Os dias mais intensos

Os dias mais intensos Sérgio Fernando Moro

Resenhas - Os dias mais intensos

Lidiane.Casagrande 09/01/2021

O livro é mais um diário da vida pessoal do casal.
Não era o que eu esperavam.
É uma defensoria do caráter do Moro.

Iza Ferraz 14/03/2021

Da Magistratura ao Ministério
Rosângela Moro, autora e esposa de Sérgio Moro, compõe a trajetória de seu cônjuge desde o ínicio de seu relacionamento, a carreira na Magistratura ao seu breve tempo como Ministro da Justiça e Segurança Pública.
O misto dos capítulos entre a história pessoal e profissional de Moro e do cenário político do Governo Federal, abrangendo a pandemia e incoerências, motivo esse para a saída de Moro da pasta. Uma narrativa repleta de opinião pessoal, porém coerente.

Rodrigo.Guedes 31/12/2020

Sensacional
Muito bom ler pelas palavras de Rosângela tudo o que foi enfrentado pelo casal Moro. Desde a luta enfrentada pela Lava Jato até frituras e expectativas frustradas no Ministério da Justiça e Segurança Pública, é notório que Moro sempre agiu com a maior retidão e ética. Contudo, o sistema parece que ganhou várias batalhas, mas para aqueles que têm esperança num país melhor, é acalentador saber que há bons profissionais sacrificando sua vida pessoal por um bem maior. Minha admiração por Sérgio e Rosângela só aumentaram. A lava jato nunca acabará, pois ela reside no coração de cada brasileiro que um dia sonhou com um país sem corrupção.

Tiago Souza 02/11/2022

Outro ponto de vista
O livro da Rosangela Moro nos mostra, através de seus relatos, uma outra perspectiva tanto dos fatos, como da vida particular da família Moro, tento como personagem principal Sérgio Moro.
Dessa forma, acredito ser um livro muito interessante, podendo nos mostrar uma personalidade paterna, familiar de um magistrado de personalidade pública muito fechada, fazendo assim termos mais proximidade, empatia por Sérgio Moro.
Um ponto a se destacar, mas como esperado, é a clara exaltação das qualidade de Moro pela autora, mas não poderia ser diferente.
Mas em geral o texto não traz nada de muito novo nos fatos, com uma linguagem simples, direta e de fácil leitura.

ray 28/01/2024

"Os dias mais intensos, Uma história pessoal de Sergio Moro" de Rosângela Moro, publicado em 2020 pela Editora Planeta, traz um retrato humanizado do Ex-Juiz, usando-se de suas memórias, uma esposa ao meio, do que ela mesma chama, de dias intensos que viveram todos da família Moro, nos últimos seis anos. Da saga da Lava Jato, a impassibilidade com, na época, Presidente Bolsonaro e a saída de Sergio do Ministério da Segurança, traz também o parorama da história do casal, como se conheceram e os trabalhos anteriores de seu marido como Juíz e professor. Vale ressaltar, que o ano de sua publicação, Sérgio Moro tinha sido exonerado de seu cargo como Ministro da Segurança, após ter se desligado do Magistério para ocupação deste, e que dois anos depois se mostraria como uma "terceira via" das Eleições Presidenciais. Mas que mais tarde ele seria eleito mesmo a Senador do Pará, em uma grande reviravolta. Rosângela também ocupou um cargo público na política.

Observe-se que, além de mostrar o cotidiano da família mais falada e "perseguida" do Brasil, naqueles dias intensos, o objetivo do livro é defender o caráter, hombridade e humanidade de Sérgio Moro, em um momento muito turbulento para sua imagem. E ela o faz com maestria.

A leitura é fluída, bem envolvente, ainda mais aos leitores que são curiosos e gostam de se debruçar sobre o cenário político brasileiro. É tão bem detalhado, que, muitas vezes, o leitor pode ter a sensação de ser uma mosca na parede, vendo tudo. Ela nos leva à intimidade do casal, mostrando o dia a dia, os sacrifícios feitos em prol de uma vida a serviço do povo. A possibilidade de se andar na rua, ter uma rotina mais flexível, privacidade são coisas que os Moros tiveram que abrir mão.

Em 152 páginas, Rosângela, consegue mudar, nem que seja um pouquinho, a visão do imaginário popular sobre o ex-Juiz reconhecido nacional e internacionalmente ? o álbum de fotos da família no fim do livro a auxilia nesse caminho. Ainda que soe um tanto repetitiva em sua defesa e der pano para manga, alimentando o questionamento de "o quanto disso eu posso confiar", cumpre o seu propósito. Mas, afinal, não seria possível se livrar desse questionamento tão rápido se só exposto um lado da história e sendo por uma pessoa que vive com o citado.

Portanto, as obra é cumpre o que propõem ? mostra a integridade e a pessoa Sérgio Moro. É uma leitura rápida, em poucas horas é finalizada.

Boa leitura!

Adriana1124 15/02/2021

Bajulação do marido e ostentação a pretexto de humildade
O texto é fácil e rápido de ser lido, assim como é fácil e rápido de se perceber o quanto a senhora Moro bajula o marido e ostenta uma vida de privilégios, assim como uma pretensa superioridade moral de Moro (e de sua família, por extensão), a pretexto de uma postura sempre humilde, modesta e honesta.

O livro é um verdadeiro manifesto em defesa da moral e dos bons costumes resumidos, por sua vez, na figura de Sérgio Moro. Cabe porém a reflexão sobre que moral e que bons costumes são estes e para quem são.

Considero uma leitura importante por tratar-se de um depoimento claro de como a classe média percebe a si mesma, ou seja, com o privilégio de ser o grande bastião da justiça, da inteligência e da honestidade do país. Fora dela esses valores não são possíveis.

Neste sentido, justamente pelo fato de ela [a classe média] não querer dividir esse quinhão, qualquer um que tentar fazê-lo, especialmente no sentido de incluir as classes populares, será alvo do seu senso de justiça distorcido e do seu discurso reivindicatório da pureza de princípios, seja por meios diretos ou indiretos, como foi o caso da Operação Lava jato que claramente tentou aniquilar o PT.

Jessica 24/05/2022

Política brasileira é nojenta
Confesso que conheço o Sérgio Moro apenas de noticiários superficiais, não sabia que era casado e muito menos que tinha dois filhos. Comecei a ler por curiosidade porque não é o meu tipo de leitura lazer. Mas me surpreendi, me relembrou alguns fatos da política que são, para mim, imperdoáveis, mas acima de tudo, mostrou o quanto ele é ser humano. Adorei a leitura.

Simone 12/06/2022

O livro fala a saga de Sergio Moro e sua família desde a Lava Jato até sua saída do ministério.
Por gostar de política, adquiri o livro para conhecer melhor a vida de Moro, a despeito do que diz a mídia.
Achei a narrativa romântica em demasia. Não é possível uma vida de condutas tão perfeitas. Afinal, Moro e sua família são de carne e osso.
Livro insosso.

JoAo.Cedraz 28/02/2024

Apelação
Um livro tendencioso, infelizmente muito amarração para ocupar páginas, mas que de certa forma apresenta uma visão do outro lado da moeda, uma perspectiva que não era apresentada pela mídia.