O Bebê de Desirée

O Bebê de Desirée Kate Chopin

Resenhas - O Bebê de Desirée

KeniaCandido 19/04/2024

Maravilhoso!
Mais um conto que leio durante o café da manhã da coleção de contos da Sociedade das Relíquias Literárias que surpreendeu com sua reviravolta no finalzinho da história. No mês de Novembro em 2020 a editora Wish disponibilizou dois contos. Sendo que O Sonho da Sultana foi considerado primeiro conto do mês, lido recentemente e O Bebê de Desirée sendo o segundo conto. Ambos foram escritos por autoras que escreveram contos maravilhosos e merecem grandes destaques por abordarem assuntos sobre preconceito e discriminação racial.

Escrito em 1893 pela Kate Chopin, o conto O Bebê de Desirée conta a história de Desirée, uma jovem que foi adotada pelos Valmonde quando era criança, pois madame Valmonde não podia ter filhos. Os Valmonde não se importaram com a origem da criança e tornaram Desirée como filha de coração do casal, sendo criada com muito carinho. Quando Desirée cresceu, passou a ser cortejada pelo Armand, filho da família Aubigny, uma respeitosa família de Paris que estava morando em Louisiana.

Completamente encantado pela Desirée, não demorou para Armand tornar-se marido de Desirée e leva-la para morar em L’Abri, onde nasceu o primeiro filho de Desirée e Armand. Contudo após quatro meses do nascimento do filho de Desirée e Armand, a madame Valmonde resolve fazer uma nova visita ao casal e observa algo diferente na criança que muda o comportamento de Armand.

O Bebê de Desirée é um conto tão curtinho, que não posso contar mais detalhes sobre a história porque vale a pena cada leitor descobrir a revelação final com sua própria leitura. A história pode conter poucas páginas, mas é tão bem conduzido que trouxe um impacto forte e entrou na lista de favoritos do projeto Sociedade das Relíquias Literárias. Ressalto que é um conto triste, principalmente por causa do desfecho da criança e da Desirée.

Meu coração partiu com o destino de Desirée e com muita raiva de Armand pelo seu comportamento que agiu por ignorância e mente fechado para o conhecimento. No entanto, O Bebê de Desirée não deixa de ser uma história surpreendente que aborda sobre preconceito racial, linhagem familiar e desigualdade de gênero. Recomendo demais a leitura!

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/11/o-bebe-de-desiree-kate-chopin.html

hagabrielah 10/03/2024

Eu fiquei completamente presa nesse conto desde o primeiro parágrafo. Ele é curto, mas consegue surpreender e chocar.
Já quero ler mais coisas da Kate Chopin.
Recomendo!

Patricia Milani 16/01/2024

Fui pega de surpresa pelo desenrolar da narrativa, não imaginei que pudesse se tratar de um caso de racismo... e o final quem diria...
Recomendo a leitura.

Juliane.Carreiro 21/11/2023

Reviravolta
Confesso que não esperava por esse final, foi uma história que me deixou muito surpresa.
Amo ler contos desse tipo pois acabo conhecendo um pouco da escrita de outros autores mas ao mesmo tempo, consigo ficar presa na história e me culpando por querer ler mais sobre ela kkkkk

Juliane.Teixeixa 25/06/2023

Não é ruim, mas é muito curto. Se tivesse mais páginas seria bem melhor. Amei o plot do final e daria um livro incrível.

Marianna 04/06/2023

Livro curto escrito no século 19, mostra que devemos olhar para nós, antes de julgar os outros, fala sobre o preconceito com os negros, e tem um plot twist bem legal no final! Gostei! Foi uma boa leitura! Mas poderia ser mais desenvolvido.

dudínea. 13/01/2023

Interessante
Gostei da reviravolta no final, mas fora isso não tem muito o que dizer. O tema é interessante, e entendo a necessidade de falar sobre, o assunto só poderia ser melhor desenvolvido.

Dri 01/01/2023

Triste
O conto se passa na Louisiana na época da escravidão e conta a triste história de uma jovem branca que se casa com um jovem fazendeiro. Excelente, um conto tão curto e que toca em pontos tão críticos como racismo, preconceito e suas consequências.

Tally 24/09/2022

Mais um conto da SRL da Wish.

Dessa vez nos deparamos com o racismo histórico e o recorrente desconhecimento de origens e da genética humana.

O racismo é uma das maiores crueldades humanas.

Aline327 10/04/2022

Conto curto mas extremamente envolvente.
Fala de um triste período da nossa história, a escravidão.
Mas fui surpreendida pelo final.
Que reviravolta!

Rosy 31/03/2022

Curtinho e bacana
Esse conto é um tapa na sua cara. É pra te mostrar a olhar pra si, antes de julgar quem quer que seja. Achei o começo meio confuso, mas depois foi super interessante. Além do final ser uma boa lição de moral. Recomendo a leitura.

lullabyrainbow 12/03/2022

heranças sanguíneas, árvores genealógicas e racismo
É genial a forma com que Kate Chopin constrói um conto minúsculo em que aborda relações amorosas e étnico-raciais, assim como o machismo incrustado em nossa sociedade, com simplicidade, objetividade, maestria e força!

Falar mais do que isso estragaria a experiência dos próximos leitores, que, espero que, assim como eu, ficarão chocados com a última linha dessa obra.

Bravo! Bravo!

Hausenbackt 11/03/2022

Que tristeza deus
Nunca ouvi um conto tão desesperador e triste, Desirré nos deixa muito abalados com a sua história, sem saber de onde veio e acreditando piamente no amor, tem todas duas esperanças e convicções jogadas ao lixo, só lhe resta um filho e o talvez... Triste, desolador e infelizmente real demais.