O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Claudia K 22/03/2024

Essa não é uma leitura fácil
Todo mapa é uma história. Ou toda história é um mapa? As jornadas de Nur e Rawiya são separadas por séculos, mas atravessam a mesma rota em busca de novos dias felizes, como aqueles que viveram antes de suas respectivas perdas.
Esse não é um livro fácil de ler. Seja pelo peso dos conflitos que tiram vidas e criam refugiados. Seja pela maneira poética e muitas vezes dolorosa que o escritor usa para descrever sentimentos ou acontecimentos.
A jornada de amadurecimento de Nur e Rawiya me prenderam ao longo de todo o livro, sempre com a esperança de que a paz chegaria até elas.

VitAria540 19/03/2024

História forte, triste e bonita
A história da Nur é linda e bem triste e a de Rawiya é tensa e com reviravoltas.
Ter duas narrações simultâneas torna a leitura interessante, mas ainda sinto que em alguns momentos a história poderia ter sido mais fluida. Achei 10/10 a história mais triste ser narrada por uma criança, tornou mais sutil e ao mesmo tempo mais triste. Gostei muito de como o autor abordou a inocência e simplicidade da Nur. Vale bastante a leitura!

Vanessa1913 27/02/2024

Frases que me marcaram
"É mais fácil viver com a perda se você não a nomeia?"
"Depois de ouvir vozes demais, você começa a se esquecer de qual é a sua."
"O enredo importa menos do que a forma de contá-lo."
"As histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que morrer vai doer. Mas não dói. É viver que nos machuca."
"As coisas mudam muito. Sempre precisamos consertar os mapas, redesenhar nossas próprias fronteiras."
"Todo lugar onde você vai se torna uma parte de você."

Miry 09/02/2024

Escrita cansativa mas história boa???
Talvez eu tenha algum bloqueio com a temática de guerras + crianças porque sempre acho a história muito cansativa. A história é muito bonita, a trajetória delas fugindo da guerra até encontrar um lar foi bem sofrida, mas não me despertou sentimento nenhum. A história de fantasia secundária (a história que o pai contou pra filha) achei muito mais legal. Mas escrita foi uma tortura, cada capítulo parecia que eu tinha lido um livro de 400 páginas.

Dimitrya 31/01/2024

Demorei uma vida
Coincidiu com uma fase de pouca disciplina para leitura, e talvez o próprio livro tenha contribuído para isso. Confesso que não me agradou muito, não entendi por completo a relação entre as duas personagens principais, alguns momentos pareceram muito obviamente resolvidos, outros não conseguia visualizar com clareza as cenas através das descrições, enfim.. com certeza já li melhores. Em todo caso estou feliz por, após quase um ano, ter finalizado, pois faz parte da minha volta á disciplina da leitura como era antes.

KelenDZ 29/01/2024

Gostei muito do livro, e de acompanhar as histórias de Nur e Rawiya...
A história de Nur me deixou um tanto aflita, já que quase tudo que poderia dar errado aconteceu, mas o final foi gratificante.

Ana Helena 24/01/2024

Sensacional
Livro que desperta emoções, cativante! Eu me apaixonei pela Nur, pela sua inocência e como ela vai descobrindo o mundo! Adorei conhecer a história pelo lado dela, uma criança maravilhosa e muito esperta. Algumas vezes achei a leitura arrastada, mas acredito que seja pelo tema. Mas no final, fiquei bastante emocionada! Um livro pra vida ??

lou 24/01/2024

Ele foi muuuito bem escrito, senti que o escritor deu a vida aqui e isso foi essencial pra que o leitor tivesse plena percepção do quão bom ele é, o que senti desde o começo.
A sabedoria com o jogo de palavras foi também perceptível e parecia magia pura o uso da sinestesia nele, muito bem construído e trabalhado.
Infelizmente, por causa disso achei que não foi uma ideia tão genial que ele fosse narrado por uma criança, é muuito raro ver uma criança pensando dessa forma como aconteceu aqui, achei bem irreal e artificial. Por falar nisso, fiquei em dúvida em qual seria a idade dela.
Em alguns momentos ela deixava transparecer pensamentos bem infantis, já em outros, mais maduros que muito adulto, inclusive nas reflexões pessoais e sobre o mundo, o universo, por isso fiquei sempre em dúvida no que o autor não foi tão direto e bem estabelecido com a idade dela, tanto que só depois de muitas páginas percebi que era uma menina, por exemplo.
Também achei um pouco incoerente o papel que muitos personagens tinham ali, não só o objetivo de cada um pro crescimento da história mas mais especificamente quem eram eles.
Passei muito tempo de leitura em dúvida de quem era parente de quem ali, além do motivo que levou a família a se mudar de Nova York depois de tantos anos, achei que foi outra coisa que não ficou tão clara pros leitores pra que entendessemos e acompanhássemos melhor a história e o que exatamente tava acontecendo.
Sobre a mudança de capítulos, também achei que o leitor não foi muito bem esclarecido sobre o outro ponto de vista que tava se seguindo antes dos personagens estarem mais fixos na memória do leitor.
Durante boa parte dele eu fiquei boiando sobre o que tava acontecendo na guerra contra o tal roque e na construção de outro mapa pro tal rei Rogério (que por sinal até agora eu não sei o que/quem são) e lia mais porque tava no livro do que por querer, já que, por não saber quem eram, a parte deles não ficava na minha cabeça por muito tempo e eu logo esquecia.
O plot no final foi que juntou as duas histórias e aí sim eu entendi melhor as coisas, mas poxa precisava fazer as coisas ficarem claras só no final? Não queria que minha experiência fosse assim.
Apesar disso tudo, parece que não mas eu gostei muuito dele, achei que foi muito bem escrito, realmente uma obra. Me colocou num ponto de vista bem diferente da minha realidade e apesar de eu ter demorado um pouco a me adaptar, quando o fiz, parecia que eu era a própria protagonista vivendo tudo aquilo.
O autor nos fez compreender uma outra realidade, uma cultura extremamente rica e determinação que não vejo em qualquer um. Na verdade, sinto que nem os personagens pensavam muito nisso, só seguiram em frente porque precisavam e depois se deram conta da própria grandiosidade, como acontece com muita gente no mundo e o livro demonstrou de uma forma linda.

pris_amorim 15/01/2024

Enredo muito interessante, mas escrita enfadonha
O livro gira em torno de uma garotinha e sua família refugiadas da guerra Síria, em paralelo com uma história que o pai da garotinha contava à ela. Ambas histórias contam sobre a jornada trilhada a procura do lar e de sobrevivência.

Me senti extremamente sensibilizada pelo livro (chorei três vezes) e pela realidade retratada de refugiados de uma guerra que até hoje (janeiro/2024) não acabou e que possui desdobramentos na vida de milhões de pessoas.

No início achei o livro enfadonho, tanto que o abandonei e demorei meses para voltar a lê-lo, mas depois que me acostumei com o estilo de escrita e as coisas começaram a acontecer a leitura foi mais fácil.

A edição da TAG ficou linda, como sempre.

Marta 28/12/2023

Sensacional!
Duas histórias são contadas: a de Rawia que embarcou numa viagem junto ao cartógrafo Al Idris e a de Nur, a caçula de três irmãs, que após perder seu pai, volta com a família para a Síria, onde enfrentam uma guerra e a fuga para outros países. História importante sobre a guerra da Síria, os refugiados, a perda do lar e a esperança de uma nova vida.

Mirele 19/12/2023

Assim, a história em si é legal. O pano de fundo principalmente é muito interessante, ainda mais considerando o cenário mundial atual. Mas por algum motivo a história não me pegou, não sei se pela narrativa ou se só não era o momento certo de ler esse livro. Mas não consegui me apegar a ninguém.

Carla 26/11/2023

Um bom livro
Confesso que a história não me interessou no começo, mas resolvi dar uma chance a ela... E que bom! Pois ela é emocionante. O primeiro livro que li no ano e estou orgulhosa por isso.

MariBrandão 14/11/2023

Leitura incrível!

Ao mesmo tempo que nos é contada uma história de aventura, com uma heroína destemida, nos é apresentada a narrativa de Nur, que segue o mesmo caminho percorrido Rawiya.
É uma história bonita, triste e profunda. Muito emocionante mesmo!

Bia* 30/10/2023

Livro lindo e emocionante. Conta a história de Nur e sua família tendo que regressar a Síria após a morte do pai, e acabam encontrando um país em guerra. Quando a casa é destruída por um ataque aéreo elas se veem obrigadas a mudar novamente, isso tudo permeado pelos mapas e histórias que o pai da Nur contava a ela. História super envolvente.

distritodoslivros 07/10/2023

Um livro para recordar
Existem muitos tipos de livros no mundo, sobre muitos assuntos diferentes. Eu mesma já li uma diversidade de livros incontável, mas são poucos os livros que me tocam como Mapa de Sal e Estrelas.

Neste livro seguimos duas histórias simultâneas, com duas personagens: Rawiya e Nur

Com Rawiya seguimos uma história envolvente e misteriosa, cheia de desafios e magia passando por diversos pontos em um mapa, traçando o caminho de uma história épica.

Com Nur, seguimos os passos de Rawiya no mapa, mas de uma forma muito mais lenta e dolorosa. Nur e sua família estão fugindo da guerra em um caminho tortuoso pontilhado por perdas e dor. Momentos do livro foram tão agonizantes e tristes que eu fui obrigada a dar um tempo na leitura, a ficção estampando da forma mais crua e vulnerável a situação que muitas pessoas estão vivendo do outro lado do oceano. Vidas são perdidas, esperanças apagadas e sonhos soterrados em escombros.

Lembro de ter ficado chocada ao final da leitura ao descobrir que a história não era baseada em uma narrativa real. Os detalhes dos acontecimentos e a sequência de eventos me pareceram tão reais e marcantes que imaginei que somente uma pessoa que passou por isso fosse capaz de reproduzir, senti como se Nur fosse real, quis imediatamente sair da minha casa e ir ajudar ela a reaver sua família.

Outro ponto que me tocou foi o baque dessa história, desde que me conheço por gente ouço nos jornais sobre as guerras que acometem o oriente médio, creio que já ?nos acostumamos? com essa situação e já não nos choca mais quando uma bomba é lançada por lá. Chegamos ao ponto de generalizar os países e pessoas envolvidos, agora são ?os árabes? , ?os refugiados? e ? as guerras?. Poucas foram as vezes que demos nomes aos bois, poucas foram as vezes que pessoas choraram por cenas como Alan Kurdi, com seus pequenos dois anos, caído em uma praia, ou quando Omar Daqneesh estampou jornais com seu rosto sujo de sangue e cinzas, e um olhar perdido que não deveria existir no rosto de uma criança tão pequena.

Livros como esse são fundamentais na literatura, ainda que muitas pessoas leiam para fugir do peso da realidade, é incontestável que não podemos viver em uma bolha enquanto o mundo fervilha de acontecimentos. Se você tem a oportunidade de ler um livro que represente uma realidade diferente da sua, aproveite para pesquisar mais sobre esses acontecimentos, não para te deprimir, mas porque aqueles que fogem desses horrores merecem no mínimo ter alguém que torce por eles.

Em resumo, meu sentimento por esse livro pode ser resumido em uma frase do mesmo:

"Como deus não fica devastado com as coisas terríveis do mundo?... Pode uma tristeza ser grande demais para deus?"