Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

annacsfraccaro 06/09/2023

A profissão mais antiga e mais marginalizada no mundo
Achei a proposta desse livro muito boa, dar voz a quem não tem, estudar sobre um tema que muitos torcem o nariz. Porém, o autor em alguns momentos deixou a desejar, entendo que ele quis deixar a história mais leve e um pouco mais ?divertida?, mas alguns comentários se mostraram tremendamente desnecessários, como falar dos corpos dos entrevistados, procurar o filme adulto de uma entrevistada. Esses exemplos não demonstraram profissionalismo, e olha que o autor tentou passar muito como um verdadeiro profissional, mas falhou miseravelmente nesses momentos.
Como uma estudante de direito, e totalmente no local de fala (rs), eu tenho pavor que me chamem de doutora, mas o autor em nenhum momento parece se importa com essa terminologia.
Em muitos momentos o autor se acha o salvador da pátria das profissionais do sexo, pois somente ele teve a disposição, o interesse, praticamente fez um favor a elas, de abordar sobre esse tema, achei bem presunçoso de sua parte.
Mas falado sobre o tema em si, acho sim que este deveria ser mais abordado, que deveria haver leis que protejam essas profissionais, que elas tenham direitos, que o preconceito fique de lado sobre o que elas façam e que elas sejam humanizadas. Ninguém merece ser maltratado, não importa o seu emprego, mas por que no caso dessas pessoas achamos isso normal?
Terminei o livro pensando em como deve ser horrível ser marginalizada em cada célula do seu corpo por coisas que muitas vezes não foi sua opção.
Que com esse livro - por mais que possua muitos defeitos - o tema seja mais debatido, que realmente aconteçam mudanças para essa categoria, afinal, essa é a profissão mais antiga da humanidade.
Lore 07/09/2023minha estante
Acho que é a ótima masculina, eu evito livros com temáticas do mundo feminino escrito por homens. Kkkkkkk

Bia 08/09/2023minha estante
Esse livro tem tantas camadas ?

annacsfraccaro 08/09/2023minha estante
Lore, concordo, mesmo o autor sendo gay ele ainda é machista em muitas falas e tem a pretensão de ser ?o salvador das mulheres?

annacsfraccaro 08/09/2023minha estante
Bia, muitas camadas, mas acho que não foram abordadas de maneira adequadas

naosxi 26/08/2023

Boatos que ainda estou emocionada
Esse livro foi uma surpresa total, antes de ler eu esperava uma situação mas o que foi me apresentado foi totalmente diferente e muito melhor.

Esse livro é importantíssimo por tocar em um assunto que ainda é um tabu para a sociedade e convenhamos que ninguém possui o menor conhecimento sobre a não ser das falas preconceituosas e generalizadas que escutamos no dia a dia. Esse livro fala sobre prostitutas de diferentes vivências, gêneros, pensamentos, sexualidades...cada uma com seu jeitinho de ser contando o seu ponto de vista sobre o que é exploração sexual.

Me deixa muito contente que Yuri, autor da obra, deu voz a essas pessoas sem qualquer julgamento, como vimos tanto por inúmeros lugares. É um livro tão curto mas com tanto a dizer, com certeza nunca vou esquecer de todos os relatos lidos nesse livro. Inesquecível.

"Exploração é ter boca, saber falar, mas ser muda para o sistema?.

Ana Lu 18/08/2023

Um ótimo livro , com seu jeito fluido de escrever Iury vai onde ninguém foi, das voz àquelas que não tem , as garotas da vida , garotas de programa , as putas! E ele expõe através desse livro as entrevistas que fez com essas mulheres , o porque delas estarem na prostituicao e o que é exploração sexual segundo a ótica de cada uma .
Nesse livro ele apresenta como são injustiçadas as mulheres da vida , que não tem seus direitos garantidos e saem de casa todos os dias sem saber se voltarão vivas . Muito boa leitura , vale muito a pena ver a história de um lado diferente

Otto2 15/08/2023

Uma Puta pode mexer com você
Mesmo sendo a segunda vez que eu leio esse livro, ele não deixa de me surpreender a forma com que Yuri e os(as) Profissionais do sexo mexem com os seus pensamentos.
Se me perguntarem se foi melhor do que a primeira vez responderei sim, e que, mesmo não tendo algumas emoções que nem da primeira vez ainda me fez sentir novas e algumas velhas emoções.
Digo caro leitor que ler isso agora esse livro, essas cafetinas, putas, profissionais do sexo, ou como você desejar falar mexem e muito com você.

Amanda3913 09/08/2023

Como bacharela em Direito foi importante conhecer um pouco mais sobre como funciona a prostituição no Brasil, através de histórias de diversas mulheres e homens abordados ao longo do livro.
Porém, salienta-se que, ao decorrer do livro até alguns diálogos e contextos que incomodou um pouco enquanto leitora.

Isabella 27/07/2023

Achei um livro essencial, além de se tratar de um assunto muito relevante, o livro também faz isso utilizando-se de VÁRIOS pontos de vista muito (ou nem tão) diferentes. Recomendo a leitura, fácil de ler e cheio de "tapas na cara". Falei um pouco mais nos meus históricos de leitura

Matheus222 16/07/2023

Eu esperava outra coisa do livro, ja q n leio sinopse e vou pela capa, sempre surpreendo com as histórias e quando ele falou q era aluno de direito fiquei mds sou eu

Gabriella.Davet 09/07/2023

O livro me deu uma visão que eu nunca tive das profissionais do sexo, foi uma ótima leitura para sair um pouco da minha bolha. Algumas partes foram meio pesadas, mas a leitura em si foi ótima em seu todo.

liza 01/07/2023

Simplesmente um dos melhores livros que já li, me fez olhar para a prostituição com uma visão totalmente diferente, recomendo muito a leitura, mas cuidem pois retrata de assuntos muito delicados no decorrer da estória.

Lita 29/06/2023

Esse livro é forte, verdadeiro e TÃO, MAS TÃO NECESSÁRIO.
Necessário para nós como pessoas individuais e como sociedade.

Tinthia(: 29/06/2023

Necessário, mas imaturo
O livro traz, em sua essência, um assunto que deve emergir nas reflexões sociais. Devemos sim tensionar sobre políticas públicas e sobre como a sociedade acolhe as pessoas que são profissionais do sexo.
Entretanto, durante as entrevistas, percebo que o jovem Yuri, que ainda nem é formado, firma sua posição de Doutor (explicito inclusive no título). Compreendo que talvez seja a forma como ele era chamado durante as entrevistas, mas percebi que durante a escrita exibia o 'doutor', talvez por ego.
Porém, algo que realmente me incomodou a ponto de inclusive querer largar a leitura pela metade, foram as opiniões imaturas e desnecessárias do jovem Yuri. Comentários como 'corpo delicioso' e 'afeminado' não se encaixam em uma escrita científica na qual ele se propunha e tanto falou no decorrer do livro.
Finalizo dizendo que sim, é necessário falar sobre o assunto, porém, com a seriedade devida.

Liandra.Serafim 26/06/2023

Que leitura pesada, maravilhosa e necessária! É para rir e principalmente chorar com o soco no estômago que se leva em cada capítulo.

O que me incomodou foram os comentários imaturos, inconvenientes e completamente desnecessários do autor, se conseguir relevar isso, pode ser uma ótima leitura.

Ju 16/06/2023

Que abordagem ridícula
Quando comecei a ler esse livro, esperava encontrar relatos sobre prostitutas e um cuidado ético em relação a eles. Todavia, não foi o esperado. Damos de cara com um jovem estudante de direito que em momento algum nega o título de "doutor" (nem o
todos os estudantes de direito, mas sempre um estudante de direito). Ele sempre faz comentários sobre os corpos das mulheres e eu estava achando esquisitíssimo, até vir a revelação de que o autor é gay. Ótimo, mas isso dá o direito a ele de tratar as mulheres daquela forma? É desrespeitoso, é dentro do contexto de uma pesquisa acadêmica, E NADA DISSO FAZ SENTIDO. Além disso, temos diversas intromissões da vida particular do autor ao comparar o seu sofrimento com o das prostitutas, tentando fazer comentários engraçados e tornar-se a estrelinha do livro, como se tudo fosse sobre ele.

Trago abaixo alguns exemplos do que quero dizer:

"Achei que ele era apenas um corpo – delicioso, por sinal."

Eu me pergunto, por quê?

"Eu queria abraçar Andreia e falar que iriamos às ruas, que bradaríamos por aí que a mulher prostituta merece ser ouvida. Mas fiz um pouco melhor, eu dei voz a elas, eu criei este livro."

Você criou esse livro com uma abordagem que não dá para levar a sério.

"O problema é que eu sofro muito pela vergonha alheia, e era isso que estava rolando, eu estava morrendo de vergonha por Marjorie. Agora, se tem uma coisa que eu sei hoje, é que caso o Seu Elias cruze o meu caminho, ele tá é fodido, porque eu vou dar umas boas porradas e uns tapas bem afeminados na fuça dele. Imagina só fazer o que ele fez com uma pessoa cardiopata. Eu hein, falta de amor ao próximo!"

Nesse trecho, ele estava contando sobre o que uma das mulheres relatou quando descreveu como seu pai descobriu que ela havia se tornado atriz pornô/prostituta. É só absurdo, eu não consigo compreender como alguém achou pertinente dizer "sofro de vergonha alheia" e "tapas bem afeminados".

"Eu perguntei à Marjorie como havia sido essa noite que havia valido à pena. Ela não economizou nos detalhes e, ao término de sua fala, eu estava de pernas bambas e tremendo de úlria de transar o mais rápido possível."

????????????? PARA QUÊ???????????? HEIN???????????? O QUE ISSO TEM DE RELEVANTE?

"Talvez fosse amor de quenga ou amor de pica, como dizem por aí. Acontece muito de pessoas com pouca experiência amorosa gostarem de uma transa e já acharem que estão gostando do seu parceiro ou parceira. Trata-se de algo bem comum, na realidade."

Esse comentário se conecta com a fala anterior, visto que Marjorie estava relatando a única vez em que fez sexo porque teve realmente vontade e achou que gostou muito do rapaz que se envolveu. Que tipo de desrespeito é esse? De verdade, eu estou tendo um treco por ter de ler isso novamente. Mas aí só melhora, porque o autor decide pesquisar os vídeos pornô da Marjorie e escreve:

"Ela era uma excelente atriz pornô." ?????????????????

"Ela estava mais do que certa, eu já devia não transar há cerca de um mês e eu estava subindo pelas paredes. Para piorar, eu passava todas as minhas semanas falando com putas sobre sexo e fodelância."

Não tenho nem comentários, nenhum. Nenhum. Não há mais o que falar.

E, para encerrar, temos essa pérola:

"Jamais vou me intitular feminista porque essa fala vinda de um homem muito me incomoda."

CARA, POR QUE DIABOS VOCÊ TÁ FAZENDO UM LIVRO NO QUAL VOCÊ ADMITE QUE VOCÊ NÃO SABE NADA SOBRE PROSTITUIÇÃO, SOBRE TRANSEXUALIDADE, E ATÉ, APARENTEMENTE, SOBRE FEMINISMO VISTO QUE O FEMINISMO É A IGUALDADE ENTRE OS GÊNEROS. TE INCOMODA UM HOMEM FALAR QUE QUER I G U A L D A D E ENTRE OS GÊNEROS?

Enfim, surtei lendo essa bomba. Se paga de livro revolucionário, salvador da pátria, contando as histórias das prostitutas, mas parece não ter um pingo de respeito pela história delas ao tecer esse tipo de narrativa.

Fabianne 16/06/2023minha estante
Estava esperando sua resenha ansiosa para colocar esse livro na minha lista. Pelo jeito não vale a pena né. Esperava outra coisa também.

Ju 17/06/2023minha estante
Nossa, é horrível, de verdade

Gabbe 18/06/2023minha estante
Que horror, estou indignada. Se bem que dizem que boa parte dos gays são machistas, não me surpreende.

TaylorSantos 17/07/2023minha estante
Finalmente alguém com o pensamento parecido com o meu, queria ter lido essa resenha antes de ter lido o livro k. Mesmo sendo uma bomba acho que não me arrependo de ler :')