Estrelas Fritas Com Açúcar

Estrelas Fritas Com Açúcar Letícia Wierzchowski

Resenhas - Estrelas fritas com açúcar

MãeLiteratura 21/01/2021

Adorei!
"Ela, todos os dias, prepara estrelas de massa, fritas e passadas no açúcar, e me diz que as mães recém-paridas precisam de um céu dentro da barriga."
Com este lindo trecho que explica este título original e simbólico, escrevo as minhas impressões sobre este livro.
Um dos melhores romances que li ultimamente, aliás um misto de romance e biografia. Deve agradar leitores que gostam dos dois gêneros literários e de uma boa história.
Baseado na história real de Adelina Hess, fundadora da Camisaria Dudalina. Adelina teve 16 filhos! Uma história muito bonita de superação, trabalho árduo e persistência.
A autora entremeia ficção e realidade, numa trama original, poética e muito bem construída.
A história é contada pela três Moiras, as fiandeiras do Olimpo. Um livro diferente, com um toque de realismo fantástico, que me encantou. Uma trama que não obedece uma linearidade, o que muito me agradou também.
Eu AMO os livros da Letícia e já li quase todos. Sua escrita é fluida, elegante e muito envolvente.
Adorei a capa, ótima diagramação, edição caprichada e muito bem cuidada da Planeta.
Ótima leitura nacional contemporânea. Recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2021/01/resenha-estrelas-fritas-com-acucar.html
Dárcia 26/08/2021minha estante
A Letícia é fera em escrever sagas. É envolvente e poético. Com determinação, trabalho e fé Adelina, Duda seu marido e seus 16 filhos criaram a um império em SC mulher muito à frente do seu tempo.

AB1 15/09/2021

Um romance histórico para guardar no coração
Em uma viagem vi uma tia avó se deliciando com as páginas deste livro. Isto me deixou intrigada. Em pouco tempo eu já estava com um exemplar em casa dando risada sozinha quando percebi que estava do mesmo jeito que minha parente.
É difícil encontrar um livro tão poético e gostoso de ler como este. Ele conta a história da origem da marca Dudalina, mas muito mais que isso, ele conta a história das pessoas por trás da marca. Suas alegrias, dores e amores. Me encantei com cada palavra colocada ali.
Outra parte importante do livro é que ele mostra a situação do mundo e do Brasil na época que a história acontecia. Isso faz as páginas serem ainda mais ricas em detalhes.
Eu amei. Não há muito mais que eu possa escrever que faça jus a esta obra tão completa.
Recomendo muito! :)

Fer 25/09/2021

Um belo romance real
Que livro mais lindo. A história de Adelina e Duda poderia muito bem ter sido inventada por um romancista, porém ela é real e relativamente atual. Um pouco de imaginação e a escrita envolvente da autora fazem esse romance ser envolvente e emocionante. Não sou de chorar lendo livros, mas não consegui conter as lágrimas em alguns capítulos.

Evelize Volpi 19/01/2021

Sou fã de Letícia, desde que descobri o livro A casa das sete mulheres.
Acostumada a leitura de seus livros sempre maravilhosos, esse que conta a saga de Adelina( mulher catarinense e seu marido Duda) , criadora da marca de camisaria Dudalina, deixou um pouco a desejar.
Mas vale conhecer e se encantar com outros livros da Obra Maravilhosa de Letícia.
Como fã da escritora valeu a leitura, mas para conhecer seus livros, não indico esse para começar...

Ju 24/01/2021

A narrativa da vida de Adelina, uma descendente de alemães, nascida no interior de Santa Catarina e que encontra nas dificuldades a coragem necessária para construir novos caminhos. Também é a narrativa da vida de Duda, seu marido, um caboclo simples, mas que assim como Adelina, esteve a frente de seu tempo, pois ao contrário de seus contemporâneos, entendeu e apoiou a esposa em seus projetos, não se melindrado em ficar, nos negócios, num status menor que a esposa aos olhos da sociedade. Uma história inspiradora e cheia de poesia, apesar de, a meu ver, em certo ponto do livro a narrativa ter ficado um pouco repetitivas.

Patresio.Camilo 30/05/2022

Uma história de amor de uma vida
Livro que conta de forma romanceada a vida de Adelina Hess de Souza e Rodolfo Francisco de Souza Filho, ou Duda.
A história começa na pequena Luís Alves, onde a jovem Adelina trabalha de forma aguerrida na venda de seus pais Leopoldo e Verônica.
E assim a história vai se desenrolando, ora contada pela visão de Adelina, ora contada pelas três Moiras, e por vezes por algum outro personagem.
Vai mostrando como o jovem casal que se amou por toda a vida, de uma pequena venda, ergueram o império que hoje conhecemos como Dudalina.
Vale sempre lembrar o livro não é uma biografia, mas um romance com fatos reais.
Por sinal, espero que já exista uma biografia de Duda e Adelina, que penso que deve de ser muito interessante.
Um livro que vale a leitura. Às vezes fica um pouco chato a questão um pouco melosa em alguns trechos, mas nada que não prejudique a leitura.
Enfim, Leticia Wierzchowski, que ficou reconhecida pelo Livro "A Casa das 7 Mulheres" (que ainda não li) faz um excelente trabalho.
Espero que gostem da leitura!

Brenda 21/02/2023

É um livro com a história interessante, mas a leitura é muito cansativa, chegou ao ponto em que não se passava nem cinco páginas sem essa mulher parir um filho. Posso resumir esse livro facilmente em trabalho e trabalho de parto

Jéssica 29/05/2022

Uma história de muita força e muita luta
A história de Adelina é a história de uma mulher forte e batalhadora que não se deixa abalar e prender por nenhum estigma destinado à mulher. Desde muito nova Adelina sempre tive tino para os negócios e cuidou da venda da família, fazendo o negócio prosperar e evoluir. Depois de casada assumiu definitivamente os negócios da família em sociedade com uma irmã. Pessoas muito diferentes a sociedade não deu certo e foi desfeita, tendo muitos filhos e precisando de mais renda para cria-los Adelina tem a ideia de fazer camisas com um tecido comprado errado por Duda e que ficou encalhado na venda, assim nasce a camisaria Dudalina. A história de Adelina é incrível e inspiradora, no entanto a escrita de Letícia é um pouco arrastada e repetitiva, o que torna o livro um pouco cansativo.

Clarissa 06/12/2020

Mãe empreendedora
Podemos dizer que quase uma biografia, conta a trajetória de Adelina Hess, uma caterinense que deste muito jovem tem um grande faro para os negócios.
Ainda jovem abandonou os estudos para cuidar do armazém da família, na pequena cidade de Luis Alves.
Lá a jovem dedica todo seu tempo no trabalho, tanto na venda à contabilidade.
A tristeza da morte, lhe trouxe o seu grande amor, o jovem Rodolfo, o Duda.
Logo ambos casaram e juntos tiveram 16 filhos, em meio a tantas gravidez, Adelina nunca deixou de trabalhar, mas principalmente empreender.
O secos e molhados cada vez crescia, nas suas viagens à São Paulo, sempre trazia novidades.
Duda sempre apoiava a esposa empreendedora, numa época onde o homem era o provedor e a mulher era apenas do lar.
Um dia Adelina percebeu que alguns tecidos estavam encalhados na vende, sem perder tempo, ela transformou os tecidos em camisas... Que logo foram vendidas.
Com o sucesso das camisas, logo a ideia virou negócio, e assim nasce a camisaria Dudalina.
O sucesso desta marca é tão grande, que Luis Alves se torna pequeno demais, e assim a família se muda para Blumenau.
A família toda é envolvida na empresa, tornando a maior da América Latina.
Adelina foi uma mulher determinada, realizando todos os sonhos tanto a maternidade ao profissional.

Monique | @moniqueeoslivros 30/07/2021

{Leitura 03 - 2021}
Estrelas Fritas com Açúcar - Leticia Wierzchowski
Daquelas histórias que emocionam. Um romance lindo baseado na história de uma mulher incrível, que fundou um império chamado Dudalina.
Imagine você, caro leitor, ser mulher no Brasil da década de 40, e querer trabalhar e empreender. Adelina foi essa mulher. Vendeu, empreendeu, criou uma marca e uma grande empresa, casou, teve 16 filhos e construiu uma família com o suor do seu trabalho.
O livro é um romance, não é uma biografia, o que nos dá pitadas de imaginação e graça enquanto a gente vai conhecendo essa mulher guerreira.
E pra quem, como eu, empreende nesse país, é um livro muito inspirador e que nos dá muita esperança de futuro. Encontrei várias semelhanças com meu trabalho, fazendo gatinhos de feltro de manhã até a noite, com muito prazer e dor. Meu trabalho é a minha vida, e conhecer a história dessa mulher fez eu desejar ser como ela quando eu crescer.

Claudia.Correia 23/01/2022

Estrelas Fritas com Açúcar
Impossível, a partir de agora, passar por uma loja Dudalina sem pensar na incrível história da mulher forte, desbravadora e visionária que criou a maior camisaria da América Latina.
Um romance histórico, lindo e emocionante e que Letícia Wierzchowski soube narrar impecavelmente.

Alice 26/01/2022

Estrelas Fritas com Açúcar
Esse livro conta a história de uma moça que sempre foi corajosa e trabalhadora. Começou na venda da familia e no clima de morte encontrou a pessoa que passaria o resto de seus dias. Adelina Hess fundou a Dudalina que depois de alguns anos vestia boa parte do Brasil. Teve deseceis filhos e enfrentou dificuldades financeiras e na sua sociedade com sua irmã.

ritita 01/01/2021

Decepcão
Pois é, então o leitor tem seus escritores prediletos, aposta em qualquer livro que publicam, e na ânsia de ser o primeiro a ler se decepciona.
A narrativa é ágil, direta e fluida, mas nunca iria imaginar que uma autora do porte de Letícia escreveria um livro sobre encomenda de uma marca* (se não é assim parece), e como dizia meu pai se parece muito, assim é.
A história é de Adelina ou de uma famosa camisaria?🤔🤔
Se a intenção foi escrever sobre o desenvolvimento do vale do Itajaí-SC desde meados do sec XX, faltou história; se foi contar a vida de Adelina Hess, o assunto encheu o saquinho com a valorização desmedida da figura de Adelina. Sim, uma empreendedora nata, uma trabalhadora incansável, visionária, mas também uma mulher insuportavelmente insuportável a meus olhos, onde ganhar muito dinheiro era forçoso. Não pude deixar de compará-la a rica, trabalhadora, empreendedora, doce e meiga Luisa Trajano.
A vida de Adelina, como descrita no livro, resumia-se a parir, trabalhar, trabalhar e parir.
Para não dizer que não falei de flores, fui até o final por conta das 3 moiras- Cloto, Láquesis e Átropos.**
* Dudalina - famosa camisaria catarinense.
** Na mitologia grega as Moiras eram as três irmãs que determinavam o destino, tanto dos deuses quanto dos seres humanos. Eram três mulheres lúgubres, responsáveis por fabricar, tecer e cortar o fio da vida dos mortais. Durante o trabalho, as Moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio de cada pessoa em sua parte mais privilegiada, o topo; ou em sua parte menos desejável, o fundo, explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos.
Cloto, em grego significa fiar, segurava o fuso e tecia o fio da vida. Junto de Ilítia, Ártemis e Hécate, Cloto atuava como deusa dos nascimentos e partos. Láquesis, em grego significa sortear, puxava e enrolava o fio tecido.
Láquesis atuava junto com Tyche, Pluto, Moros e outros, sorteando o quinhão de atribuições que se ganhava em vida.
Átropos, em grego significa afastar, ela cortava o fio da vida. Átropos juntamente a Tânatos, Queres e Moros, determinava o fim da vida.

Liliane 06/05/2021

Mais uma vez a prosa, com requintes de poesia, de Letícia Wierchowsky envolve o leitor para, por meio da história de amor de Adelina e Rodolfo (Duda) apresentar a trajetória da família Hess de Sousa, bem como do surgimento e solidificação da famosa Dudalina.
Dos idos de 1944, um período de guerra, passando pela mudança da forma de governança no Brasil, os costumes de pessoas simples e trabalhadoras, imigrantes, até o ano de 2008, é possível ao leitor acompanhar a vida de uma mulher empreendedora que construiu uma familia enorme e, por que não dizê-lo, uma marca de sucesso.
Numa linguagem deliciosa e numa trama envolvente é apresentado ao leitor uma história sobre tempo, destino, simplicidade, amor, fidelidade, planejamento, ousadia e visibilidade de futuro.
Prepare-se para aprender, se emocionar, se inspirar e entender o porquê do título 'Estrelas fritas com açúcar'.

tônia 04/01/2024

Dudalina em um romance
?Estrelas fritas com açúcar? foi um livro complexo para mim. Demorei muito tempo (muito, realmente) pra terminá-lo, porque a leitura em certo ponto, foi bem cansativa. Só ao final, entende-se que era necessária (mas não deixa de ser cansativa). A beleza da história real misturada com um pouco de ficção, traz um tom melancólico pra toda a história. Em certos momentos, eu estava apenas esperando algo ruim acontecer. Mas ao fim, o livro faz tu te apegar aos personagens, sentir como se fossem membros da tua família. O livro representa a vida mostrando todas as suas facetas: a dor e o amargor da morte, a beleza dos vários nascimentos, a dura jornada da vida. Além disso, retrata fielmente uma linda história de amor, cumplicidade e lealdade.
Recomendo a leitura para aqueles que gostam de biografia, de romance e que possuem paciência para uma leitura lenta e calma.