Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Antony.Trindade 20/10/2021

A escrita é muito boa.
Algumas partes eu achei desnecessário, detalhes íntimos sexuais que não precisariam ser expostos. Ou pode ter sido proposital para apimentar a leitura. Mas esse não é o foco, o foco é sobre essa profissão totalmente marginalizada, sufocada de preconceito e hipocrisia por aqueles que são os primeiros a procurá-la na calada da noite. Julgam mas utilizam e se lambuzam sem pensar nas consequências da vida de quem será apenas visito como um objeto para satisfazer a si próprio.
É um livro bom para se pensar no assunto, com uma linguagem de fácil entendimento.

luisa972 02/10/2021

ok..
"Jamais vou me intitular feminista porque essa fala vinda de um homem muito me incomoda. O máximo que eu posso fazer diariamente é lutar contra toda e qualquer forma de machismo, sem querer protagonizar uma batalha que não é minha".

Interessante o autor falar sobre ser contra seu protagonismo em uma batalha que "não é dele", principalmente quando ele faz isso praticamente em todos os capítulos do livro. Acho que por meio dos comentários sobre a própria vida pessoal ele objetivou que a narrativa tivesse um diferencial, fosse mais acessível e não estritamente imparcial, mas nisso acredito que ele acabou tirando um pouco o protagonismo das prostitutas. Por mais que eu discorde TOTALMENTE de que homens não possam se intitular feministas, não vou entrar em detalhes sobre esse trecho em específico porque procuro ser breve.

Acho importante fazer algumas considerações.
Esse foi o primeiro livro que o autor escreveu, então é completamente compreensível que a estruturação da narrativa não tenha ficado perfeita. Além disso, fora a presença forte do entrevistador, eu gostei do que ele fez com esse livro. Tipo, eu nunca nem mesmo vi uma prostituta na rua, então conhecer mais sobre esse universo e sobre o que essas pessoas passam foi muito bom pra que eu acordasse pra realidade. É importante dar voz e ouvidos à pessoas marginalizadas.
Enfim, mesmo que eu tenha ficado um pouco decepcionada com a maneira que as histórias do mundo da prostituição foram expostas, reconheço a importância de alguém pelo menos ter se *incomodado em contá-las.

Se eu pudesse definir "Sou puta, Doutor" em um áudio do tiktok seria:
It was supposed to give, but it did not... give.

Jeff Ettore 05/12/2021

Muito bom.
Às vezes gosto de livros que me fazem pensar fora da casinha. Sair um pouco da zona de conforto. Imaginei que seria um livro com histórias bem tensas, mas foi dosado no ponto para não ficar morno e nem muito pesado. O autor é bem carismático e conduz as entrevistas muito bem. Os entrevistados são ótimos também. Uma entrevista melhor que a outra. Apesar de esperar mais do livro, ele atingiu minha expectativa. Leitura de qualidade. Recomendo.

alana 16/06/2023

Bom apesar de tudo
Um livro incrível pra conhecer outras realidades e perceber que o mundo é bem maior do que a visão que a gente tem do próprio umbigo. Achei muito gostoso ler e conhecer histórias de pessoas incríveis, porém, o jeito como as entrevistas são narradas é um pouco irritante as vezes. Se você encarar esse livro todo com uma transcrição de uma conversa de bar algumas coisas vão parecer mais aceitáveis. Bom, apesar disso, virou um dos meus favoritos da vida!!

Duda 02/09/2022

que tapa na cara, comecei esse livro com um pé atrás e quando vi estava sentindo, chorando, querendo ajudar. Um livro que mexe com o emocional e nos faz pensar e problematizar uma coisa muito comum no Brasil, a prostituição, mas não como estamos acostumados a ver, gente engravatada falando sobre sem nunca ter vivido isso, quem fala é que passa na pele todos os perrengues, todos os problemas disso.

um ótimo livro para você abrir a mente, recomendo.

Leticia 08/05/2022

Trouxe uma proposta muito interessante, mas em certos momentos eu percebia que o autor fantasiava algo muito fora do normal, era muito "inocente" em suas palavras. Pois, as situações são mais "pesadas" do que ele transparecia.
Mas mesmo assim, achei um livro bastante interessante.

Bia 04/01/2023

Verdades que precisam ser lidas!
Esse livro me tirou de uma zona de conforto. Ele dói, dói ver o quão nosso país pode ser preconceituoso, não haver políticas públicas para esse tipo de profissão, pq sim, prostituição é a profissão mais antiga do mundo.

É uma leitura necessária, mas veja bem, não é confortável ler as dificuldades que essas pessoas passam e passaram.

Maria, Fernanda ( in memória), Dante, Renata, Monique, Andreia, Marjorie e Raquel, espero que vocês possam voltar a sonhar algum dia e que Fernanda tenha um descanso que tanto mereceu ??.

Dani 30/11/2021

Relatos importantes
A história é muito importante, o livro é fluido e os relatos impactantes. O submundo da prostituição, tão evidente nas ruas de todo o Brasil, é completamente ignorado pela justiça, pela população e pelo governo.
A discussão a respeito do tema prostituição e sua legalidade é muito importante, visto que até hoje a profissão mais antiga do mundo ainda é clandestina.
A crítica que tenho ao livro é que a escrita do livro, apesar de fluida, me pareceu "amadora" demais. Não que eu tenha algum mérito para julgar a escrita do outro, mas para ser sincera, ela me incomodou um pouco.

Wivy.Lima 01/10/2023

"[...] ter o dom da fala e estar fadado à mudez."
Primeiro - acredito eu - contato com um livro não-ficção e gostei bastante. Nunca pensei que poderia testemunhar alguém dando espaço às prostitutas do Brasil, e que fosse ficar um pouco emocionado com alguns casos. Em certos pontos, achei o "protagonista" um tanto imaturo para a situação, mas como foi ele que tomou a coragem de dar voz a essas "Genis", relevei.

Simone de Cássia 21/12/2021

Gosto de livros de cunho jornalístico/entrevista porque me levam a entender mais um universo que não é o meu. Achei interessante a temática desse livro, principalmente porque o autor definiu como foco as prostitutas "raiz" e não as garotas de programa que se escondem atrás do título de  modelos, blogueiras etc etc. De hipocrisia já chega. Queria ver a verdadeira face dessa vida "deprimível".Quis conhecer a história dessas mulheres que, para mim, enfrentam situações brutais físico e psicologicamente. Mas o livro, apesar de trazer essas histórias, vem permeado com a "intrusão" do autor que deixou de ser entrevistador e fez questão de entrar em cena também.. Ele dá opiniões, conta também sua história, se posiciona politicamente e chega ao [*****]mulo de expressar, no bate-papo com algumas entrevistadas, que ficou excitado com a conversa e complementa dizendo quanto tempo tem que não faz sexo...  Oiiii? rs rs  Eu preciso mesmo saber disso??  Faltou profissionalismo.Faltou postura. E apesar das narrativas de vida, não consegui gostar.
Riva 21/12/2021minha estante
Falta de postura é pouco!

Maria1691 12/10/2021

Precisamos falar sobre isso...
Assim como Yuri, sou estudante de direito, mas nao concordo com algumas colocações e muito me incomodou algumas falas do livro.
Esse título que deveria ser focado em 8 histórias de garotas de programa ( tambem tem um garoto) começa expondo os fatos e alguns (poucos, beem poucos) dados interessantes, mas confesso que do meio pra frente o autor colocou em frente sua opinião e deixou de lado a exposição de relatos realmente necessários.
Ele poderia muito bem ter exposto os números alarmante e de exploração sexual com dados, adicionando jurisprudência e leis para mostrar como ainda nosso ordenamento pouco protege essas pessoas de grupos minoritários, no entanto, não o fez.
Eu vou sincera, muitas coisas que foram abordadas, nao tiveram um " terreno" bem preparado, deixando o seu livro problemático.
Mesmo ficando decepcionada com o modo que as histórias foram contadas, acho interessantedar voz a essas pessoas quetanto sao maltratadas e largadas como um nada.

Maria 18/08/2021

Doutor?, levei um soco
Foi exatamente assim que eu me senti quando cheguei na última página, como se tivesse levado um soco. As histórias cutucam feridas abertas e pedaços intactos de pele, sem deixar nada como era antes. Eu senti que precisava gritar sobre esse livro e foi o que fiz, mandei mensagem escrita ?a quem interessar possa pra todos que pude?. Eu queria ter condições de falar sobre as histórias mas simplesmente não consigo. São? essenciais?

Wicca 12/11/2021

Peguei o livro numa promoção da Amazon, comprei apenas pelo título e ele ficou um bom tempo na lista, até que decidi ler algo aleatório, e este me chamou a atenção novamente pelo título e capa, sinceramente nunca acertei tanto em escolher um livro pela capa.
O autor me surpreendeu, encantou e sinceramente ganhou meu coração com este livro. Dar voz às putas, eu nunca pensei em prostituição, acho que devo respeitar a todos independente do que façam para sobreviver, se isso não tiver intenção de fazer mal ao outro. Mas o autor me fez ver um mundo completamente ignorado e injusto.
O livro é maravilhoso, bem escrito e ao mesmo tempo que o autor nos apresenta muitos personagens (verdadeiros) marcantes, ele se mostra uma pessoa super acolhedora e compreensiva.

Roberta Perri 28/01/2022

Para sair da bolha
Incrível a proposta do livro, ouvir de profissionais do sexo o que passam, o que pensam e sentem. Humanizar, mostrar que ali são pessoas, que merecem dignidade e terem seus direitos respeitados.
Minha única crítica é quanto algumas observações do autor. Achei muitas desnecessárias, que falavam mais sobre ele do que de seus entrevistados.
Em alguns momentos me via envolvida na narrativa e logo esse torpor era quebrado por um comentário do autor.
De resto, indico muito a leitura.