Sétimo dia

Sétimo dia Andressa Sofia

Resenhas - Sétimo dia

Guinho 12/11/2023

UMA HISTÓRIA BIBLÍCA QUE NÃO TEM NADA DE GOSPEL!
Diferente dos cristãos mais radicais, eu não sou contra – dependendo do motivo – em adaptar partes bíblicas igual a Francine Rivers usou o livro de Oséias para escrever sua história de amo, a parte da baleia que faz referência a Jonas em Pinóquio e outras milhares que se avaliar bem vai acha-las em inúmeras obras literárias e\ou cinematográficas.
Dessa forma, quando vi a Rô, do Canal Biblioteca da Rô, comentar sobre o conto SÉTIMO DIA da sua amiga Andressa Sofia, do Canal Louca do Livros, me fez querer dar uma conferida nele. Mas o que me provocou essa vontade incessante de colocar o miniconto na minha lista de leitura, hein?
O principal motivo de querer lê-lo é que a história se passa no Jardim do Éden e trata-se da criação do primeiro homem e da primeira mulher. Contudo, não se engane, o texto de apenas onze páginas, NÃO É GOSPEL! Para ser sincero, enquanto passava meus olhos pelas letras, lembrei mais do clássico filme da Sessão da Tarde “A Lagoa Azul” do que da Biblía, para ser honesto. Hehehehehe
Um ponto positivo da narrativa e também surpreendente é que a autora, por meio de descrições extremamente detalhadas e sem nenhum diálogo, conseguiu, de maneira esplêndida, me fez passar pelas sensações que Adão e Eva tiveram logo que Deus os colocou no Paraíso.
Enquanto seguimos pelas páginas, vemos os que eles veem, sentimos os que ambos sentem e cheiramos os que os dois cheiram. Não sei dizer se isso deve-se a profissão de bióloga que Dessa possui, mesmo assim, a escrita dela, coisa que poucos escritores têm habilidade, provoca essa coisa sinestésica, entende?
Acredito que a única ressalva que tenho e que me fez não considerá-lo como favorito é o esquecimento da autora em colocar a letra maiúscula na palavra ‘Deus’. Talvez com esse argumento, eu não seja tão liberal quanto meus companheiros de crença mais radicais, hein? Hahahahahaha
Falando sério agora, recomendo este miniconto nacional tanto para cristãos ou não, pois ele, de maneira surpreendente, sai das páginas bíblicas para nos colocar, pelo menos um pouco, no lugar do primeiro homem e primeira mulher da humanidade.
Nota: 4,9

Bebel 16/01/2022

Mano o sucesso da gata q não baixou cabeça pra macho, amo a lilith a primeira guerreira nunca é esquecida.

Lucia101 29/10/2021

Fui ler o conto sem saber nada sobre ele e me surpreendeu bastante. Uma forma de ver uma situação que jamais imaginei. Achei muito original com uma narrativa que instiga.

Mari 29/08/2021

Perfeito
Simplesmente perfeito, a escrita, a estória e o final. Eu não esperava que o final iria significar tanto. Todos deveriam ler, sério. ????

Ronan 04/05/2021

Um conto bem curto que mostra uma visão bem interessante do acontecimento bíblico, li em minutos e adorei, nem percebendo quando acabou.
Uma boa opção opção para ler entre livros.
Espero que a autora siga publicando outras coisas, eu certamente as lerei.

Vih Vargas 17/03/2021

Curto, leve e interessante
Achei uma visão muito bacana de um acontecimento bíblico. Achei o conto curto, porém sem surgir a necessidade de que tivesse mais detalhes ao decorrer da história. Certamente uma continuação seria bem bacana.
Achei a escrita leve e fluída e apesar de retratar um acontecimento antigo ainda sim bao usa de linguagem rebuscada para isso.
Achei muito bom e ótimo para usar de transição entre leituras.

Jóice 27/02/2021

Reconto maravilhoso
Muitas vezes pensamos que uma história já conhecida não vai nos surpreender e quando nos deparamos com um reconto, podemos achar que ele não vai nos acrescentar nada, pois "já sabemos o final". Se você pensou isso ao se deparar com esse conto, pensou errado. A maneira como ele descreve o cenário, te transporta para o local de uma maneira que tu consegue ouvir os sons e sentir as texturas. A autora tem uma capacidade descritiva tão incrível, que tu consegue ver cada parte do paraíso, cada animal que o habita. Consegue entrar na mente dos personagens e entender seus sentimentos e percepções. Sem contar que o final se fecha de uma maneira surpreendente!

MilocaCS 14/02/2021

Criativo
Achei linda a forma que a Dessa descreveu o primeiro casal. Poético e criativo. Me senti assistindo um filme.
Lindo

Fê Fucci 06/02/2021

Pena que acaba
Li em minutos e adorei.
Fiquei tão envolvida que pisquei e acabou.
Vale muito a pena, mas fiquei com um baita gosto de quero mais.
Se a autora escrever uma continuação com certeza vai entrar pra minha lista na hora.

Krishna.Nunes 27/01/2021

Criativo
É um conto curtinho, se você tirar a capa, a apresentação, etc., não sobra muito texto. O que tenho de bom a dizer sobre ele é que ele é muito criativo e as descrições são bem ricas. A gente fica desejando que ele fosse mais longo e mais elaborado para que pudéssemos aproveitar mais.

O que me incomodou foi que alguns parágrafos eram tão confusos que era preciso voltar e ler de novo para entender. Questão de estilo de escrita mesmo, que poderia ser corrigido antes do lançamento. Acho que a falta de experiência da autora e possivelmente falta de revisão causaram isso. Ainda assim, nada mau!

Barbara Monteiro 30/12/2020

Sétimo Dia
Peguei esse conto pra ler, e fiquei surpresa com esse plot twist. Eu fiquei apaixonada pela escrita da Dessa, os detalhes que ela descreveu as cenas com perfeição. Eu amei essa leitura.

Thaisa 18/12/2020

Você acha que conhece a criação do mundo?
Deus fez a luz, os céus e a Terra, povoou-a com plantas e animais, deu vida à Adão e Eva e, quando seus filhos provaram do fruto proibido, tentados pela serpente, ele os expulsou do Paraíso.
Pois bem: prepare-se para conhecer uma versão capaz de explodir cabeças e até mesmo te fazer questionar: "qual é mesmo a história correta?".
Neste reconto do princípio do Gênesis, escrito por Andressa, acompanharemos não apenas o processo de Deus criando os seres vivos, mas um conceito extremamente interessante de como os primeiros humanos viviam, seus relacionamentos, suas transformações e, principalmente, as consequências inerentes que tomam a todos nós quando temos livre-arbítrio e fazemos nossas escolhas.
A narrativa é capaz de sugar o leitor pra dentro da trama: com detalhes ricos e descrições belíssimas, é difícil não imaginar cada palavra. Também existe uma tensão crescente que toma conta da história (que começa tão tranquila, tão calma, e vai ganhando força, trazendo mais angústia a medida em que o conto avança).
Abordando, de maneira sutil, mas poderosa, temas bíblicos e sociais como as mudanças interpessoais e intrapessoais, a percepção do eu e do outro, a liberdade e a essência do mal, a autora cria uma fábula incrivelmente reflexiva.
Além disso, o final de "Sétimo Dia" me deixou completamente estarrecida, trazendo uma reviravolta bem construída e mais do que satisfatória - sublime.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

emy 07/12/2020

A Dessa arrasa demais!
Já sou grande fã da Dessa, sempre admirei demais o trabalho dela, e é incrível conhecer o lado escritora ~Dessa Louca dos Livros (me perdoem, eu sou dessas de fazer piada sem graça com trocadilho mesmo, i just can't help myself).

É uma releitura genial sobre o genesis, jardim de éden, e a grande (e primeira?) história de amor da história (de acordo com a bíblia, claro)... Eu sou suspeita pra falar, eu amo autores que pegam mitos, histórias, lendas, e as recriam, com suas próprias ideias, criatividade e visões sobre o mundo. E a Dessa simplesmente arrasou! É um conto simples e rápido, mas com uma escrita muito visual, fluida e sofisticada. Eu sempre digo que contos são as coisas mais dificeis de escrever (ao contrário do que a maioria deve pensar) então quando se dá cinco estrelas pra um é porque, com certeza, o autor é talentoso!

Já quero ler mais! Dessa, agiliza ai nas suas outras histórias que seus fãs estão esperando!