SECRET: Eu não sou um bom rapaz (1)

SECRET: Eu não sou um bom rapaz (1) Jussara Leal

Resenhas - SECRET

yuriwlls 28/06/2021

Nunca leia esse livro
Eu fiquei muito tempo pensando sobre como começar essa resenha, mas depois de várias tentativas acho que o melhor é só deixar rolar. Eu poderia começar falando tudo de ruim que tem nesse livro, que são muitas coisas, mas existem alguns poucos capítulos que serviram de combustível pra me dar forças e terminar essa bomba.

Foram 725 páginas escritas por uma mulher adulta, mas me lembraram aqueles livros infanto-juvenis, onde a personagem fala com o leitor e tem uma linguagem super infantil, de forma com que aproxime o leitor. Daria tudo certo, se não fosse um livro erótico, dedicado a um público adulto e com uma mentalidade totalmente diferente do que a narrativa entrega. Sem contar as 8393929 piadas sem graças que apareciam em cada parágrafo, eu me sentia vendo uma novela mexicana ruim, mas isso parece até uma ofensa as novelas mexicanas. Os diálogos desse livro, e pensamentos íntimos dos personagens, são pra lá de vergonhosos. Muitas vezes me fizeram imaginar uma menina de 13 anos escrevendo esse livro, de tanto que eu revirava os olhos lendo.

Mas, de uma forma um tanto atrativa, do capítulo trinta e quatro em diante, a forma de escrita da autora se tornou muito mais madura, as piadas sem graça chegaram até a aparecer com menos frequência. Tanto que eu até senti que duas pessoas completamente diferente tinham escrito as duas partes do livro. Mas apesar disso, o livro não fica mais aceitável. Confesso que me senti tentada a dar mais meia estrela por conta desses últimos capítulos escritos com mais maturidade, mas não podia apagar tudo que veio antes e, por incrível que pareça, depois.

Alguns pontos do livro, como eu disse antes, foram bem agradáveis, como a maturidade do irmão da protagonista, que consegue ser mais maduro que a irmã mesmo tendo cinco anos de idade, ao enfrentar sua situação causada pela leucemia. E toda a narrativa que a autora criou sobre isso, principalmente os últimos capítulos - os quais deixei escapar até algumas lágrimas. Mas o fim do garoto me desagradou e muito, demais mesmo, como se para mostrar que nem no melhor hospital do rio de janeiro, tendo o melhor tratamento possível e, ainda por cima, com uma doação de medula, não podemos ter esperança de dias melhores.

Sem contar que, enquanto o irmão de cinco anos sofria internado no hospital, a irmã transava 24h por dia. Dava claramente para ver que Melinda não estava bem, ela precisava de ajuda, conversar com alguém, mas não, todos os seus problemas eram resolvidos quando o esquerdomacho da rola quilométrica transava loucamente com ela, chega a ser cômico.

Mas bem, só isso não me faria dar apenas uma estrela. Tem as problemáticas também né, porque o que seríamos nós sem elas?

O livro acompanha o relacionamento de um homem de 35 anos com uma garota de 20, que acabaram se conhecendo por meio de um aplicativo de sugar daddys. Até aí tudo bem, não é o primeiro livro que apresenta uma grande diferença de idade ou trabalha com sites assim, encontros as cegas e etc. O problema está na EXTREMA infantilização da protagonista, chegando a ser desconfortável em várias partes. Tem até esses dois trechos aqui que eu escolhi mostrar:

"[*****] que pariu, Melinda está parecendo uma Lolita do [*****]."

"A quem quero enganar? Qualquer coisa que ela vestir vai me deixar duro, principalmente as coisas com estampas infantis, porque me tornei um pervertido."

O livro ficava a todo momento reafirmando o quanto Melinda era madura para a sua idade, mas isso estava longe de ser o que realmente aconteceu. Eu perdi a conta de quantas vezes o livro falou que a Melinda, personagem principal, se parecia com uma princesinha da disney, como era sapeca e, o pior de tudo, como o personagem principal sempre dizia ficar excitado com as roupas infantis da melinda.

Sem contar a banalização de alguns assuntos sérios, como estupro e tentativa de suicídio. O primeiro foi quando a personagem principal e sua melhor amiga babi, que acabou se tornando a vilã da história só porque o esquerdomacho disse que ela era ruim, estavam na praia observando o menino que a melinda gostava no começo do livro. Até ai tudo bem, mas dai a querida amiga babi resolve soltar a seguinte frase quando olha para ele sem camisa:

"Gato hein? Eu estuprava" ela brinca.

Vamos pensar sobre o quão problemático é isso, brincar com isso, e ainda colocar algo assim em um livro, onde várias pessoas vão ler e podem pensar que brincar com uma coisa dessas também é certo. Ainda mais considerando o quão grande é a porcentagem de pessoas que são estupradas por ano no Brasil, se não no mundo. Pior ainda é que a autora é uma mulher velha, crescida, que devia ter consciência de uma coisa dessas, mas achou que tudo bem colocar esse trecho em seu livro.

O mais engraçado é a porcentagem de 5 estrelas que esse livro tem na amazon. E, mesmo nas críticas negativas, NENHUMA pontuou isso. Cansa sabe.

E o problema do livro continua seguindo para a parte onde a autora claramente banaliza uma tentativa de suicídio por parte de uma personagem, que infelizmente não conhecemos, mas lendo a sinopse do segundo livro tenho total certeza de que ela vai aparecer e, ainda por cima, será vilã do livro. A personagem em questão é Isa, a menina com qual Victor perdeu sua virgindade e, após isso, passou alguns meses tendo uma espécie de amizade colorida.

Mas as coisas não deram muito certo e a garota acabou se apaixonando. Infelizmente para ela, Victor não era um homem de relacionamentos, e acabou dispensando a garota. Acontece que, enquanto contava essa história para melinda, ele solta a seguinte frase:

"Para mim estava muito tranquilo aquilo, ela demonstrava estar de boa, até que ela passou a ser rebelde, a ponto de se cortar, de fazer um monte de loucuras, por minha culpa."

Imagina, em pleno século vinte e um, junho de 2021, e chamar tentativa de suicídio de rebeldia. E o pior, da forma como a autora narrou, ficou como se a errada de toda a situação fosse a garota, mas tudo isso teria sido evitado se ela tivesse tido mais apoio do esquerdomacho do ano.

A sim, claro, também não podemos esquecer da cereja do bolo, a cena onde o cara a força a continuar fazendo sexo, mesmo após ela negar. Sexo consensual pra que né?

"Não vai rolar. Chega!"

"Vai sim, rolar muito" diz, segurando meu rosto.

Ou esse trecho aqui também:

"Seguro Melinda em meus braços e reivindico seus lábios. Ela solta um maldito gemido e eu acho que dessa vez é de medo. De qualquer forma, medo é uma palavra que desconheço, por isso sigo no embalo."

E a autora pensou que estava tudo bem colocar cenas assim, num livro onde tem uma diferença enorme de idade entre os protagonistas e a personagem feminina é extremamente infantilizada. Não, e eu pensando que eu era burra.

Eu nem vou entrar no mérito do relacionamento deles ser extremamente tóxico e o cara pontuar o livro todo como respeita as mulheres, seus direitos de escolha e etc. mas ser totalmente machista e controlador com ela. Acho que o ápice foi quando ele BATEU O CARRO em um poste só pra que ela não fosse ao médico falar com o doutor que cuidava do irmão dela.

Um exímio homem feminista!

Não, e o discurso de macho alfa, quando ela pergunta se ele era gay, pois ele nunca tinha tido um relacionamento antes e tinha conhecido ela em um site de sugar daddy em troca de fingir ser a namorada dele em um jantar de família. Dai ela pensou que era tipo uma máscara para não se assumir.

"Mas você é gay? É isso? Você quer esconder que gosta de homens e que tem uma namorada mulher?" E a vontade de mostrá-la o quão gay posso ser? Mas contenho o ímpeto.

"Eu sou heterossexual, se eu fosse gay contrataria um gay, numa boa. Minha família aceitaria, acredite. Mas eu gosto de bucetas, de preferência lisinhas e apertadas."

A dificuldade de dizer um simples não fica cada vez maior.

Enfim, provavelmente tem mais coisa, mas é isso que eu me lembro no momento. Qualquer coisa eu venho aqui e adiciono o que eu lembrar, mas no mais é isso. Não tive muito problema com a escrita em si do livro, apesar de encontrar algumas partes erradas no texto, mas não me incomodou tanto.

Meu conselho? Passe longe desse livro
Cami 28/06/2021minha estante
amg to completamente chocada que as avaliações do livro sejam tão boas, tudo isso que vc apontou na história mostra quão horrível o livro deve ser, o senso crítico do povo foi embora

Alessandra 29/06/2021minha estante
Nossa com esse comentário. Imagino o que deve ter sido ler 724 páginas

Cristian 02/07/2021minha estante
Excelente resenha!

bree 24/07/2021minha estante
Não consegui fazer resenha desse livro pois o abandonei, não consegui finalizar pois estava ficando com repulsa. Tudo que você disse eu pensei o mesmo, e olha que nem vi essas outras partes ridículas pois parei quando ela chega na ilha. O motivo de não continuar foi que estava com nojo de toda essa infantilização da Melinda, da coberta, pasta de dente, tudo isso das princesas e como ele ficava exitado com tudo isso, parecia que via prazer em namorar uma criança, é nojento!!!

Juliana 02/08/2021minha estante
to chocada com tudo isso, até porque esse livro ficou por muito tempo nos ebooks mais comprados!!! isso que vocês relataram sobre ele ficar excitado com as atitudes de criança dela, na minha cabeça só gritava a palavra PEDOFILIA, e mesmo que o livro não se trate disso diretamente, já quero distância, só pela repulsa de ser remetida ao tema de longe

Diaz_ 19/08/2021minha estante
Eu devia ter vindo aqui antes. Acabei de terminar penso e pontu as coisas de forma reciproca. Embora eu tenha lido todo o livro, é preciso consciência para compreender o quão problemático é. Eu li enxergando tudo e entendendo que a banda não toca assim e se você pensou diferente recomendo que leia a resenha da yuriwlls de novo.

Lara.Mazorck 20/09/2021minha estante
Narrativa serissima pelo que consta, ainda mais em um país em que a estatística de estupro e relacionamentos abusivos é alta. É extremamente complicado narrar algo assim como um relacionamento feliz e respeitador. Não li o livro, a princípio, imaginei que talvez a autora quisesse pontuar críticas, mas pelo visto não foi esta intenção. De qualquer forma, obrigada pela resenha, não é um tipo de trama que me agrada.

NathGalathynius 06/10/2021minha estante
meu deus...... eu ia ler n vou mais kkkkk

JurúMontalvao 07/02/2022minha estante
Q resenha!?
um pensamento q já tive lendo hots assim (e tbm os n tão assim) foi: será q realmente são as autoras q escrevem essas bombas ou a autoria de uma mulher nesses urânios n passa de uma estratégia de venda das editoras por saberem mt bem q nós, manas, somos a maioria q lê mas uma minoria q escreve

jurdan!! 06/06/2022minha estante
vi uma menina recomendando e dizendo que foi o melhor livro que ela já leu e estou CHOCADA com essa resenha!! obg pelo aviso! vou passar MUITO LONGE dessa bomba

Alessandra 11/12/2022minha estante
Nossa. Acho incrível que você tenha realizado esse esforço de escrever depois de tal fiasco. As resenhas são realmente importantes pois nos alertam sobre a perda de tempo e não só isso, iniciar um livro te obriga, na maioria das vezes, terminá-lo. Agradeço pela informação. ?

Dani.Pivatelli 14/05/2023minha estante
Eu ri mt c mts partes do livro. E o humor acabou me fazendo continuar, mesmo c tds as problemáticas q vc apontou. Eu fiquei sem ter ctz se ele bateu de propósito o carro, mas achando absurdo ele se achar o respeitador e maduro. Achei terrível o final. Mas a curiosidade me fez pegar o segundo livro e vc não tem noção de como fica pior!
Vou dar spoiler pq imagino q aqui ninguém vai ler o segundo.
1 - Victor parece q tá morrendo pq está 40 dias sem ie o cama pq Melinda está de luto. E ele insiste na conversa de ser pai (e olha q nitidamente não aguenta um resguardo). Começa a pressionar p caramba.
2. A Avó diz dps de mts e mts parágrafos, q quem não transa abre espaço p chifre.
3 A Melinda, como era de se imaginar, está grávida. E se desespera, no auge do seu luto.
O Victor simplesmente ameaça: se vc sabotar minha felicidade, eu vou fazer vc sofrer mt.
E ele tá pagando de paizão herói q quer o filho e ela de imatura, egoísta e cruel q não está conseguindo aceitar a gravidez. Sério!

Dani.Pivatelli 15/05/2023minha estante
Lembrei de mais duas coisas q não gostei, achei bem pesadas:
- "vou deixar vc destruída p outros homens".
- a forma desrespeitosa e machista como se referiram à juíza Dandara. Inclusive a chamando de frígida pq é mal-humorada.

Larissa3649 16/03/2024minha estante
gostei muito do seu senso critico, ainda não terminei o livro, mas certas partes eu fiquei chocada como parecia uma cena bem problemática, goste de livros que a protagonista é fodona e tal até comecei a ler com esse intuito, mas depois eu vi que não era o esperado, até a tudo bem, mas certas cenas e certas palavras eu fique "como assim Brasil" , tem cenas que eu realmente gostei, tipo ela falando que o jeito que ele agia não era "sexo casual" e sim uma falta de respeito... a cena do bar ele catando eu morri de rir, serio kkkkkkkkkkkk foi hilário pra mim.... mas achei muito importante vc fazer essa critica pq realmente falta muito conteúdo pra uma historia de 500 pg
ps: no kindle só tem 565 pg

Juliane 16/11/2020

Incrível
Sensacional, eu preciso da continuação desse casal
E meu Deus, fodeu meu psicológico - amei

Day 23/08/2022

Sugar Daddy ?
Pensa num livro MARAVILHOSO!
Estou apaixonada! Uma leitura tão fluída que quando vi já tinha acabado!
Amei o jeito sem filtro da princesa Mel Linda.
E o tanto que o Victor é apaixonante?
Ele empodera demais a mulher e tem um caráter único!
Já tô correndo ir ler a parte 2!

Patricia 08/01/2021

CHATO
A história e os personagens não possuem desenvolvimento. O tempo todo falam que a personagem principal é madura, mas no final continuou sendo a princesinha. Me incomodou muito o fato dela por várias vezes esquecer a existência do irmão e se importar apenas com o Victor, como se o irmão não existisse e apesar de ser uma criança de 5 anos apresentou mais maturidade que o casal. O que são esses falsos amigos dela? Que no começo do livro parecem até pessoas boas e que só pioram a cada página? Não tenho interesse na continuação, foi um livro muito maçante com ideias e atitudes repetitivas.

Nath 30/11/2020

Difícil fazer uma resenha dele porque é um gênero que eu gosto. Mas a autora conseguiu transformar o livro em massacrante, ele tem muito detalhe, muita coisa desnecessaria, muitos pensamentos repetitivos. E os personagens principais faltou um pouco de maturidade, era o livro inteiro so princesinha..neném.. achei bem idiota.

BrunaNascimento 15/05/2021

?Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte."

Esse livro foi emocionante, chorei, ri e me apaixonei junto com eles.
A autora está de parabéns, aqui temos uma escrita e narrativa fluída, leve e viciante, uma estória cheia de emoções.

Danny 05/12/2020

Surpresas podem ser desagradáveis
Eu nem sei o que me fez baixar esse livro. Logo eu que não leio livros com mais de 300 páginas e me devorando cada uma das 700 páginas desse livro.
Sinto muito por apenas 3,5 estrelas, mas embora esse livro trava um final muito surpreendente e tenha sido um livro gostoso de ler, tenho alguns pontos para ressaltar:
1. A família de Victor é no mínimo estranha e isso me incomodou;
2. Eu não aguentava mais a Santa lá e o jeito que ela vivia chamando por Deus;
3. Chegou um momento que eu tinha ânsia só de ler o nome princesa de tanto que cansou;
4. Após a primeira cena de sexo, ficou um saco todos os momentos de Melinda e Victor que não envolviam Miguel, era apenas sexo e um palavreado escrotíssimo, Melinda merecia mais.
Não sei se vou ler a continuação, possivelmente não porque livros grandes de fato me cansam e não sei se estou preparada pra mais surpresas desagradáveis.

Amanda 17/12/2020

Desesperador de ruim
Vi esse livro em um insta e resolvi lê-lo, li os comentários e alguns pessoas gostaram e outras odiaram. No meu caso, agora faço parte das que odiaram.

O livro começa interessante, com as dificuldades de Melinda em ter que lidar com o tratamento do irmão doente, mas aí surge Victor e já sabemos o que se vem pela frente. Como todo livro desse gênero, Victor é um cara que nunca esteve em um relacionamento sério e é o ?rei do sexo?. Ele se compadece com as dificuldades de Melinda, a ajuda e se apaixona por ela. Fora essas coisas, Melinda ainda tem um vizinho perseguidor e uma amiga que de amiga não tem nada.

Tudo se de torna muito confuso para quem está lendo, pois parece que a autora foi adicionando capítulos Desconexos para criar uma história que fosse realmente boa. Mas de boa não tem nada, o livro é chato e cansativo. Os últimos capítulos são uma correria, sem contar que ela conta mais a história de Victor do que de Melinda realmente (que é a personagem principal). Talvez no livro dois ela consiga ligar os pontos sem nexos, mas já adianto que como não gostei desse provavelmente nem irei ler o segundo.

Núbia Cortinhas 24/01/2021

Uauuuu! Já quero ler o segundo volume!
Apaixonada por uma escrita tão envolvente da Jussara Leal . Amei o formato, onde a saga é narrada sob o ponto de vista dos principais personagens, isso é maravilhoso pois nos permite sabermos o estado psicológico de cada um. E a estória é muito emocionante, envolvente, engraçada... Super recomendo esse livro! A autora consegue nos transportar, nos fazendo sentir que estamos no mesmo ambiente das personagens só as observando... Ansiosa para ler o segundo volume.

Natacha.Barreto 14/11/2020

5?
Não tem como não classificar com 5? um livro q te faz rir e chorar. Que traz uma grande lição de vida saindo de pano de fundo, indo além de um grande romance. Anciosa pela parte2 !

Deise Demori 18/01/2021

Iniciei a leitura acreditando que o livro retratasse algo próximo à realidade de uma relação Sugar Daddy/Sugar baby, porém, temos aqui, basicamente, um romance entre Melinda e Victor.

A história inicial do livro é bem interessante, onde Melinda se vê "obrigada" a tomar a iniciativa de se cadastrar em um site com o intuito de ganhar dinheiro rápido para que possa bancar o tratamento do seu irmão que tem leucemia, ela conhece Victor e acontecem os primeiros encontros dos dois.

A partir do momento que os dois começam a se envolver, o livro perdeu o encanto, por alguns motivos:

- Victor mudou completamente sua personalidade: de um homem maduro, seguro de si e solteiro convicto, para um bobo apaixonado com atitudes de adolescente ciumento e, o que no livro é descrito como fofo, pra mim se tornou maçante - e tudo isso em menos de um mês!
- O que são todos aqueles apelidos "fofos"?
- Após a primeira cena de sexo, todos os problemas de Melinda e Victor se resolviam com sexo
- Linguagem chula: não convivo com este tipo de linguagem no dia-a-dia e estranhei bastante ver em um livro

Dei 3,5 porque gostei do início e do final, do Miguelito e da família Albuquerque. Vou ler a continuação porque o livro ficou com muitas pontas soltas e quero saber o que acontece com os personagens.

Francine.Kolachins 14/06/2021

Nos faz pensar q a vida eh curta e que devemos aproveitar todos os momentos?.

Kaká 05/12/2020

Só digo uma coisa.. não julgue o livro pela capa (pela capa, eu particularmente imaginava algo de mistério, suspense. Mas não totalmente ao contrário, neste livro você ri, se diverte, mas também se emociona)
Melinda é uma jovem de 19 anos, que ficou órfã há pouco mais de um ano, seus pais deixou herança para ela e irmão, porém seu irmão tem leucemia e sua herança foi usada para o tratamento. Em uma atitude de desespero, ela se inscreve em um site para ser sugar daddy.
É aí que Melinda conhecer Victor Albuquerque, um advogado, cafajeste, que só quer sexo casual e que nunca namorou, porém ele está a procura de uma namorada fake para apresentar a família..
Será que Melinda conseguirá salvar seu irmão?
Será que esse namoro fake dará certo?
Ps: Ri muito com este casal, Melinda não tem filtro, Victor é muito fofo e sincero.
@lerpracrer 07/12/2020minha estante
Fiquei com receio de ler porque fiquei meio assim com a diferença de idade deles.. vc acha que n tem nada a ver?

Kaká 07/12/2020minha estante
Talvez sim, talvez não. Vc precisa tentar ler com a mente aberta, também tive este receio, porém Victor é um fofo, que faz com acabe esquecendo a diferença de idade e ela por ter que cuidar do irmão amadureceu muito. (Não vou prolongar se acabo dando spoiler). Mas qualquer coisa, procure as avaliações na Amazon, assim vc saberá sobre a diferença de idade.

@lerpracrer 07/12/2020minha estante
Obrigada!