Quando Zumbi voltar

Quando Zumbi voltar Carlos de Assumpção

Resenhas - Quando Zumbi voltar

Tatiana 28/11/2020

Poesia e protesto
O autor de Carlos de Assumção traz a força e voz de protesto, das injustiças do passado e do presente, pelo valor da raça negra em forma de poesia. Gostei muito da sua narrativa.

Luciana 16/11/2020

Potente
Leitura curta, mas potente! O autor relata sobre situações que a história oficial insiste em ignorar. Em suas próprias palavras:
"Há muitas histórias
Sobre os meus avós
Que a História não faz
Questão de contar"

Lethycia Dias 29/11/2020

Pequena porém poderosa amostra da poesia de Carlos de Assumpção
Na semana passada, li esse e-book curtinho que funciona como uma espécie de "amostra" da poesia de Carlos de Assumpção. Os 10 poemas que fazem parte desta seleção falam de forma poderosa sobre negritude; sobre a importância de pessoas negras se unirem em torno de suas dores e necessidades sociais e políticas; e ainda fazem uma forte contestação sobre narrativas a respeito do passado de pessoas negras no Brasil.
Os poemas que me tocaram mais forte são o "Protesto", que resgata a forma como pessoas negras, após o fim da escravatura, tiveram sua cidadania e dignidade negadas socialmente; e o "Meus avós", que é uma resposta às narrativas de passividade dos povos negros escravizados. Com os versos "Não venham me dizer / Que os meus avós se submeteram / Facilmente à escravidão // Não venham me dizer / Que os meus avós foram / Escravos submissos / Por favor não venham me dizer", o autor não fala pessoalmente de seus próprios avós, mas sim de todo o conjunto de pessoas negras brasileiras, que, segundo a narrativa da "democracia racial", teriam aceitado sua condição de forma passiva - o que não é verdade, pois houve muita resistência à escravidão no Brasil e muitos levantes e revoltas durante o tempo em que ela existiu no nosso país.
Terminei esse livro com a sensação de que havia lido algo muito poderoso e necessário. Depois desses 10 poemas, fiquei com muita vontade de ler "Não pararei de gritar", a reunião da poesia completa de Carlos de Assumpção, e com certeza farei isso no futuro.

site: https://amzn.to/33uyiDg

Alexandre 08/01/2021

Poemas potentes
Carlos de Assumpção nos presenteia com 10 poemas potentissimos que nos bolem por dentro, causando incômodo, através de uma escrita precisa e ágil. Merecem ser lidos por todos nós brasileiros.

Ives 13/02/2021

Muito simples
Sem dúvida trata de um tema importante, racismo, e traz diálogos e discursos importantes sobre o tema, mas no geral trata de forma simples e para mim, poeticamente imatura. Os versos não são, em sua maioria, interessantes, pois muitos são frases genéricas. Alguns poemas são bem simples e repetitivos no discurso e ás vezes apresentam algo interessante, mas acabam tropeçando novamente. Não acho que os discursos do poeta se traduziram bem em seus poemas, pois justamente para mim foram apresentandos, nessa amostra, de forma imatura/informal demais.
"Autoretrato" para mim foi o que melhor soube se desenvolver.

caroline sn 19/11/2020

O grito de um negro
Talvez a poesia de Carlos de Assumpção não seja propriamente a do meu gosto (baseando-me nesta pequena seleta, apenas). Ainda engatinho neste gênero, mas sendo ele o mais subjetivo de todos, não pude deixar de constatar isto. Porém, é absolutamente inegável a força de seus poemas. Os mais tocantes e melhores pra mim foram "Eclipse", "Protesto" e "Autorretrato". Os versos destes chegaram em mim inefavelmente.

Everton 20/11/2020

Poemas sobre negritude
Uma coletânea de poemas sobre negritude e racismo. Interessante e de leitura rápida.

@andressamreis 06/12/2020

Poesia necessária
Conhece Carlos Assumpção?
Paulista nascido em Tietê/SP, atualmente mora em Franca/SP.
Aos 93 anos é o maior poeta vivo brasileiro!
Pare tudo o que está fazendo e vá pesquisar sobre ele!

Sobre a obra "Quando Zumbi voltar: 10 poemas"
Poesias que enaltecem a história e cultura negra. Pra ler alto e de punho fechado.
Palavras de impacto e força raros.
Um dos grandes poetas combativos da história recente brasileira.
Leiam Carlos Assumpção!
Divulguem Carlos Assumpção!
Leia e SENTIRÁ porque sexta-feira é feriado. Porque ainda precisamos do Di
a da Consciência Negra.

Este ebook está gratuito na Amazon!
Link na Bio
Aproveite!

"Mesmo que voltem as costas

Às minhas palavras de fogo

Não pararei de gritar

Não pararei

Não pararei."

Robson.Marques 19/01/2021

O silêncio
Que precede o esporro vem dia gritos.
Fiquei com vontade de ler o livro original.

Arlindo.Ramos 09/02/2021

Quando Zumbi Voltar
Leitura rápida, belos poemas que tratam da questão racial. Pra quem gosta de poesia, recomendo.