Matei Minha Mãe

Matei Minha Mãe Anderson Felix

Resenhas - Matei Minha Mãe

Suli 21/05/2023

Intenso, com um final surpreendente!
É a história do Samuel em busca de seu irmão e em busca de si mesmo!A história é intensa, fluida?não me importei com a linguagem (Samuel sempre soltando uns 10 palavrões por frase, kkkk). No capítulo 16 chorei junto com o Samuel?Acho que foi o capítulo mais intenso pra mim. Senti as angústias dele e viajei no tempo com ele toda vez que ele falava do walkman e do super Nintendo, pois relembrei minha infância /adolescência? E o final, eu bem que suspeitava, mas imaginei de outra forma e foi bem surpreendente!

Menezes Torres 06/02/2023

A história é muito arrastada e o personagem principal, por ser adolescente, é muito imaturo nas palavras e ações, o que deixa a história cansativa.
Apesar do bom plot-twist, ocorreu muito no final do livro.

Paiva 08/11/2022

A escrita é bem diferente, e vi aqui muitas críticas a respeito dos erros de ortografia q à minha interpretação foram propositais para levar o leitor ao mundo do personagem (o qual repetiu a 7°série e pensava em fazer supletivo para se livrar logo da escola).
Os temas propostos são pesados: depressão, masturbação, abandono, feminicidio... então não recomendo a pessoas frágeis a tais temas.
Contudo, recomendo a leitura. Necessária p saber q existem Samueis invisíveis q cruzamos todos os dias e ignoramos suas lutas.

larissa 22/09/2022

impressionante
Quando terminei esse livro, eu não consegui pensar em nada para escrever nessa resenha. Para quem deseja ler esse livro eu digo: vale a pena. Não é bonito, alguns trechos são desconfortáveis de ler, não existe um vocabulário perfeito, tampouco a escrita segue de acordo com a norma padrão, mas mesmo com essas características ?Como Matei Minha Mãe? consegue ser um livro impressionante. O que mais me incomodou foi o excesso de erotização, mas acredito que isso tenha sido proposital. Em contrapartida, gostei bastante do quão brasileiro esse livro é, as referências dos anos 90 são ótimas e, ao meu ver, torna o livro mais real. Esse livro promove a reflexão de forma autêntica e que não compromete a leitura a ponto de deixá-la maçante. ?

y o o n e 22/04/2022

Diferente
Confesso que o livro ficou confuso em algumas partes, principalmente nas trocas repentinas de narradores. A história é bem original, fiquei na dúvida se os erros de português eram propositais, ou não.
No aspecto geral eu gostei, mas ainda sim ficaram alguns furos na narrativa.

_thegreatsimpsina 27/02/2022

Senti um mix emocoes com esse livro mas no geral gostei bastante, ele tem uma linguagem crua e um clima tenso e o personagem principalmente é bem interessante ao seu modo. O que me fez gostar dessa historia foi a jornada deste em busca do irmao e nisso a gente acompanha todo o role do percuso e sua interaçao com as pessoas que ele conhece no caminho e que o ajudam de alguma forma.
Ja estava desconfiada do final porem o autor o fez de forma bem surpreendente, mas que pra mim não funcionou, foi interessante saber oq aconteceu de fato, só que eu senti que quebrou um pouco o clima da história do jeito que foi contado pelo menos pra mim por isso tirei uma estrela da minha avaliação, mas isso foi de gosto pessoal meu e não porque é ruim. Apesar disso a leitura foi muito boa, então recomendo.

mari 16/01/2022

"A vida é como é porque as coisas são como são". Não foi fácil ler esse livro mas o final valeu ele todinho, recomento mt!!
"Eu não tinha nada para dizer. Nunca tenho. Sou só um personagem de mim mesmo".

Skarlety 13/01/2022

Uau
Gente esse livro é simplesmente indefinível. Comecei a ler por conta de u indicação do booktok. Não esperava nada, mas eu ganhei tudo. Confesso que esperava algo parecido com o final, mas nada como o que aconteceu. Simplesmente incrível. O livro vai falar sobre a história do Samuel em busca do irmão dele que sumiu em uma noite, o Samuel afirma que matou a sua mãe, e na busca pelo irmão ele vai amadurecer e descobrir coisas da vida que ninguém merece descobrir da forma mas inesperada possível. Eu amei ? Sai destruída nota 10/10.

Kaue Garcia 05/01/2022

Surpreendente
Fazia tempo que não lia um suspense nacional de qualidade, a história além de prender do início ao fim surpreende muito! Os plots twists são incríveis no final do livro e Ulisses ganhou meu coração, principalmente após conhecer os detalhes de história dele antes de morar na rua!!! Anderson Félix, ansioso por novos livros seus

Saturnotemanéis 10/12/2021

Grata surpresa
Peguei esse livro para ler só pelo acaso e que surpresa boa.
A escrita é muito fluida, você nem vê o tempo passando enquanto lê.
O personagem principal é meio estranho, mas logo a gente simpatiza e vê que ele só tá muito quebrado, eu gostei muito de tudo e já quero assistir uma adaptação, porque esse livro é muito visual, as imagens se formam na cabeça e no fim fica a vontade de ver com os próprios olhos.
LEIAM!!!

Kamilla 08/12/2021

Muito Bom
Neste livro temos a história de Samuel, com exceção do final que temos um capítulo que alterna os pontos de vista de outros personagens, o restante é pelo ponto de vista do protagonista, que conta a sua história através de um caderno de memórias. O protagonista é um adolescente repetente do fundamental (ter uns marmanjos junto com as crianças em sala de aula ou desistentes era bem comuns nos anos 90) então a escrita dele (o Samuel em seu caderno de memórias) contem muitos vícios da oralidade como, gírias, palavrões e até erros mesmo (ô menino pra ficar toda hora, "mim fazer", "mim sair", na hora que o André corrige e manda um "fala direito" eu ri, porque estava pensando isso o livro todo) e até nisso o autor teve cuidado na construção do personagem.

Como já mencionado, todo o enredo se passa nos anos 90 e isso foi feito com maestria, eu era criança nos anos 90 então eu peguei as referências (caso do índio, maníaco do parque, banheira do gugu, ligação do orelhão, walkman...), e a construção da masculinidade das pessoas dessa época ficou impecável, pelo que eu ouvia os caras falando nessa época era bem desse jeito mesmo (não que mudou muita coisa). Num livro que se propõe ser uma crítica, a sensatez do "Anjo" não foi só bonito de ver, mas necessário.

A parte da quebra de narrativa fiquei pensando "ué o moleque melhorou o português do nada?" e a coreografia narrada mesmo não sendo legal não parecia coisa do perfil construído para esse personagem, um cara viciado em masturbação, formado no pornô só iria querer replicar o que viu nos filmes, já tava achando ruim, mas em seguida vem o corretor (sim tem momentos da escrita que alguém pontua a prosa dele e tece comentários como por exemplo, quando ele foge do assunto, ou como nesse caso, conta uma mentira) e fala que percebeu a mudança na escrita, que ele deve ter copiado um conto e que ele deve contar a verdade, o trecho seguinte revela como foi e o pensamento dele na ocasião e foi exatamente isso, ele queria fazer todas as poses dos filmes a moça que não topou as poses e ainda falou que "depois melhora", fez sentido.

Sobre o que pessoalmente não gostei tanto, a história é do Samuel e tem coisas que não vão ter respostas mesmo e ainda assim o autor respondeu algumas questões(legal), mas eu precisava de mais um capítulo na cabeça do irmão, e o Ulisses que me chamou atenção a gente chega a inferir uma resposta mas também gostaria de mais dele, esses personagens me parecerem fugir um pouco do padrãozão mas um deles me pareceu raso nas motivações. (não vou dizer no que, nem quem por motivos de Spoiler)

edit: semana passada estava numa conversa que me lembrou esse livro e então fez um "plim" na minha cabeça de uma coisa que fez total sentido, então estou editando a parte em que acho que poderia ter mais coisas de outros pontos de vista, não é necessário, o livro tá redondinho do jeito que foi concebido.

Jessica.Freitas 07/11/2021

Um grande "caramba"
Se você está decidindo ler ou não pelas avaliações do Skoob: vá com cuidado! O livro NÃO reflete a opinião do autor, e tudo que é dito nele é para a construção do personagem. Vi algumas pessoas criticando antes mesmo de finalizarem a leitura, e sim, é um livro difícil, mas não o abandone por conta do vocabulário e por achar que é o que o autor pensa. Livro muito bem construído e escrito! E QUE FINAL, faz algumas horas que terminei e ainda tô em choque