Talma Gordon

Talma Gordon Pauline Hopkins

Resenhas - Talma Gordon

Lucas 25/11/2020

Telma Gordon
Um conto de mistério que tem alguns elementos descritos que causam uma boa imersão, como a tempestade narrada. O que prejudicou um pouco a experiência foram alguns momentos a história ficar um pouco confusa e o final ter sido um pouco polêmico. Apesar disso, é um bom livro.

(Clube da Caixa Preta, Novembro/2020)

Ana Karolê || @anakaroline_gc 30/11/2020

Talma? Quem?
❝ Sabe doutor, há mistérios que nunca são solucionados, e acho que este é um deles❞

O clássico entregue no mês de novembro no Clube da Caixa Preta foi o 1o conto de mistério escrito por uma mulher negra nos Estados Unidos, resgatado, escaneado e digitado palavra por palavra pela equipe do clube antes de ser traduzi-lo.

O conto é um típico suspense policial. Uma história dentro da história. Conhecemos a família Gordon, sua glória e tragédia, pelos relatos do Doutor Thornton.
No terrível assassinato da família Gordon, morreram o pai, a mãe e o menino, sobrando vivas as duas irmãs mais velhas, Jeannette e Talma Gordon, sendo a última, suspeita e julgada pelo crime que chocou as pessoas, ainda mais sendo elas as únicas herdeiras da família.

O relato mostra toda a cena de tribunal, com defesa e acusação, e minha curiosidade para saber quem matou a família e ainda, como os matou durante uma festa, só aumentava.

Uma carta, um casamento não realizado e discussões acerca da miscigenação e relacionamentos inter-raciais costuraram o conto do início ao fim, e aí, descobrimos como o colorismo, até então inexistente, foi a motivação de tudo que aconteceu dentro da família Gordon desde muito antes. Foi uma tristeza acompanhar o destino das irmãs.

O fim me deixou embasbacada e percebi que desde o começo, a autora já tinha deixado migalhas com dicas que fariam todo o sentido. O crime foi magicamente solucionado e por ser contado em forma de relato, eu me perdia um pouco no tempo narrativo.

A autora mostra suas fontes de pesquisa utilizadas já que o contexto histórico é um Estados Unidos com leis antimiscigenação, contra o casamento inter-racial, além de trazer em suas páginas várias referências literárias.

"Saí daquela sala como uma menina de coração partido, cheia de desejo de vingança contra este homem, meu pai, que por seus modos nos renegou sem remorso (...) ele silenciosamente repudiou a ela e a nós com toda a fria crueldade do implacável preconceito de casta."

lubento 09/12/2020

Previsível, mas continua provocador
O amor não tem cor? O livro nos leva a pensar como o racismo pode se sobrepor a sentimentos tão fortes, como o amor. O conto fala sobre colorismo no começo do século passado nos Estados Unidos e nos faz refletir como alguns elementos dele permanecem fortes até hoje, mesmo que seja socialmente repreensível essa manifestação de racismo tão escancarada.

Erick 17/10/2021

Primeiro conto que leio do Clube da Caixa Preta, achei "Talma Gordon" um tanto corrido demais na sua metade final para ilustrar e explicar o mistério por trás dos assassinatos e o envolvimento dos personagens nele, mas ainda assim achei uma leitura decente e com um final realmente inesperado. Fora isso, o texto consegue causar certa comoção e indignação com o teor fortemente racista presente nos atos e falas de alguns personagens.

Luciana Leitora 29/11/2020

Clube da Caixa Preta (Novembro)
A inteligência em desenvolver um mistério que prende o leitor até a última linha é magistral, assim como a descrição dos ambientes que prociona uma maravilhosa experiência imersiva.

Sté 25/12/2020

Tiro curto
História super rápida, envolvente e cheia de conteúdo, uma ilustração muito realistica de uma das várias manifestações de racismo.

Wash.Albuquerque 26/04/2021

Talma nas #entrelinhas
Talma é um conto para se apreciar nos detalhes e ler além da narrativa, mas do diálogo que a autora abre, pensando em sua realidade e seu tempo. Quando nos deparamos com o mistério da história, o diabo aparece nos detalhes, pois são pequenos momentos que trazem clareza e se deixamos passar, pode ficar confuso.

Acredito que esse conto merece 5 estrelas não apenas pela história irada, mas pela figura que é a autora, pois julgar sem considerar esses pontos, é mera superficialidade.

// crio histórias, artes e compartilho ideias e experiências, vem cmg @heyalbqrq @detfqcast

Luísa Anjos 08/06/2021

"Talma Gordon", de 1900, foi o primeiro conto de mistério escrito por uma mulher negra, a autora Pauline Hopkins. Fiquei feliz por ter conhecido a autora, por tudo que ela representa, com certeza é um dos nomes que merece ser mais citado e reconhecido. No entanto, o conto não me apeteceu muito. Talvez eu não tenha entendido muito bem, alguns elementos me pareceram confusos, ou a temática de mistério talvez não seja pra mim, o que não é uma surpresa kkkk. Gostei do enredo, o final foi até inesperado, mas muitos aspectos poderiam ter sido mais desenvolvidos e elucidados. Valeu conhecer a autora

lorena 29/08/2021

Simplesmente o melhor conto que li até hoje no Clube Caixa Preta. O final de Talma Gordon é tão surpreendente...