Os Delírios de Fântaso

Os Delírios de Fântaso Niko Katz

Resenhas - Os Delírios de Fântaso

Will 11/04/2022

Katz explorando sua ampla capacidade através dos sonhos e devaneios.
Os Delírios de Fântaso é uma leitura única, explorando diversos aspectos dos sonhos , através de reflexões, viagens surreais e personalidades marcantes. Katz tem como principal característica a ampla capacidade de viajar pelos mais diversos campos da literatura. É uma leitura que alterna muitos temas, tem muitos significados nas entrelinhas e como de praxe da autora, muitas referências (incluindo aquelas que não percebi e que motivam leituras mais aprofundadas aos interessados em esmiuçar a obra). Um bom livro, requer alguma bagagem literária para ser melhor desfrutado.

Everton.Paulo 31/12/2021

Preparem-se para essa leitura
Fântaso era o deus grego da fantasia e devaneios. É com essa definição que início falando sobre essa coletânea de contos (?) , de Nino Katz (@literakatz )
Assim, é permitido ler cada história d obra com a licença poética dos sonhos mais loucos e devaneios que temos. Afinal, nossos sonhos nunca são perfeitinhos. Podem até começar bem, mas sempre acontece algo estranho.
Mas aqui temos muito mais que sonhos desconexos. Na verdade não é nada disso. Somos levados às mais diversas reflexões, e isso incomoda.
Assim, não se trata de um livro fácil e simples de ler. E são esses aspectos que a obra torna-se interessante.
Somos expostos aos mais diversos gêneros e tipos textuais dentro de uma única coletânea. Em alguns momentos não há regras gramaticais capazes de ditar alguma coisa na escrita. Destaco também os diversos textos metalinguisticos, uma característica que eu gosto muito de ver seja em livros, filmes, música ou séries de TV.
Assim, percebi que o livro trabalha com muitos altos e baixos, assim como nossos sonhos e devaneios. E isso é bom.

Gisele 13/12/2021

Valeu a experiência
Aceitar a parceria para este livro, foi um desafio pessoal, pois eu nunca havia lido um conto.Mas eu aceitei pois não se trata de um conto qualquer.

Como diz na sinopse, toda a forma como ele é escrito é incrível para dizer no mínimo. É inovador e muito contemporâneo, é uma sátira a nossa realidade, que nos faz refletir sobre a nossa sociedade.

Não espere nada menos de um humor ácido, com temas sobre política, consumo, fanatismo em torno de religiões.

Todos os contos, sem exceção me levaram a refletir bastante. Acho que esse é o intuito do Niko com a obra. Toda a essência do que nos tornamos e como vivemos, nos torna seres únicos, mas será que somos tão únicos assim ?

Kau 28/11/2021

Katz nunca decepciona
Um livro cheio de pensamentos que te fazem realmente ficar vidrado e refletir sobre tudo, e como muita gente sabe, eu amo isso, cada conto foi especial a sua maneira, tudo muito criativo e fora do comum, cada um foi único, nem parecia a mesma pessoa escrevendo, fácil entendimento, muitas críticas, e leitura fluída, só não dou 5 estrelas por uma pequena frase que me pareceu xenofobia contra o povo amarelo, acredito que não tenha sido essa a intenção, mas fica como um aviso, recomendo caso queira ter uma experiência diferente de tudo que já vivenciou e esteja preparado para ter muitas crises existenciais.

Carlos.Rosalba 13/10/2021

Ousado
Ousado, Provocador, Sofisticado, Inconveniente, Desconfortável... coloca dedo em feridas, balança o que encontra pela frente. Livre, original, autêntico ! Parabéns Katz !

Vi 13/05/2021

"Os Delírios de Fantaso" são uma seleção de textos escritos com toda a inocência e a potência imaginativa de uma criança, mas que revelam, ao mesmo passo, um olhar atento a formidáveis reflexões. no geral, são textos muito bem escritos, criativos e muito bonitos.

o que mais me chama atenção nos trabalhos do Niko é o desprendimento em relação às formas. nenhum dos seus textos tem uma estrutura muito rígida, nem ele próprio é um escritor de estruturas, vide "Cristãos e Cínicos", mas, por outro lado, consegue inovar sem se prender às novas regras, como em "Dietilamida do ovo lisérgico".

quanto às reflexões mais sérias do livro, como aquela do tema levantado em "Prefeitópolis", recomendo que o leitor leia "A Vingança de Sekhmet", antes ou depois. não é pré-requisito nem há continuidade, visto não serem obras de um mesmo autor, mas será de maior proveito, pois muitas reflexões aparecem paralelamente em ambos. há também "A Espiral de Netuno", do qual o leitor poderá colher textos muito criativos do mesmo autor e mais outros.

Nubia.Daumas 11/05/2021

Delírios Lúcidos
Apesar do aparente caos, é possível perceber que tudo se conecta de forma muito inteligente e lúcida trazendo grandes críticas sociais e a nossas atitudes como indivíduos.

gabsquerido 29/04/2021

Maravilhoso e estranho
esse é o tipo de livro que te tira da zona de conforto de varias formas mas que você ama

Rickson.Ramos 29/04/2021

Absurdo e instigante
?Os Delírios de Fântaso? ? livro de contos da autora nacional Niko Katz ? é composto por vinte contos reflexivos, escritos nos mais variados formatos, desde epopeia e teatro até fluxo de consciência e ovo.

Com uma escrita cheia de personalidade e grandemente cativante, a autora cumpre o que se propõe a fazer: escrever em variados tipos literários sobre as mais diversas questões existenciais e filosóficas. A expectativa e a curiosidade de saber o que virá no conto seguinte criam uma correnteza que te puxa cada vez mais para dentro das narrativas absurdas.

A grandeza do livro não está adstrita apenas ao conteúdo dos contos, é importante se atentar ao panorama completo e complexo de sua arrumação. O livro é dividido em Arcada Superior e Arcada Inferior. A superior possui dez contos sobre a sociedade, a inferior, dez sobre a existência. A soma dos vinte constitui a dentição de uma criança.

Cada conto possui sua própria singularidade e charme, mas dentre eles posso ressaltar ?A Psicofonia de Equinócio Isósceles?, ?Sonilóquio?, ?Diário de uma Existência? e ?Quem Inventou o Mendigo?".

Está interessado? Entre no perfil @literakatz e dê uma olhada nesse livro e nas outras obras dx autorx (um de poesias e outro de não-ficção).

?Tenho maquinado muito enquanto passo o resto do dia demitido. Esse dia já dura anos. Não estou mais demitido como desempregado, mas como mendigo. Escrevo essa carta daqui da calçada de onde vejo carros passando, muitos deles com cinco lugares e uma pessoa dentro. Talvez não seja nem uma pessoa. Muitos existem, quantos o sabem? Mais um carro, dessa vez de luxo. Será mesmo que esse verde-esmeralda vai colorir sua existência? Vamos ver? A porta da Lamborghini se abre em câmera lenta e dela sai um novo símbolo de poder. No ano mil duzentos e quarenta, tinha poder quem sabia ler. Os símbolos mudam de vestimenta, permanece a vontade de prevalecer.?

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 29/04/2021

O livro mais inusitado que eu já li!
Essa obra nacional é composta por diversos tipos de textos e cada um deles conta uma história diferente. Apesar de serem completamente diferentes, cada capítulo tem grades doses de ironia, humor e reflexão!
Essa foi a primeira leitura que finalizei esse mês e foi incrível, super fluída e vários contos me tocaram muito e outros me fizeram rir horrores.
No momento essa obra só está disponível em ebook e esse pode ser lido pelo Kindle Unlimited ou adquirido por apenas 5,99 na Amazon, uma viagem louca dessa por esse preço é uma pechincha galera!
POST COMPLETO NO INSTAGRAM @lendocomanatureza

site: https://www.instagram.com/p/COOXAD-j3by/

Moon 26/04/2021

E vamos de resenha
Assim que terminei a leitura percebi que trata-se literalmente de delírios, pois cada conto beira ao fantasioso e estranho. Na maioria dos contos fica claro a intenção do autor (ou autora?) pois até a identidade do autor, que escreve sob pseudônimo, é um mistério. Alguns contos são mais densos e requerem uma leitura mais calma e apurada.

Uma sensação de que eu estava lendo um roteiro de Black Mirror, com contos existencialistas, fantasiosos e sobre a moral do ser humano. O fato de cada conto ser em um formato, como poema, manual, script de teatro, etc trás mais interesse ainda.

Minha única dica é, tenha paciência , pois não é uma leitura simples, mas vale a pena pela experiência e reflexão. É muito bem escrito e elaborado e fiquei feliz em saber que é uma obra nacional!

Nath 23/04/2021

Viagem boa e maluca
Uma viagem maluca, mas recheada de boas reflexões. Por vezes, alguns textos não aparentam fazer sentido, mas com uma leitura mais atenciosa, fica clara qual seja a intenção por trás da escrita. Outros contos, logo de cara mostram ao que veio. Um bom livro nacional para apreciar.

Luriam 18/04/2021

Muitos contos reflexivos
A pergunta que fica: eu estava preparada?
Percebi que tem coisas que não precisam ser explicadas, mas entendidas. O que ocorre é que eu não estou preparada para todas as reflexões. O livro é genial.

Cada personagem tem uma personalidade bem explorada, real e ÚNICA, sinto que todos eram brasileiros (coisas da minha cabeça). O primeiro, ave.. queria desligar a TV e parar de assistir aquele horror. ( foi o que eu mais amei, a pluralidade dos personagens )

Outra coisa, demorei pra entender que os textos não poderiam ser editados, eu rir horrores, deu uma personalidade em cada história.

Algumas histórias foram entediantes, por que não simpatizei com os personagens.

Recomendo se você é uma pessoa que consegue captar bem todas as referências, o que eu ainda não estava preparada, rsrs.

Guilherme 16/04/2021

Olá, que tal escutar uma história?
A obra reúne 20 contos dos mais variados assuntos e formatos, e ao meu ver é isso que torna o livro único e genial: a maneira como cada conto difere de si e a forma como são desenvolvidos. O ponto chave aqui são os diversos tipos de formatos utilizados para contar as histórias, como por exemplo cartas, programa de tv, episódio de podcast (sim, um podcast), notícias, roteiros de cinema e teatro, avaliação de produto e por aí vai. Esses estilos narrativos deixam a história muito mais surpreendente e o tornando singular. O livro me deixou com uma sensação de estar assistindo ou até mesmo lendo a um roteiro das séries Love, Death and Robots; Black Mirror ou até um episódio de alguma série da produtora Adult Swim, pela forma que os temas são trabalhados.

Eu não vou dar detalhes sobre os contos para não estragar a experiência de quem for ler, já que eles são curtinhos, mas digo logo que contos como “ Quem inventou o mendigo” (um reflexo sobre a vida), “Review sem estrelas” (uma jornada louca pelo consumismo), “Cibercoaching Quântico” (confrontando dores internas) e “Prefeitópolis” (um líder com poderes absolutos) são em disparado os que eu mais gostei lendo. Vale explicar que todos os contos abordam algum tema diferente, seja uma crítica social, uma distopia, reflexôes sobre si ou a sociedade, ou até mesmo uma caricatura do que vemos e ouvimos por aí.

Infelizmente teve um conto em específico que me deixou incomodado; eu entendi a mensagem retratada e ainda digo que inicialmente estava gostando, o conto tocou em assuntos e situações nas quais eu me coloquei no lugar de quem já sofreu/ passou ou ainda sofre e passa por eles diariamente, . Por isso eu deixo aqui claro que o mesmo aborda racismo, xenofobia e entre outros, e se você for sensível e tiver gatilhos com esses temas, leiam ele conscientes e avisados, mas não deixem que isso interfira de forma negativa na sua experiência ao ler os outros, pois são muitos criativos pela sua construção e mensagem