Nutshell

Nutshell Giulio Berruti

Resenhas - Nutshell: Diário de um Aprisionado

Sâmara 05/04/2021

Nico é um jovem que tem tudo que o dinheiro pode comprar, com pais bem sucedidos, um futuro já traçado e amigos que topam tudo ao lado dele. Mas a realidade é outra (e bem diferente), tudo que ele quer é fugir dessa utopia de mundo perfeito. Ele se sente pressionado e manipulado pelos pais, quase vivendo numa bolha e sendo moldado.

Seu único refúgio são os carros e os entorpecentes. Porém quando ele decide embarcar numa viagem à Costa Rica com os colegas, pôde perceber que estava reclamando de barriga cheia e que nem sempre a vida perfeita existe. E ele percebeu isso da pior forma possível...

A premissa é super instigante, mas eu não tive uma boa experiência com a leitura desse livro, e já deve ter dado pra perceber pela nota.

O livro se mostrou muito confuso no início, apesar de ter alguns capítulos curtos, é recheado de narração. Porém, a forma que o autor descreve as coisas acaba por confundir o leitor, pelo fato de expor muitas coisas em um curto espaço de tempo.

Tive a impressão de que ele não seguia uma linearidade, e corria muito. Em alguns momentos se passaram semanas e eu achei que fosse apenas alguns dias.

Por esse motivos, a leitura se arrastou por alguns dias e eu não conseguia fazer muito progresso. O livro aborda temas muito importantes, como pais controladores, relacionamentos perigosos entre amigos e uma vida de farra e curtição que só leva à desgraças. Mas o autor pecou na forma de desenvolver isso e acabou se perdendo durante sua narrativa.

O final do livro teve um desfecho bem aleatório, nos apresentando um plot sem pé nem cabeça que me deixou com uma interrogação enorme e me perguntando de onde saiu tudo isso.

@leiturasdabah 05/03/2021

"O MEDO PODE SER UM GRANDE INCENTIVADOR, SE BEM CANALIZADO"
"Nutshell"(18+) é o primeiro livro do ator Giulio Berruti, que protaginou o professor Gabriel Emerson no filme "Inferno de Gabriel" pela Passionflix.

Nutshell conta a história de Nico, que tem vinte anos, reside em Roma e que vive aparentemente uma vida perfeita, tendo uma família estável, amigos, dinheiro e um futuro assegurado, mas isto está longe de ser verdade, pois por pressão do pai, com quem não se dá bem, estuda Direito na faculdade e vive uma vida de aparências.
Seu único hobby são os carros, tanto que participa de corridas clandestinas, até que acontece um incidente que muda sua vida permanentemente.

Buscando fugir de seus demônios, ele sai de férias com seus amigos para Costa Rica, mas o que era para ser somente um mês de descanso e curtição, se torna uma jornada muito perigosa de autoconhecimento, erros e acertos.

Por este romance ter ser baseado em alguns fatos reais, a narrativa pode parecer um pouco confusa e até perdida de início, mas no decorrer dos capítulos compreendemos a forma de narrar do autor e entendemos a mensagem que ele deseja passar.

Nico vive uma vida de privilégios, mas mesmo em meio a eles, não é feliz ou realizado consigo mesmo e sua história mostra como status e bens materiais não são tudo na vida, se não temos ao lado quem nos ame, compreenda, apoie e guie.

Nico está perdido, sozinho e cabe ao leitor ter empatia e senso de certo e errado para acompanhar sua trajetória sem julgar e sim aprender com ele, o que fazer e não fazer.

Apesar de achar que algumas resoluções ocorreram de forma apressada, a história me entregou revelações inesperadas que realmente conseguiram me surpreender e que me tiraram totalmente da zona de conforto.

Se você está procurando uma leitura rápida, que traga reflexões interessantes e proporcione momentos de emoção, este é o livro certo.

Compre no site da AllBook Editora com o meu cupom P10Leiturasdabah e garanta 10% de desconto.

site: https://www.instagram.com/p/CMDU8zoj0VU/

Gianne Marques 23/01/2021

Resenha #15 do meu Blog Literário
A história conta as aventuras de Nico e seus amigos que são apaixonados por carros. Então, teremos muita citação de carros, bem detalhista mesmo. Para mim que não conhece muito sobre carros no início me perdia um pouco para distinguir como era o carro mencionado no momento da história, mas nada que o Sr. Google não pudesse me ajudar kkkkkk ,é sério, eu me pegava cada carro novo mencionado, uma pesquisa nova para ver como que é esse carro hahaha .

Nico é um estudante de Direito que não faz ideia do que fará em sua vida, qual o sentido, o rumo, se é realmente isso que ele quer.
Sempre fazendo de tudo para agradar seu pai e não tendo o amor retribuído que esperava ele se questiona muito do sentido de tudo e tenta se encontrar.
Desse modo temos muitas reflexões que nos faz questionar nossas escolhas e nos faz querer refletir e querer nos encontrar assim como o protagonista.

Querendo fugir de tudo que o perturba Nico com seus amigos após terminar seu período da faculdade resolvem tirar umas férias em Costa Rica. Lá ele encontra respostas do que procurava da pior maneira possível.
Teremos traições, perdas, drogas, sexo, carros, amores e muitas reflexões.

site: https://literaturalendo.blogspot.com/2021/01/resenha-nutshell-diario-de-um.html

Camila | Book Obsession 25/02/2021

Estava super curiosa com esse lançamento e o escolhi pra ler, mesmo não sabendo do que se tratava e fui surpreendida com uma jornada bem interessante de um rapaz em busca de sua redenção.

Inicialmente senti um pouco de dificuldade em entender o que o autor estava querendo passar, mas isso se deu pelos pensamentos complexos e atormentados de Nico, porém a medida que a narrativa avança, fui contemplada com uma trama crível e uma gama de sentimentos que possibilitaram o total envolvimento com a obra.

Nutshell é o primeiro romance do Giulio Berruti, inspirada em fatos reais, se mostra bem mais que uma trama sobre motivações, aventuras e paixões.
Um mergulho bem reflexivo no autoconhecimento.

Resenha completa no @bookobsessionblog

site: https://www.instagram.com/p/CLuIlyCDWey/

Tayla Cristina 23/03/2021

Resenha IG @momentos.literarioss
A obra conta em primeira pessoa a história de Nico, um rapaz apaixonado por carros e velocidade. Vivendo relações conflituosas com o pai e após um grave acidente, o rapaz de espírito livre se sente aprisionado.⁣

Assim, Nico decide sair de férias com os seus amigos. Ao chegar em Costa Rica, percebe que precisa ir além para se sentir em paz e vai sozinho para a maior aventura de sua vida.⁣

A partir daí, Nico conhece novos lugares e pessoas, criando amigos e vivendo amores, sem sequer imaginar o que o futuro lhe reservou.⁣

Pois bem. Demorei um pouco para me envolver com o livro. Por lembrar a escrita de diário, somos apresentados as vivencias e angústias do protagonista, de forma que algumas passagens se mostraram confusas.⁣

No entanto, conforme o enredo vai avançando, passamos a entender as divagações de Nico, nos levando a refletir sobre escolhas e consequências, de forma que me prendi a história e ao personagem.⁣

A escrita do autor é viva e sensível. Os cenários da obra são bem retratados e os personagens bem construídos. Vale muito a leitura! ⁣

E aí, já conheciam a obra? Como você lida com os seus problemas? Qual a sua fuga? ⁣

Ficou interessado(a)? Compre no site da AllBook Editora com o meu cupom P10MOMENTOSLITERARIOS e garanta 10% de desconto.

site: https://www.instagram.com/p/CMuZ5HMjt18/?utm_source=ig_web_copy_link

Phamella 21/01/2021

Que aventura Nico!
A história de Nico e seu grupo bem diferente de amigos, após uma semestre difícil e seu mal relacionamento com o pai, um acidente de carro leva a uma busca por auto-conhecimento. Nico sai de férias para a maior aventura de sua vida. Com reviravoltas inimagináveis. E diversos conselhos de um cara de cueca, Nico tenta descobrir quem e quem ama. Perdas, carros, drogas e sexo. Num ponto de vista bem filosófico.

Ceci (@umcantinhosomeu) 10/03/2021

Nada do que esperei que fosse.
Nico um jovem que tem tudo o que a vida oferece de melhor, mas ainda assim se senti deslocado dessa vida de privilégios. Sua paixão verdadeira se resume a carros e velocidade.
Fugindo de um erro grave, Nico decide que viajara para a Costa Rica com a desculpa de poder relaxar e pegar umas ondas nas famosas praias Costa Riquenhas, mas a verdade é que Nico precisa desesperadamente se encontrar e saber o verdadeiro significado de sua vida. Porém nessa viagem ele enfrentará perigos que podem não permiti lo fazer essa descoberta.

? Desde o lançamento desse livro está mais que ansiosa para ter um exemplar e poder conhecer a escrita tão falado de @giulioberruti, e quando a parceria com a @allbookeditora saiu, mas que depressa solicitei esse livro como minha primeira leitura. O livro é narrado exclusivamente por Nico em forma de diário, por isso algumas informações ficam pendem no ar, pois ele vai relatando os acontecimentos e momentos de sua vida de uma forma bem reflexiva. Isso fez com que eu demorasse um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas quando isso aconteceu não consegui mais lagar o livro até saber qual seria o desfecho das aventuras de Nico. Nico no inicio do livro é um rapaz extremamente sem noção, despreocupado com tudo, mas conforme ele vai passando por algumas situações ele vai amadurecendo e fazendo ótimas reflexões sobre sua vida. Isso foi o que mais me agradou no livro. Uma curiosidade e que o livro e baseado em fatos reais, aí fico me perguntando onde Giulio se encaixa nessa história? Enfim recomendo muito a leitura.

Lírios 20/01/2021

A vida é uma grande aventura...
A nossa primeira aventura literária do ano foi Nutshell. Sendo o primeiro romance do ator e escritor Giulio Berruti.
Em nutshell o autor descreve uma história real , uma aventura vivida por ele e seus amigos.
Vem se aventurar com as emoções e descobertas pessoas e espirituais vividas por Nico e seus quatros amigos no norte de Roma.
Com uma narrativa que me parece uma prosa de poesia à história de Nico , descreve as suas emoções e conflitos no seu meio família.
Nico se vê aprimorando ao que seus pais querem, a seus erros e seu medos. Mas ele tem o seu espírito livre . gosta de velocidade e os sentimentos que a adrenalina do seu carro leva a sentir.
O jovem tem como o seu melhor conselheiro o seu velho vovó William.
Em uma de suas conversas ele aconselha a fazer uma viagem e ele se encontra longe das descrições e decepções dos seus pais. E assim ele e seus amigos embarcam para a costa Rica com o desafio de ver se uma onda é mais alta e melhor que a adrenalina de uma corrida de carro.
E lá Nico conhecer a bela Andrea e a sua família perfeita. Bem nem tudo é o que parece ser.
Quatro garotos e suas pranchas em buscar de aventura, Mais Nico busca algum mais, ele procurar a se mesmo.
Com personagens marcantes e seus conflitos , amores e descobertas e perigos que eles encontrar no caminho .
O autor mostra um grande ensinamento de vida , amor e amizade você vai encontrar em nutshell.

Phamella 21/01/2021

Que aventura Nico!

dayukie 09/03/2021

Resenha completa no blog DaYukie
"[...]
Posso dizer que inicialmente achei que não ia aguentar ler o livro. Ele começou bem devagar e de uma forma que achei que seria “monótono”, porém em determinado momento a história dá uma guinada e quando eu vi, já estava terminando o livro e desejando mais e mais dele.
Nico é um garoto com pensamentos difíceis. Não posso falar que é da idade, mas posso afirmar que achei que não iria gostar dele. Porém aos poucos ele foi me conquistando, junto com todas as reflexões que o livro acabou proporcionando. A busca do personagem por autoconhecimento, pela perfeição e as lições que ele foi tirando ao longo das páginas me trouxe ensinamentos também, algo que amei acompanhar e sentir enquanto lia.
Saber que esse livro, é meio inspirado em fatos reais (vulgo, uma experiência vivida pelo autor e seus amigos) tornou o livro mais interessante. O autor conseguiu me fazer sentir como se estivesse acompanhando os momentos ao lado dele, “vendo” ele escrever seu diário e todas as complicações que se passavam em sua mente. Eu adorei poder conhecer este livro.
Além disso, temos uma capa linda, uma boa diagramação e revisão, algo que ajudou a leitura caminhar de forma “certa”. Não vou falar que foi uma leitura fluída, porque como eu disse, inicialmente senti muita dificuldade, porém com certeza não me arrependo de não ter abandonado o livro.
Uma história com muitas lições, reflexões e até mesmo identificações. Vale a pena sim dar uma chance a história"

Resenha completa no blog DaYukie

site: http://bit.ly/Nutshell_GiulioBerruti

Gabi e um livro 03/04/2021

Um diário de um aventureiro tentando se encontrar
? Nico é um personagem que se esconde, ele vive uma vida que para muitos pode parecer perfeita, mas que, no fundo, o atormenta, esconde o que realmente ama e que se sente perdido em sua própria vida.?
? Apesar de ser um jovem muito aventureiro, ele ainda não se encontrou, mas sabe que sua vida está prestes a mudar.?
? Sendo um bom apaixonado por velocidade, ele e seus amigos sempre estão em busca de viver com adrenalina solta. Só que essa busca vai trazer grandes consequências. E seus amigos não estão tão dispostos a enfrentar com ele.?
? Logo mais o nosso protagonista descobre que a melhor forma de se encontrar pode ser se perdendo.?
? Essa aventura o leva para longe de sua família, seus amigos, de seus dias perfeitos e de seus feitos.?
? O livro nos leva a alguns questionamentos sobre o propósito do personagem em sua aventura. Apesar de a história ser bem rápida de ser lida, mesmo tendo os questionamentos do Nico.?
? O enredo é contado em divagações do Nico, levando bem em conta o estilo de um diário onde o personagem mostra seus medos, anseios, vivências e experiências.?
? Tudo isso nos leva a uma grande reflexão diante das escolhas dos personagens e das reações em cada uma das situações que passam.?
? Enfim, só digo que leiam porque a experiência é bem enriquecedora, com um cenário lindo demais. Sério enquanto lia era possível sentir o vento batendo nos meus cabelos a e velocidade máxima de viver uma aventura como essa.?
? Essa foi a minha primeira experiência com a escrita do autor e fiquei bem curiosa com o desenrolar da história e quero saber quem aqui já leu alguma coisa dele ou se somente o conhecia pela atuação no filme o inferno de Gabriel??

Isabela 12/01/2024

Nutshell
Nico tinha tudo: amigos, dinheiro, carros, familia... mas era aprisionado. Aprisionado pelos seus proprios demonios.
Com os amigos em Roma eles faziam tudo. Desde corridas ilegais até um aniversario luxuoso com direito a circo completo - desde acrobatas até um elefante).
Mas a vida familiar de Nico tinha seus problemas. Nico e seu pai não se davam bem e Nico não aguenta mais a pressão de ser perfeito pra todos... Até que descobriu que a pessoa que mais cobrava perfeição não era perfeita. Nico tinha uma paixão: carros e velocidade. E com os amigos ele resolveu participar de uma corrida clandestina pelas ruas de Roma. Ele escolheu o lugar que ele mais conhecia. Sua "menina" tinha sua total confiança. Nada poderia dar errado. Ele tinha tudo em suas mãos para ganhar! Mas não foi isso que aconteceu.... E um dos seus melhores amigos se feriu gravemente. Nico se culpava pelo que aconteceu e juntando seu relacionamento cada vez pior com o pai ele e seus amigos decidiram tirar ferias.
O destino? Costa Rica!
Serà que sentir as ondas é mais emocionante que sentir o asfalto voando sobre seus pés?
Mas Nico não ficou para descobrir. Ao chegar em Costa Rica, Nico parte em busca de redenção. Ele precisava ficar sozinho e se encontrar. Alugou uma moto e caiu na estrada. E foi ai que a aventura começou!
Ele dà uma carona a um homem na beira da estrada. E viveu como ele pelos proximos dias: dormindo em arvores e se alimentando de frutas e do que conseguisse encontrar na selva. Foi nesses dias que ele mais se sentiu em paz. Deixou o amigo em casa e continuou seu caminho. Até ser pego por uma tempestade. Aquelas que devasta tudo onde toca. E ele estava de moto no meio do nada! Nico não teve outra opção a não ser parar e esperar... Mas no dia seguinte descobriu que a moto tinha sumido e todos os seus pertences tbm: a tempestade tinha levado. Ele mesmo quase morreu. Se não fosse pelo medico que o socorreu e o ajudou a ter contato com a familia. Para isso ele precisou ir para uma fazenda e Nico se encantou pela familia perfeita...Mas descobre tarde demais que eles eram um narcotraficante poderoso. E Nico se viu refém. Como será que Nico irá sair dessa (nova) enrascada?
Baseado numa historia real de Giulio Berruti.