Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Thiago820 12/02/2024

Sou Puta, Doutor ? Yuri Marques Peçanha
O livro Sou Puta, Doutor é uma coletânea de relatos sobre profissionais do sexo da cidade do Rio de Janeiro. O não-ficção tem como narrador e entrevistador o jovem Yuri Peçanha ? estudante de Direito da UFRJ ? que com a obra, expõe seu processo de pesquisa e discute sobre as inúmeras problemáticas da prostituição no Brasil.

O livro consegue, ao mesmo tempo, ser mais e ser menos do que o que eu imaginava antes de começá-lo. Eu explico, a leitura foi mais fluída e humorada do que o esperado por mim. O prefácio nos faz crê que teremos um longo processo de digestão pela insalubridade e cautela que o tema é apresentado na mídia e como por vezes realmente é. Entretanto, ao decorrer, observamos que o foco do livro se torna naturalmente outro. É uma obra sobre amor e sobre saber não só olhar, mas enxergar e ouvir o outro.

Para mim, os pontos negativos ficaram numa impressão que tive sobre os entrevistados, senti-los em alguns momentos fantasiosos demais, como se o autor tivesse se deixado levar por alguns esteriótipos e opiniões pessoais na transcrição das entrevistas. Outro ponto é a dosagem do humor em determinados trechos, não era preciso tanto. Ainda assim, recomendo a obra.

Você quer saber o que é exploração? Exploração é ter boca, saber falar, mas ser muda para o sistema.

Drica.Barros 12/02/2024

Perfeito
A ideia é normalmente começar a ler um livro sem saber o que te espera.
Às vezes acontece o extraordinário e você tem dificuldade de largar a leitura pra fazer outras coisas. Foi exatamente isso que me aconteceu com esse.
Chorei e ri. É arrebatador, esclarecedor, aprendi muito e minha cabeça parecia que ia explodir em alguns momentos.
O mundo da prostituição sendo apresentado pelas putas e pelo puto. Como o próprio autor diz: ninguém melhor que eles pra falar da profissão deles.
Eu sequer conhecia o Projeto de Lei citado no livro pra dizer que tinha uma opinião.
É sem dúvida um livro 5 estrelas.

Maiane.Veiga 05/02/2024

4 estrelas
É um livro interessante, fluído. No entanto, incomodou-me que algumas passagens parecem fantasiosas demais, como se o autor quisesse colocar um tempero na história

Iaraz1nha 28/01/2024

Sou puta, doutô
Que livrão. "Sou puta, Doutor" é um daqueles livros que, creio eu, todo e qualquer ser humano, que convive em sociedade, deveria ler. Chorei ao ler diversas histórias, me emocionei MUITO. Em certas partes eu cheguei a sentir dor física ao imaginar como ocorreu certas cenas em que uma ou outra garota de programa contava. Essas mulheres são dignas de serem chamadas de grandes guerreiras em meio a esta sociedade horrível em que vivemos. Passar por tanto e continuar seguindo em frente, apesar dos machucados, é admirável! Que Deus possa estar com todas elas, protegendo-as eternamente. O seu trabalho foi extraordinário, Yuri.

alice 26/01/2024

Sou puta, doutor
É um livro bom, ensinou uma leiga como eu que necessidade não é o único motivo de parar na prostituição. Que essas pessoas precisam de voz porque a sociedade machista a cala. Agradeço por Terminar este livro com uma bagagem ah mais

saraiva 19/01/2024

O melhor livro de não-ficção que já li
Eu não vejo muito sentido em contextualizar a história em uma obra de não-ficção, então vou direto à minha (nunca requisitada) opinião.

apesar de ser um tema pesado, é contado de forma leve. sério quando precisa, divertido uma vez ou outra, o Yuri é um ótimo contador de histórias, e ele fluiu de forma diferente do esperado por mim, de forma positiva! breve porém cheio de conteúdo, achei uma experiência ótima conhecer mais sobre o mundo da prostituição, porque acho que 90% do livro me troue uma nova perspectiva além do que eu já sabia (que era basicamente nada: garota nova, cristã desde o berço, com família amorosa e que nunca teve nenhum contato com esse mundo nem virtualmente. eu era uma porta no que concerne o assunto do livro), e é por isso que achei muito sinistro o motivo do Yuri ter feito seu TCC sobre esse assunto. é necessário tornar visível as dores e sofrimentos de um nicho tão presente e, ao mesmo tempo, tão ignorado da nossa sociedade para que melhoremos como um todo. e para mim, o trabalho que o autor fez aqui ajuda muito a dar voz a essas pessoas, que era o objetivo dele desde o início.

foi interessantíssimo ver o fruto da discriminação, falta de oportunidades e preconceitos em alguns dos relatos, ao mesmo tempo que também é bem engraçado ver como pessoas ligadas a um ofício têm opiniões, razões para estar ali e objetivos tão diferentes uns dos outros. acho que o autor, em seus oito relatos, conseguiu trazer muita diversidade de "subnichos" dentro do mundo da prostituição, o que eleva o patamar do livro como um todo.

recomendo muito que façam a leitura, de peito aberto e prontos para refletir sobre a nossa própria vida, a sociedade brasileira como um todo, a indústria da prostituição e as desigualdades e preconceitos que permeiam a nossa vida, mesmo que não queiramos.

Irena Wieliczka 17/01/2024

Sou Puta, Doutor!
A temática do livro é muito interessante. Me vi imersa num mundo que instiga tanto a nossa curiosidade por não ser algo que toque nossa realidade. Mas confesso que o livro não foi muito do que eu esperava; não pelo conteúdo, mas sim pela escrita.

Tenho um certo receio de livros nacionais porque me parecem um pouco forçados: o autor, na maioroa das vezes, quer tanto se aproximar do leitor que não percebe que faz de forma forçada. E ai, algo que era pra ser natural, ou que o autor entenda que está natural, acaba virando uma tentativa pavorosa do escritor de ser descolado, da galera.

De toda forma, todo aprendizado foi muito enriquecedor. Nenhum conteúdo é demais, principalmente sobre algo que nos interessa e que traz conhecimento. O ponto forte desse livro é que o Yuri realmente deu voz as pessoas que precisavam falar pra que pudessemos entender o que estava sendo contado. Assim, o que começou com um incomodo virou uma pesquisa que se transformou em diversos relatos contados por diversas pessoas, transformando a experiência da leitura muito mais rica.

ari 17/01/2024

Acho um livro importante e interessante para quem tem curiosidade em (muito provavelmente, como no meu caso) sair da bolha e conhecer outros ?mundos? que existem dentro do nosso país.
Os relatos são pesadíssimos mas nos mostra como é e funciona essa vida.
Achei bem interessante.

Eloene.Cristine 13/01/2024

Esclarecedor e doloroso
Esse é um daqueles livros que trazem reflexões que muitas vezes deixamos passar durante a vida, mas que não deveríamos. É uma série de relatos feitos por um grupo específico de pessoas, muitas vezes marginalizadas e ignoradas pela maioria, mas que também possuem uma voz que deve ser ouvida. Que deveríamos todos dar o devido valor e cuidado, buscando compreender quem são e que dificuldades enfrentam.

Não é uma leitura fácil em muitos momentos, sendo doloroso principalmente por sabermos que é algo real. Histórias reais de pessoas reais. Pessoas que podemos ver pelas ruas, mas que muitas vezes ignoramos e não pensamos muito a respeito. Me fez lembrar de como somos relapsos quanto aquilo que não nos toca diretamente.

O livro é mais curto e direto do que gostaria em alguns pontos, quebrando a tensão através do humor em outros. Funcionou bem em alguns pontos, em outros nem tanto, mas em geral foi uma leitura agradável. Conhecer mais sobre as mulheres que se permitiram serem expostas nas páginas foi uma honra, e torço para que elas e muitas outras encontrem liberdade, cuidado e segurança, seja qual for o caminho que sigam.

Gigi 12/01/2024

Grandes entrevistados, péssimo entrevistador
Eu nunca tinha sentido tanto desconforto lendo algo a ponto de não conseguir continuar por conta do enjoo, sério. Sabe quando você recebe uma notícia muito inesperada/desconfortável que chega num ponto que você simplesmente desliga de choque? Foi isso que aconteceu VÁRIAS vezes lendo esse livro.
Precisei parar várias vezes.
O desconforto foi por saber que histórias tão reais quanto dos personagens acontecem todos os dias, debaixo do nosso nariz.
Uma minoria que não tem nenhuma visibilidade, e quando tem são para agressão.
Esse livro prova que a prostituicao não é uma opção e sim para muitos a única saída.
Dói imaginar o quanto eles estão com dor que nem cabe no peito e francamente eu nem consigo imaginar o quanto dói. São pessoas, PESSOAS que foram apagadas, agredidas, violentadas, exploradas em todos os sentidos.
Só sei sentir ódio.
Agora sobre o entrevistador: fiquei extramente desconfortável com a forma que ele conduziu algumas entrevistas, tendo 0 empatia e tratando todas por interesse próprio de concluir o seu trabalho e limitando a dor delas apenas para que o interessava.
Só não dou mais estrelas, pq realmente o entrevistador me incomodou demais
Não recomendo pra quem tem gatilho com os temas

Amanda Petter 10/01/2024

Que livro, incrível!! Muitas verdades duras. Incrível conhecer a realidade da prostituição do nosso país e os caminhos dela. Adorei a narrativa do Yuri, leve e ao mesmo tempo forte e informativa, espero muito que seu livro seja um sucesso e traga mais visibilidade para a prostituição como seres humanos, como todos nós

Mar.bea 06/01/2024

Leitura de Quenga
Quando escolhi ler esse livro foi super ao acaso, não tinha mais nada para fazer e possuia ele baixado no kindle, 2 anos depois estou eu finalizando a leitura, e ainda bem que esperei, muito bom poder voltar à narrativa do Yuri e das (os) entrevistados, os recortes foram bem feitos e fizeram sentido na ordem em que aparecem no livro (cada capítulo é uma entrevista), incrivelmente, e apesar de não serem todos o foco principal, o autor conseguiu abordar muitos temas que permeiam o "submundo" da prostituição e da exploração, os abortos, casos de violência, humilhação e o abandonado sofrido por muitas (os), seja intencional ou ocasionado pelo destino, enfim, uma ótima leitura, que nos faz ligar os pontos de muitos problemas sociais entrelaçados e mais uma vez reafirmar a importância das políticas públicas que sejam de fato criadas para a população e não para quem vai lucrar, de uma forma ou outra, com elas, afinal, garantir deveres sem direitos não adianta nada, principalmente se faltar equidade nas propostas e ações.

Martins91 01/01/2024

Primeira leitura do ano
Um estudante de direito entrevista garotas de programas para responder a pergunta sobre o que é considerado exploração sexual.

Amyjuby 30/12/2023

Bom, mas faltou alguma coisa
Esse foi um livro bom, bem interessante e que me trouxe vários conhecimentos que não tinha. Mas senti que faltou algo. Talvez seja por ele ser curtinho, acho que queria saber mais a história dessas pessoas.

Carol 28/12/2023

Peguei pra ler pra um debate sobre a saúde da mulher no Brasil, mas acabei emprestando meu Kindle pra um amigo, por isso levei 5 meses pra terminar, sendo que se eu tivesse lido direto teria lido em dois dias no máximo. Por mais que tenha cunho acadêmico, a linguagem é super acessível e consegue ser descontraído ao mesmo tempo que toca o pensamento. Achei algumas falas do autor um pouco irritantes, mas em geral gostei muito. Tive a infelicidade de solicitar o ebook na conta da minha avó, e depois foi engraçado justificar por que eu estava interessada em prostituição. Enfim, boa reflexão.