She Who Became the Sun

Shelley Parker-Chan

Resenhas - She Who Became the Sun

Donmin 20/03/2024

Bom mas não é para mim
Sinceramente eu amo um livro de época em com temática oriental, a princípio eu amei a pegada. O livro é bom, mas não é meu tipo de leitura e foi muito arrastado.

suibianmi 19/12/2023

Like sees like, like recognize like, like belongs with like
A minha leitura de she who became the sun se iniciou no início de 2023, acabei largando por uns meses, e finalmente retomei a leitura no final do ano e devo dizer: eu teria me arrependido se não tivesse dado outra chance pra essa obra.

o livro se sustenta muito bem, acho a história organizada, faz sentido, poucos furos. mas o que realmente se destaca nessa narrativa é como os personagens e seus antagonistas são construídos propositalmente com essa ideia, talvez, maniqueísta, ou de dois lados de uma moeda. isso é muito bem percebido na construção da zhu e do ouyang. pra mim eles se apresentam como tese e antítese, e quando finalmente se unem na dialética de suas ações, uma perfeita síntese (que é e vai ser questionada por toda a história).

gosto muito do desenvolvimento da zhu. do medo, da esperança, da ansiedade e angústia, a pura ambição. gosto muito de como ela consegue escapar das correntes que ela mesma pôs em si e finalmente se auto-nomear.

gosto muito também dessa ideia do nome dela ser revelado ao final, quando ela atinge, de fato, a grandiosidade que ela tanto quis (e quer mais).

mas algumas críticas: apart from all that I mentioned, eu acho que, em geral, o livro construiu muito bem o caminho, mas quando chegava no clímax de tudo, faltou o fator surpresa. parecia insuficiente. mesmo não sabendo nada do livro, mesmo não tendo recebido nenhum spoiler, eu sentia que já sabia o que ia acontecer a todo momento (e eu não errei nenhuma previsão). o que quero dizer é: o que foi plot twist pra muita gente, foi, pra mim, uma confirmação das suspeitas que sempre tive. é um pouco decepcionante isso.

de qualquer forma, é um livro muito bom, e quero ler a continuação.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 17/08/2023

"Nobody will ever end me. I'll be so great that no one will be able to touch me, or come near me, for fear of becoming nothing."
Eu não sei bem como me sentir com esse livro. Eu gostei, mas queria ter gostado mais. Rolaram uns saltos na história que me deixaram com a impressão que ficou faltando algo a ser contado e ajudar a entender o desenvolvimento dos personagens.

Sens0 31/07/2023

Esse livro foi uma montanha russa enorme!!

Eu amei toda a história e trajetória da Zhu, tudo que ela passou e as relações dela com gênero foram tudo, é uma evolução do personagem daquelas que dá gosto de ler.

Todo os personagens na verdade mudam a partir de suas histórias de modo muito orgânico e fluido, tudo é muito bem construído.

Fiquei um pouco chocada com o final, fui pega de surpresa que a história segue assim (E EU JURAVA QUE ERA LIVRO ÚNICO) mas um pouco nervosa para ver como vai ser a história com a Ma.

A Ma inclusive minha personagem favorita, amei toda vez que o plot virava para ela.

Em contrapartida odiei quando o plot ia para o outro lado, eram páginas e páginas arrastadas, sei que ajuda ao desenvolver da história que se junta no final, mas não me apeguei a nenhum personagem do outro lado ou suas trajetórias.

Esse ponto atrasou a leitura para mim, mas tirando isso o lado da Zhu, Xu Da e da Ma foi incrível e eu tô doida para ler o 2 agora!!

Polaroid 18/07/2023

Excepcional
Gostei muito do livro, um amg me indicou há um tempo mas demorei para ler porque só estava disponível em inglês, agora foi traduzido para o português. é um bom livro, achei a escrita um pouco confusa, principalmente na segunda parte, mas depois você pega o ritmo e se acostuma.

não é uma leitura maçante, apesar de ter lido com a minha segunda língua, foi bem tranquilo. gostei muito da história e gostei bastante das personagens, planejo ler a continuação em algum momento, quero ver mais de Zhu, de Ouyang e de Ma.

todos os personagens são queers e eu adorei isso. Zhu e Ouyang são muito genderqueer.
18/07/2023minha estante
mttmtmtmtmt feliz que vc gostou ?

Duda 08/04/2023

Gostei bastante do livro, a história é interessante, a construção do mundo é bem feita e as personagens são bem escritos. Achei bem legal o papel do destino para as personagens e como isso se desenvolve na narrativa. Recomendo.

Alassante 07/02/2023

De luto pelo tempo que perdi lendo esse livro horrível
Ao invés de ?she who became the sun? deveria ser ?she who tem tudo que quer sem precisar lutar por isso, e quer um futuro grandioso por algum motivo que ngm sabe.?

Que DESASTRE de história, escrita e desenvolvimento kkkkkk

Liana 07/12/2022

Bom, mas decepcionante
A minha resenha no Goodreads foi bem curta, mas extremamente verdadeira: "Para todos vocês que descreveram esse livro como um retelling de Mulan, é melhor vocês dormirem com um olho aberto". Por razões legais, eu preciso dizer que isso foi uma piada. Mas sério, não caiam nessa, esse NÃO é um retelling de Mulan.

duck 20/06/2022

this was amazing
i loved the story and how it developed, the characters are super ambitious and that's what I love about this book.

Kiri 08/06/2022

É PERFEITO, não confiem na sinopse
Essa sinopse faz um baita desserviço. Comparar essa jóia com Canção de Aquiles?!?! Aquilo é horrível e não tem foco NEM na guerra, NEM no romance, só um grande nada ruim. Aqui o foco é na guerra e na principal e não dá pra chamar de outra coisa além de perfeito. Também não é releitura de Mulan não... Só acontece de ser sobre uma garota que por certa razão precisa de disfarçar de homem pra sobreviver.
Enrolei meses pra começar esse livro por ser em inglês mas aproveitei cada segundo. Não tem um capítulo que seja ruim e cada passagem tem o seu peso. Cada ação de cada personagem, cada pedacinho que vemos da guerra.
Já vi gente reclamando que "não é sáfico" por não focar em romance mas É SÁFICO e AINDA BEM q não foca em romance gente.. a gente precisa de personagens LGBTs em livros com focos mais sérios tbm. Mas o casal tá lá, se a preocupação for essa, ele existe.
O único defeito desse livro é acabar, preciso da segunda metade da duologia pra logo

naoomi 07/05/2022

me ganhou pela premissa de reescrever a história de um imperador assim. a história é boa e ponto, não acho que tenha nada que surpreenda muito na porque o foco foi seguir a ordem cronológica e a ascenção da zhu, talvez? daí poquísima atenção ou enfoque na construção do que tava acontecendo no momento ou eu que não consegui seguir e parte política direito. mas gostei muito dos personagens, acho que a construção, motivação e relações deles foi o que mais se destacou, principalmente o ouyang

Laura 30/03/2022

Eu não tenho palavras
Uau.
É sério eu não tenho palavras além de: Que perfeição.
Foi uma leitura complicada pra mim, mas o roteiro, os personagens, os cenários, o final, socorro, nota 1000.