Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

Tai 16/06/2021

Viciante do início ao fim
Comecei com as espectativas lá em cima e tô feliz demais que não decepcionou em nenhum momento.
Ace of Spades começa com um tom meio Gossip Girl, no qual os alunos da escola recebem mensagens anônimas contando os segredos sobre Chiamaka e Devon, ambos sem nenhum laço aparente, uma vez que ela é a garota mais popular da escola, e ele um quase anônimo, e que gosta dessa posição na "hierarquia" da escola.
Ao longo da história somos apresentados aos segredos de cada um, ao mesmo passo em que conhecemos as várias camadas desses personagens, que são muito bem desenvolvidos aliás.
A partir do meio da história, as coisas realmente começam a ficar agoniantes e a todo momento eu ficava igual o meme da Lisa Simpson surtada com medo do que iria acontecer e tentando adivinhar quem era Aces. Juro eu fiquei sem ar em várias cenas!!
O pilot que releva qual a fonte das mensagens anônimas e qual o real motivo foi simplesmente sensacional e necessário. Aliás, todos os temas abordados nesse livro são necessários e muito bem explorados do início ao fim.
Mal posso esperar pra que ele chegue ao Brasil para que essa história alcance mais pessoas, pois realmente merece toda a hype que tá tendo. FARIDAH VOCÊ FEZ TUDO!!!!

Mirella | @readingmirella 31/10/2021

passei TANTA raiva...
mas valeu a pena, porque caramba que livro PHODA hein!!! meu deus, estava meio receosa, pois esses negócios de mistério não é comigo, mas nossa...vai ser uma história que eu ainda vou pensar por muito tempo...ainda estou processando ela, porque...jss. amei demais, o final que achei meio hmmm, mas não estragou ele. aconselho a dar uma olhadinha nos gatilhos, pois ele tem coisas BEM pesadas.

herfleurs 26/07/2021

Eu gostei muito da escrita da autora, li super rápido o livro. Mas, sinceramente eu não peguei a mensagem que ela quis passar aqui. Eu li a nota da autora dela, como ela conta sobre as dificuldades de entrar na faculdade e ser um lugar branco que só dá suporte à brancos, e se ela trouxesse isso eu acho que teria muito mais denúncia e poder.

Fica muito complicado ler esse livro, é todo tipo de abuso do começo ao fim, e como eu disse antes, eu não senti uma conscientização, uma denúncia em nada aqui. Me incomodou muito a falta de memória da Chiamaka, ficou sempre naquela linha em revelar que ela foi estuprada e isso me atormentou o livro inteiro. Eu não consegui me conectar com os personagens, com a família deles, com a amizades deles, então tudo de ruim ia acontecendo e apesar de ser horrível e traumatizantes faltou um aprofundamento no geral.

E aí a finalização da história não é muito boa. Todo fechamento foi bem ruim na verdade, fica vários personagens sem sequer serem mencionados, sem saber o que aconteceu com eles. E o salto de tempo não foi bom, porque seria uma parte ideia para a gente ver principalmente Devon conseguindo o sonho dele e como tudo ficou pra eles. Se ambos conseguiram ajuda profissional. E sinceramente é muito difícil eu acreditar que ambos tenham continuado amigos. Toda cena do baile é horrível, > toda< além de irreal, novamente, não acrescenta em nada! O protesto poderia ter significado muito mais em comparação a como é usado só como uma linha na narrativa.

Tinha muito potencial, tinha tantos pontos pra abordar de forma boa, o racismo dentro de relacionamentos, o racismo na vida acadêmica mesmo, o fetichismo tudo isso que ela colocou mas nunca discutiu.

mariana 23/07/2021

UAU, sério. o que rolou aqui. pra um livro que é um DEBUT, e um YA de mistério/suspense, a autora simplesmente definiu padrões altíssimos. cheio de representatividade, e cumpre o que promete: te deixar aflita e querendo descobrir mais e mais da trama. muitos temas foram abordados e algumas vezes uns mais que os outros foram deixados de lado, o que quebrou um pouco o meu ritmo. os problemas pessoais do devon foram mais detalhados do que os da chiamaka, queria ter tido mais algumas cenas sobre esses dramas familiares e pessoais dela, amei ela como personagem principal. ela é forte, decidida, e não abaixa a cabeça pra ninguém. uma das últimas cenas acabou comigo e a maneira como a faridah deixou pra explicar uma certa metáfora que ocorria constantemente no livro nessa cena, bem no finalzinho, foi de quebrar o coração.

readingpits 11/07/2021

Fogo nos racistas.
Achei que receberia um thriller ya como qualquer outro, recebi um soco no estômago do sistema racista em que a gente vive. Numa mistura perfeita de Gossip Girl, The Purge: Anarchy e Get Out, Faridah me entregou muito mais do que eu torcia por quando comecei.
Por muito pouco, não sei 5 estrelas. Achei que faltou um pouquinho de detalhamento na parte dos campos e do planejamento do Aces. De resto, foi uma leitura que me deixou obcecada do início ao fim.
Muito, muito, muito bom. Recomendaria para sempre e já espero pelo segundo livro da autora.

AVISO DE SPOILER:

Mas essa cena final da Chiamaka com o Ward??? Por Deus???

Duda 08/07/2021

Esse livro no começo estava meio devagar no começo mas Jesus, que livro bom! Em certos momentos tive que dar uma pausa por que a escrita foi tão real que eu senti um medo extremo de aquilo poder acontecer comigo.
Me carregou e me fez apaixonar pelos personagens principais e entendo muito seus dilemas, vejo eles em mim mesma todos os dias. Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos e devo dizer, o plot ao mesmo tempo era o que eu imaginava (afinal o que esperar da elite branca?) e me pegou de surpresa,espero que gostem desse livro tanto quanto eu?

Isabel 24/06/2021

Não dá pra parar de ler.
Eu sou do time que começa a ler um livro sem saber de quase nada, então quando eu vi que estavam dizendo que esse livro era o cruzamento de Get out com gossip girl, nem pensei duas vezes em começar.

Quero deixar registrado a qualidade do audiobook disponibilizado no Scribd, as vozes ficaram incríveis e me fez amar mais ainda essa história.

A sensação de ver claramente que tem algo errado e não saber falar o que é é agonizante, e foi assim que eu fiquei durante toda a leitura. Fora os momentos de ânsia com toda a problemática do racismo discutida no livro. Resumindo: SENSACIONAL.

Um dos melhores thrillers do ano na minha opinião, e esse é o primeiro livro da autora kkkk vai entender, já sou fã!!

AMEIIIII

Bela 18/09/2021

Perfeito
Wow. Esse livro foi um dos melhores se não o melhor livro que eu já li na minha vida sem zueira. Ele te cada plot-twist que te deixa que queixo caído e sem rumo. A partir de 60% é só tombo atrás de tombo e você mal consegue largar o livro.
A escrita é muito boa e os personagens muito bem construídos de forma que vc consegue se apegar facilmente a eles. Esse foi um dos primeiros livros de mistério que eu li que realmente me surpreendeu, cada reviravolta cada revelação me deixavam muito chocada e eu quase morria.
A Chiamaka é a personagem que eu mais me apeguei nesse livro. Ela é muito interessante de ler sobre. O Devon é outro que eu amei mais que tudo, eu me identifiquei muito com ele.
Se você ama mistério leia esse livro que você não vai se arrepender.

anpanjulia 14/11/2021

Importante demais!
Como uma pessoa branca, eu tenho total consciência de que sou muito privilegiada em poder dizer que nunca vou passar por nem sequer um terço do que não só esses personagens, mas pessoas negras como um todo, passam diariamente há muito tempo. E é por isso que esse livro é extremamente importante e necessário.

Conforme vamos crescendo, a gente acaba confrontando diversos problemas sociais que estão presente há anos e o racismo estrutural é um deles. Portanto, é importante que pessoas brancas tenham consciência de seus privilégios e, de alguma forma, se manifestem e impulsionem pessoas que não gozam dos mesmos privilégios.

Esse livro, por vezes de forma até alegórica, me fez pensar muito e refletir e chorar sobre como o mundo continua tratando pessoas injustamente somente por elas existirem. A autora, de maneira bastante direta, mas também sensível, trouxe personagens bem definidos e fortes à vida e denunciou algo extremamente importante, infelizmente presente em 2021.

Eu não sei como expressar tudo o que senti a ler, exceto dizendo que o mundo sabe por vezes ser muito injusto e eu espero poder viver para ver mudanças substanciais nesses sistemas impostos a nós desde sempre. Também espero estar sempre atenta às minhas próprias atitudes, para que eu nunca, mesmo que inconscientemente, ajude a perpetuar esse tipo de pensamento.

Espero que todas as pessoas que se identificam com os personagens desse livro sejam acolhidas e ouvidas.

jiangslore 08/07/2021

[4/5]
Esperei alguns meses para poder ler esse livro e, agora que terminei, posso dizer que a demora valeu a pena. Ace of Spades é ótimo, e saber que é o livro de estréia da autora só me deixa mais impressionada com a qualidade da obra. Apesar de o enredo ser previsível (o que nunca é bom em um thriller) e o início ser bem mais… Adolescente do que o que eu esperava (digamos que eu me concentrei muito mais da parte da sinopse que compara o livro com Get Out do que na parte que o compara com Gossip Girl quando decidi que queria lê-lo); a escrita envolvente, combinada com o ritmo do enredo e com os personagens incríveis fazem com que Ace of Spades seja um livro extremamente interessante.

A escrita em Ace of Spades não é excessivamente descritiva ou poética, o que combina bastante com o ritmo mais acelerado da narrativa, mas acho que a autora soube acrescentar descrições em momentos que elas eram necessárias. A combinação desses dois elementos (escrita e ritmo) fez com que fosse quase impossível soltar esse livro. Eu tive que me controlar para não ler tudo em um dia, e isso é algo bem raro para mim. Só lá pelos 70%-80% que o ritmo deu uma emperrada, mas nem acho que ele ficou ruim. É só que não estava tão bom quanto do resto do livro.

Os personagens principais da trama são Devon e Chiamaka. Ambos estão no último ano do ensino médio e são extremamente diferentes. O fato de eles serem tão diferentes foi algo que favoreceu muito a narrativa, tanto porque as perspectivas narradas por eles divergem bastante, quanto porque tem algo muito legal em ver duas pessoas tão diferentes se aproximando da forma que eles se aproximaram. O modo que a amizade deles é desenvolvida é tão lindo e natural; e eu, como uma pessoa que não liga tanto assim para romance, achei ótimo ler um livro no qual a relação que é desenvolvida entre os dois personagens principais é de amizade e não de romance.

Como mencionei inicialmente, o ponto mais negativo do livro é que o enredo é meio previsível. Apesar dos plot twists, só teve uma cena na qual eu realmente fui surpreendida (e nem foi por não esperar que aquilo ocorresse, mas porque a autora conseguiu fazer com que eu esquecesse que estava esperando que aquilo acontecesse). Já que o livro é um thriller (YA, mas, ainda assim, thriller), é meio difícil não considerar a previsibilidade como algo negativo. Mas é aquilo, né? Mesmo sendo previsível, eu fiquei entretida o suficiente durante a leitura.

E uma pequena observação (positiva) sobre o enredo antes de continuar: vi uma resenha negativa na qual a pessoa apontou que o final do livro é "forçado" porque não é nada "realista", mas discordo dessa colocação. Discutir se o final é realista ou não é algo impossível de fazer sem contar spoilers, mas o que quero apontar aqui é que penso que a existência de realismo ou não é completamente irrelevante para a qualidade do enredo. Criar situações extremas (realistas ou não) com fundamento em medos reais e cotidianos é algo condizente com o gênero do qual Ace of Spades faz parte, e o livro faz isso bem, apesar da previsibilidade. Exigir realismo em um thriller não me parece justo, mas essa é só a minha opinião.

O outro ponto negativo (que, felizmente, só perdurou nos capítulos iniciais) é a parte de "trama adolescente" do livro. Esse não é o tipo de narração que eu costumo gostar, e, por alguma razão, eu tinha me esquecido completamente que havia alguns aspectos assim no livro até o momento que comecei a leitura. Sinceramente, só continuei porque acreditava, pela descrição e pelo gênero do livro, que a atmosfera dele ia mudar bastante, mas me senti um pouco decepcionada no começo.

Mas, enfim, o livro é bom demais, e acho que mesmo pessoas que não leem ou não gostam tanto de thriller podem gostar bastante da leitura. Estou animada para ver o que a autora publicará a seguir.
Adri/Diana 08/07/2021minha estante
Eu concordo

akasaori 29/03/2022

Muito envolvente, me apaixonei pelos personagens, principalmente pela Chiamaka. Não consegui comprar 100% da resolução porque acho MUITO improvável, mas ainda assim foi um bom livro e trabalhou as questões propostas muito bem.

marimolusco 22/09/2021

Ace of Spades
Eu tava meio com um pé atrás pra ler esse livro, por que suspense não é meu gênero favorito, mas esse livro, meus amigos, conseguiu me prender demaaaais.

Ele fala muito sobre racismo de uma forma bastante ácida, quase dá pra sentir os sentimentos da autora passando em forma de palavras pro livro, tanto que eu tive que dar uma pausa de uns dias pra continuar pq tudo bate de uma forma tão forte... E acho que isso somado a habilidade INCRÍVEL dela de construir a trama e os personagens me fez ficar presa na história.

Acho que o final poderia ser um pouquinho melhor, mas mesmo assim eu amei o livro.

lilo.moon 27/11/2021

Um Corra adolescente
É muito importante ver livro com a temática de expôr a sociedade racista que nós viemos tendo tanta exposição, vale muito a pena ler e compreender, pelo menos 1/100 do que a comunidade negra passa.

Aninha 26/06/2022

"We're all in this bubble being affected by the past"
Eu comecei a ler esse livro com duas motivação; primeira, a capa é linda... segunda, a minha meta do ano é ler livros com mais representatividade negra. De fato, não me decepcionei com nenhuma das minhas motivações.

Esse livro aborda assuntos tão delicados e necessários de serem ditos, principalmente na adolescência. Nós temos as inseguranças dos dois personagens principais sendo expostas ao leitor, cada um de seu jeito. A abordagem do status social e de cada um tendo que lidar com algo que não se pode mudar, a própria origem, mostra que mesmo com inúmeras diferenças eles no fim das contas tem algo em comum. Chiamaka falando sobre seus problemas familiares diante do casamento dos pais, do quanto isso acabava de certa forma afetando ela éum ponto muito importantepara entendero quefaz ela tomarcertasdecisõesou idealizarcertos relacionamentos. A abordagem da sexualidade do Devon é seus medos por não ser assumido abertamente para a mãe é um dos pontos principais pra determinar as preocupações dele e suas escolhas diante de certos problemas. Sobre a personalidade dos personagens, nada é sem motivo.

Há vários pontos que podem ser destacados como positivos nesse livro, o peso que ele tem e a construção de cada personagem com certeza são os principais na minha opinião. Chiamaka no início do livro com certeza é mal encarada, mas ao conhecer suas motivações o leitor fica surpreso com a capacidade de alguém esconder tão bem seu "eu". Devon já se mostra mais vulnerável des de o princípio e nos faz sentir um carinho especial por ele. (Parece repetitivo, mas realmente gosto da personalidade que a autora deu pra cada um)

O livro me pareceu bem lento de início, mas depois de certo ponto passou bem rápido, mesmo assim sem deixar furos. Com certeza a última cena foi uma das mais inesperadas.

Há gatilhos: racismo, homofobia, estupro, morte de familiares, perseguição e talvez mais alguns que não me recorde.

feyrrearcheron 01/08/2021

Esse livro mexeu com meu psicológico bastante...
Quando li que tinha uma vibe do filme corra já sabia que vinha sofrimento pela frente.
Passei o livro tentando justificar, achar uma razão, encontrar um culpado pra ser atingida com uma revelação daquelas, tanta tortura e dor, extremamente cruel que infelizmente ainda ocorrem em muitos lugares (de outras formas provavelmente)
O livro só não foi um 5 estrelas por causa desse final que me deixou um pouco cética e a forma descarada que usaram pra atingir as personagens, sinto que eles não se deixariam ser descobertos facilmente, já que é uma tradição antiga e cruel, eles não iriam querer perder o poder e a influência que permitiram eles continuarem por tanto tempo.