Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

Gabriela 04/01/2023

Se eu tivesse que descrever em uma palavra esse livro seria: sufocante

O início é um pouco maçante, mas o restante das história se desenrola rapidamente, de forma que eu não conseguia largar o livro.

Antes de mergulhar completamente na história, eu não imaginava que Às de Espadas seria tão impactante e pesado como foi (apesar do aviso de gatilho kkkk). É com o propósito de deixar o leitor completamente desconfortável e conseguiu.

A construção (e desconstrução) dos personagens é incrível. Me apeguei ao Devon rapidamente, a Chiamaka já foi mais difícil, personalidade forte e convencida no início, mas a medida que ela se revela sob as camadas que ela criou, pra se provar suficiente na escola, é impossível não gostar dela.

O livro se torna uma leitura infinitamente boa, para além das reflexões que trás sobre a sociedade racista que vivemos, um final feliz é mais que merecido e desejado. Apesar disso, a história tem falhas e pesa em algumas referências contemporâneas, mas nada que estrague a imersão, por isso 5 estrelas.

juni 28/12/2022

mais uma razão pra ter medo de adolescente
vou precisar de umas boas sessões de terapia pra me recuperar e digerir esse livro completamente. acho que nunca tinha ficado tão angustiada, tão nervosa, gritando e me revirando na cama por canta de um livro antes.
o plot em si não é algo inovador e surpreendente mas a construção dos personagens secundarios, eles são tão ruins, tão crueis e é inacreditávelmente real que apesar de eu saber que o plot twist tava vindo eu não queria acreditar que era isso mesmo.
gostei muito do final, especialmente o epílogo, mas queria que tivessem dado um pouquinho mais de atenção pro pessoal que ajudou eles. queria também que a história da chimaka com a menina não fosse tão triste, é muito difícil ver alguém se descobrindo safica e tentando que passar por uma situação ruim assim logo de cara com a primeira menina que ela foi afim :(
esse é, com certeza, o melhor livro que eu li esse ano e um dos meus favoritos da vida. (não vejo a hora de comprar pra reler e colocar na minha estante junto com os meus outros livrinhos que eu amo muito muito)

(SPOILER: o tanto que eu xinguei aquele desgraçado do amigo do devon, eu não tenho nem mais palavrões o suficiente. um bando de riquinho branquelo mimado sendo racista é compreensível pois veja bem riquinhos branquelos e mimados mas o cara cresceu passando pelos mesmos perrengues que o devon sabe? tudo que eu queria era que alguém do bairro dele descobrisse e descesse o cacete nele só pra ele ficar esperto)

lara.mads 19/12/2022

Ace Of Spades
Esse livro definitivamente te chama de trouxa numas 283719 línguas diferentes.

Chiamaka e Devon são muito bem escritos, as histórias individuais de cada um são incríveis e faz você se sentir mais íntimo do personagem ainda.

A escrita no geral é literalmente perfeita, a autora fez um trabalho incrível nas cenas de tensão e suspense, parecia que era eu ali sofrendo e descobrindo tudo.

As críticas sociais em Ace of Spades são marcantes e bem colocadas, especialmente aquelas que envolvem o racismo, algumas aparecem em cenas grandes e outras em pequenos detalhes que se nao prestar atenção, escapa.

Eu acabei de virar discípula de Ace of Spades e com certeza vou divulgar para todo mundo ao meu redor, é uma leitura que não te deixa descansar até saber o desfecho, vale MUITO a pena.

Lêticia Lopes 13/12/2022

Tantas expectativas frustradas
Eu amo a capa desse livro. A sinopse não fica atrás. Até a metade do livro, a execução da história está legal. Depois ganha ares de seita e eu odiei todo o resto. Terminou totalmente sem pé nem cabeça, na minha opinião.

Starmum 06/12/2022

MULHERRRRE
Gente eu perdi tudo nesse livro hein, NOSSA FOI DE GIRAR O CABEÇÃO ESSE AQUI HEIN !!!!
EU TAVA PASSANO MAL ESSE LIVRO TODO, MUITO BOM LEIAM POR FAVOR

duck 25/11/2022

achei MUITO interessante
gostei muito do suspense e o jeito que os personagens principais interagiram, foi muito interessante do começo ao fim

manu ×× 10/11/2022

pesado de ler
tiveram alguma vezes q eu tive q parar a leitura e dar uma respirada de tão pesado q tava, recomendo levar bem a sério os avisos de gatilho. mesmo assim n quis parar de ler pra saber no q vai dar né, e valeu mto a pena!

Andressa.Mota 05/11/2022

Uma das melhores leituras de 2022!
?Odeio como estes sistemas, toda esta merda institucional, conseguem me atingir. Odeio como eles têm o poder de matar, e matar o meu futuro. Eles agem como se a minha pele negra fosse uma arma ou uma granada ou uma faca que é perigosa e letal, quando na realidade são eles. Os que estão no topo que tem todo o poder nas mãos.?

Este livro é tão necessário em tantos aspectos...
A forma como ele apresenta uma realidade brutal e muito real de um sistema construído para impedir que os negros prosperem, para nos manter no "nosso lugar". Um sistema construído por pessoas brancas para nos impedir de estar em lugares mais altos, e como muitas pessoas pensam que está tudo bem, como muitos apenas seguem inseridos nesse sistema ou aceitam que é apenas como as coisas são! Foi doloroso e muito necessário ver que não importa se você cresce com dinheiro ou não, a cor da sua pele será sempre um problema. E que você vai ter que lutar para subir, quer você queira ou não, mas isso é algo que nós, negros, sempre soubemos. E ainda assim, é bom ver pessoas escrevendo e falando sobre isso, especialmente em um meio académico!
Nunca me senti tão bem representada em um livro antes, e foi uma montanha-russa de emoções conhecer a dor e o sofrimento de um adolescente negro, homossexual, que só quer ser livre para ser quem ele é, em um mundo que faz tudo o que pode para evitar que isto aconteça.
Em muitos momentos, infelizmente, me vi no lugar no lugar da Chi, me lembrei da minha adolescência em um escola particular onde só o meu cabelo era diferente, e embora eu não fosse a única negra, era evidente que éramos muito mais sexualizadas do que as meninas brancas.
Enfim, adorei a escrita DEMAAIS! O livro é instigante e eu não conseguia parar de a ler! A escrita de Faridah é dinâmica, ágil e que te prende até o último capítulo. Não teve um momento da história que eu não estivesse ansiosa para ler mais. Os plots ao longo da história, chefs kiss! O final também foi muito agradável.
Mal posso esperar para ler outros livros dessa autora! 10/10 com toda certeza!!!!!!

rogerio 27/10/2022

Ás de espadas
Eu acabei lendo esse livro por influência do tik tok e fiquei com bastante expectativas... e desde o início o livro me prendeu muito, gostei muito dos personagens principais a chiamaka e o devon... os assuntos que poucos são abordados em livros. Gostei muito da representatividade preta nesse livro, e outras coisas que ele aborda também. Sem dúvidas um dos melhores livros lido esse ano, favoritado!

alice 21/10/2022

Esse livro ele é bem um "Corra" numa escola né..... Bem bom, gostei bastante, até mesmo dos dois povs que tem (não sou fã de mais de um pov no livro) uma boa escrita massss não é culpa do livro e sim dos leitores, me prometeram um PUTA PLOT TWIST, o melhor de todos, o fodao e é um plot twist bem kkkkkkk óbvio, é só pensar e ligar os pontos que todo o final do livro fica óbvio na metade do livro.

Luísa Toresan 30/09/2022

O livro é grande mas a leitura é fluida demais. Cada descoberta dos personagens, principalmente a final, é de doer o coração. É um ótimo livro.

steven. 25/09/2022

leiam :)
? eu queria mesmo ler o livro maravilhoso que tava minha minha lista há tempão mas agora TERMINEI DE LER E AMEI DEMAIS!!!

? ele aborda os assuntos mais sérios como racismo, homofobia e dentre outros, a escrita é tão bem fluida mesmo que o começo pode ser um pouco lento mas depois continuar, a curiosidade pra saber quem tá por atrás de tudo, esse livro tem vibe de gossip girl, corra e mistério demais, eu adorei muito ??

? todas pessoas deveriam ler pra entender mais sobre o racismo e como funciona ali porque é muito importante e às vezes as cenas mostram da realidade o que acontece com negros (dois protagonistas negros) ? foi muito angustiante ver tudo que o devon e chiamaka tiveram que passar, tem diversos reviravoltas bons e queria proteger eles com mundo preconceituoso e homofóbico.

? daqui a pouco crio uma pasta do pinterest ??
lana!¡ 25/09/2022minha estante
sua resenha mais uma vez que me incentivou, espero ter tempo alguma vez ainda esse ano para ler ??

Arthur554 13/08/2022

Às de Espadas me deixou literalmente de boca aberta!
Esse livro é uma obra prima necessária. Eu amei a escrita da Faridah, além do livro ser lindo em todas as suas versões de capa. O desenvolvimento foi muito bom e amei como a história mostra o lado real do racismo contra pessoas de cor preta e não mostra uma mensagem de "racismo é ruim" e acabou, não! Nesse livro vemos uma história que mesmo já sabendo de tudo o que acontece no mundo real, nos faz pararmos pra refletirmos, principalmente as pessoas que infelizmente passam por coisas parecidas. Leitura obrigatória para todos os bookstans com certeza! "Às de Espadas" merece toda a atenção que recebe. (Obs: O FINAL FOI EXTREMAMENTE SATISFATÓRIO)