O SÁBADO

O SÁBADO John Charles Ryle

Resenhas - O SÁBADO

Edmon Santos 26/05/2021

Muito bom!
Assunto muito importante, muito negligenciado e não muito entendido por muitos e que foi tratado da maneira simples, profunda e agradável que J.C.Ryle sempre faz em seus escritos.
Gostei muito dos pontos trazidos e embasamento teológico.
Só tirei uma estrela por causa de alguns erros de tradução que, por vezes, atrapalhavam um pouco o entendimento de algumas frases.
No mais, o livro é excelente!

?Eu sei muito bem que há muitas pessoas boas que afirmam que ?todo dia deve ser santo? para um verdadeiro cristão, e por esse motivo menosprezam a especial santificação do primeiro dia da semana. Eu respeito a consciência de tais pessoas. Eu iria tão longe quanto qualquer um em lutar por um ?todo dia religioso?, e protestaria contra um mero Sábado cristão. Mas eu entendo que a teoria é falaciosa e anti-bíblica. Estou convencido que, interpretando a natureza humana como ela, a tentativa de considerar todo o dia como ?Dia do Senhor? resultaria em não ter nenhum Dia do Senhor. Ninguém, exceto um completo fanático, suponho eu, diria que está errado declarar estações especiais para ?oração particular?, sob a argumentação que nós devemos ?orar sempre?, e poucos, estou persuadido, que observam o mundo com os olhos do senso comum, fracassarão em ver que ao trazer a religião para exercer sobre os homens um efeito completo, deve haver um dia da semana separado de seu negócio.?

Nota: o termo ?sabbath? do título em inglês foi traduzido por ?sábado? em português, mas o autor se refere ao domingo como esse dia a ser guardado em sua argumentação.

Barbara.Tomaz 29/11/2020

Breve e Bom!
A editora explicou que o título original em inglês é Sabbath, que fica melhor colocado em nossa língua como Sábado. Assim Ryle expõe o significado, importância e implicações desse termo.

Mesmo embora que esse nome não seja estritamente relacionado ao sétimo dia da semana, Ryle defende a importância do cristão guardar o sabbath, seja este no primeio dia da semana ou no sétimo, assim como os judeus o fazem. Ele apresenta alguns benefícios para esse tempo de descanso e meditação e propôs ações que poderão influenciar mais pessoas a seguirem esse mandamento.

Obs: Lembro que esse termo não é algo limitado especificamente ao sábado (como dia da semana). Quando Ryle escreve, ele tem em mente o Domingo como Dia do Senhor!

Um dos motivos para ele escrever essa pregação foi os inúmeros comentários que ele estava recebendo e algumas influências políticas externas e do comércio para as fábricas, lojas, monumentos públicos funcionarem aos Domingos na Inglaterra num contexto ainda marcado por problemas trabalhistas. Assim, essa pregação é também uma defesa para a separação de um dia da semana para as pessoas adorarem a Deus e descansarem de seus labores.

-Citação:
"Eu recorro à prática dos apóstolos, quando eles estavam comprometidos em implantar a Igreja de Cristo. Eu encontro distinta menção deles, guardando um dia da semana como um dia santo. (Atos 20:7; 1 Cor 26:2) Eu identifico o dia falado por um deles como ?o Dia do Senhor?. (Apocalipse 1:10) Sem dúvidas o dia foi mudado ? foi feito o primeiro dia da semana em memória da ressurreição de nosso Senhor, ao invés do sétimo dia ? mas acredito que os apóstolos foram divinamente inspirados para fazerem aquela mudança, e ao mesmo tempo sabiamente dirigidos para não fazerem decreto público a respeito. O decreto teria apenas levantado um fermento na mente judaica, e causado ofensa desnecessária. Foi uma mudança que deveria ter efeito gradual, e não ser forçada sobre as consciências dos irmãos fracos. O espírito do quarto mandamento não foi interferido pela mudança no seu menor grau: O Dia do Senhor, no primeiro dia da semana, foi apenas tanto um dia de descanso depois de seis dias de trabalho, quando o do sétimo dia tinha sido. Mas porque nos falam tão enfaticamente sobre o ?primeiro dia da semana? e do ?Dia do Senhor?, se os apóstolos não guardaram nenhum dia mais santo do que o outro, é para minha mente completamente inexplicável."