I Would Leave Me If I Could

I Would Leave Me If I Could Halsey

Resenhas - I Would Leave Me If I Could

chris 03/04/2021

COMPLEXO E PROFUNDO
Sempre fui apaixonado pelas músicas da Halsey, por isso decidi ler o seu livro de poesias pra encontrar mais desse lado lírico sensível dela, porém, nem todas as minhas expectativas foram alcançadas.

O livro contém passagens sobre estupro, traição, depressão, relacionamento abusivo, drogas, sexo e etc; e dentro de cada poesia que abordava um desses assuntos ela conseguia trazer imensa profundidade na escrita. Porém, foi minoria comparado ao restante dos textos que acredito terem feito mais sentido na cabeça dela do que na de quem lê por causa de sua complexidade, deixando assim uma interpretação pessoal para o leitor.

Talvez eu releia futuramente para ver se minha experiência mudará junto com o meu entendimento sobre algumas outras poesias, mas por enquanto não me conquistou tanto quanto deveria.

Lucas_Callisto 09/06/2023

Eu me deixaria se eu pudesse.
Não sei qual meu problema com livros de poesia dos cantores que eu invento de ler. Gosto muito das músicas, das composições, da obra musical por inteiro desses artistas que me dedico, mas as poesias sempre me faltam alguma coisa que não sei dizer o que é. Confesso que depois de um tempo perco até o interesse.

Notei que o estilo de escrita dos estadunidenses parece ser assim mesmo, pois uma querida poetisa tem uma estrutura parecida, e eu particularmente não sou muito fã. Mas aqui a Halsey tem uma proposta de poesia semelhante à da Lana Del Rey, porém com uma pitada de obscenidade em alguns deles e um grau de complexidade em alguns outros que tive que desvendar o que ela queria dizer para então entender.

Me conectei melhor com os poemas mais pessoais que tem mais camadas, mas também não consigo me lembrar claramente deles. Muitos foram bem desinteressantes e isso me decepcionou, pois, suas composições sempre me admiraram e foi por elas que iniciei sua leitura. Uns poucos me passaram a vibe "fui ali na feira e aconteceu o seguinte:" pois não entendi o que ela quis dizer.

É delicado falar, não estou julgando o que a Halsey quis dizer e nem seus sentimentos, sei que ambas as coisas estão entrelaçadas, mas como estilo de poesia não abre meu apetite.

Jessica Hellen 26/03/2021

Como posso dizer de uma maneira delicada... no mínimo sofrível
Toda vez que leio um livro de poesia consigo apontar pelo menos meia dúzia de poemas bons, não importa se o livro foi de excelência ou não.

Nesse eu consigo apontar meia dúzia que me fizeram rir no meio do escritório, então dou 2 estrelas pela tentativa.

Ps: eu adoro as músicas da halsey, ouvi badlands como se fosse o único álbum do universo... isso não quer dizer que o livro dela seja bom.
mnlpdr 12/04/2021minha estante
Obrigado. Eu também só conseguia rir, sentir vergonha alheia e umas vezes pena.

Dani | @leitorahemcrise 20/04/2021

Potente e muito pessoal
I Would Leave Me If I Could é um livro complexo, profundo e extremamente pessoal para a autora, como deixa claro em cada palavra. Tive o privilégio de escutar o audiobook com a própria Halsey lendo e foi incrível.
Se quer conhecer mais a artista, eu super recomendo. No entanto, pra mim foi meio confusa a experiência, por conta de tantas metáforas e por parecer que estava meio desinformada no meio das poesias que falavam tanta coisa que não consegui decifrar.
Ainda assim, foi uma experiência incrível e que terminou de forma muito bonita com a última poesia.

jadelu 07/05/2021

"I would leave me if you?d let me
I would leave me if you?d let me
I would leave me if I could."

acompanho a halsey há muito tempo e desde o lançamento do livro eu estava doida para lê-lo. acho que a maior questão em tudo que ela faz é a intensidade e, em "i would leave me if i could", é exatamente isso que acontece.

com poemas profundos sobre assuntos diversos, que não deixam de ser importantes e bastante tristes em alguns momentos, "i would leave me if i could" me conquistou logo nas primeiras páginas.

anna 21/08/2021

meus favoritos: stockholm syndrome pt.1, wish you the best, the tourist, watermelon, the painter, a story like mine e seventeen

Talitasda 23/09/2021

é legal
tem alguns poemas incríveis, outros conceituais, outros repetitivos, outros que não entendi. é legal. acredito que a pequena bagunça que esse livro é é algo intencional. recomendo.

demachadobe 18/11/2020

Tudo que a Halsey faz é de uma profundidade sem igual, e seu livro de poesias não seria diferente.
Narah 21/02/2021minha estante
Tem em português ?

demachadobe 21/02/2021minha estante
Por enquanto acho que não ?

doselunar 18/03/2021

cru, real, perfeito.
?ANTAGONIST

Does a ghost
know that he?s a ghost?
Does a saint
know that she?s forgiven?
If no one knows,
then I don?t know
if I might be
the villain.
I don?t trust the author anymore.?
mnlpdr 12/04/2021minha estante
Esse foi um dos piores, sinceramente.

doselunar 27/01/2022minha estante
uma pena, eu gostei dele.

mnlpdr 29/01/2022minha estante
De boas. :)

Dayanne 16/05/2021

Simples e cativante!
A Halsey realmente é incrível em tudo que ela faz, por mais simples que sejam.. esses poemas são maravilhosos!
A transparência e intensidade misturada com a sensibilidade, toda delicada!
Estou mais encantada ainda.

maju 12/12/2021

"my mind is messy but it's beautiful"
minha admiração pela halsey só aumentou, o jeito que ela expressa seus sentimentos sempre me pega de jeito, agora quero tatuar pelo menos uns trinta versos!

fleabookz 27/02/2021

Sou meio suspeita pra falar, pois AMO a Halsey, mas achei o livro muito emocionante. Li junto com o audiobook da própria cantora narrando e é simplesmente a perfeição.
É um livro triste e violento, tive que parar um pouquinho pra chorar. Dói ver o tanto de relacionamentos abusivos das quais as pessoas vivenciam e às vezes nem se dão conta. E penso que nesse caso a Halsey mandou bem em alertar sobre isso.
Eu amei e amei, só isso importa.

rxvenants 06/01/2022

Só precisava de uma edição melhor
AVISO DE CONTEÚDO: Os poemas falam muito dos traumas de Halsey e de temas pesados, como: drogas, abuso sexual (infantil e adulto) e psicológico, pensamentos suicidas, aborto espontâneo, relacionamento tóxico /abusivo. Se você é sensível a um ou mais temais, não leia ou leia o livro com cuidado.

Eu sou uma grande fã das letras e dos álbuns de Halsey e acho genuinamente que ela é uma das melhores compositoras hoje em dia.

E eu sinceramente acho que "I Would Leave Me If I Could" tinha um potencial maior do que foi entregue - o que não significa que eu não tenha gostado do livro.

Os poemas são completamente pessoais e falam de muitas coisas que Halsey passou e formas que dá pra entender bem a perspectiva dela.
E são coisas que ela sempre retratou nas músicas, como os abusos que ela sofreu, a bissexualidade, o relacionamento complicado com o pai (que acabou estabelecendo algo na cabeça dela de que os namorados deveriam sempre ser cheios de raiva), a forma como ela acha que sempre estraga tudo que ama e a forma como ela usa o sexo (talvez por conta dos abusos que sofreu) como forma de manter relacionamentos e preencher o vazio que a falta de amor e reciprocidade causam nela.

E esses assuntos são MUITO bem retratados em diversos poemas, como: I AM ANGRY BECAUSE OF MY FATHER, THE PROFESSIONAL, BAD DAY (todos eles), TERTIARY, LIGHTHOUSE, THE PAINTER, THE BAKER, A STORY LIKE MINE e THE PATTERN.

Esses poemas em particular constroem de forma inédita muitos dos pensamentos que Halsey já colocou nos seus álbuns. E eles são extremamente bem feitos, chocantes em certos pontos e fluem rapidamente.
Ela claramente sabe lidar com o fluxo trauma-pensamento-papel.

O meu problema com esse livro, infelizmente, vem da sensação que diversas pessoas já falaram sobre: parece que os poemas não tiveram um editor e nem uma revisão.

Muitos poemas repetem os mesmos termos DIVERSAS vezes e falam as mesmas coisas. Existem até dois poemas que falam sobre melancia, engolir sementes e o termo "Chelsea smile".
Essas coisas me fizeram pensar que claramente nenhum editor fez um esforço pra cortar algumas partes e arrumar isso. E alguns poemas também poderiam ser arrumados em questão de ritmo ou algumas palavras que não combinavam tanto com o resto, já que achei esquisito a escolha de alguns termos.
Parece que o livro passou sem edição pois Halsey é famose.

Eu também não gostei da "reciclagem" dos poemas. Eu sei que o livro foi escrito no período anterior/durante a criação do álbum Manic, mas há diversas passagens que ela reutiliza até coisas do álbum Hopeless Fountain Kingdom.

Não me entendam mal, eu AMO o HFK, é um dos meus álbuns favoritos da vida, mas eu não quis o livro pra ler algo que ela já colocou numa faixa. Eu queria coisas novas.
Também fiquei meio decepcionada que ela utilizou tanta coisa no Manic e depois no If I Can't Have Love, I Want Power.
Vai chegar num ponto que o livro de poemas vai parecer um livro de rascunhos das músicas, o que me incomoda.

É um misto das coisas que gostei e as coisas que me incomodaram.

Enfim, eu gosto dos temas, acho que elu realmente colocou muita coisa pessoal e eu amei os poemas que comentei anteriormente, mas acho que o livro poderia ser muito mais.

P.S.: A Halsey é ótima em criar títulos, né? "I Would Leave Me If I Could" e "If I Can't Have Love, I Want Power" são algumas das minhas frases favoritas no mundo inteiro.

Vic 25/07/2021

Eu amei
Talvez por ser muito fã da Halsey e tudo que ela escreve num geral minha opinião seja meio suspeita haha mas realmente se destacou pra mim entre as leituras de poesia desse ano. Reconheço e concordo com as críticas sobre a falta de uma edição mais refinada pois há dois poemas que parecem um duplicado de tão semelhantes. Gosto muito da linguagem e da maneira que ela trabalha as emoções. Recomendo pra quem gosta de poesia moderna.

Sobre o livro em si, acho lindo demais. Provavelmente o mais bonito da minha estante! Única crítica é que ao usar post its que descolam quando eu tiro eles removem um pouco da tinta o que é irritante mas acontece só nos livros gringos, creio que o problema é a impressão padrão deles.

bea 23/03/2022

Ashley
esse livro de poemas da halsey já estava na minha lista a muito tempo e finalmente consegui ler. todos os poemas foram fantásticos e muito pessoais Halsey agora se mostra como Ashley por tudo que passou mostra partes escondidas de sua alma e por momentos tristes que passou sempre a admirei como cantora e depois de ler estes poemas passo a admirar ainda mais como pessoa