Conversas sobre política para todos os tempos

Conversas sobre política para todos os tempos Rubem Alves

Resenhas - Conversas sobre política para todos os tempos

jekissa 09/04/2024

Encantada!
Escrita cativante, leitura fluida, uma boa reflexão sobre política e abordada de forma agradável, com muitas crônicas recheadas de metáforas!

Thamires264 08/04/2024

Ótimo livro
Rubem Alves é de uma imensa clareza gostei bastante da forma como ele escreve. O livro fala sobre política, porém vai além em uma análise mais profundabmostrar como somos agentes transformadores de nossa sociedade.

Diana 15/03/2024

A sua piscina está cheia de ratos
Melhor recolher merda de rato que de elefante. Vocação política e profissão política são antagônicos. É possível conviver com os ratos?

Rubem Alves, com suas crônicas atemporais, é imortal como os versos de Cazuza: "Vejo o futuro repetir o passado. A sua piscina está cheia de ratos. O tempo não para.".

Entre as crônicas, a minha favorita termina com a seguinte reflexão: “Gozo a tranquilidade daqueles que perderam a esperança”. É muito revelador sobre meu sentimento atual. A verdade é tão cansativa e opressora que às vezes - com frequência - desejo ser rasa como um pires.

Na sequência, Alves escreve uma carta aos amigos que viram, na desilusão política, sinais de depressão. Não gostei, mas como ele entendo a necessidade de se justificar. Como diria Renato Russo, "parece cocaína, mas é só tristeza". E todo conhecimento te expulsa de algum paraíso.

Teólogo, o autor cita a bíblia várias vezes para mostrar a hipocrisia política. Claramente amei, ainda mais quando cita 'A Máscara da Morte Rubra', de Edgar Allan Poe. Se repete em suas metáforas sobre jardins e elefantes, mas não somos nós todos prolixos de nossos ideais? Livro cinco estrelas!

cindybeverly.ro 17/02/2024

Surpreendente!
Esse livro foi uma bela surpresa. Apesar do assunto ser um tanto difícil de ser abordado, Rubem Alves consegue fazer isso de um jeito que você se sente literalmente sentado a mesa em uma conversa, uma boa conversa. Constrói pontos e os exemplifica de jeito dinâmico e divertido.

Pedro.Baptista 06/02/2024

Hxhxududhdudhdgxjdhdjdgdjdgxjxhdjdhhdyfujdhhydhdhdhdydjdhdhhhdhdiiddhdjdhdjdhdidjdhjdjdudjddjdhdjdjdjjyyyyei

jsilveira 11/01/2024

Excepcional
Muito bem escrito! Pena que muitos não estão preparados, nem entenderão do que se trata este livro.

Cristiane 17/09/2023

Inteligente!
Rubem Alves construiu aqui um conteúdo extremamente necessário.
Ao falar de política de forma descontraída, fazendo uso de formas diferentes das demais, transporta o leitor para um ambiente confortável e nada agrecivo para se ter um entendimento à mais sobre esse assunto que muitas vezes acaba sendo temido pela maioria.
Com uma linguagem acessível e muito inteligente, se torna difícil não se envolver com essa leitura, e os ensinamentos do autor certamente irão marcar quem o ler.
Mergulhe de mente aberta, tenho certeza de que será uma experiência de leitura incrível!
Recomendo!

LeSM 12/09/2023

Muito bom, recomendo pra quem tem interesse sobre política, um livro super atemporal com várias parábolas e histórias divertidas.

Biblioteca Álvaro Guerra 28/04/2023

É um livro simples, inteligente, corajoso, necessário, que realiza a proeza de nos tirar do conformismo e da resignação para nos lançar para a frente, fazendo com que nos posicionemos diante da realidade atual.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788504021875

Wercton 28/03/2023

A escrita do Rubem tem um humor interessante, sarcástico e ácido, um humor condizende com um homem que, segundo suas palavras, "goza a luxúria única de já não ter esperanças". É um cinismo de um homem que já viu de tudo, o suficiente para saber que estamos andando em círculos.

Alguns textos são melhores que outros, alguns são um pouco repetitivos demais. Gostei especialmente de sua ironia ao apontar que todos os políticos eleitos são homens tementes a deus, não poderíamos estar então em melhores mãos. Sua indignação com o circo que a política virou é muito bem justificada.

O autor morreu em 2014, e é triste notar que acontecimentos que chocaram muito ele são coisas extremamente banais e corriqueiras hoje em dia na política brasileiro, como as quebras de decoro de deputados, que se comportam como se tivessem no fundamental.

Enfim, boa leitura, divertida em alguns pontos, mas pode ser um pouco cansativa por vezes dada a repetição de algumas ideias e outras analogias não funcionarem tão bem.

lee 22/02/2023

?????
Primeiro livro que leio sobre política, gostei bastante mesmo não gostando tanto de política.
o que ele fala, de fato, é o que sempre acontece.

JAeh.Pereira 25/01/2023

Incrível
Este livro é uma reunião de várias crônicas escritas por Rubem Alves. Crônicas essas que tem o teor político e sagaz.

Política é um assunto muito importante que todos deveriam debater a respeito. Esse livro faz diversas críticas por meio de ligações com obras, crônicas e figuras conhecidas. Aliás, eu gargalhei no final devido à ironia do destino hahahah

Claro, discordei de alguns pontos, mas faz parte. Amei o livro de modo geral!

Cesar 23/01/2023

Conversas sobre política
Nessa obra de Rubens Alves, temos uma boa reflexão sobre a política, onde encontramos diversas referências históricas, sociais, filosóficas e até teológicas, brilhantemente colocadas por meio de lindas metáforas ou explicações diretas. Nesse sentido, o autor analisa a democracia, apontando seus pontos fortes e ruins, definindo-a como algo medíocre, isto é, mediano, pois é um reflexo de nós humanos, assim, sua colocação como boa ou ruim depende unicamente de nós. Desse modo, ele apresenta uma perspectiva ora pessimista e ora esperançosa, que está muito bem organizada ao longo dos seus 40 capítulos.

Dito isso, ele trará a esperança em dois sentidos, tanto na forma de uma agitação que nos obriga a fazer algo na realidade, quanto no sentido de sonho, no qual, nós humanos nos colocamos, desse jeito estaríamos sempre pensando no ideal, mas nunca tendo a capacidade de fazer algo na realidade. Portanto, para Rubens, perdê-la pode ser um sinal de lucidez e esse tom de manifesto para um olhar do concreto é a mensagem mais significativa do seu livro, a fim de torná-lo um desafio para os leitores não aceitarem mais os falsos políticos do cotidiano.

Rubens traz um texto firme e bastante crítico, com ótimas metáforas que deixam o texto leve, elegante e bem fluído, tornando-o essencial em qualquer momento, principalmente em tempos de decisões políticas. Assim, com sua forma corajosa e transparente, ele traz uma obra que tem a capacidade de abalar o conformismo e incentivar a nos posicionarmos diante das realidades políticas-sociais, baseando-se em reflexões que contenham uma intimidade com a coletividade, evitando pensamentos puramente individualistas.

Em síntese, a obra é uma provocação que vai te deixar um incomodo ao observar toda a escória de políticos de “profissão” que estão agindo com propósitos individuais. Logo, existe a necessidade de trocá-los por aqueles que tem “vocação” de transformar os sonhos de um povo em realidade, ou seja, a válvula de escape da desesperança do autor é um pensamento de coletividade nas tomadas de decisões políticas, que estão a todo momento sendo, indiretamente, retomada e reafirmadas no livro.

A perda da esperança pode ser uma manifestação de lucidez

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/conversas-sobre-política

AndrA374 18/01/2023

Excelente!
Uma obra que aborda de maneira divertida os difíceis temas da política brasileira. Realmente muitas coisas nesse livro, infelizmente, são uma realidade nós dias atuais.

Juli 15/01/2023

Interessante mas chato
Escrita um pouco densa, repetitiva em alguns momentos, mas traz um assunto interessante que é a política, são diversas crônicas que ensinam o básico sobre democracia, estado, povo e etc, porém nada uau.