The Queen

The Queen's Gambit Walter Tevis

Resenhas - The Queen's Gambit

Amanda.Tavares 28/03/2024

Eu queria ver a série, mas não antes de ler o livro. Acho que a série deve ser melhor, porque o livro não é lá essas coisas...
Flávia 28/03/2024minha estante
A série é muito boa

Bruna 28/03/2024minha estante
Não li o livro, mas a série é MUITO BOA

Júnior 28/03/2024minha estante
ah série e realmente mto boa

Cris 13/03/2024

Um jogo fascinante
The queens gambit ou "O gambito da Rainha" em português se tornou muito popular em 2020 quando foi lançada a adaptação na Netflix.

Fiquei curiosa pra assistir, mas acabei deixando passar e me deparei recentemente com o audiobook.

O livro conta a história de Beth Harmon, uma jovem prodígio no xadrez mundial. Beth foi abrigada em um orfanato após ficar orfã, e ainda criança, descobre o jogo de xadrez, através do zelador do prédio, que ensina a ela tudo o que sabe sobre o jogo.

Beth logo supera seu mentor e começa a participar de disputas, depois de campeonatos por todo o país e mundo.

Pra quem não conhece xadrez, pode parecer que a história não vai agradar, eu mesma tinha receio, pois sei muito pouco sobre xadrez, mas eu acho muito interessante e a curiosidade e brilhantismo de Beth são muito contagiantes.

A personagem passa por várias fases ao longo do livro, e tem um problema complicado com abuso de substâncias, que chega a atrapalhar seu desempenho.

Eu achei uma história original, diferente se tudo o que já li e com um tema interessante e não muito explorado na literatura, podem, achei a narrativa do livro um pouco extensa e monótona. Demorei vários dias pra concluir.

Comparando o livro à serie, acho que a adaptação conseguiu transmitir melhor toda a paixão e dedicação da Beth a este esporte.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Bassi1 10/11/2023

"- Meninas não jogam xadrez"
Gostei muito da leitura ,o que foi uma surpresa ,pois comprei na impulsividade. Contudo acredito que tive sorte em gostar,já que ele não é tipo de obra todos os leitores, isso porque boa parte da leitura (cerca de 70%) são descrições das partidas de xadrez, então é algo que poderia facilmente ficar maçante, mas sinceramente não tive esse problema, outro problema que pode levar os leitores a desistirem da obra é a presença de gatilhos.
O livro aborda temas bem delicados, entre os muitos assuntos tratados na obra está o fato da Beth possuir vício desde criança e isso perpetuar na sua vida adulta, outro ponto trabalhado é a desvalorização do xadrez enquanto esporte. Além disso,é mostrado a dinâmica de funcionamento orfanatos e sistema de adoção(uma reflexão importante feita é como a falta de educação sexual nesse ambiente tem consequências inclusive com cenas que podem gerar gatilhos), o racismo e a opressão da mulher na sociedade também são evidenciados, afinal estamos nos EUA, de 1950 a 1980, por isso temos contexto da Guerra Fria.
Algo que gostei na obra é fato dos personagens serem reais, com seu defeitos e qualidades. É comum os autores ocultarem de seus personagens e narrativas os males sociais da época, mas não foi o caso desse. Porém, tem momentos que podiam ter sido melhor abordados ou até extintos.

Lara 23/07/2023

Muito bom livro, a história é ótima, super envolvente, é bem construído e flui muito bem. Eu li depois de ter assistindo a série, e é igualzinho, vale muito a pena a leitura!

andré 03/08/2022

É maravilhoso acompanhar a história de Elizabeth Harmon, sua frustração e, em certos momentos, seu fracasso. O livro contém um pouco de anticomunismo, com essa sobreposição do cristianismo, o que é visto com desdém pela protagonista.

Ceci 14/05/2022

É incrível, eu fiquei igual a Jolene, querendo ser a Beth na área que eu estudo. Ela é uma personagem muito admirável com todo o seu esforço e determinação de vencer.

Luciana989 23/02/2022

“Você não sabe nada sobre xadrez.”
“Eu sei o que é perder.”

Li ‘O Gambito da Rainha’ (1983) por conta da série adaptada recentemente, da qual gostei muito. Eu embarquei na obsessão de Beth Harmon mesmo não entendendo nada de xadrez, pois esta narrativa ultrapassa as linhas do tabuleiro.

Pra mim, o livro fala muito mais sobre luto e perdas. Retrata a infância de Beth no orfanato Methuen, perpassando, inclusive, sobre questões como adoção tardia e outras discriminações relacionadas ao tema.

Gostei de acompanhar sua passagem de criança retraída à jovem prodígio. Se Beth encontra no xadrez o conforto de controlar o destino de cada peça, ela se perde na falta de domínio sobre seus sentimentos e sobre sua vida. Sua história é sobre vícios. O xadrez, assim como o álcool e os calmantes, é a fuga da qual precisa de seus próprios pensamentos. É também onde se refugia, afinal é do xadrez que desenvolve toda sua autoconfiança. Ganhar algo, mesmo que apenas neste jogo, é sua redenção.

A protagonista se firma na frieza e na racionalidade que externaliza, mantendo para si a sensibilidade com que entende a vida e sua própria vocação como enxadrista, sobretudo, enquanto mulher em um meio majoritariamente masculino.

Acredito que o livro é do tipo ame ou odeie. Confesso ter achado cansativos alguns trechos com detalhes sobre cada jogada (friso que sou leiga), mas também entendo que foi importante pra evolução da trama e mesmo pra tornar o clímax ainda melhor. Ainda assim, ‘O Gambito da Rainha’ me cativou do início ao fim.

site: https://www.instagram.com/p/COdbP_fD1Jk/

Thiago Araujo 19/10/2021

A vida em xeque
O Gambito da Rainha é aquele livro que pode assustar aqueles que não tem a mente matemática de um jogador de xadrez. Mas garanto, fica só na suspeita mesmo.

Mesmo sem saber exatamente o que Beth fazia em seus tabuleiros reais ou mentais, a narrativa segue muito bem.

O que vale é a capacidade humana de se adaptar, de usar as suas facilidades, de se apaixonar pelo que faz e de se perceber enredado em uma série de problemas por mergulhar demais nessa paixão.

Quem está do nosso lado realmente? Conseguimos seguir sempre sozinhos? Nossos talentos nos bastam? São perguntas que Beth procura responder, vencendo torneios e adversários, vencendo a vida.

No grande tabuleiro da vida, o importante é sempre buscar uma saída, seja ela simples ou brilhante.

bibia 23/05/2021

Acho que a nota varia muito de acordo com a pessoa que lê. O livro é basicamente sobre xadrez mas mesmo se você não souber jogar (como eu) é realmente incrível. O cérebro de gênio deles é uma coisa que assusta - pelo menos para mim - e a Beth é uma personagem com vício em ganhar, ambiciosa e determinada.
É a minha minissérie favorita então eu resolvi ler o livro, amei os dois igual, tiveram cenas que eu preferi no livro e cenas que eu preferi na série, um equilíbrio perfeito (recomendo muito os dois).
Se você gosta de livros que tem romance, não vá com muita esperança pra esse aqui, porque não tem quase nada. O foco é mais na personagem principal e na trajetória dela na vida e no xadrez, porém temos algumas cenas com o Benny que são incríveis.
(gatilhos com foco em estupro no início & vício (álcool e pílulas)
Honeymoons 08/01/2023minha estante
Achei o livro muito bom no meu ponto de vista. Gostei de como mostra o ponto de vista da Beth e a vida dela do começo até o "fim".

Náthali 28/04/2021

Eu amo essa história
Li esse livro por ter ficado apaixonada pela série (e até um pouco fissurada), a adaptação foi bastante fiel ao livro, então não espere grandes mudanças.

Acho incrível a construção da personagem dentro do orfanato após o abandono do pai e a perda da mãe pelo suicídio. A ambiguidade da Beth, de não ser aquela personagem caricata; me senti as vezes lendo uma história de não ficção. Gostei muito de ver no livro um pouco mais da relação dela com as pílulas e o avanço dos vícios nas pílulas e do álcool, apesar de achar que na serie o alcoolismo dela foi aumentado.

Duas coisas que não foram tão positivas para mim foram os capítulos super extensos e ler as partidas de xadrez em inglês (até por não gostar e nem entender o jogo). Por isso foi pra mim um quatro estrelas mas favoritado.

Luizaaa 24/04/2021

Que livro
Nossa esse livro é incrível, eu amei literalmente tudo dele a história os personagens a escrita tudo te abraça e te traz pra o universo de uma forma única e avassaladora.
Ele conta a história da Beth uma órfã que aprendeu a jogar charred no porão do orfanato jogando com o zelador e acabou se tornando uma figura importante no xadrez mundial.
Tinha muito tempo que eu não lia um livro que me comovia e me viciava tanto, acho que é uma leitura que vale a pena de qualquer um fazer.

Gabriel Talles 22/04/2021

?Would you like to play chess??
Nossa, que livro cativante e incrível. Talvez o livro que mais me prendeu esse ano, mesmo em outra língua não conseguia parar de ler e ficar curioso para as próximas páginas, cada reviravolta na história da personagem e os reflexos disso nos jogos dela, impressionante. Voltarei a jogar xadrez até.

Wilson 21/03/2021

Seriado ficou parecido com o livro - ambos excelentes
Um dos raros seriados/filmes que conseguiu passar a sensação de ler o livro. Esse livro tem praticamente o mesmo conteúdo do seriado. Em alguns momentos o livro ficou melhor, em outros foi o contrário. Livro e seriado excelentes ! Recomendo ambos....

Julia 08/03/2021

Quando o filme/série é melhor que o livro
Quando comecei a ler o livro, sabia que não seria muito diferente da série, pelas outras resenhas aqui do skoob, mas esperava ver um aprofundamento maior nos temas que a série aborda, como o vício, o abandono, o mundo machista do xadrez, o próprio xadrez, a "mística feminina" das donas de casa sem propósito de vida, a branquitude, que na série ficou não só superficial como mal feito mesmo, e a própria psique dos personagens.
Não devia, e várias vezes pensei em abandonar o livro. A escrita é extremamente seca, mas não de uma forma boa. A história é bem bolada, o assunto é original, os temas são importantes, mas parou por aí. Parece só uma ideia, no máximo um script, que a série conseguiu utilizar praticamente todos os diálogos e ainda adicionou uns melhores, e recheou o vazio com ótima ambientação e direção e atores excelentes.
Recomendo ficar só na série do Netflix mesmo. Não vale a pena ler os dois, pois não se complementam. A série e superior e ponto.

Cami 07/03/2021

O livro conta a história de Elizabeth Harmon, uma jovem que se torna orfã, após um acidente de carro ter matado sua mãe, à levando a casa methuen. No orfanato, Beth descobre o enigmático mundo do xadrez com a ajuda do zelador, se mostrando desde pequena, um verdadeiro prodígio. Ao decorrer da história vemos a narração de sua vida, desde  sua infância até a maturidade, o passar de campeonatos regionais e internacionais e seus vícios.

Assisti a série a algum tempo e ela se tornou uma das minhas favoritas da vida, então pesquisando sobre descobri que tinha um livro e resolvi ler, o livro é bom? sim, é tão bom quanto a adaptação? não.
Achei que série pegou tudo de bom que o livro tinha e tornou imensamente melhor, sem contar que na adaptação temos a Anya Taylor-Joy interpretando a Beth e, sinceramente a mulher é espetacular, a atuação impecável, uma beleza extraordinária, uma deusa.
O livro é ótimo, eu amei ver os pensamentos da Beth em cada jogada que ela fazia, a leitura valeu a pena por isso: estar na mente dela, ver o que ela pensa, como ela se sente e convenhamos a Beth é genial, um gênio que bebê muita cerveja e adora um cigarro. A história tem uma pitadinha de superação, acho até que pode ser considerada uma história de amadurecimento, vemos ela crescendo e se tornando a mulher extraordinária que ela é durante o decorrer do livro, é tão bom ver ela crescendo, se superando e se tornando a melhor do mundo. Eu nunca pensei que fosse gostar tanto de uma história em que basicamente a protagonista joga xadrez o livro todo, mas eu gostei muito. É errado eu me achar parecida com ela? não. Amo essa história e a Beth com todo o meu coração? sim. Comecei a me interessar por xadrez só por causa dessa história? com toda certeza.
Bart 30/07/2021minha estante
Ai meu coração ??!! É um dos próximos livros, peguei semana passada!!
Mt bom saber que vc curtiu!!
?????

João gabriel 11/09/2021minha estante
Nossa tem um livro! eu vi a metade da serie só ,vou colocqr esse na minha lista