2012

2012 John Major Jenkins

Resenhas - 2012

Sheila 13/06/2012

Resenha: "2012 A História" (John M. Jenkins)
Você já ouviu falar nos 2012ologistas? Não? Para quem ainda não sabe, o termo serve para descrever aquelas pessoas, grupos ou estudiosos que vem mais e mais se interessando pela fatídica data de 21 de dezembro de 2012, criando teorias a respeito do fim do calendário Maia. Bom, pelo menos é o que irá nos dizer John M. Jenkins na obra 2012 A História.

Pesquisador independente dos povos Maias - uma civilização que acredita-se vivia na Mesoamérica, entre 300 d. C. a 900 d. C, mas que se mescla com a cultura olmeca, Izapa, tolteca, recuando no tempo até cerca de 10.000 anos - Jenkins irá esmiuçar em seu livro o florescimento desta civilização, indo da história ao mito.

Como o próprio autor irá dizer, no momento vemos um pipocar de livros sendo escritos a respeito de 2012, com diferentes focos de abordagem. Jenkins vai, inicialmente, resgatar a história dos pesquisadores e suas pesquisas e descobertas correlatas a respeito dos Maias. Alguns pesquisadores chocaram os povos Europeus e Norte Americanos da época ao afirmarem que os ditos "selvagens" possuíam uma cultura extremamente avançada em termos de cosmologia, astronomia, economia, cultura esta que acabou por ser devastada pelas conquistas espanholas.

Dentre os avanços dos povos Maias, esta a elaboração de um complicadíssimo calendário (que eu juro que o autor explicou pormenorizadamente, mas só consegui pegar a idéia geral) chamado Conta Longa. Sabe o nosso calendário? Ele subdivide-se em dias, semanas, meses, anos, séculos, milênios, etc. Os Maias utilizavam uma contagem diferente, levando em consideração o movimento dos astros e sua posição, sendo que o Conta Longa possuia 13Baktuns - que iniciou-se em 3114 a.C e terminaria, segundo cálculos de diversos especialistas, na fatídica data de 21 de dezembro de 2012.

"O calendário Conta Longa funcionava como um sistema de referência para inauguração de edificações e do aniversário de eventos importantes na vida do rei, e também ajudava tanto os cálculos astronômicos quanto as profecias xamanistas. O término de períodos era tratado como uma conjuntura importante e envolvia sacrifício e renovação".

Os Maias acreditavam que o mundo vivia muitas Eras, e cada Era do Mundo finalizaria-se com um de seus calendários. Mas o que isto quer dizer? De concreto, apenas que esta era uma crença que movia estes povos. E é aqui que começa a especulação e discussões do mundo acadêmico, que vão desde o puro ceticismo - daqueles que dizem que o fim dos 13 Baktuns seria um correlato ao nosso 31 de dezembro, ou seja uma simples forma de demarcar o tempo - até as teorias de Fim do Mundo - inúmeras! Você pode escolher desde um cata-clisma originado pelas tempestades solares, até o exôdo que será promovido pelas naves alienígenas ....

Mas uma coisa é certa: segundo inúmeros estudiosos - exaustivamente citados por Jenkins! - a escolha desta data encerra um significado que vai para além do mero acaso, provando ao menos o avanço científico que os Maias possuíam.

"Descobri que um raro alinhamento astronômico culmina nos anos que levam a 2012, quando a posição do Sol no solstício estará alinhada com a galáxia da Via Láctea. Esse alinhamento do solstício com a galáxia é uma rara ocorrência, acontecendo uma vez a cada 26 mil anos. Pode ser chamado de "alinhamento galáctico" e foi percebido pelos antigos astrônomos como uma mudança na posição do Sol, no solstício, com relação a características de fundo como as estrelas, as constelações e a Via Láctea".

Apesar de em alguns momentos o autor do livro utilizar-se de uma linguagem excessivamente técnica (que eu particularmente considerei difícil de acompanhar) trata o assunto de forma científica e citando um número expressivo de fontes. Não dá nenhuma resposta, mas elucida alguns pontos obscuros relacionados à temática. Teorias, existem por aí aos montes; a questão é justamente em que ponto se irá focar a atenção. Há os que ridicularizam, os que se assustam, os que pregam o fim dos tempos, os que aguardam uma Nova Era, aliada a uma grande mudança na forma de relacionar-se dos seres humanos. E você, no que acredita?

Literatura 07/12/2011

A ciência do fim do mundo
Depois do final do século XX, todo o mundo respirou aliviado pelo mundo "não ter acabado" e os olhos da humanidade se voltaram para 2012. Afinal, sempre ficamos a procura de quando será o final de tudo, não é?
Então surgiram vários documentários e filmes sobre a teoria do calendário maia, que o final do mundo seria em dezembro de 2012. Uma comoção geral tomou conta de todos (principalmente para os brasileiros, afinal a Copa do Mundo aqui é só em 2014!). Todos queriam saber as verdades e mentiras sobre essa profecia de um povo cultuado e ao mesmo tempo tão desconhecido que viveu nesta terra antes de nascermos.
Como eles, considerados “indígenas”, sabiam tanto de astrologia, medicina e engenharia

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Thiago 03/09/2010

Altos e baixos
Em primeiro lugar, vale destacar a razão pela qual dei uma nota tão baixa, apenas duas estrelas: tem tudo a ver com a edição brasileira do livro, que simplesmente nos desprestigiou ao retirar as imagens do livro original em inglês, o que tira muito da riqueza do livro, tornando-o apenas texto, diferente do livro que foi de fato escrito por John Major Jenkins. Não fosse isso, eu daria 3 estrelas.

O que eu posso dizer a respeito do livro é que o autor de fato faz um bom papel em contar um pouco da história dos pesquisadores, dos especuladores, etc, uma espécie de trajetória, relato de como a coisa foi "evoluindo". Por outro lado, o autor se repete demasiadamente em alguns momentos, e algumas boas páginas do livro são dedicadas a relatos de picuinhas pessoais entre o autor e algumas pessoas do meio acadêmico - aliás, há um capítulo só para isso bem no meio do livro. Se formos avaliar o que seria necessário ali para o esclarecimento do leigo, o número de páginas cairia drasticamente.

Vale destacar que Jenkins critica algumas teorias sobre 2012, mas defende ele próprio sua própria teoria, na linha de "Cosmogenesis" ou "Alinhamento Galático", que é amplamente questionada e refutada no meio acadêmico. Vale destacar que o autor é popular e não acadêmico, ele é um pesquisador amador... Não se pode dizer que o livro é exatamente 100% confiável.

Bem, posto isso desejo uma boa leitura aos amigos que desejarem ler e reitero que as teorias particulares do autor para 2012 só tem maior aceitação entre os leigos, faltando um maior embasamento para que seja considerada Maia, segundo muitos acadêmicos.

Pra encerrar, o esclarecimento que sempre se faz necessário: não existe nenhum registro Maia que fale em fim do mundo em 2012; 2012 não é o fim do Calendário Maia. Todas as supostas profecias Maias que se tornaram populares não passam de profecias de outras pessoas que quiseram ganhar notoriedade usando de maneira leviana o nome de uma cultura tão admirada e misteriosa. Abram o olho...

Abraços
Maristela 03/09/2010minha estante
De fato, as ilustrações fazem falta, tive que recorrer à internet várias vezes para compreender completamente o texto. E concordo também que as repetições, muitas vezes lamuriosas, se tornam demasiado cansativas para o leitor. Leitor esse que não pode ser leigo no assunto, diga-se claramente.

danilo_barbosa 03/08/2010

Veja resenha completa no http://literaturadecabeca.blogspot.com
Thiago 07/09/2010minha estante
Existe censura aqui? Que beleza...

danilo_barbosa 07/09/2010minha estante
Porquê diz isso Thiago? Gostaria mesmo de saber a sua opinião!

Thiago 08/09/2010minha estante
Pq eu digo o que?

Eu postei um comentário aqui e ele foi deletado, não por mim, o que achei muito estranho.

Já se a pergunta for a respeito da razão pra eu ter achado sua resenha vaga e inconsistente (que foi o que eu disse no comentário deletado), isso se deve ao fato de ter sido uma resenha aparentemente escrita por um leigo e de forma bastante sucinta, ignorando algumas questões pertinentes que podem ser vistas na minha resenna.

Por isso não gostei da sua resenha, e eu particularmente jamais daria 4 estrelas ao livro principalmente pelo rumo de disputas pessoais dado pelo autor e por sua propria teoria a respeito de 2012 ser bastante contestada.

Abraços

danilo_barbosa 08/09/2010minha estante
Desculpa Thiago, mas eu não exclui tb, nunca exclui comentários das pessoas. Acho que todo mundo tem expressar suas opiniões. Bom, você tem razão em falas que sou completamente leigo no assunto e dei a opinião do que eu senti ao ler o livro. Quando escrevo minhas resenhas não é para comparar se minha resenha é melhor ou pior que a de outra pessoa, mas apenas definir em palavras o que eu senti ao ler.