O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Larissa Lorrayne 03/03/2024

Caramba
Nossa, esse livro mexe demais?

Conta a vida de uma garota desde a infância e adolescência com os pais, irmãos e avó.

Nem sei comentar o tanto que mexeu comigo esse livro. Senti todo a dor de Aglaia em cada palavra. Puts!

amanda3587 27/02/2024

Eu amo uma bom livro de mulher doida e esse aqui não deixou a desejar
?o inferno não é um lugar, eu sou o inferno ?

madujorge 18/02/2024

Você tem estômago forte?
Eu definitivamente não tenho, por isso, não leria novamente esse livro. A autora não poupa nos cenários, nos diálogos (externos e internos) e muito menos nos desfechos. Não é ruim, só é brutal. Não é o tipo de leitura que eu busco, mas foi bom ser impactada por essa experiência e sair um pouco da minha zona de conforto.

kett 16/02/2024

"Minha mente é uma floresta escura, uma floresta selvagem."
O livro apresenta um drama familiar angustiante, narrado pela protagonista Aglaia Negromonte. Ela fala sobre sua infância e juventude, marcadas pela rejeição e pelo desprezo da família. Sua vida muda quando ela descobre que seu pai tem uma filha com outra mulher (não é spoiler!), Thalie, que, após alguns acontecimentos, passa a conviver em sua casa, tomando tudo o que ela mais valoriza: o afeto, a confiança, e o amor. A partir disso, é apresentado como o ciúme, a inveja e a culpa podem levar a atitudes extremas.

"??? ?????, ??????????? ???????? ? ?????????????? ??????? ?? ????? ??????? ??? ??????? ? ?????? ??? ???????? ??? ???? ??????????."

Foi uma leitura impactante pra mim, e o que a tornou ainda mais impactante, foi eu ter me visto nos sentimentos de Aglaia. Eu não estou em uma situação como a apresentada no livro, mas estou passando por alguns episódios ruins na minha vida, que fazem com eu me sinta como a protagonista. Eu me vi muito em suas descrições de sentimentos, principalmente quando ela expõe sua tristeza e a angústia que consome seu corpo, e também a raiva de estar na situação, fazendo com que ela não tenha vontade de nada, sem qualquer energia.

"??? ??????????? ???????? ?? ?????? ???? ???????, ??? ?? ??????????? ???????????? ? ???? ?? ??? ????? ??????? ?? ??? ???? ?? ???????????. ???????? ????????? ??? ?? ??????? ? ? ????? ?????? ?? ??????."

Além disso, quando ela compartilhava suas lembranças de infância, também me vi. Enquanto lia, senti falta de certas ocasiões que vivi quando criança, e senti a dor de querer voltar para uma fase que pra mim era insuportável, mas vivendo o agora, vejo que na verdade, aquilo não era nem de perto o pior que eu viveria, fazendo com que agora, em partes, eu sinta saudade de coisas que nunca imaginei sentir.

"?????-?? ?? ??? ?????. ? ? ??? ????? ? ??????? ??? ????? ? ???? ??????"

O pássaro secreto me marcou de forma extremamente profunda, tanto pelo enredo, tanto pela forma como a Marilia retrata a mente de uma adolescente com problemas psiquiátricos e os problemas que ela enfrenta. E que escrita linda, beira o poético. ?

É um livro que me fez sentir empatia pela protagonista, mesmo ela cometendo atos terríveis. É um livro que me fez refletir sobre as minhas próprias dores. Gostaria de incluir um comentário que li na revista que acompanha o livro na edição da Tag: "Não é de imediato que a dor de O pássaro secreto nos arde. Ela cresce gradualmente."

O final do livro, não me agradou. Eu achei que a autora poderia ter escolhido outras formas de encerrar a história, que fossem mais coerentes e igualmente impactantes. Por isso, eu dei 4 estrelas, ao invés de 4,5. Mas isso não tira o mérito da obra, que é uma das mais bonitas e incomodas que já li.

Michele 09/02/2024

Aglaia Montenegro
Aglaia Montenegro nos impacta, nos enternece, nos irrita? Fica um misto de vontade de abraçar e vontade de chacoalhar. É um relato pesado, difícil, com uma quantidade absurda de gatilhos e é também marcante, fica reverberando por muito tempo após o término da leitura. É um baita livro!

fatimaria 07/02/2024

A escrita é muito boa, e o livro também se propõe a fazer algo com potencial de ser interessante, mas não consegui aproveitar. também não fui nada fã do final. ah, é a vida, as coisas acontecem assim do nada mesmo. não ligo. achei abrupto, fora do tom, forçado só para terminar o livro com um choque. a leitura já estava amargurando para mim e esse final apodreceu tudo de vez.

Clarissa 03/02/2024

Desconcertantemente humano.
Uma dor que pode atravessar qualquer um. Sombras, "assombrações" e certa dificuldade para lidar com os abismos do outro que também podem atravessar qualquer um. Marília Arnaud entregou profundidade e honestidade nesse livro. Vale a pena passar um tempo por essa história.

Tiago445 22/01/2024

3.5 escrita muito boa porém a protagonista é muito passiva agressiva as vezes me irritava bastante outras vezes entendia o que ela queria passar! a escrita é linda porém pesada em alguns momentos

IzaF. 13/01/2024

A inteligência de Aglaia é notável, outra coisa notável é a quantidade de orgulho que há nela; mesmo admitindo não sendo perfeita, em momento algum tentou mudar. Entendo que adolescência é difícil, no começo me vi na personagem, entretanto, Aglaia foi decaindo rapidamente (chegando à ruína), nunca tentou lidar com isso, reclamava da aparência mas não pensava em mudar, reclamava do pai, da mae e nao fazia nada a respeito. É dificil ser empática com ela.
A escrita (pensamentos) nao vao de acordo com suas ações.

Sobre o livro em si: Bem escrito, não muito envolvente.

AnaMarchi 29/12/2023

Wow
Confesso que ?queria? ler esse livro já faz uns dois anos, simplesmente porque ganhei de uma editora e achei a edição bonita? eu AGRADEÇO a Ana do passado por não ter lido antes. Com certeza eu não entenderia tão bem quanto entendo agora.

Me identifiquei em diversas partes, fiz várias marcações e coloquei 28 post it? é um bom livro pra marcar.

A história em si, é literalmente a gente acompanhando a vida de Aglaia. Todos os sentimentos dela perante a tal acontecimento. Não acontecem tantas coisas emocionantes, é mais pra você ler aquele sentimento estranho e se identificar?

Enfim, recomendo, mas tenho certeza que muita gente vai se decepcionar

Priscila.Mastranto 28/12/2023

Gostei muito do livro, em alguns trechos foi um pouco mais cansativa a leitura mas de uma forma geral vale muito a pena ler. A história da infância e adolescência de Aglaia nos mostra que um acontecimento pode mudar e influenciar muito no caminho que podemos levar na vida adulta. Não que a personagem já não tivesse pré-disposição para problemas psicológicos mas consegui, pelas palavras da escritora, me colocar no lugar da protagonista e compreender e respeitar suas atitudes por mais absurdas que parecessem. Muito triste o livro mas abre a mente para muitas reflexões.

Samira 13/12/2023

De embrulhar o estômago...
Forte, intenso e desolador. Quantas histórias parecidas não existem entre tantas famílias? Descasos que tornados patologias acabam por virar de cabeça para baixo um mundo inteiro...

Barbara1291 11/12/2023

MEU DEUS
Incrível seria pouco para falar desse livro, de como ele mexeu comigo, de como essa personagem entra nas nossas cabeças e começamos a entender seu ponto de vista, eu queria tanto conversar com algm sobre ele, o livro ser contado em primeira pessoa já diz muito, é como dom casmurro, não se pode ter certeza totalmente dos fatos, tudo pode ser um pouco manipulado, mas a que ponto?
Esse livro nos faz pensar muito na linha tênue da maldade;
Se ela nasceu assim?
Se ela foi criada assim?
Ela tem culpa?
Tenho raiva ou dó dela?
Acredite isso vai mudar muitas vezes ao longo do livro!
O final dele é bem confuso e até agr não tive uma interpretação muito boa dele;
Mas isso faz jus a ser contado em primeira pessoa ela estava confusa e debilitada.
Jurava que era uma livro comum
Mas AGLAIA não é comum, aglaia é diferente ela tem um pássaro dentro dela, o pássaro secreto.

Carolina.Perdigão 05/12/2023

História torturante de uma garota com sérios problemas psicológicos. Foi bem angustiante acompanhar seus conflitos. História pesada.