Clanlands Sam Heughan...

Resenhas -

Coruja 09/12/2020

Outro volume que li por aparecer na lista do Goodreads Choice Awards desse ano (será que devo começar uma tag?), Clanlands é um misto de livro de memórias, relato de viagem e História - especificamente, os episódios mais sangrentos e revolucionários da Escócia - escrito em conjunto por duas das estrelas da série Outlander, inspirada nos livros da Diana Gabaldon (que ficou responsável pela introdução de Clanlands).

Sempre senti uma enorme fascinação pela Escócia - bati perna por lá para cima e para baixo em 2014, uma viagem que tenho muita vontade de refazer, dessa vez fora de uma excursão, com liberdade para passar bastante tempo em todos os locais que mais me interessam. Aliás, vários dos locais citados no livro me eram familiares dessa viagem - que fiz antes de ler Outlander e acho também que antes da série estrear. Então, não preciso explicar porque, exatamente, fiquei de olho grande assim que vi esse título.

Devo começar dizendo que nem todo mundo vai se acostumar com a estrutura do livro, narrada pelos dois autores alternadamente, com constantes interrupções de um lado e outro entre parênteses. Estou acostumada com isso por escrever com a Ísis (há rascunhos de posts coletivos nossos que são bem caóticos…), mas há uma boa razão para que muitos do que foram atrás de Clanlands tenham preferido o audiobook à versão escrita - é um formato que funciona melhor oral (ou num podcast, como Sam e Graham observam ter sido o plano original).

O livro me rendeu boas gargalhadas com o relato das desventuras dos dois ao longo da viagem (como o motorcar entalado na entrada de um castelo) e das muitas peças pregadas por Sam em Graham; e as memórias de ambos acerca de suas carreiras e mesmo dos bastidores das gravações de Outlander são bem interessantes. Contudo, fiquei com a impressão de que as explicações dos episódios históricos se diluíram em meio aos outros comentários.

Quando eles param para falar de um local, de um personagem ou uma batalha específicos, eles fazem um bom trabalho em dar vida a eles; mas no universo de todos os lugares por onde passaram, a parte histórica ficou em segundo plano. Considerando que essa aventura pela Escócia foi gravada e pensada para se tornar uma série, fiquei imaginando que eles guardaram a parte mais didática para ela - inclusive porque seria mais fácil acompanhar a História com o visual dos locais de que eles estão falando. O programa já tem nome - Men in Kilts - e previsão de ser lançada no início de 2021.

O livro me deixou bem curiosa para assistir a série - como peça de marketing, é um negócio excelente -, e, como já disse, rendeu-me muitas risadas; mas, se eu tivesse procurado Clanlands especificamente pela História, teria me decepcionado. Felizmente, fui atrás do livro por curiosidade e sem expectativas, de forma que pude aproveitá-lo bem. E, para quem é fluente, fica a dica de ir atrás do audiobook.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/12/clanlands-whisky-guerras-e-uma-aventura.html

milene 07/10/2021

Fiquei bem curiosa para ler porque sempre fui muito apaixonada pela Escócia e outlander é a série do meu coração pra sempre.
Eu morri de rir com o Sam e o Graham se cutucando o tempo todo, e achei um livro bem cultural. Gostei bastante da escrita porque apesar de ter bastante sobre história, eles contam e dão exemplos da experiências que eles tiveram então deixa tudo bem mais completo.

Fernanda 26/10/2021

Clanlands - Sam Heughan, Graham McTavish
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/10/resenha-clanlands-sam-heyghan-graham.html

Thaliame 17/11/2021

Depois que eu conheci outlander eu fiquei completamente apaixonada pela Escócia, e conhecer esses lugares com atores que interpretam em outlander é absurdo.

ramiromat 10/12/2021

O livro trás muitas histórias, sobre a Escócia, sobre a série Outlander e sobre os próprios autores, refletindo as experiências de vida, numa viagem que vai além daquela mostrada no Men in Kilts. A leitura é bem prazerosa. Por mais que a dinâmica e a amizade dos dois sejam fortes, me senti incomodado, em algumas partes, com algumas situações em que o Sam colocou o Graham. E, por último, quanto ao livro, em si, só as páginas ímpares são numeradas.

day 17/08/2022

Muito bom !
Clanlands

Um livro maravilhoso! Quem gosta da saga outlander, com certeza vai amar essa aventura na Escócia , com os dois amigos e atores da série , o Sam Heughan o James e o Graham McTavish O maravilhoso Dougal .
Eles saem em uma viagem mostrando os pontos da Escócia onde se passa a série .
O livro ensina muito da história do país e também é bem divertido pela relação engraçada do dois.
Eu amei ! Enfim ? eu amo tudo que envolve o universo de outlander.

Isabela 24/03/2023

Clanlands
Uma viagem ao passado sem sair do sec XXI.
Se imagine em uma campervan viajando pelas estradas da Escocia, visitando castelos, lagos e a historia da Escocia sendo contada por Sam e Graham, isso mesmo - Jamie e Dougal Mackenzie de Outlander - envolto em Uisque. Muito Uisque.
Se imagine em um castelo rodeado de artefatos das guerras escocesas - ate de Culloden - e a historia sendo contada pelo chefe do clã.
Visitando o campo de Colludon, literalmente...
Andando em um barco a remo no lago Nessie....
Imagine tudo isso....
E em meio a historia sendo contada tem...o caos.
Porque Sam e Graham juntos não se pode esperar outra coisa a não ser caos (nem sempre organizado).
Uma ideia mais louca que a outra.(Quem você acha que estava no comando do remo no Lago Nessie?)
E isso deixou a historia leve e divertida, apesar de contar o passado escocês.
Para quem ama historia esse livro é um prato cheio

Carolina.Leiner 25/04/2023

Para quem é fã de Outlander e tem interesse em saber mais sobre a Escócia é um prato cheio! A relação entre o Sam e o Graham é muito legal e eles tiram sarro um do outro o tempo inteiro.

Patty 03/10/2023

Clanlands é o relato de uma aventura pelas Highlandas escocesas, vivida por Sam Heughan e Graham McTavish, o Jamie Fraser e Dougal Mackenzie de Outlander.
Os dois vão em busca de conhecer mais da história de sua terra natal, o que nos leva junto a aprender mais sobre o passado da Escócia: suas batalhas, os clãs, enfim, como era a vida nas Terras Altas antes da dominação inglesa.
Foi uma leitura que também me tirou boas risadas já que Sam parece um moleque de tanto que provoca o Graham. Aliás, é uma provocação mútua, que diverte muito.
Conta também um pouco do começo da carreira de ambos os atores, além de trazer vários bastidores de Outlander, que por sinal, se você não assistiu até a 5a temporada da série, é melhor não ler esse livro por risco de pegar spoilers.
E como eles escreveram esse livro em meio a pandemia do Covid-19, é interessante ver como foi para os dois, que estavam trabalhando em vários projetos, de repente terem que parar tudo.por conta do isolamento.
Enfim, é um livro para todos os fãs de Outlander conhecerem um pouco mais da Escócia e dos dois atores.