KOKORO - Coração

KOKORO - Coração Naatsume Soseki

Resenhas -

Michela Wakami 05/08/2023

Iniciei a leitura, sem saber nada sobre o livro.
E me deparei com uma história, triste e pesada.

Quanto a escrita, iniciasse bastante fluida, mas quando entra na carta, que é extremamente longa, se torna cansativa.

No geral achei válida a leitura.

Gatilho: Suicídio.

Lusia.Nicolino 12/04/2022

Sensível, considerando sua época
Conhecer a história através de obras literárias é uma forma muito interessante de entender o presente. Kokoro - ou Coração - capta as mudanças do fim do século XIX, época em que o Japão passava por uma rápida modernização. Estamos na Tóquio de 1910 para acompanhar a relação entre um homem jovem, o narrador, e um senhor que ele chama de Sensei, de Professor. Com personagens sem nome, dividido em três partes, o texto não tem grandes giros, mas é capaz de nos deixar ansiosos por descobrir o grande segredo do passado que aperta o coração do Professor. Publicado em 1914, exige de nós sensibilidade. Não exite em descobrir ou revisitar esse mestre.

Quote: "Não era que ele me odiasse desde o começo. Os cumprimentos secos e os gestos aparentemente frios que exibia às vezes não eram expressões de desagrado, buscando distância com relação a mim. O pobre professor estava alertando, aos que chegavam perto de si, que a aproximação não valia a pena. O professor, que não respondia ao afeto dos outros, antes de desprezá-los, desprezava a si próprio."

Danielle 03/06/2021

Descobri esse livro numa lista na internet de livros que representam cada país, e este estava lá representando o Japão.
Comecei a leitura com altas expectativas, devido a importância que o livro tem em seu país, mas confesso que minhas expectavivas não foram superadas, esperava mais dele, embora tem sido um livro muito bom. Com certeza recomendo a leitura porém essa edição em ebook da Leebooks contém muitos erros e precisa ser revisado.

Jess 19/07/2021

Escrevi uma resenha grande e com detalhes, mas o Skoob não permitiu, rs.
Então, em resumo: achei interessante o traçado psicológico do Professor, a divisão das partes que conduzem a gente pra atmosferas diferentes e o toque meio melancólico da narrativa.
Há questões interessantes sobre interesse, dinheiro, até onde vai o amor, suicídio e o poder da responsabilidade que temos sobre os outros.
Um bom livro.

Patty Lima 20/12/2021

Nessa minha primeira aventura pela literatura japonesa me encantei e frustei na mesma medida. Essa é uma leitura lenta, mas envolvente e que traz muitos detalhes da cultura japonesa. O que me frustrou foi o desfecho. Dá uma ideia de incompletude. Para mim faltou um capítulo fechando algumas pontas soltas ao longo do enredo... rsrsrs

Rachel Bgs 17/12/2022

Coração é uma obra-prima da literatura japonesa e mundial. Eu fortemente a recomendo, tanto por seu pioneirismo, quanto por seu background histórico e os paralelos entre a vida do Sensei e o período Meiji, além da escrita primorosa e sensível, é única, de Natsume Soseki.