The Queen

The Queen's Gambit Walter Tevis

Resenhas - The Queen's Gambit

bibia 23/05/2021

Acho que a nota varia muito de acordo com a pessoa que lê. O livro é basicamente sobre xadrez mas mesmo se você não souber jogar (como eu) é realmente incrível. O cérebro de gênio deles é uma coisa que assusta - pelo menos para mim - e a Beth é uma personagem com vício em ganhar, ambiciosa e determinada.
É a minha minissérie favorita então eu resolvi ler o livro, amei os dois igual, tiveram cenas que eu preferi no livro e cenas que eu preferi na série, um equilíbrio perfeito (recomendo muito os dois).
Se você gosta de livros que tem romance, não vá com muita esperança pra esse aqui, porque não tem quase nada. O foco é mais na personagem principal e na trajetória dela na vida e no xadrez, porém temos algumas cenas com o Benny que são incríveis.
(gatilhos com foco em estupro no início & vício (álcool e pílulas)
Honeymoons 08/01/2023minha estante
Achei o livro muito bom no meu ponto de vista. Gostei de como mostra o ponto de vista da Beth e a vida dela do começo até o "fim".

Cami 07/03/2021

O livro conta a história de Elizabeth Harmon, uma jovem que se torna orfã, após um acidente de carro ter matado sua mãe, à levando a casa methuen. No orfanato, Beth descobre o enigmático mundo do xadrez com a ajuda do zelador, se mostrando desde pequena, um verdadeiro prodígio. Ao decorrer da história vemos a narração de sua vida, desde  sua infância até a maturidade, o passar de campeonatos regionais e internacionais e seus vícios.

Assisti a série a algum tempo e ela se tornou uma das minhas favoritas da vida, então pesquisando sobre descobri que tinha um livro e resolvi ler, o livro é bom? sim, é tão bom quanto a adaptação? não.
Achei que série pegou tudo de bom que o livro tinha e tornou imensamente melhor, sem contar que na adaptação temos a Anya Taylor-Joy interpretando a Beth e, sinceramente a mulher é espetacular, a atuação impecável, uma beleza extraordinária, uma deusa.
O livro é ótimo, eu amei ver os pensamentos da Beth em cada jogada que ela fazia, a leitura valeu a pena por isso: estar na mente dela, ver o que ela pensa, como ela se sente e convenhamos a Beth é genial, um gênio que bebê muita cerveja e adora um cigarro. A história tem uma pitadinha de superação, acho até que pode ser considerada uma história de amadurecimento, vemos ela crescendo e se tornando a mulher extraordinária que ela é durante o decorrer do livro, é tão bom ver ela crescendo, se superando e se tornando a melhor do mundo. Eu nunca pensei que fosse gostar tanto de uma história em que basicamente a protagonista joga xadrez o livro todo, mas eu gostei muito. É errado eu me achar parecida com ela? não. Amo essa história e a Beth com todo o meu coração? sim. Comecei a me interessar por xadrez só por causa dessa história? com toda certeza.
Bart 30/07/2021minha estante
Ai meu coração ??!! É um dos próximos livros, peguei semana passada!!
Mt bom saber que vc curtiu!!
?????

João gabriel 11/09/2021minha estante
Nossa tem um livro! eu vi a metade da serie só ,vou colocqr esse na minha lista

Thiago Araujo 19/10/2021

A vida em xeque
O Gambito da Rainha é aquele livro que pode assustar aqueles que não tem a mente matemática de um jogador de xadrez. Mas garanto, fica só na suspeita mesmo.

Mesmo sem saber exatamente o que Beth fazia em seus tabuleiros reais ou mentais, a narrativa segue muito bem.

O que vale é a capacidade humana de se adaptar, de usar as suas facilidades, de se apaixonar pelo que faz e de se perceber enredado em uma série de problemas por mergulhar demais nessa paixão.

Quem está do nosso lado realmente? Conseguimos seguir sempre sozinhos? Nossos talentos nos bastam? São perguntas que Beth procura responder, vencendo torneios e adversários, vencendo a vida.

No grande tabuleiro da vida, o importante é sempre buscar uma saída, seja ela simples ou brilhante.

Weltri 07/11/2020

Não gostei tanto do livro quanto eu gostei da série, mas ele é incrível também, algumas coisas fizeram mais sentido e foi muito legal ver o que a Beth estava pensando em algumas partes;
Acho que o que eu não gostei tanto (mas isso foi culpa minha kk) foi que todas as partidas importantes eu já sabia quem ganhava, então não tive tantas surpresas, mas não fez eu gostar menos do livro, amei como todos os assuntos foram abordados e explorados.
Além disso tudo é impossível não torcer pela Beth, seja no jogo ou na vida, e não ter vontade de aprender xadrez
vulgo_leitora 16/12/2020minha estante
Tem algum livro que tá em português?

Weltri 16/12/2020minha estante
Leitora, acho que ainda não :c eu comprei pela amazon em inglês mesmo, mas talvez com a série agora eles tragam ele em br

Amanda.Tavares 28/03/2024

Eu queria ver a série, mas não antes de ler o livro. Acho que a série deve ser melhor, porque o livro não é lá essas coisas...
Flávia 28/03/2024minha estante
A série é muito boa

Bruna 28/03/2024minha estante
Não li o livro, mas a série é MUITO BOA

Júnior 28/03/2024minha estante
ah série e realmente mto boa

Luizaaa 24/04/2021

Que livro
Nossa esse livro é incrível, eu amei literalmente tudo dele a história os personagens a escrita tudo te abraça e te traz pra o universo de uma forma única e avassaladora.
Ele conta a história da Beth uma órfã que aprendeu a jogar charred no porão do orfanato jogando com o zelador e acabou se tornando uma figura importante no xadrez mundial.
Tinha muito tempo que eu não lia um livro que me comovia e me viciava tanto, acho que é uma leitura que vale a pena de qualquer um fazer.

Wilson 21/03/2021

Seriado ficou parecido com o livro - ambos excelentes
Um dos raros seriados/filmes que conseguiu passar a sensação de ler o livro. Esse livro tem praticamente o mesmo conteúdo do seriado. Em alguns momentos o livro ficou melhor, em outros foi o contrário. Livro e seriado excelentes ! Recomendo ambos....

Lara 23/07/2023

Muito bom livro, a história é ótima, super envolvente, é bem construído e flui muito bem. Eu li depois de ter assistindo a série, e é igualzinho, vale muito a pena a leitura!

Natasha 29/01/2021

Considerando que a maioria das pessoas vai ler o livro por causa da série, assim como eu, acho que é relevante dizer que a série é sim bem parecida com o livro, por mais que tenham momentos diferentes.

Dito isso, é um bom livro e com uma história interessante, não posso afirmar se surpreendente pois já sabia tudo o que ia acontecer, mas foi uma boa diversão. Inclusive, conhecer os pensamentos dela e a relação dela com as pílulas de modo melhor foi um dos pontos altos da história.

Juliana.Faria 09/12/2020

Interessante e envolvente
É um livro denso e complexo, e uma das leituras mais interessantes desse ano pra mim. Eu não entendo nada de xadrez, mas cada descrição de jogo me deixava encantada. Pra mim, ele consegue passar uma paixão tão grande com a escrita. Ele fala do xadrez como uma dança, e eu achei tão envolvente quanto.

O livro tem várias situações muito difíceis, mas Beth é uma personagem forte e determinada. Claro que as vezes ela cai, e temos uma visão dos seus vícios, suas maneiras de lidar com a dor, a decepção, a frustração, que são extremamente destrutivas. Mas, apesar de extremamente introvertida, ela sempre encontra pessoas que a amparam pelo caminho.

Lá pela metade do livro tanta coisa tinha acontecido que eu fiquei me perguntando como seria o final. Mas ele vai se delineando lindamente e, no fim das contas, é e não é esperado. Eu pensei que ele contaria um pouco mais da história, avançaria até os 21 anos dela para ter a visão completa. Mas não me decepcionou ele ter parado nos 19, continuou sendo espetacular. Com certeza entrou pros meus livros favoritos!
Julia Nunes 12/12/2020minha estante
Oi, vc leu em inglês ou vc achou a tradução?

Juliana.Faria 14/12/2020minha estante
Eu li em inglês mesmo!

Gabriel Talles 22/04/2021

?Would you like to play chess??
Nossa, que livro cativante e incrível. Talvez o livro que mais me prendeu esse ano, mesmo em outra língua não conseguia parar de ler e ficar curioso para as próximas páginas, cada reviravolta na história da personagem e os reflexos disso nos jogos dela, impressionante. Voltarei a jogar xadrez até.

Cho 31/12/2020

Thrilling
First of all, I need to say I love the Queen's Gambit novel cover (1st edition, 1983) by Will Barnet. The man is about to topple his king while the woman looks impassive at him, leaning over the board.

The Queen's Gambit lives up to one?s title much more in the book than in the series, because you can see how many times she played it. It is a opening in which a player moves pawn to queen four and follows it with pawn to queen's bishop four, sacrificing a pawn to gain an advantage. Also, It was the first opening she learned and the last one she played in the book.

I can only recognize the pieces on their home squares: rook, knight, bishop, queen, king, and the row of pawns in front of them. And their squares names. But I can't picture them in my mind as Beth could. During the reading, I caught myself sometimes wishing to set up the positions on a chessboard, if I had one, and to play her games to see clearly how it was going on.
I don't know a thing about chess, but I was thrilled for her.

Netflix?s adaptation of ?The Queen?s Gambit" copies everything, even the dialogues are ipsis litteris. Apart from her mother's backstory - that is not even mentioned in the book - showed in flashbacks in the adaptation; the introduction of a new character, Cleo (probably based on Jenny Baynes, who apppers only once in the book); and some details in the end, I'd say that a few things were changed from the book. But If I could choose, I'd rather had read the book first.

Ceci 01/01/2021

Adaptação incrível
Impressionante como a adaptação da Netflix foi fiel ao livro, é interessante ver o pensamento da Beth em determinados momentos mas no geral quase tudo é igual.

Bee 12/11/2020

Fora dos padrões atuais
Sendo o livro de 1983 não é tão surpreendente ele ser um tipo de leitura totalmente diferente dos livros atuais. Para quem chegou aqui para saber se vale a pena ler o livro depois de ter assistido a série, minha resposta é: sim e não. Como sempre a vantagem do livro é você saber todos os pensamentos e sentimentos do personagem sem nenhuma dúvida do que está acontecendo. Em muitas cenas, o que se passa na cabeça da Beth é extremamente importante. A série foi inspirada no livro de forma que muitas vezes até os diálogos são os mesmos. Poucas cenas se passaram de forma diferente, porém, as que foram modificadas fazem mais sentido as que estão presentes no livro. Não vale a pena ler o livro se você se incomoda de já saber quem vai ganhar cada jogo ou se você não entende muito de xadrez, porque, diferentemente do televisionado, vai faltar um pouco da emoção em comparação ao que é visto na série.
Mas, em geral, o livro é muito bom e é bem suave e agradável de se ler.

biancanmendes 11/01/2021

Um ótima experiência após assistir a série
Confesso que só me interessei pelo livro após me apaixonar pela Beth da série da Netflix. E não me decepcionei nem um pouco com a Beth do livro.
Antes de qualquer coisa, preciso dizer que a série fez uma adaptação bastante fiel da narrativa de Walter Tevis. Porém, foi uma experiência muito interessante saber o que se passava na cabeça da Beth em todos os momentos.
Essa foi minha primeira leitura em inglês e acabou sendo um pouco difícil para entender alguns termos do xadrez, mas no geral, achei o livro muito bom e indico para todos aqueles que amaram o Gambito da Rainha da Netflix!