Quando Zumbi voltar

Quando Zumbi voltar Carlos de Assumpção

Resenhas - Quando Zumbi voltar

Katia Rodrigues 02/12/2021

"A justiça não chegou"
Carlos de Assumpção tem afirmado sua identidade e sua luta através de sua poesia, transparente e limpa, direta e certeira, que assim como em certas parábolas, escode complexas alegorias, interpretações históricas e sutilizas psicológicas.

"Sou apenas um homem
Lutando em seu quilombo de palavras
Apenas um homem
Tentando interpretar anseios e esperanças
De todo um povo desprezado explorado
Que um dia há de se levantar"

Nas últimas décadas, a poesia engajada, aquela que se coloca a serviço de uma causa político-ideológica e procura ser uma arte de contestação, de grandes nomes como Castro Alves (poeta ligado à causa abolicionista), tem sido levada adiante por poetas como Assumpção.

"Aquele que sustentou
Sobre os ombros negros e fortes
O progresso do país
O que sofrera mil torturas
O que chorara inutilmente
O que dera tudo o que tinha
E hoje em dia não tem nada
Mas hoje grito não é
Pelo que já se passou
Que se passou é passado
Meu coração já perdoou
Hoje grito meu irmão
É porque depois de tudo
A justiça não chegou"

Agora, não mais uma luta pela abolição, mas, antes de tudo, pelo reconhecimento do preconceito racial, cultural, da desigualdade de oportunidades, da discriminação social enraizados em nossa sociedade.

Assumpção merece ser lido e reconhecido como um dos grandes.

"Mas irmão fica sabendo
Piedade não é o que eu quero
Piedade não me interessa
Os fracos pedem piedade
Eu quero coisa melhor
Eu não quero mais viver
No porão da sociedade
Não quero ser marginal
Quero entrar em toda parte
Quero ser bem recebido
Basta de humilhações
Minha alma já está cansada
Eu quero o sol que é de todos
Quero a vida que é de todos
Ou alcanço tudo o que eu quero
Ou gritarei a noite inteira
Como gritam os vulcões
Como gritam os vendavais
Como grita o mar
E nem a morte terá força
Para me fazer calar"

Ig: @ingrisias

B.norte 22/11/2021

Recomendo...
É muito curto, logo a leitura acaba sendo bem rápida. O estilo de escrita das poesias é simples e direto.

Tatiana 28/11/2020

Poesia e protesto
O autor de Carlos de Assumção traz a força e voz de protesto, das injustiças do passado e do presente, pelo valor da raça negra em forma de poesia. Gostei muito da sua narrativa.

Luciana 16/11/2020

Potente
Leitura curta, mas potente! O autor relata sobre situações que a história oficial insiste em ignorar. Em suas próprias palavras:
"Há muitas histórias
Sobre os meus avós
Que a História não faz
Questão de contar"

Lethycia Dias 29/11/2020

Pequena porém poderosa amostra da poesia de Carlos de Assumpção
Na semana passada, li esse e-book curtinho que funciona como uma espécie de "amostra" da poesia de Carlos de Assumpção. Os 10 poemas que fazem parte desta seleção falam de forma poderosa sobre negritude; sobre a importância de pessoas negras se unirem em torno de suas dores e necessidades sociais e políticas; e ainda fazem uma forte contestação sobre narrativas a respeito do passado de pessoas negras no Brasil.
Os poemas que me tocaram mais forte são o "Protesto", que resgata a forma como pessoas negras, após o fim da escravatura, tiveram sua cidadania e dignidade negadas socialmente; e o "Meus avós", que é uma resposta às narrativas de passividade dos povos negros escravizados. Com os versos "Não venham me dizer / Que os meus avós se submeteram / Facilmente à escravidão // Não venham me dizer / Que os meus avós foram / Escravos submissos / Por favor não venham me dizer", o autor não fala pessoalmente de seus próprios avós, mas sim de todo o conjunto de pessoas negras brasileiras, que, segundo a narrativa da "democracia racial", teriam aceitado sua condição de forma passiva - o que não é verdade, pois houve muita resistência à escravidão no Brasil e muitos levantes e revoltas durante o tempo em que ela existiu no nosso país.
Terminei esse livro com a sensação de que havia lido algo muito poderoso e necessário. Depois desses 10 poemas, fiquei com muita vontade de ler "Não pararei de gritar", a reunião da poesia completa de Carlos de Assumpção, e com certeza farei isso no futuro.

site: https://amzn.to/33uyiDg

Thalles.Haydan 01/07/2021

Quando Zumbi voltar
Achei incrível!! Com uma mensagem muito importante e bem fluido!! A mensagem é bem clara!! Super recomendo!

Alexandre 08/01/2021

Poemas potentes
Carlos de Assumpção nos presenteia com 10 poemas potentissimos que nos bolem por dentro, causando incômodo, através de uma escrita precisa e ágil. Merecem ser lidos por todos nós brasileiros.

stephsviana 26/12/2021

Um grito de liberdade
Poemas fortes que nos levam a refletir e a querer lutar e honrar nossos antepassados. Gostei bastante, a leitura é fluida e bem rápida, mas muito relevante.

caroline sn 19/11/2020

O grito de um negro
Talvez a poesia de Carlos de Assumpção não seja propriamente a do meu gosto (baseando-me nesta pequena seleta, apenas). Ainda engatinho neste gênero, mas sendo ele o mais subjetivo de todos, não pude deixar de constatar isto. Porém, é absolutamente inegável a força de seus poemas. Os mais tocantes e melhores pra mim foram "Eclipse", "Protesto" e "Autorretrato". Os versos destes chegaram em mim inefavelmente.

Éverton 20/11/2020

Poemas sobre negritude
Uma coletânea de poemas sobre negritude e racismo. Interessante e de leitura rápida.

@andressamreis 06/12/2020

Poesia necessária
Conhece Carlos Assumpção?
Paulista nascido em Tietê/SP, atualmente mora em Franca/SP.
Aos 93 anos é o maior poeta vivo brasileiro!
Pare tudo o que está fazendo e vá pesquisar sobre ele!

Sobre a obra "Quando Zumbi voltar: 10 poemas"
Poesias que enaltecem a história e cultura negra. Pra ler alto e de punho fechado.
Palavras de impacto e força raros.
Um dos grandes poetas combativos da história recente brasileira.
Leiam Carlos Assumpção!
Divulguem Carlos Assumpção!
Leia e SENTIRÁ porque sexta-feira é feriado. Porque ainda precisamos do Di
a da Consciência Negra.

Este ebook está gratuito na Amazon!
Link na Bio
Aproveite!

"Mesmo que voltem as costas

Às minhas palavras de fogo

Não pararei de gritar

Não pararei

Não pararei."

Gustavo 03/03/2021

Poemas de reflexão
O autor traz em seus poemas fortes críticas ao racismo que assolou o nosso país em sua construção, mas que está tão presente no dia a dia.
Poemas com intensidade e que demonstram com assombrosidade o quanto o nosso país foi moldado às custas da escravidão.

Ueslei 12/02/2024

Poucos poemas, muitas reflexões
Este é um daqueles livros que enganam pelo seu tamanho. A princípio, com seus 10 poemas, podemos pensar que a leitura será rápida ? porém, num lapso de consciência, a leitura assume uma profundidade inimaginável. Que livro! Que livro!!

luiznasc 27/11/2021

um pequenino gemido em séculos de dores
São apenas dez poemas, a maioria curtos, de linguagem simples e direta.
Suspiros de denuncia, protesto e ressentimento... Contudo também de orgulho.

Robson.Marques 19/01/2021

O silêncio
Que precede o esporro vem dia gritos.
Fiquei com vontade de ler o livro original.