Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

drago 10/10/2021

Ace of Spades
gatilhos no livro: racismo, homofobia, violência (psicológica e física) e menção a suicídio.

classificação indicativa: 14 anos

Um livro incrível mas com um final nem tão incrível assim.

Eu fiquei muito em dúvida se eu ia ou não favoritar esse livro e na verdade acho que eu nunca vou sair dessa dúvida.

O livro é sobre Devon e Chiamaka, dois estudantes pretos de um colégio particular majoritariamente branco (sendo eles os únicos alunos pretos da escola), que começam a ter informações privadas vazadas para toda a escola por um anônimo chamado Aces. A partir daí, nós vamos acompanhando a vida dessas duas personagens virar completamente de ponta cabeça por conta desses acontecimentos.

A história é incrível e te prende desde as primeiras páginas. Algo que, ao meu ver, estimula essa leitura é todo o processo de conhecer as personagens e se envolver com a personalidade delas e as histórias e experiências pelas quais elas passaram e estão passando.

As personagens são todas incrivelmente bem construídas, tanto as protagonistas, Chiamaka e Devon, quanto as secundárias que aparecem durante a narrativa. Como é uma história que fala muito sobre o psicológico das personagens, acho que entender elas e se conectar com suas personalidades é essencial para que você goste da narrativa e seja afetado por ela. E como essa história afeta, sério. Você sente a apreensão das personagens, você fica com medo junto delas, você fica com nojo das coisas que elas ficam com nojo, você se envolve com elas e com tudo que elas tão passando. Devo dizer que eu quebrei tanto a cabeça quanto elas pra tentar descobrir o mistério sobre as coisas que estavam acontecendo.

Durante toda a narrativa acontecem muitas coisas que te deixam com questionamentos e os mistérios cada vez aumentam. Muitas pistas são deixadas durante o livro, o que é bem interessante para que o leitor tente por conta própria ligar os pontos e descobrir algumas das dúvidas que ficam no decorrer da história. Devo dizer que eu me embalei muito tentando desvendar as coisas com as protagonistas, e que mesmo que eu tenha descoberto todos os plots e revelações antes de eles acontecerem, ainda assim cada momento foi incrivelmente tenso e minha empolgação crescia com cada resposta e surgimento de novos mistérios e perguntas.

É um livro que mexe tanto com o psicológico que você sente muita raiva, apreensão, alegria, orgulho, tudo. É uma leitura que comove bastante e acho que isso que faz dela tão incrível. Além de todo o mistério e acontecimentos curiosos que instigam a leitura, ela contém uma grande crítica social e nos abre o olho sobre diversas coisas. Apesar da pegada pesada da narrativa e de todos os assuntos pesados que ela trata, a autora consegue, por meio das personagens, dar uma suavizada na narrativa e trazer momentos engraçados para a história. Eu dei altas gargalhadas com o Devon e com a Chiamaka, me apaixonei por eles.

A única coisa que me impediu de dar 5 estrelas pra essa leitura foi o final. O livro inteiro foi uma coisa incrivelmente bem trabalhada, detalhada e que focava em cada assunto da história que havia sido colocado até o momento. No final, entretanto, muitas coisas ficaram em aberto e não foram sequer comentadas. Muitos personagens que foram influentes para a história foram simplesmente largados e isso me passou muito a impressão de que a autora só queria acabar com o livro logo. O principal da narrativa foi sim bem abordado na conclusão, mas muitos pontos que pra mim foram super relevantes para história foram largados e isso me incomodou bastante.

De resto, só elogios. Representatividade muito boa, a relação das personagens é muito engraçada e te faz sentir parte dela, uma proposta super interessante e envolvente e um desenvolvimento mais ainda. Leiam esse livro porque vale muito a pena.

Indico muito esse livro, mas aviso que ele trata de assuntos pesados e que você precisa estar preparado para muitas emoções à flor da pele.

off: Devon e Chi duplinha de gay e lésbica, nada tira esse pensamento de mim.

julia 23/05/2021

Resenha: Ace of Spades
Fiquei um pouco nervosa quando vi Ace of Spades sendo divulgado como Gossip Girl encontra Get Out, mas olhando para trás, essa foi???? uma descrição perfeita deste livro????? E eu me diverti muito lendo, mesmo com seus momentos realmente assustadores e aterrorizantes.

Devon e Chiamaka não poderiam ser mais diferentes um do outro. Faridah Àbíké-Íyímídé fez um trabalho incrível escrevendo suas perspectivas e dando-lhes vozes e objetivos muito distintos. Foi ótimo ler sobre eles se unindo lentamente para investigar o mistério por trás dos Aces, já que eles tinham personalidades conflitantes no início.

Sobre o enredo dos Aces em particular: eu adorei muito. Eu acho que Àbíké-Íyímídé capturou perfeitamente o espírito dessas questões enquanto dava seu toque único que realmente me chocou e me horrorizou quando foi revelado. Foi muito bem feito e eu realmente gostei de como tudo aconteceu.

Eu também ameeeeeeeeeeeeei as subtramas de romance queer e como eles eram feitos, mesmo com o forte impacto emocional que eles causavam às vezes. Eu não estava esperando por isso e se encaixou tão bem com o mistério.

Todo mundo que gosta de uma boa e assustadora história de mistério com personagens inteligentes e em um ambiente acadêmico deve, com certeza, dar uma chance para Ace of Spades.
Rafa 04/08/2021minha estante
Tem esse livro em português?

Luli 04/08/2021minha estante
@rafa nn

Beatriz 12/09/2021

é bom
q livro gostoso de ler msm tratando de assuntos polêmicos, mas q temos consciência de q é necessário. foi abordado de forma sem ser forçada ou maçante, algo bastante inteligente por parte da autora.
os personagens são distintos de todas as formas q se juntam para combater algo em comum enquanto lidam com problemas pessoais. a construção deles é bem desenvolvido, oq acaba deixando de lado os outros, como por exemplo Jamie (qria saber mais sobre ele) ou Belle, Jack.
tem algumas reviravoltas mt boas msm sendo bem previsíveis. não fiquei entediada em nenhum momento, tudo teve importância de certa forma para entendermos melhor.
na minha percepção teve um final muito apressado e fácil, poderia ter trabalhado melhor na conclusão de uma ameaça tão grande como Aces. Enfim, é um livro q entrega tudo q é proposto com uma escrita simples e muito fluida. Inglês de fácil entendimento.

giu 12/11/2021

um misto de Corra com gossip girl que deu muito, muito certo
lá vai a opinião de alguém que nunca havia lido um thriller?

O livro é um suspense que escorre pelas paredes de uma escola privada formada majoritariamente por professores e alunos brancos. Devon e Chiamaka são os únicos alunos pretos que estudam na Niveus e alguém está fazendo-os sofrer por isso ~é com essa proposta que seguimos na história de Ace of Spades.

A cada capítulo eu me via mais presa no plot e, surpreendentemente, nos protagonistas. Isso porque logo percebemos que absolutamente ninguém naquele lugar é santo, nem mesmo nossos queridos personagens principais. Isso, para mim, é algo que torna tudo ainda mais real, afinal ninguém é perfeito e todos tem segredos.

A maneira como somos apresentados à realidade de cada um deles, seus maiores medos, desejos e relacionamentos é muitas vezes sufocante de tão doloroso.

Ver o Devon lutar para o mundo aceitar sua sexualidade e Chiamaka sempre batendo o pé e se negando a ser colocada para baixo por ser uma mulher preta foi? *palmas de pé*.

Eu tive alguns bons ataques do coração nessa leitura, especialmente porque eu não fazia ideia do que esperar!

Mas apesar de ser maravilhoso, o livro tem sim suas falhas - alguns personagens que parecem importantes e somem de repente, um final um pouco corrido, pontas soltas. Por esses motivos não dei 5 estrelas, mas continuo achando sensacional e super recomendo!

Layla l @bookdipity 17/07/2021

Esse livro foi uma supresa muito positiva. Antes de lançar só pela sinopse eu acha que não ia curtir, nunca fui muito fã de gossip girl ou pll. Mas esse livro!!! É simplesmente tudo.
Eu fiquei o tempo todo agoniada e ansiosa, mas de um jeito MUITO bom. É um livro muito importante, que lida com MUITOS assuntos significativos.
Simplesmente não tem como não dar 5 estrelas.

Bia 08/10/2021

??Alerta de gatilhos: racismo, homofobia, violência (psicológica e física) e menção a suicídio??

Ace of Spades é uma leitura muito intensa e envolvente. A escrita é muito boa e imersiva, e contribui pra aumentar mais ainda o clima de tensão e mistério da história.

A construção dos personagens é incrível, é muito fácil se conectar e se apegar a eles. Tive muitos sentimentos durante a leitura (principalmente raiva, diga-se de passagem), acho que especialmente porque a autora soube descrever muito bem os sentimentos dos personagens, então é fácil sentir como tudo que acontece afeta eles. Gostei demais também das relações do livro, principalmente a do Devon e da Chiamaka, a dinâmica deles é muito engraçada.

Toda a trama e o suspense são muito bem construídos. Criei muitas teorias enquanto eu ia lendo, e, por mais que eu já tivesse descoberto mais ou menos o plot principal, eu ainda assim acho que a autora trabalhou essa ideia muito bem. O livro não gira apenas em torno de descobrir quem é Aces, ele vai bastante além disso. Tiveram outras revelações que pra mim perderam um pouco a graça por eu já suspeitar, mas isso não prejudicou tanto a leitura. Tudo é muito bem encaixado nessa narrativa.

Apesar de tratar muito de assuntos pesados e importantes, a autora consegue trazer certa leveza em alguns momentos, arrancando algumas risadas dos leitores, o que eu adorei. Mesmo em meio a tanta raiva e angústia com a situação dos protagonistas, eu consegui me divertir bastante lendo.

Pra mim o único problema do livro é o final. Eu sei que é muito difícil fazer um livro com um final que agrade a maioria das pessoas, mas eu realmente esperava muito mais dessa conclusão. Tinha tudo pra ser boa e, por mais que eu tenha gostado da solução que eles arranjaram e me emocionado com as cenas finais, achei os últimos acontecimentos antes do epílogo corridos demais. Só que o que mais me irritou foi que algumas coisas ficaram sem um fechamento que eu acho que era super importante, como a história de alguns personagens.

Mas no geral é uma leitura muito boa, consegue prender fácil. Tanto a história quanto os personagens são incríveis e muito marcantes, e o livro aborda temas e críticas sociais super importantes. Recomendo, porém cuidado com os gatilhos!

luuh_hs 08/11/2021

U A U
Que livro incrível! Como uma pessoa que amava Gossip Girl, Pretty Little Liars e Get Out me sinto 100% contemplada com essa experiência que pega todas as partes boas dos três e remonta em uma história cativante, profunda e totalmente viciante. Os ganchos a cada final de capítulo me deixaram tão surtada que mal tive tempo de formar teorias, só precisava chegar ao final de tudo e saber o que iria acontecer aos personagens. Saber que é o primeiro romance da autora me deixou completamente atenta e animada para os próximos lançamentos dela pois estou completamente apaixonada pela escrita. Uma das grandes descobertas que fiz esse ano e pretendo levar para a vida.

Amanda 04/08/2021

Entre fofocas, segredos e um jogo perigosamente sinistro
Nesse livro você vai encontrar:

escola de gente rica onde os alunos usam terninho com gravata e saia de uniforme;
pessoa anônima espalhando segredos dos únicos alunos negros da escola (gossip girl 2.0 só que do mal vulgo "Aces");
personagens imperfeitos e com camadas;
representação LGBTQIA+;
racismo que chega a assustar;
momentos tensos que dão um medinho mas de um jeito bom (???) bem no jeito do filme "Corra!" MESMO.

Primeiramente gostaria de dizer que eu me enterti horrores com essa leitura, desde a sinopse esse livro já me intrigou ao prometer uma mistura de fofoca adolescente em ambiente escolar com um suspense bizarro. Montei um filme todo na minha cabeça enquanto lia, consegui visualizar tudo, apesar da escrita da autora não ser muito detalhista com cenários e localizações. Segundo, eu adorei o Devon e a Chiamaka, são personagens bem aprofundados e ao longo do livro percebemos quantas camadas cada um tem, adorei a forma como a aproximação deles ocorreu. Adorei as subtramas na vida de cada um. Adorei os momentos de tensão, que são muitos, inclusive, como toda vez que Aces soltava algum podre cabeludo sobre os dois, e me arrepiava sempre em que os personagens iam descobrindo aos poucos sobre a identidade dessa figura anônima. Essa parada de ter alguém observando você, seguindo você e tirando fotos suas sem consentimento é algo que me perturba, então isso me pegou muito.

Porém, tenho algumas ressalvas. Teve um plot bem previsível na minha opinião, além disso o final ficou muito corrido, não acredito que o que aconteceu seria o suficiente para acabar de vez com o Aces. Senti falta de um encerramento de verdade pra alguns personagens como a Belle e outra personagem que eu não posso falar muito sobre, rs. Ainda assim, mesmo com todas essas ressalvas, ele tem muito mais pontos positivos do que negativos e merece 4.5 pelo entretenimento, pela escrita, pelos protagonistas e porque realmente me diverti muito lendo, adorei a experiência e recomendo. Além disso foi meu primeiro thriller lido em inglês, acho que não poderia ter feito escolha melhor, pois a linguagem é muito tranquila e rápida por conta da ação.
Por fim, queria deixar aqui meu mais sincero: vai tomar no c* Aces. Obrigada.

OFF: A frase final do livro. GALERA.

Vivs | vivsbookshelf 02/09/2021

Uma alegoria para representar o racismo estrutural
Quando eu li a sinopse deste livro, me interessei demais! Uma junção da série americana ?Gossip Girl? com o suspense de terror psicológico do filme ?Corra? de Jordan Peele. ~ A própria autora inclui citações desses trabalhos no livro.

Um livro que pretende ser uma alegoria do racismo estrutural, trazendo os protagonistas Chiamaka e Devon para representarem parte da população que sofre o racismo, mas que nem sempre se materializam nas relações e interações interpessoais.

Um suspense escolar envolvente e dramático, e que dá a voz a dois protagonistas fortes e que também representam a comunidade LGBTQIA+. Não esperava algumas reviravoltas, mas gostei como a autora finalizou tudo. Realmente gostaria de recomendar esse livro para todos, mas sei que pode não ser o estilo de alguns leitores. Por conta das inspirações, já até imagino um adaptação desta história também.
dudaisreading 02/09/2021minha estante
SIM SIM SIM!!!

Monique Cristine 03/09/2021minha estante
ele já tem previsão de publicação no Brasil?

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Monique ainda não vi nenhuma editora se pronunciando, mas o livro lançou este ano. Então quem sabe ?

Flá 03/09/2021minha estante
Ai mdsss vontade de comprar o ebook agora kkkkk (tá mto barato)

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Fla se você curti esse estilo, eu super recomendo ???

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
Ainda bem que comprei o e-book esses dias! Fiquei animada p ler logoo

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
E parece que ele vai sair pela Plataforma21!

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Mari tudooo! Quero mesmo que tenha tradução ??? já quero fisico kkk

ana 19/08/2021

leiam ace of spades !!!
esse livro me surpreendeu tanto que eu não sei nem por onde começar.

todos os personagens foram muito bem escritos, cada um com sua storyline e TODOS tão ali pra fazer sentido a história.

confesso que na metade do livro eu já tinha descoberto quem aces era, mas sinceramente nem me importei por que o verdadeiro motivo pelo aces existir é o que mais vai te deixar surpreso.

todos os plottwists foram bem feitos e úteis na história, não achei forçado.

e de quebra eu ainda chorei e eu NUNCA choro com livro !!!!! eu não consigo nem entender como foi o primeiro livro que a autora escreveu por que de verdade, que obra prima.

clarys 13/07/2021

LEIAM POR FAVOR
um dos melhores livros que eu já li. o mistério, os personagens, tudo construído perfeito. E O PLOT PELO AMOR DE DEUS. uma mistura de gossip girl com elite com get out. MUITAS mensagens importantes e realmente é um livro que todo mundo tem que ler ele é NECESSÁRIO. além do mais o ingles é super tranquilo pra ler. tô em choque até agora vou precisar de 30 dias úteis pra digerir
Amanda Araujo 13/07/2021minha estante
Será que tem em português?

clarys 14/07/2021minha estante
aínda nao tem mas acho que daqui a pouco lança

luanssantos 02/10/2021

Aclamado e incrível Ace of Spades ??
Ace of Spades, Faridah Àbíké-Íyímídé - inglês (intermediário/ avançado)

Dois adolescentes. Pretos. Um rapaz e uma moça. Um de família humilde, outra rica. Mais opostos do que similares, certo? Isso até Devon e Chiamaka se verem ameaçados pelo mesmo inimigo.

Ambos estudam na Academia Privada Niveus, uma escola para alunos de elite nos EUA e são os únicos estudantes pretos da escola. Embora seja animador e excitante estar em um ambiente da alta sociedade, nossos personagens se veem expostos por um stalker chamado Aces, que desenterra vários segredos de ambos adolescentes.

Ao longo da trama, a autora traz diversas problemáticas sociais atuais como bullying, classismo, racismo e homofobia, as quais são vividas pelas duas personagens. Nesse sentido, em meio a tantas incertezas, exposições, difamações, angústias e medos, nossos personagens terão de colocar suas diferenças de lado e se unirem com um propósito comum: Descobrir quem é Aces e derrotá-lo.

Por ser ambientado majoritariamente na academia, o suspense criado pela autora é bem diferente da maioria dos livros desse gênero. Primeiramente, não é policial e por isso me surpreendeu muito! Embora goste muito desse tipo de suspense, curti bastante experimentar outros tipos.

Ademais, devo destacar a fluidez da escrita da autora, bem como os ganchos entre capítulos - que mostram as perspectivas de Devon e Chiamaka - ao longo da história.

Por fim, gostaria de dizer que se você que me lê for negro (a), LGBTQIA+ e mulher esse livro vai lhe fazer refletir muito sobre a sociedade em que estamos inseridos e te lembrará sempre de não desistir dos seus sonhos. Assim como pessoas brancas, cis e héteros devem ler também!

Espero que gostem da resenha e que leiam esse livro! Já está disponível pela Plataforma 21 aqui no BR! ????

Ali 23/11/2021

get out meets gossip girl but it gets creepy real quick
In this book we follow Chamaka and Devon, the only two black students in a private high school called Niveus academy. In the beginning of their senior year they start receiving anonymous messages that expose their secrets, threaten their academic future and most importantly: put their lives in danger.

->overall opinions: I have no words to describe the viceral uncomfortable feelings this book made me feel, I was on the edge the entire time and even then I was shocked with everything that happened.
As a white person, I won't comment on the black representation, because it's not my place (more about this on the end) but as a LGBTQ person, I can say, that this book made me cry multiples times with it's messages and it's simply the perfect type of representation: it changes the characters perspective and lives but not in a way that feels patronizing.

The Characters:
-> Devon Richards: I'll admit, Devon was my favorite character because he's the one I related to the most, he's kind and suspicious and a music lover and I absolutely LOVE the way his background and home-lige affects him without stopping the plot. He's the one I wanted to keep inside a box and keep safe.
-> Chiamaka Adebayo: while she was harder to relate to she's also the one I knew was going to make shit happen, and she did, and it was awesome, I love her aspirations and ambition and I love her commentary on her origins, she's interesting and mysterious and simply one of the best female characters I've seen in a YA(NA?) Story.

The plot: It. made. My. Head. Explode.
Throughout this story I was deeply uncomfortable and incredibly interested, it's been a while since a book griped my neck and basically forced me to read it. Sorry for the image, in simpler words, I couldn't stop myself from reading this and the more I did the more I wanted to know and on the end it didn't disappoint, I was gaping my mouth like a dumb fish from the 60% mark forward.

Final thoughts: everyone should read this book, but especially white people, because it's hard for us to understand how lucky we got in life, and it makes us realize how fucked up the world is. This book is a masterpiece that talks about racism, elitism, white supremacy homophobia and much more, I can't wait to read more from this author.

Luli 05/08/2021

Ace of spades
esse livro virou um favoritado meu,serio que livro perfeito,trata muito sobre assuntos atuais,se você leu gossip girl e gostou leia esse livro,é tipo a serie so que abordando o racismo também.
E provavelmente é um dos livros com mais representatividade que eu ja li.

ana.clofa 12/11/2021

Se Pânico encontrasse Corra!
Eu não sei o que escrever aqui pra convencer todos os leitores do mundo a lerem esse livro. Mas acreditem em mim quando eu digo que esse livro é a mistura perfeita entre os filmes de Scream e Get Out!

Acho que o que mais surpreende nessa leitura não é nem a revelação de quem é Ace, ou todo o mistério criado, porque à medida que você lê dá para saber, mas você acha que seria absurdo a autora escrever aquilo. Então o problema aqui, é que a autora segue SIM com o que é "absurdo" e o que te aterroriza é a percepção de que isso é uma coisa totalmente plausível de acontecer na vida real. Assustador.

A construção do suspense da história é sensacional. É como ver um filme de terror: enquanto lia certas cenas eu tinha a impressão de estar ouvindo aquelas músicas de tensão logo antes do assassino atacar. Teve momentos que precisei pausar um pouco a leitura por estar com o coração acelerado! Mas é impossível de largar esse livro depois de uns 60%.

Tirando toda a questão do suspense, também gostei muito do desenvolvimento dos protagonistas. São personagens com falhas, muito reais, mas com os quais você simpatiza. Gostei da representatividade que eles trouxeram. Apesar de não ser um livro de romance, acho que a autora trabalhou bem os relacionamentos que eventualmente acontecem.

Realmente, minha única crítica é o encerramento do livro. Houve muita construção para chegar até o final, que se "resolveu" em 10 páginas. A autora deixou muitos finais de personagens em aberto e depois pulou para um epílogo no futuro, que sinceramente, não me explicou muita coisa. Então isso foi um pouco decepcionante.

Eu tiraria 0,5 estrela da nota por conta disso, mas acabei deixando em 5 pela experiência de leitura maravilhosa que eu tive com ele. Um dos melhores do ano com certeza. Vou acompanhar a autora a partir de agora, que nesse debut já me maravilhou tanto.

Por favor, leiam todos! Já saiu tradução em português também!