O Bebê de Desirée

O Bebê de Desirée Kate Chopin

Resenhas - O Bebê de Desirée

Rita 10/11/2020

Na era da escravidão, em meio a uma sociedade segregada e preconceituosa em seu extremo, nasce um bebê.

A virada no final é genial.

Como a mulher sempre paga até pelo que não é erro algum.

Coruja 15/03/2021

O mês de novembro foi de conto duplo na sociedade - ambos de autoria feminina, tratando de questões sobre preconceito. Mas, se O Sonho da Sultana é uma fantasia utópica feminista, O Bebé de Desirée trabalha com discriminação racial.

Para um conto tão curtinho, devo dizer que o impacto dele é bem forte; talvez o mais inquietante de todos os contos enviados no projeto até o momento. A forma como a ignorância acerca do passado de Desirée nos leva a conjecturar sobre sua descendência e a revelação final do segredo do jovem e apaixonado Armand são conduzidas de forma genial.

Terminei a história de coração partido por Desirée e um profundo ódio por Armand. Em certa medida, o clima e o contexto - Sul Americano no período pré-Guerra Civil - fizeram-me lembrar de E O Vento Levou.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html

Marina.Castro.F 02/05/2021

Adorei
Eu gostei muito desse conto. Um conto bem rápido que consegue abordar questões muito importantes como o racismo e o papel de mulher de uma maneira interessante.

Drigo 22/12/2020

Ótimo conto sobre o sul dos EUA
Gostei bastante da forma como a autora fez um caminho para pensarmos ser algo e na verdade ser outro! Do meio pro fim já desconfiava, mas imaginar a cara de Armand foi o melhor!

Letícia 02/12/2020

Pra pensar sempre!
O tema do conto é escravidão e com isso as relações entre as pessoas naquele contexto.
Em poucas páginas acompanhamos a história de Desirée e o final nos faz pensar mais uma vez de como ainda reverbera e não acabou tudo que cerca esse mal que acometeu a humanidade.
Vale a pena ler!

Jan... 17/12/2020

O bebê de Desiree foi publicado em 1893 pela escritora americana Kate Chopin. Considerada uma precursora de autoras feministas do século 20.

Narra a história de Desiree. Vivendo numa sociedade racista, ela, branca, casa com um homem branco e rico, mas o filho deles nasce negro. Ela e o filho são rejeitados e abandonados pelo marido. Mas a história tem uma virada surpreendente no final! Também achei sensacional a crítica social dessa autora! Quero conhecer mais escritos dela.

Hausenbackt 11/03/2022

Que tristeza deus
Nunca ouvi um conto tão desesperador e triste, Desirré nos deixa muito abalados com a sua história, sem saber de onde veio e acreditando piamente no amor, tem todas duas esperanças e convicções jogadas ao lixo, só lhe resta um filho e o talvez... Triste, desolador e infelizmente real demais.

hagabrielah 10/03/2024

Eu fiquei completamente presa nesse conto desde o primeiro parágrafo. Ele é curto, mas consegue surpreender e chocar.
Já quero ler mais coisas da Kate Chopin.
Recomendo!

Isy 15/05/2021

Não chega a ser imprevisível, mas é bastante forte. Mostra, em poucas páginas e de forma lúdica como o patriarcado e o racismo andam de mãos dadas, envenenado tudo o que tocam.

Ohara 16/01/2021

Conto 8 da Sociedade das Reliquias Literárias da Editora Wish.

Lucas 16/01/2021

Que reviravolta! Uau!
O racismo é uma doença que a humanidade carrega até os dias atuais, evoluímos bastante nesse aspecto, mas ainda está longe de ser algo ideal, sendo as consequências de atitudes racistas algo sempre pavoroso. O livro aborda a temática e ilustra uma situação que parece surreal, mas totalmente verossímil, possível de ter ocorrido, infelizmente.

Elisa.Motta 26/02/2021

Texto curtinho, mas bem desenvolvido e trama envolvente. O desfecho me pareceu um pouco óbvio, mas pela época que foi escrito, percebe-se claramente a pegada feminista. Gostei bastante da leitura.

@Mihleituras 28/03/2021

Gostei muito do conto bem interessante e rápido de ler. Com uma reviravolta surpreendente.