Jeremias: Alma

Resenhas - Jeremias: Alma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila Roque 05/04/2024

Tão sensível...
Particularmente, gostei mais deste livro do que de Pele (que também é excelente).

Me identifiquei muito com o Jeremias. Esse ano comecei a pesquisar minha árvore genealógica, mas é muito difícil. Apagaram nossas histórias e, aqueles que sobreviveram, às vezes viveram tanta coisa que não querem falar sobre.

Então a solução encontrada pelo Jeremias é linda e poética. Recomendo para todos aqueles que, como eu, são negros e sentem falta de conhecer a sua origem.

Excelente leitura!

Ps.: as sombras contam (ou discontam) histórias nesse quadrinho também. Prestem atenção a elas!!

S. K. 08/03/2024

Emocionante e empoderador
Jeremias me prendeu do início ao fim. Eu simplesmente não conseguia largar os quadrinhos. Confesso que na infância e até nas minhas leituras recentes nunca me importei muito com esse personagem, e, por isso, é incrível ver ele finalmente ganhando aprofundamento de forma tão interessante!
A narrativa toca pontos muitos sensíveis, e, enquanto mulher negra, não teria como eu não me emocionar quando Jeremias questiona a história dos seus antepassados. A forma como nossa identidade foi apagada sempre irá me revoltar… Por outro lado, é lindo ver a arte e as novas gerações refletidas no Jerê ressignificando essas dores.
Não sei nem por onde começar a elogiar o trabalho de Rafael Calça e Jefferson Costa. Juntos, eles conseguiram construir uma história infantil repleta de referências a cultura e história negra, para além das artes super bem feitas e cheias de detalhes. Estou apaixonada e empoderada por eles. Quero muito ler as outras duas graphics do Jeremias produzidas por eles.
Enfim, com certeza recomendo para todos! Entretanto, acho que pode ser melhor aproveitado por crianças maiores de 9/10 anos.

Bailarina Azul 06/12/2023

Da alma de Jeremias para a minha alma.
Que texto lindo, que leitura necessária e que arte impecável a desta Graphic Novel. Como arte educadora e mulher preta, acredito que leituras como esta se fazem necessárias nos dias atuais e para sempre.

Jeremia alma, narra a realidade vivida pelo povo preto desde sempre, nossas histórias apagadas e escondidas pela branquitude. Que as novas gerações possam ter acesso à informações como estas e que façam um bom uso disso. Vidas negras importam.

Rodrigo.Macedo 03/12/2023

Fundamental
Livro fundamental para a formação das nossas crianças. Usa uma linguagem acessível para tratar das várias manifestações do racismo em nossa sociedade.

Jeremias está amadurecendo e sua visão de mundo está ficando cada vez mais profunda. Estamos aprendendo junto com ele as diversas facetas do racismo.

Em "Jerê Pele", Jeremias ainda não tinha consciência de como sua vida seria mais difícil por ser preto. Já em "Alma", Jerê questiona-se sobre sua ancestralidade e a resposta dos autores foi uma verdadeira aula. Uma aula de sensibilidade.

Livro para ler e reler, acompanhado dos pequenos ou não. Indicado para todas as idades. Um grande serviço social!

Thai.Campos 13/11/2023

Emocionante
Mais uma vez a Turma da Monica surpreende. Jeremias - Alma é uma história linda, comovente e histórico. Fazendo um levantamento representativo e um debate visual, os quadrinhos se tornam especiais e inesquecíveis para os leitores.

Leo Biage 12/11/2023

Um livro de emoções...
É impressionante a capacidade desse livro de nos despertar emoções. O autor cria arcos, que se interligam ao final, com uma incrível capacidade interseccional.
Impossível ler e não ser atingido de alguma forma, em 96 páginas ele consegue através da literatura e da arte manifestada nas ilustrações alcançar um nível de densidade ímpar.
Jeremias e sua família nos colocam em um turbilhão de emoções e conhecimento.

Lu 05/10/2023

Sabe aquelas leituras que você faz em uma hora que te mudam para sempre? Esse quadrinho é um quadrinho necessário. Ela fala do apagamento histórico e a necessidade de se contar histórias. Além disso, ele tem um capricho incrível nas ilustrações e na forma de contar sobre as coisas, por outros elementos Além dos escritos. É um quadrinho que recomendo para todos, principalmente crianças, e para se ler mais de uma vez .

Marieliton M. B. 27/08/2023

Sejamos donos de nossas histórias
Jeremias é um garoto com muito talento para criar e contar histórias. Porém, os seus ancestrais carregam o fardo de terem suas histórias muitas vezes distorcidas e, até mesmo, apagadas. Mas uma coisa forte segue no sangue daqueles que continuam a jornada: a alma. E com ela é possível resgatar as histórias que um dia ficaram para trás.

A tarefa dos autores Rafael Calça e Jefferson Costa não era nada fácil nesse 2º trabalho com o personagem Jeremias - ou seja, chegar perto da obra-prima que foi Jeremias: Pele. Apesar de ser um novo trabalho, com uma história diferente da primeira obra, era quase impossível ler esse gibi sem estar com as expectativas altas.

Pra mim esse gibi não é tão genial e tocante como o anterior. Mas nem por isso ele perde em qualidade, seja na narrativa ou no visual. Enfim, é mais um ótimo trabalho da dupla.

O que mais curti na leitura foi perceber o crescimento do personagem entre um gibi e outro. Sem falar nas ótimas homenagens ao longo do quadrinho.

E pra não dizer que não me emocionei novamente lendo Jeremias, as últimas páginas me deixaram com os olhos marejados. 🥲

oariellucas 18/07/2023

Um quadrinho com alma
Uma história sensível, de tirar o fôlego, com toda a atenção que precisa e toda a dedicação que dos autores nesse trabalho incrível que estão fazendo com o Jeremias.

É muito triste saber que nós negros não temos uma herança familiar e antepassados porque nossa história foi destruída pelos escravocratas. E em Jeremias isso é contado com uma maestria excepcional.

Carla Carolina 29/06/2023

Sem palavras para descrever essa leitura.
Simplesmente leiam e de preferência com um lencinho do lado.
A história é a ilustração são lindas, e emocionante, pois nela Jeremias vai pesquisar sobre sua história seu passado seus ancestrais.

Beta 05/06/2023

Para mim é o melhor da duologia, mais intenso e bem escrito. Como minha personagem fav é a mãe do Jere, amei ver a história dela.

Henry 22/05/2023

A beleza da ancestralidade
BREVE SINOPSE: Jeremias percebe que não conhece suas próprias raízes, e parte em busca do autoconhecimento, numa emocionante história sobre um menino que deseja contar histórias.

ARTE: Jefferson Costa possui um traço muito característico que, de acordo com Maurício de Sousa, "faz bem para a alma". E de fato, faz. As cores combinam perfeitamente com os climas de cada cena. Ponto altíssimo para as sombras e diversas referências incríveis que Jefferson adiciona à obra. Incrível.

CRÍTICAS GERAIS: É chover no molhado elogiar qualquer obra do selo MSP. "Alma" é educativo. Necessário. Nos faz refletir sobre a importância de conhecermos nossa ancestralidade, saber de onde viemos.
Rafael Calça fala com muita emoção e propriedade sobre assuntos como racismo e representatividade, apenas requer ao leitor prestar atenção, divertir-se e aprender.

Luiza.Oliveira 01/05/2023

Narrativa com uma arte incrível e um roteiro cheio de ancestralidade e resgate da cultura negra. Jeremias sempre um importante e forte protagonista.

Carol 25/03/2023

História linda, arte maravilhosa! O enaixe entre a históeria e o título me deixou encantada. Vale muito a pena a leitura!

Luiz Santiago 18/03/2023

Emocionante
Essa dupla não cansa de nos impressionar. Mais uma história linda, cheia de referências culturais e com uma intenção que gerará excelentes debates sobre a criação de histórias inclusivas e antirrascistas pelos artistas do futuro.

[Plano Crítico]
planocritico.com