a outras obras secundárias, para produzir Hamlet.

O rei Amleth de Saxo Grammaticus é escrito em latim, com uma narrativa objetiva e clara.