Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

alana 16/06/2023

Bom apesar de tudo
Um livro incrível pra conhecer outras realidades e perceber que o mundo é bem maior do que a visão que a gente tem do próprio umbigo. Achei muito gostoso ler e conhecer histórias de pessoas incríveis, porém, o jeito como as entrevistas são narradas é um pouco irritante as vezes. Se você encarar esse livro todo com uma transcrição de uma conversa de bar algumas coisas vão parecer mais aceitáveis. Bom, apesar disso, virou um dos meus favoritos da vida!!

Marystringh 14/06/2023

Uma análise cirúrgica da desigualdade sexual e de gênero, dentro do seu mais profundo e esquecido mundo, a prostituição no Brasil. Um livro que te arranca lágrimas e gargalhadas em poucas páginas.

Ateneta 10/06/2023

Sou Puta, Doutor é um livro sobre uma pesquisa realizada por Yuri Marques Peçanha que vai em busca de pessoas que trabalham ou tem uma forte relação com o ramo da prostituição.
Com essa pesquisa Yuri da voz às prostitutas e prostitutos que muitas vezes não tem a oportunidade de se expressarem.
Além de falar sobre a prostituição Yuri também conversa com seus/suas entrevistados/entrevistadas sobre suas vidas pessoais, dificuldades nesse ramo, exploração sexual, relações familiares, indetificação de gênero e de sexualidade, entre outros assuntos, com uma linguagem simples e direta não buscando cesurar os assuntos na qual ele trata ou a realidade dos/das entrevidados/entrevistadas.

Mari Vagula 01/06/2023

Leitura muito boa.

Rapaz realiza diversas entrevistas com mulheres que utilizam seus corpos como fonte de renda. Histórias marcantes!

Leitura realizada em Maio de 2023

Tia Polly 25/05/2023

Entendendo a "racionalidade".
Em minha opinião, todos na vida devem ler ao menos um livro como esse, que abrange a sua forma de pensar, julgar, olhar e até mesmo a sua forma de conhecer a sua ignorância sobre a realidade da sociedade.
LEIAM!

Eduarda 24/05/2023

Nao é escolha, é a ÚNICA OPÇÃO
Uma coletânea de "auto percepção" (nao sei nem se existe essa palavra) sobre a profissionais do sexo ou putas.
Me senti emocionada em algumas historias.
Apesar de tudo nao consigo criar algo complexo para essa resenha. Aoenas leia.

É um livro curtinho e que vai te fazer pensar e olhar com olhos sem preconceito para a prostituição.
Muitos entrevistados tem o perfil forte e vendo de agora, 1 mes apos ter lido, vejo q talvez seja pela caminhada nas ruas, defendendo si mesmo dos perigos das ruas, das pessoas preconceituosas e clientes nojentos.

Aprendi muito com o livro e super recomendo, mas vá com calma pq tem tópicos bem sensíveis. Bjuu

Paulinha 05/05/2023

No Brasil: necessário
Achei esse livro de uma importância e relevância tão importante.
Dar lugar de fala as prostitutas é tão importante.
As pessoas deveriam ler e entender antes de julgar qualquer coisa.
Gostei muito das narrativas delas e deles em primeira pessoa, contanto sua história, sua luta, sua dor.
Não gostei muito quando o escritor trazia fatos da vida dele, falava dele, achei bem nada a ver, sem contar que a narrativa dele é pobre, não é escritor haha mas vale a pena a leitura.

Dan 01/05/2023

Interessante, porém?
A proposta é muito interessante principalmente por dar voz a uma parcela da sociedade que é extremamente marginalizada, porém muito procurada. Entretanto a linguagem e a forma com que o autor conduz a narrativa não se fazem tão atraentes quanto o assunto.

Vanessa 09/04/2023

Sem dúvida um livro que vai mexer com você. Fala com linguagem bem direta e simples os relatos das entrevistas com as profissionais do sexo que vão chocar e mostrar de fato a realidade da marginalização. Confesso que li devagar pois muito me fez pensar os relatos. Mas é um ótimo livro que nos leva a debater mais o assunto.

brunaluc 06/04/2023

A temática e as entrevistas são interessantes, porém esperava um pouco mais. Achei a escrita um pouco fraca!

lê cura 30/03/2023

Eu jamais teria a oportunidade de enxergar com tamanha franqueza o ofício do profissional do sexo se não fosse por este livro.
A experiência foi incrível e fui me apegando mais e mais ao decorrer da história, não só pelos relatos tão fortes e comoventes, mas também pela a evolução de Yuri durante as entrevistas, que são oriundas de uma abordagem mais formal e quadrada, acabam terminadas de jeito fluido, com ele compartilhando suas vivências e trazendo não só voz aquelas pessoas, mas acolhimento. Yuri me esclareceu trâmites legais que eu não fazia ideia, não só por ser leiga como por não ter interesse, mas apesar da minha ignorância, me senti preenchida de uma nova perspectiva dessa profissão ? que para minha surpresa é uma profissão - e consigo hoje ter a mente mais aberta e crítica quanto ao ofício e sua dura realidade no cenário caótico brasileiro. Muito obrigada, Yuri Peçanha, por dar voz a quem urge ser ouvido!

barbaramagalhaesr 27/03/2023

Substancial
Que livro RICO! Em comentários, histórias, posicionamentos e questionamentos. As histórias me tocaram tão profundamente que eu ia dormir com a cabeça queimando de tanto refletir. Obrigada demais por essa obra, Yuri!

Davidmulder 04/03/2023

Ser Puta no Brasil
E um livro de entrevistas das profissionais do Sexo, que mesmo sendo um profissão ja reconhecida no Brasil ainta tem muitos taboos.
São apenas 10 capítulos com um leitura tranquila e pra mim divertida pois e facil nota na narrativa o cuidado que autor teve escolher bem as palavras para retrata cada entrevista

Briaah_Ferreira 03/03/2023

Começei a ler pq achei interessante o título e fiquei fascinada com o livro. muito interessante essa linha de pesquisa desse advogado e muito intrigante a realidade dessas pessoas, mudou bastante minha cabeça dps desse livro

clarinha66 22/02/2023

Uau.
é um livro um tanto pesado mas realmente emocionante, me peguei chorando mais do que pensei que choraria. esse livro deixa nossa empatia a flor da pele.