Karl Marx

Resenhas -

Lista de Livros 30/04/2021

Lista de Livros: Karl Marx - uma biografia, de José Paulo Netto
Parte I:

“Os que se propõem a contribuir para a plena emancipação humana, para a realização da liberdade e da igualdade, reconhecem em Marx um pensador indispensável para a construção da humanidade humana, para a superação da vida danificada, para todos. Jean-Paul Sartre disse, sobre isso, algo como “o marxismo é a filosofia insuperável do nosso tempo”; antes de querer atribuir ao marxismo a perfeita impossibilidade de tudo explicar, a frase afirma sua inexcedível centralidade como instrumento decisivo na permanente busca tanto de compreender o capitalismo quanto de contribuir para a sua superação.” (João Antonio de Paula)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Em A ideologia alemã, Marx e Engels desenvolveram a sua ideia central de que a chave do entendimento do homem e de sua história está no exame de sua atividade produtiva. A atividade fundamental do homem é a maneira pela qual ele obtém seus meios de subsistência pela interação com a natureza – em suma, seu trabalho. Esse trabalho é o fator fundamental da história” (David McLellan)
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte III:
Cada burguesia tem o Napoleão que faz por merecer, cada uma produz o bonapartismo que está à sua altura histórica.”
“A análise marxiana acerca do “exército industrial de reserva”, componente da “lei geral” e absolutamente ignorada/desprezada em especial pelos economistas vinculados de forma direta e/ou indireta à apologia da ordem burguesa, continua demonstrando vigorosamente a sua validez também para o capitalismo das duas décadas do século XXI: independentemente das históricas variações das taxas de desemprego e da mutabilidade das suas formas, não há qualquer dúvida de que ainda não foi inventado um capitalismo sem uma massa maior ou menor de população excedentária em face do capital.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte IV:

“Sob a produção capitalista e no marco da circulação a ela conexa, a reprodução social não tende a se operar de modo proporcional e equilibrado. Na análise de Marx, no Livro II, fica patenteado que a acumulação própria ao modo de produção capitalista se efetiva num processo que, por uma multicausalidade imanente, faz emergir desproporções e crises de todas as naturezas (parciais e gerais, financeiras e de superprodução). Em suma, segundo Marx, não é possível pensar, no modo de produção capitalista, em qualquer hipótese de um crescimento econômico “harmônico” ou de uma “prosperidade perpétua”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/04/karl-marx-uma-biografia-parte-iv-de.html?m=1

Pacaterra 21/01/2021

Monumental!
Não é necessário dizer muito sobre o livro, apenas que a biografia de José Paulo Netto está à altura da obra de Marx. O autor avança cronologicamente percorrendo a vida do fundador do socialismo científico, cobrindo os principais momentos de sua vida particular, sua atividade política e sua relação com o grande amigo e camarada Friedrich Engels. Mas é principalmente uma biografia intelectual, capaz de fornecer apontamentos para o entendimento das principais obras de Marx, ainda que de forma introdutória; e ao mesmo tempo capta o essencial do percurso teórico-político do "Mouro" (como era chamado por seus íntimos).

A erudição e o conhecimento acumulado durante mais de cinquenta anos no estudo da obra de Marx possibilitaram ao autor entregar uma obra com alto valor de contextualização histórica, elemento fundamental para o estudo de Marx. Ainda assim, como faz questão de salientar "Zé" Paulo Netto, a leitura deste livro não substitui a necessidade de se debruçar sobre os textos clássicos, e nem se pretende a tal.

Dito isso, não resta mais do que indicar fortemente a leitura e o estudo deste livro que pode ser tomado como uma biografia definitiva de Marx em português.
Organa 22/01/2021minha estante
Rei delas, as resenhas

João 02/04/2021minha estante
Perfeito. É uma biografia que não apenas deve ser lida, mas estudada. Ainda não terminei, mas Zé Paulo dá uma AULA sobre o desenvolvimento do pensamento marxista. A parte em que ele contextualiza e explica a "Crítica da Filosofia de Hegel - Introdução" me abriu um novo horizonte. Foi a partir daquela parte que realmente senti que podia entender a crítica a Hegel. Enfim, a leitura é absolutamente essencial para quem quiser começar a obra de Marx-Engels e não tiver uma certa base histórico-filosófica.

Carlos.Vergueiro 31/12/2020

Karl Marx, o maior leitor de seu tempo
Ao terminar a leitura da biografia de uma das figuras mais importantes e influentes na história da modernidade, fiquei com a sensação de que mais do que um gênio e grande organizador político, Marx foi sem dúvida o maior leitor de seu tempo.

Da filosofia, da literatura, da etnologia, da antropologia, do direito, da economia, da matemática, das ciências naturais e até de geologia, enfim, tantas áreas diversas ele estudou. Textos científicos em livros, enciclopédias, manuscritos, artigos, poesia, teatro, cartas, manifestos, jornais, leis... Um leitor voraz de todos os seus contemporâneos e um apreciador da obra clássica o fizeram ter um arcabouço teórico descomunal.

Uma mente brilhante aliada ao conhecimento teórico e a experiência prática nas lutas sociais de sua época com importantes figuras tornaram possível a redação de obras que atravessaram seu tempo, como a ideologia alemã, junto com Engels e publicada postumamente, o Manifesto comunista, panfleto que antecipa as revoluções de 1848, e sua obra-prima, o Capital, além de milhares de páginas de manuscritos e cadernos que estão sendo recuperados há décadas. Influenciaram seus contemporâneos, influenciaram eventos históricos no século XX e influenciam ainda hoje.

Para escrever bem e ter uma forma própria que busca a totalidade, Marx teve que negar suas próprias hipóteses. No ato de confrontar teoria com realidade inaugurou a dialética materialista da história, criando uma teoria da sociedade. Perdeu seu pai ainda jovem, perdeu 4 filhos no caminho, perdeu sua companheira no crepúsculo da vida, passou por necessidades financeiras durante anos, conviveu com doenças por décadas, foi exilado e perseguido inúmeras vezes, mas mesmo diante de tanta tragédia resistiu e não abandonou o estudo e as lutas. A humanidade precisa de leitores de Karl Marx. Ele nos inspira, ele nos dá ânimo, ele nos ensina.

Marx morreu ao lado de Engels, seu melhor amigo. Contudo, centenas de milhares de leitores de Marx e Engels deram vida a sua obra, seja na pesquisa, seja na transformação social.

#LEIAMARX

Mariana 21/01/2023

Muito bem explicado pra quem quer entender mais da vida e das ideias do marx. José Paulo Netto sempre impecável

Matheus C. 02/08/2021

6 meses para ler o livro, mais do que 6 meses de aprendizado
Neste pequeno livro JPN nos dá o essencial de Marx. Nos dá a oportunidade de um salto qualitativo de conhecimento, nos dá a chance de sermos menos alienados. Trabalhoso, mas como tudo o que há de bom, não vem de graça, requer esforço, muito esforço.

Nos permite compreender muito mais sobre quem foi Marx.

E essencialmente, reforça muito a importância do teor revolucionário do barba. Chega de pós-modernismo e liberalismo.

A esquerda verdadeira é revolucionária e marxista.

gwasem 20/05/2021

Primoroso!
Esta biografia é um trabalho magnífico do mestre José Paulo Netto! A riqueza e profundidade de suas análises acerca da vida e, principalmente, da obra de Marx é algo fora do comum. É uma biografia densa, com muitas referências, destaques e notas. Sua instigante leitura é um mergulho no mundo de Marx. O mundo dos que não se conformam, dos radicais... no sentido literal da palavra: que buscam a raiz dos problemas!

Léo 10/05/2022

Humano, Militante e Teórico... Um Marx brilhante em todos os aspectos!
O Prof. José Paulo Netto é há tempos um dos intelectuais marxistas mais conhecidos do Brasil e para além de nossas fronteiras. Seu profundo conhecimento de Marx já foi atestado numa produção teórica e atuação militante longa, mas que aqui atinge a síntese máxima. Trata-se de um livro, assim como o biografado, brilhante. Não temos nesse livro uma biografia dessas que se confundem, pela facilidade da leitura, com um livro ficcional. Pelo contrário, temos um aprofundamento teórico em tantos temas diversos quanto Marx foi capaz de efetuar. E foram muitíssimos. É mais um livro de estudos do que para simples diversão, e isso não o faz menos gostoso e interessante.
(Basta mencionar que levei cerca de 6 meses para concluí-lo, dentre outras leituras literárias e acadêmicas.)

GuisoloGui 03/06/2022

Uma Biografia política
José Paulo Netto é um dos maiores especialista em Marx no mundo, nessa obra ele reúne décadas de pesquisas para produzir uma biografia completa de Marx, sua vida, seus estudos, seus posicionamento políticos e suas obras.

O livro é confeccionado como uma leitura acadêmica, com muitas fontes e conceitos complexos. Não é uma obra de fácil leitura, densa vai exigir algumas pausas até sua conclusão.

Os curioso pela figura histórica ficarão contemplados, assim como aqueles que desejam resumos embasados e contextualizados de suas obras.

Na introdução Netto expõe ser um colecionador das biografias de Marx e diz que sempre teve o sonho de um dia escrever a sua... essa é a minha primeira e devo dizer que me sinto contemplado.