Senciente Nível 5

Senciente Nível 5 Carol Chiovatto

Resenhas - Senciente Nível 5

Carlinha 20/04/2024

Iniciei a leitura devido a um desafio de leitura de um grupo do Facebook que participo, o Kindle-Lerune.

O tema do mês de abril era Livro com Título Estranho/Diferente/Sem Sentido.

A minha escolha foi o Livro Sensciente Nível 5, um livro que tinha sido recomendado pela Duda's Livros e Livrices e que eu estava doida pra ler por ser um Sci-Fi nacional escrito por uma mulher, então uni o útil ao agradável.

Sen.ci.ên.cia [s.f.]. capacidade de ter consciência de sensações e sentimentos. Faculdade de perceber o mundo ao redor pelos sentidos de maneira consciente.

Gostei do livro, eh bem curtinho, tem capítulos também curtos que intercalam entre os personagens, então a leitura fica bem fluida.
Amei a NYX, uma inteligência artificial que foge do estereótipo.
Achei o final meio corrido, queria mais desenvolvimento da história, mas mesmo assim gostei bastante.

MaF3r 07/04/2024

Entretida do início ao fim. Capítulos curtos, que intercalam a narradores, contribui para criar uma conexão e um plano de desenvolvimento da Lin e Teo.

Por volta dos 75% fiquei confusa pelos cortes entre capítulos que acabaram por não mostrar o "real motivo de um dos primeiros plots". Contudo no posfácio temos uma análise total da história onde consegui perceber oque havia perdido.

Adorei a influência humana nas pesquisas e nas tramas políticas. Temos diversos personagem, todos diferentes entre si, porém com personalidades próprias.

Me apaixonei pela escrita da autora e sua criatividade para o desenvolvimento do mundo, seus sistemas e seres.

Minha única desavença com a história são realmente os cortes de capítulos muito rápido entre si, entendo que acabam por dar uma agilidade, mas realmente quebram a expectativa e o fluxo.

Duda´s 27/03/2024

Maravilhosa
Carol Chiovatto não decepciona. Esse livro é curtinho, fácil de ler e envolvente. Os capítulos são curtos e você fica querendo continuar a leitura de tão fluido que é.

Ficção científica não é meu gênero favorito, mas como já amava a escrita da autora, peguei pra ler e devorei. Tem romance, tem reflexões sobre sociedade e inteligência artificial.

Amei e me diverti durante a história, torci pelo casal e fui surpreendida em várias partes. Se você não leu nada da autora, precisa ler, uma das melhores autoras nacionais.

Elyene 03/03/2024

Uma montanha-russa
A reação ao livro foi o que me trouxe a ele. Muito bom ver uma ficção científica brasileira escrita por uma autora conseguir criar burburinhos! Do início à metade do livro, estava achando tudo interessante, com uma pegada inteligente e analítica que reflete muito da natureza humana. Não senti falta de uma explicação profunda sobre a sociedade, entendi o pano de fundo criado e me foi suficiente. De 50% até uns 80% fiquei APAIXONADA! Toda a dinâmica criada entre as personagens me conquistou demais! E ai, o final achei que deixou a desejar, não sei. Quando tudo ficou de certa forma resolvida, senti que o final ficou corrido e até as conexões que queríamos ver não foram exploradas para a felicidade dos nossos corações. A sensação de que o livro já tinha acabado, mas as páginas não tirou um tanto da magia e me fez torcer para que ele chegasse logo ao fim, o que, de jeito nenhum, é a melhor forma de se despedir de uma leitura. Mas vou me apegar ao sentimento bom que cresceu em mim e definir esta como uma boa experiência!

P. G. S. ZAGO 20/02/2024

Ficção científica brilhante com olhar humano e empático sobre um futuro altamente tecnológico
Senciente Nível 5 é uma experiência literária visionária, em que vislumbramos uma possibilidade de futuro altamente tecnológica, no qual há equilíbrio entre as ciências, e o conhecimento científico, embora seja sinônimo de supremacia, é utilizado para compreender o outro em sua essência.

Nessa ficção científica enérgica, a autora Carol Chiovatto esbanja seu brilhantismo narrativo e conquista com seus personagens verdadeiros, que se caracterizam pela humanidade, ainda que ambientados em um universo futurista intergalático.

Uma guerra está prestes a eclodir e duas figuras importantes e imponentes, representantes de povos diferentes precisam unir-se e aliar-se para evitar uma destruição em massa de tudo aquilo que consideram essencial.

Lin é a capitã da Blígia 1, parte de um sistema que constitui uma Universidade, dedicada a Filosofia, Artes e Ciências Sociais. Uma mulher influente e destemida, curiosa e ávida por conhecimento, cujas ações são pautadas pelo raciocínio lógico-científico, mas também por uma profunda empatia.

Ela é a encarregada de resgatar Teo, emissário de Lena-Hátia, um povo considerado inferior, bruto e primitivo, feito prisioneiro nas negociações entre os dois povos e cuja vida está ameaçada por um suposto mal-entendido.

Teo, inicialmente, se mostra arrogante, resistente e reticente em confiar e aliar-se à Lin, mas à medida que as situações caóticas os impulsionam a seguirem juntos, confidenciando ao outro mais do que gostariam para salvar as próprias vidas e preservar seus povos, percebem que há mais coisas que os aproximam do que os distanciam.

A autora conduz com humor e leveza uma história repleta de aventura e mistérios, intrigas e traições, que tangencia temas relevantes como relações de poder, sexualidade e opressão.

A relação entre os personagens, que buscam conexões reais, apesar do contexto tecnológico que geralmente tem conotação de afastamento, garante à história um viés especial e ainda mais instigante, fazendo um paralelo com a forma como nos relacionamos atualmente e como as relações humanas podem ser afetadas por desinformação, preconceitos e distanciamento.

No livro, a reação inicial dos personagens é desconfiança e receio com o outro, pois, em tese, o outro representa perigo e, potencialmente, destruição. À medida que o medo do desconhecido leva à curiosidade e ao diálogo, os personagens desconstroem conceitos errados e estabelecem um forma saudável de comunicação, que conduz ao entendimento e até à sedução.

Outro fator importante dessa história é a forma como a autora apresenta um dos personagens mais interessantes e emblemáticos do livro: a Inteligência Artificial Nyx, que se torna uma importante aliada para os protagonistas e mostra seu lado "humanizado" a partir da sua curiosidade sobre os padrões de comportamento humano, e do seu modo "inteligência emocional" ativado.

A I.A. introduz algumas reflexões importantes sobre o papel da tecnologia e o modo como interfere nas relações pessoais, seus perigos e suas muitas contribuições para uma sociedade mais evoluída, não apenas tecnologicamente, mas também do ponto de vista do olhar humano, acolhedor e empático.

Impossível deixar de destacar, também, as representações do feminino trazidas nessa obra, que tão sutil e brilhantemente mostrou a evolução social no sentido de valorizar e respeitar as mulheres, construindo personagens que mostram as diversas facetas do poder feminino e da feminilidade, e uma sociedade em que as mulheres são realmente livres, em todos os aspectos.

Carol Chiovatto entrega aqui uma obra fantástica que conduz à esperança de um futuro em que, ainda que não isento de conflitos, é possível evoluir e encontrar o equilíbrio através de negociação, diplomacia e empatia, com um olhar acolhedor para a diversidade. Um futuro no qual as relações humanas sejam pautadas pela comunicação e respeito.

Aventure-se por esse universo fantástico da ficção científica e absorva toda a potência de um livro realmente excelente.

Ana Luiza 25/12/2023

A única coisa ruim esses livro é ele ser curto!
"Senciente Nível 5", de Carol Chiovatto, é uma pérola da ficção científica que me conquistou do início ao fim. A leitura é envolvente, proporcionando uma imersão visceral em um universo diferente, mas muito fascinante. Uma das maiores qualidade dessa novela é a representação realista dos personagens, sem dualidades simplistas entre o bem e o mal, mas sim motivações, interesses e desejos complexos.

A dinâmica entre Lin e Theo é a cereja do bolo, com um desenrolar que te encanta, o final acabou me deixando querendo mais... Bom, pelo menos mais um capítulo extra das férias da Lin com o Theo haha.

Nix me deixou brisando sobre os desdobramentos de uma inteligência artificial tão avançada. A relação entre Rea e Theo, explorando a dinâmica única dos gêmeos, adiciona camadas emocionais à narrativa que eu não esperava, mas que me fizeram amar ainda mais a história.

A agilidade e dinamismo da história são pontos positivos, me cativando do início ao fim. A escolha de intercalar os pensamentos dos protagonistas contribui para uma compreensão de suas perspectivas, tornando mais fácil a conexão com os personagens.

Se você é fã de Ursula K. Le Guin, acredito que vai adorar ler "Senciente Nível 5"!

Amanda 13/12/2023

Mais um excelente da Carol
Virei fã da Carol desde o instante em que li PB, e agora continuo admirando suas histórias. Apesar do ambiente todo novo em comparação aos outros, continua sendo uma delícia ver a versatilidade da Carol em criar mundos incríveis. Amei!

Tulio.Gama 07/12/2023

Ágil ficção
Não foi uma leitura tão fácil quanto esperava. Como toda boa ficção científica, traz nuances que diz muito sobre os tempos. Embora tenha ação direto do começo ao fim, abre espaço para reflexões pertinentes sobre conhecimento, política e relações. Episódico e ótimo.

DanieleNapoli 04/12/2023

Uma leitura rápida e agradável. No entanto, senti falta de várias explicações sobre o universo criado pela autora. E o final me pareceu corrido. Como se a autora tivesse se cansado de escrever e simplesmente jogou o final na nossa cara. Além disso, como eu sou a louca do romance, senti falta de mais desenvolvimento entre a Lin e o Teo. É isso, eu queria mais páginas e menos coisa jogada. Ainda vale a leitura. O ritmo é bem rápido (eu que fiquei com preguiça porque estava lendo em ebook, caso contrário teria lido super rápido).
Vinicius 15/12/2023minha estante
Eu também me senti da mesma forma.

Aline Guedes 15/11/2023

Amei
Acho que quero ler tudo que a Carol escrever.

Que livro bom!!! Quando acabou deu até uma tristeza por ter que sair desse universo.

Amei a história, os personagens, a escrita, a universidade, a Nyx. Já quero mais!

Katharina.Pedrosa 15/10/2023

Não funcionou para mim
Achei que faltou desenvolvimento sobre a complexidade política dos planetas e espécies envolvidas. Achei original a metodologia de pesquisa apresentada e a forma como as ciências biológicas e humanas podem coexistir em uma sociedade. Gostei do posfácio da autora e da intenção por trás da escrita desta obra. Por isto, pretendo ler outros livros dela.

Pedro Peixoto 22/09/2023

Fricção científica é mesmo divertido
Tudo bem, talvez colocar Senciente nível 5 nessa classificação seja um pouco exagerado, apesar de, sim, todo o tesão dessa história (metafórico e literal) ter me pego de surpresa

A história é bem amarrada. É curta e direta, mas ainda complexa e muito rica. O universo é encantador, e os personagens possuem diversas faces e camadas, o que é sempre bem-vindo

Talvez o enredo em si tenha sido a parte que menos me chamou atenção. Principalmente por ser criar uma tensão grande para uma cena que resolveu de maneira muito simples todo o rolê. Mas, é claro, o que faz uma boa história são boas personalidades, e aqui temos isso aos montes

A parte que mais me intrigou foi o desenvolvimento de Nyx, e, com base em experiências anteriores, acho que a forma como a Chiovatto enxerga, analisa, representa, desenvolve e discorre sobre pessoas e sua humanidade é a coisa mais bonita e que mais me encanta em suas histórias (ainda que, nesse caso, não tenha ninguém explicitamente "humano", no sentido literal como espécie)

Apesar das inevitáveis constantes, vi uma faceta como autora mais diferente do que eu esperava da apresentada em Porém Bruxa, mas igualmente admirável

Jessica Pertile 15/09/2023

Que livro!
Capitã Lin tem um desafio, resgatar o irmão e também emissário da Soberana Rea, Teo, mas acontecimentos estranhos abalam os pensamentos dos dois.

Levada a conviver com o Teo, Lin vai descobrir que cometeu alguns erros, seus "pré-conceitos" a levaram a julgamentos injustos e o que ela achava que estava sobre controle será a sua maior surpresa, e ainda bem!

Gente, eu amei senciente nivel 5, uma sci-fi curta, intrigante e que me atraiu para a inteligencia artificial, Nyx, adorei como a escritora trouxe essa ia no livro, a capitã Linn é incrivel e o Teo nem se fala, a história tem um plot muito bom e a Carol escreve muito bem.
Foi o primeiro livro que li da escritora e amei!

super indico!

site: https://www.instagram.com/bibliotecadebolso.br/

Rnata 05/09/2023

Me encontro na galáxia
????
???????: 172
??????: Carol Chiovatto
???????: Avec

? Senciente Nível 5 é uma história de ficção científica nacional que trata sobre uma guerra entre povos diferentes no espaço sideral.
?Essa guerra começa com a prisão de Teo, irmão da soberana Rea de Lena Hatia. Teo é aprisionado na universidade da Bílgia para impedir uma grande guerra, porém com um ataque a universidade Teo é a principal responsabilidade de Lin, a capitã da universidade.
? Lin tenta impedir que Teo seja morto pelo ataque de sua irmã. Sem saber o porquê do ataque inesperado de Rea, Lin e toda a guarda da universidade tentam contata-la e assegurar que Teo está bem e em segurança, porém isso não é nada fácil.
? Lin e Teo contam com uma I.A, chamada NYX, que controla todos os computadores da Bílgia, e pode ajuda-los a enfrentar e sair com vida dessa batalha.
?Após muitos mistérios e perguntas sem respostas Lin, Teo e NYX partem em missão para responder questionamentos, há um traitor? Quem mentiu pra Rea sobre a morte de Teo? Porque os soldados de sua irmã queriam mata-lo? Essas perguntas assombram durante a jornada.
?Esse livro me fez ama-lo pelo simples fato de ser ficção científica no espaço, e segundo porque é nacional, eu amo isso. Os personagens são engraçados e cativantes, e as grandes reviravoltas que acontecem deixam você de queixo caído, queria esquecer tudo pra ler novamente.
?Recomendo pra quem ama ficção científica e gosta de histórias com cenários do espaço sideral.

Daniel.Tschiedel 30/08/2023

Boa ficção científica nacional
Tinha adorado Porém Bruxa, livro da mesma autora, então foi natural resolver ler Senciente Nível 5.

O mundo e os personagens criados pela autora são fantásticos! A criatividade da autora foi excelente, e a escrita é leve e tranquila de acompanhar.

Mas me pareceu que faltou algo na trama. Você fica o tempo todo curioso pra descobrir o mistério, mas tudo se resolve de forma súbita. É como se o livro não tivesse clímax.

Também achei estranhas e meio forçadas as cenas de cunho sexual.

Apesar disso, é uma boa ficção científica nacional e vale a leitura.