Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Ana Ju Dias 26/11/2021

Livro marcante e forte. Cada história você fica mais tocado e não consegue parar de ler. Acredito que todos deveriam dar uma chance pra esse livro.

Felipe.Barbosa 25/11/2021

Sou puta, doutor
O livro é baseado em entrevistas que o autor fez para seu projeto de pesquisa na faculdade de direito (tcc, ou algo assim), com o objetivo de ouvir histórias e entender o ponto de vista das profissionais do sexo sobre exploração sexual e a legalização e reconhecimento da profissão.
Sei la...acho que algumas histórias foram enfeitadas demais, talvez pelo autor ou por quem as contou...mas valeu, é um bom livro e muito interessante.

Joy 25/11/2021

Sou puta, doutor
Cada história uma dor no coração viuuuu, não julgue o título do livro, chorei muito a cada relato, me fez pensar sobre essa área que é menosprezada

Bruna.Luiza 24/11/2021

Eu terminei o livro com vontade de afastar a cadeira e aplaudir meu kindle. Eu que comecei esse livro sem ler nem do que se tratava antes, só baixei e comecei termino encantada pela inteligência, coragem e cuidado do autor.
O livro vem aos poucos afastando camadas e camadas de preconceito, com uma linguagem super clara e direta de que temos um problemas, olhamos para ele, não lidamos com ele e muitas vezes potencializamos isso. Hoje termino esse livro com um novo olhar para esse universo e com o reforço que a voz é uma arma e quando tiver oportunidade de falar, fale, pois tem muitas pessoas silenciadas por ai.

Lara 16/11/2021

Diferente de todos que ja li
Quando vi a capa dessa pesquisa nao pensei duas vezes em comprar e ler no meu kindle, essa leitura é necessária principalmente para pessoas que entram em contato constante com esse público.
Fiquei me perguntando como o Yuri conduziria esse tipo de entrevista, mas ele surpreendeu a todos nós, até mesmo em relação aos pronomes usados com cada um dos entrevistados, o que me confortou muito também.
Ouvir cada um daqueles relatos com múltiplas realidades e dificuldades, é impossível não se emocionar e simpatizar com cada uma.
Falei dessa pesquisa para amigos e familiares e contei cada detalhe escrito ali, todos ficaram surpresos e boquiabertos com todos aqueles relatos e disseram que nunca imaginavam que a realidade dos profissionais do sexo era tão difícil quanto foi descrito.

Sam 14/11/2021

Vale a Pena
Esse livro eu comecei não esperando muito mas que me surpreendeu demais.
Trazendo a história de pessoas sensacionais, esse livro me encantou. Me fez ter vontade de ler ele todo numa sentada.
Me ensinou muitas coisas. Com certeza eu tenho uma nova visão sobre esse mundo e sobre as pessoas que vivem nele.

Wicca 12/11/2021

Peguei o livro numa promoção da Amazon, comprei apenas pelo título e ele ficou um bom tempo na lista, até que decidi ler algo aleatório, e este me chamou a atenção novamente pelo título e capa, sinceramente nunca acertei tanto em escolher um livro pela capa.
O autor me surpreendeu, encantou e sinceramente ganhou meu coração com este livro. Dar voz às putas, eu nunca pensei em prostituição, acho que devo respeitar a todos independente do que façam para sobreviver, se isso não tiver intenção de fazer mal ao outro. Mas o autor me fez ver um mundo completamente ignorado e injusto.
O livro é maravilhoso, bem escrito e ao mesmo tempo que o autor nos apresenta muitos personagens (verdadeiros) marcantes, ele se mostra uma pessoa super acolhedora e compreensiva.

Karine 08/11/2021

Leitura leve sobre um tema sério.
É sempre interessante conhecer outras realidades tão diferentes das nossas... Acho que a realidade dos profissionais do sexo suscita especial curiosidade. Nesse sentido essa é uma boa leitura, pois nos permite conhecer um pouco das histórias de algumas personagens e por meio de uma narrativa leve e descontraída. Apesar do autor fazer algumas reflexões sobre o que ouviu nas entrevistas, não é muito aprofundado no tema, e acredito que nem tenha a pretensão de ser. Em alguns momentos ele parece se esforçar até demais pra ser descontraído, ou pra colocar o seu toque pessoal no livro, dando algumas pinceladas sobre a sua vida. Mas de modo geral achei bom, em especial porque contraria algumas concepções que costumamos ter a respeito da prostituição, como por exemplo a ideia de que todos que entram nessa vida o fazem por necessidade financeira (embora esse ainda seja o principal motivo).

Morais__ 05/11/2021

Da a voz que elas precisam
Esse livro nada mais é do que o próprio autor fazendo uma entrevista com 8 profissionais dos sexos, e no meio dessas entrevistas, a gente vai conhecendo cada um dos entrevistados, o que aconteceu pra que eles entrassem nessa vida da prostituição, o seu passados, como é o dia dia de uma puta num país conservador e a dificuldade em que esses profissionais do sexo enfrentam.

Nisso, conhecemos um mãe se prostituindo pra sustentar a sua filha, uma transexual que precisou sair de sua casa pra se ver livre de ameças e abusos, a dificuldade de uma travesti de conseguir uma oportunidade de trabalhando sendo quem é, um depoimento de uma cafetina sobre os bastidores das casas de prostituição e de uma atriz porno dizendo o bastidores dos filmes pornográficos. Foi um livro tão diversificado, com várias pessoas diferentes mas que estão no mesmo universo da prostituição e foi isso que deixou o livro rico e interessante. Foi um livro que me tirou algumas risadas ( e isso é super raro acontecer) e me deixou emocionado em certos pontos.

Apesar da minha ignorância sobre determinados assustos e leís, isso não estragou a experiência de leitura que estava tento com o livro. Queria saber o que eles tinham a dizer sobre a prostituição, como era sua vida antes e depois de entrar nesse mundo. Foi um livro que me despertou mais empatia pra esses profissionais, principalmente aqueles que por consequências da vida acabou optando por entrar na prostituição, por que era a única forma de sobrevivir. Aprendí com algumas da entrevista a importância do amor e da empatia. Um livro pra se aprender e se emocionar :)

Karollyna 28/10/2021

Um livro pra sair da Ressaca literária totalmente, e ainda mostrar pro mundo/sociedade que nem tudo na vida é como imaginamos.
?

Mari 28/10/2021

Para conhecer outras realidades ?
O livro é como se fosse várias entrevistas que um estudante de direito faz com profissionais do sexo . Tal obra me ajudou a quebrar alguns estigmas sobre essas pessoas e o que levam elas a esse caminho, desperta também empatia para com o próximo e deixa algumas reflexões sobre a sociedade brasileira.

Gabriel.Juca 27/10/2021

É um livro com uma ótima primícia, que tem o enorme potencial para dar voz para pessoas historicamente marginalizada; mas tem algo que não me prendeu. Os relatos são por vezes pesadas, mas faltou um pouco de aprofundamento na narrativa, de aproveitar melhor histórias tão pessoais que foram confidencialidade ao autor.

Nícolas Moura 20/10/2021

Estava com expectativas diferentes com esse livro, muita coisa me incomodou.
Para começar na sinopse diz que foi uma pesquisa empírica, onde fez entrevista com várias(os) profissionais do sexo. Mas a todo momento tive a impressão que essas entrevistas foram tiradas da cabeça do autor.

Me incomodou muito o entrevistador ser chamado de doutor, a impressão que tive é de que ele tinha no máximo 25 anos, além de ser "apenas" um estudante.

As entrevistadas foram deixadas em segundo plano, a todo momento mostrava pensamentos do narrador.

Para mim não deu certo o narrador ser tão presente, eu queria saber da vida dos entrevistados. Mas também tive que saber que o autor usa o cartão do papai para pagar lanche, que é gay, que faz não sei quanto tempo que não faz sexo, que depois de entrevistar tal pessoa jogou o nome dela no xvideos, que não gosta do Bolsonaro e mais de um monte de informações inúteis sobre ele mesmo.

Antony.Trindade 20/10/2021

A escrita é muito boa.
Algumas partes eu achei desnecessário, detalhes íntimos sexuais que não precisariam ser expostos. Ou pode ter sido proposital para apimentar a leitura. Mas esse não é o foco, o foco é sobre essa profissão totalmente marginalizada, sufocada de preconceito e hipocrisia por aqueles que são os primeiros a procurá-la na calada da noite. Julgam mas utilizam e se lambuzam sem pensar nas consequências da vida de quem será apenas visito como um objeto para satisfazer a si próprio.
É um livro bom para se pensar no assunto, com uma linguagem de fácil entendimento.

Malu 12/10/2021

Precisamos falar sobre isso...
Assim como Yuri, sou estudante de direito, mas nao concordo com algumas colocações e muito me incomodou algumas falas do livro.
Esse título que deveria ser focado em 8 histórias de garotas de programa ( tambem tem um garoto) começa expondo os fatos e alguns (poucos, beem poucos) dados interessantes, mas confesso que do meio pra frente o autor colocou em frente sua opinião e deixou de lado a exposição de relatos realmente necessários.
Ele poderia muito bem ter exposto os números alarmante e de exploração sexual com dados, adicionando jurisprudência e leis para mostrar como ainda nosso ordenamento pouco protege essas pessoas de grupos minoritários, no entanto, não o fez.
Eu vou sincera, muitas coisas que foram abordadas, nao tiveram um " terreno" bem preparado, deixando o seu livro problemático.
Mesmo ficando decepcionada com o modo que as histórias foram contadas, acho interessantedar voz a essas pessoas quetanto sao maltratadas e largadas como um nada.