O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

-Koraline 13/01/2022

#MLV2022 - Estrategistas - Missão #3 - Leia um livro que você não sabe muito sobre.
Peguei esse livro por que achei de seria parecido com os livros do Khaled Hosseini, e de certo é parecido mesmo. O livro conta a história de uma família de refugiados, que passam por dificuldade após a morte de Baba, e atravessam vários países que impedem a passagem de imigrantes, para encontratem um familiar. A história da família em si é bem triste, mas se tratando de um livro comercial, a narrativa deixa a desejar, esperava uma escrita que entregasse uma carga emocional assim como A Cidade do Sol, e não achei muito boa.

Albieri 25/01/2021

Duas em uma.
O MAPA DE SAL & ESTRELAS - ZEYN JOUKHADAR

3° Livro de 2021

?????

Um romance lindo envolvendo duas histórias que se cruzam em tempos diferentes, as personagens principais Rawiya e Nur enfrentam dificuldades em suas respectivas épocas, tendo que se passarem por rapazes para seguir em frente. Mas o final demonstrou a força das duas.

Um romance cheio de expectativas quanto ao futuro das personagens, complicado e difícil no começo por estar sendo arrastada a leitura, mas que foi essencial para o desenvolvimento do conteúdo.

Nur é uma garota de doze anos que enxerga as cores em tudo, não apenas nas vozes das pessoas, como nos cheiros e em tudo o que vê, cada cor pra ela tem um significado importante e um sentimento por trás.

Não como negar que houve cenas tristes, não consegui imaginar aquelas cenas sem me sentir tocado. O autor soube desenvolver essa parte e mexeu com os meus sentimentos.

Rawiya e sua coragem, mostram como uma mulher pode ser mais forte que homens que se acham os poderosos.
Uma guerreira incrível e uma personagem amada.

As aventuras e desventuras dos personagens fizeram desse livro cinco estrela com certeza, mas claro que nem todos irão concordar, mas eu recomendo a leitura indubitavelmente.

#OMapadeSaleEstrelas #ZeynJoukhadar #TagIneditos #editoraDublinense #TheMapofSaltandStars #Livros #Books #instabooks #minhaestante #cabeceira #skoob #Instalivros
Priscila 29/01/2021minha estante
Eu larguei ele, acho que vou insistir.

Bianckah 16/01/2022

Uma história triste, pesada e arrastada. Não foi um livro que tive prazer em ler. Apesar do enredo ser interessante e retratar a guerra e a sofrida jornada dos refugiados da Síria em busca de um local seguro, tive dificuldades em me manter interessada na história. Alguns trechos, principalmente onde o autor descreve detalhes de coisas, locais e sentimentos são repetitivos e cansativos fazendo a história se arrastar. A contra balança e que me ajudou a ir até o final foram os respiros dados na história de Nur quando chegavam os trechos das aventuras de Rawiya, que se passavam séculos antes das história principal.
Bia 16/01/2022minha estante
achei tão pesada a história, que fiquei com ressaca literária depois que li

pmilao 08/12/2020

Retrato importante
Esse romance é valioso e importante por diversas razões. A primeira delas é trazer, sob o ponto de vista de uma criança, a destruição, o perigo e a imprevisibilidade de uma guerra, mostrando a injustiça e a brutalidade infindável dos governos para com os cidadãos do próprio país ou para com seus vizinhos exilados.

Também trata a figura feminina com destaque, pois são as mulheres e as crianças as mais afetadas no cenário de refúgio, ainda que transborde força nas personagens. Há, ainda uma marcação histórica que contribui para a cultura de todos que o lerem através de personalidades que, de fato, existiram.
Luly @projetocabeceira 15/12/2020minha estante
Comecei a ler e já To encantada com a escrita do Zeyn

arlete.augusto.1 15/12/2020minha estante
Comecei agora a leitura e estou gostando muito, bem lírico, por enquanto. A edição está belíssima!

Paty 02/10/2021

Adorei!
Foi o primeiro livro de um escritor sírio que eu li, e me surpreendeu demais! O livro é super emocionante, fiquei apaixonada pela inocência e coragem da principal, e também desperta uma visão da guerra que acontece do outro lado do mundo.

Livro açucarado 10/01/2021

Leitura concluída ??
O mapa de sal & estrelas - Zeyn Joukhadar 3,5/5?

" Histórias são poderosas, mas se você guardar demais no coração as palavras dos outros, elas afogarão as suas próprias. Lembre-se disso. "

? Não vou mentir que no começo o livro é beeemmm arrastado, mais chegando lá pelas páginas 180 ela dá um up

?? Quando o pai de Nur morre, ela suas irmãs e sua mãe partem para a Síria para buscar uma nova vida

? Mas a Síria está passando pela guerra civil de 2011, quando em um dia sua casa é bombardeada elas se veem forçadas a fugirem dali em busca de abrigo em outro lugar

?? Quase mil anos atrás, Rawiya, aprendiz de cartografia, traça a mesma rota que Nur, em terras desconhecidas

? Ao longo do livro vamos caminhando junto com Nur e Rawiya, e vendo o quanto elas vão amadurecendo com todas as dificuldades que são obrigadas a passar

?? É uma história muito interessante aonde aprendemos um pouco da cultura Síria, e temos personagens baseados em pessoas reais

? E aí meus Docinhos, já tinham ouvido falar desse livro? Me conta aqui

Aline 07/05/2021

Oriente
Uma leitura que me fez agradecer por coisas que eu nunca imaginei que era privilegiada por ter.

Bia~* 21/01/2021

Poesia e dor andam juntas também aqui
Com duas histórias contadas em paralelo, o livro me conquistou pela beleza transmutada a partir do sofrimento. No século XXI, Nur, de ascendência síria luta, com sua família, para sobreviver como refugiada. A jovem vivencia perdas e abusos que, pela semelhança com a realidade, chocam e entristecem o leitor, mas ela nunca deixa de ver a poesia que o mundo guarda, ancorada na história de Rawiya - que é a outra narrativa intercalada na obra. No século XII, Rawiya desafiava as convenções ao fingir-se de menino para acompanhar o grande cartógrafo Al-idrisi em sua tarefa de criar um grande mapa do Oriente Médio e do norte da África. Essa fábula era contada a Nur pelo seu pai e é nela que a personagem busca coragem e inspiração para o enfrentamento da dura realidade que se vê forçada a encarar.
Recomendo demais a leitura. Não é um livro para devorar rapidamente. É um texto para apreciar, cheio de lirismo e que proporciona um contato com diversas outras culturas.

Mariana 26/04/2021

Esse mapa não é leve
O livro conta duas histórias simultâneas. Uma de uma mulher que acompanha um cartógrafo com outros viajantes em busca de conhecimentos geográficos ~ 1100 dC, cheia de aventuras, desafios e descobertas. A outra história, e principal, é a história de Nur e sua família, que enfrentam a guerra civil da Síria.
Foi um livro difícil, por vezes pensei em abandonar pela leitura triste não ser algo que preciso a mais nesse momento que já é triste o bastante. Mas foi importante encarar a existência de guerras como essa, o sofrimento de refugiados e essas realidades que costumam ser distantes de mim. Me senti muito privilegiada diante da leitura, que foi muito dolorosaas também muito rica em detalhes, fluida. Me vi sentindo emoções com as personagens, torcendo para X eventos, lamentando por outros.
A Nur enxerga o mundo de uma forma só dela, e encontra poesia em tudo. Esse mapa não são só linhas, são histórias, sal e estrelas.

pagina101 28/01/2021

Onde está o seu SAL?
Não tenho muito o que sair falando do livro. O Mapa de Sal e Estrelas nos traz muitas opções de discussão, mas não acredito que seja algo que irá participar da conversa no café da tarde. Como o próprio autor disse, sua ideia era de causar empatia ao que se passa com os refugiados e ele conseguiu.

Tecnica e particularmente falando, a narrativa é bastante lenta e tem pontos onde há floreios demais. Ou pode ser que seja algo cultural usar essas figuras de linguagem para explicar o simples. Nunca vou saber e não sinto vontade de repetir a experiência de reler pra descobrir.

De qualquer modo, por mais negativa que possa parecer minha "resenha", recomendo o livro. É bom como um todo. Há personagens apaixonantes (Rawiya, Khaldun, al-Idrisi, Huda, Abu Said), uma outra surpreendente (Zahra) e até quem não gosta de cartografia pode se sentir curiose a querer descobrir mais sobre.

Narry 26/12/2020

Uma história incrível!
O autor traz duas histórias que se cruzam em vários pontos, mesmo com tantos séculos de diferença, principalmente pela coragem de suas protagonistas. Um livro que permite conhecer outra cultura e também a dor dos refugiados de uma forma muito profunda. De fato uma leitura muito necessária!

Norberto 09/01/2021

Uma história bonita e emocionante em muitos momentos, triste em muitos outros. Tem um pezinho na fantasia por causa da condição de sinestesia da protagonista, que vê cores em cheiros e sons, deixando a narrativa bonita e colorida. Em alguns momentos achei as reflexões demais e muitas partes arrastadas, mas não tirou o mérito da história. Inclusive o livro no geral é um pouco arrastado, mas é aquela coisa - tem o seu próprio ritmo. As coisas acontecem aos poucos (e acontecem muitas coisas!). Uma grande surpresa! Pode ser que eu amente a nota conforme for pensando no livro ao longo dos dias.

Claudiapnm 24/01/2021

O livro é muito bom e poético, trazendo muitas reflexões.
Teria uma nota melhor pra mim se não fosse tão arrastado. Demorou uns 2/3 do livro pra eu plugar mesmo. Mas valeu.

Kira 06/02/2021

Bom, mas podia ter sido melhor
"As histórias aliviam a dor de viver, não de morrer. As pessoas sempre acham que morrer vai doer. Mas não dói. É viver que nos machuca."

O livro tem muita reflexão e pelo menos comigo me fez chorar do início ao fim, trata de um tema muito delicado como o dos refugiados e toda a dor que essas pessoas sofrem, eu ficava a todo momento querendo trazer a família da Nur e os outros pra casa, queria que eles fossem protegidos.
Não recomendo ler se você não estiver bem emocionalmente, vai te abalar mais ainda.

É um livro com duas histórias belíssimas, de Nur e Rawiya, mas que sinceramente não fazia diferença nenhuma uma pra outra... Li a entrevista do autor que dizia que ambas não poderiam ser separadas, mas não foi isso que senti, inclusive vi muita gente leu só a história da Nur, que odiou a história da Rawiya.
Ao meu ver a história da Rawiya tem um que muito de Mulan, é instigante e repleto de aventuras.
A história da Nur é marcada de sofrimentos e tragédias.
Rawiya escolheu viver o que viveu, a Nur não teve escolha, o seu lar foi roubado dela, eu realmente não consegui ver paridade nenhuma entre as duas.
Mesmo entendendo o motivo da Rawiya sair de casa, ela não perdeu lar, ela escolheu sair de lá.
A única semelhança entre ambas foi o fato de ambas se passarem por meninos, mas novamente isso foi uma escolha da Rawiya enquanto Nur foi imposta a isso.

Achei a forma que algumas coisas se resolveram muito malfeitas e jogadas, isso inclusive me irritou, já que o enredo é cheio de firulas desnecessárias, que não acrescentam em nada... Falando nisso o vocabulário rebuscado da Nur me incomodou muito, ela não falava e nem pensava como uma criança de 12 anos,não entendi muito bem isso. A Rawiya com 16 falava de um jeito mais normal pra idade do que ela.

O final foi bem abaixo da minha expectativa.

Vale apena? Vale, mas com certeza não é um livro que faria questão de reler.
Pri Ruppenthal 28/02/2023minha estante
Como faz pra não desistir de ler esse livro?

Kira 28/02/2023minha estante
A escrita é muito maçante né? KKKKK Eu li um outro livro de origem do oriente médio e é super prolixo e cheio de firulas que nem esse, percebi que é uma identidade deles escrever dessa forma

Pri Ruppenthal 01/03/2023minha estante
Faz 4 dias que não pego nesse livro mas eu não gosto de abandonar leitura. Tenho toque.