Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

bibis 10/12/2021

sem dúvidas um dos melhores livros que já li

a escrita é maravilhosa, não conseguia parar e me esquecia que tava lendo, além de eu conseguir montar tudo que tá acontecendo muito fácil na minha cabeça, o que eu amei.

a tensão que esse negócio me deu não tá descrita gente, medo de algo dar errado, a curiosidade pra saber quem tá por trás de tudo.

e tudo sobre o racismo no livro tbm, eu quase espumava de raiva. Como tudo é tratado, o desespero deles, o medo, TUDO é muito bem feito.

os personagens são tão bem construídos e toda a história por trás de cada um e por trás de tudo- aaah que livro meus amigos.

eu super indico, mas só não esqueçam de checar os gatilhos gente, tem vários.
camii 10/12/2021minha estante

Htfgy 29/12/2021minha estante
São muitos gatilhos?

judiee 17/01/2024

-O mundo não é ideal.
Quando você estiver procurando por um livro que te prenda de tal forma a ponto de querer ler num único dia, esse é o livro.

O que começa parecendo ser apenas mensagens anônimas com intuito de fazer chacota com Chiamaka Adebayo e Devon Richards, toma proporções gigantescas quando os mesmos se veem em perigo real na escola Niveus.

O mistério a cerca de Ases, que decidiu infernizar o último ano escolar de Chiamaka e Devon e boicotar com os seus futuros de forma dedicada, a princípio, por motivos desconhecidos, faz com que os dois alunos tenham que largar o ensino médio de maneira não oficial para descobrir quem ou o que está por trás de tudo isso.

Esse livro fritou a minha cabeça, tirou a minha paz de espírito e acabou com a minha sanidade mental. Por favor, leiam.

drago 10/10/2021

Ace of Spades
gatilhos no livro: racismo, homofobia, violência (psicológica e física) e menção a suicídio.

classificação indicativa: 14 anos

Um livro incrível mas com um final nem tão incrível assim.

Eu fiquei muito em dúvida se eu ia ou não favoritar esse livro e na verdade acho que eu nunca vou sair dessa dúvida.

O livro é sobre Devon e Chiamaka, dois estudantes pretos de um colégio particular majoritariamente branco (sendo eles os únicos alunos pretos da escola), que começam a ter informações privadas vazadas para toda a escola por um anônimo chamado Aces. A partir daí, nós vamos acompanhando a vida dessas duas personagens virar completamente de ponta cabeça por conta desses acontecimentos.

A história é incrível e te prende desde as primeiras páginas. Algo que, ao meu ver, estimula essa leitura é todo o processo de conhecer as personagens e se envolver com a personalidade delas e as histórias e experiências pelas quais elas passaram e estão passando.

As personagens são todas incrivelmente bem construídas, tanto as protagonistas, Chiamaka e Devon, quanto as secundárias que aparecem durante a narrativa. Como é uma história que fala muito sobre o psicológico das personagens, acho que entender elas e se conectar com suas personalidades é essencial para que você goste da narrativa e seja afetado por ela. E como essa história afeta, sério. Você sente a apreensão das personagens, você fica com medo junto delas, você fica com nojo das coisas que elas ficam com nojo, você se envolve com elas e com tudo que elas tão passando. Devo dizer que eu quebrei tanto a cabeça quanto elas pra tentar descobrir o mistério sobre as coisas que estavam acontecendo.

Durante toda a narrativa acontecem muitas coisas que te deixam com questionamentos e os mistérios cada vez aumentam. Muitas pistas são deixadas durante o livro, o que é bem interessante para que o leitor tente por conta própria ligar os pontos e descobrir algumas das dúvidas que ficam no decorrer da história. Devo dizer que eu me embalei muito tentando desvendar as coisas com as protagonistas, e que mesmo que eu tenha descoberto todos os plots e revelações antes de eles acontecerem, ainda assim cada momento foi incrivelmente tenso e minha empolgação crescia com cada resposta e surgimento de novos mistérios e perguntas.

É um livro que mexe tanto com o psicológico que você sente muita raiva, apreensão, alegria, orgulho, tudo. É uma leitura que comove bastante e acho que isso que faz dela tão incrível. Além de todo o mistério e acontecimentos curiosos que instigam a leitura, ela contém uma grande crítica social e nos abre o olho sobre diversas coisas. Apesar da pegada pesada da narrativa e de todos os assuntos pesados que ela trata, a autora consegue, por meio das personagens, dar uma suavizada na narrativa e trazer momentos engraçados para a história. Eu dei altas gargalhadas com o Devon e com a Chiamaka, me apaixonei por eles.

A única coisa que me impediu de dar 5 estrelas pra essa leitura foi o final. O livro inteiro foi uma coisa incrivelmente bem trabalhada, detalhada e que focava em cada assunto da história que havia sido colocado até o momento. No final, entretanto, muitas coisas ficaram em aberto e não foram sequer comentadas. Muitos personagens que foram influentes para a história foram simplesmente largados e isso me passou muito a impressão de que a autora só queria acabar com o livro logo. O principal da narrativa foi sim bem abordado na conclusão, mas muitos pontos que pra mim foram super relevantes para história foram largados e isso me incomodou bastante.

De resto, só elogios. Representatividade muito boa, a relação das personagens é muito engraçada e te faz sentir parte dela, uma proposta super interessante e envolvente e um desenvolvimento mais ainda. Leiam esse livro porque vale muito a pena.

Indico muito esse livro, mas aviso que ele trata de assuntos pesados e que você precisa estar preparado para muitas emoções à flor da pele.

off: Devon e Chi duplinha de gay e lésbica, nada tira esse pensamento de mim.

julia 23/05/2021

Resenha: Ace of Spades
Fiquei um pouco nervosa quando vi Ace of Spades sendo divulgado como Gossip Girl encontra Get Out, mas olhando para trás, essa foi???? uma descrição perfeita deste livro????? E eu me diverti muito lendo, mesmo com seus momentos realmente assustadores e aterrorizantes.

Devon e Chiamaka não poderiam ser mais diferentes um do outro. Faridah Àbíké-Íyímídé fez um trabalho incrível escrevendo suas perspectivas e dando-lhes vozes e objetivos muito distintos. Foi ótimo ler sobre eles se unindo lentamente para investigar o mistério por trás dos Aces, já que eles tinham personalidades conflitantes no início.

Sobre o enredo dos Aces em particular: eu adorei muito. Eu acho que Àbíké-Íyímídé capturou perfeitamente o espírito dessas questões enquanto dava seu toque único que realmente me chocou e me horrorizou quando foi revelado. Foi muito bem feito e eu realmente gostei de como tudo aconteceu.

Eu também ameeeeeeeeeeeeei as subtramas de romance queer e como eles eram feitos, mesmo com o forte impacto emocional que eles causavam às vezes. Eu não estava esperando por isso e se encaixou tão bem com o mistério.

Todo mundo que gosta de uma boa e assustadora história de mistério com personagens inteligentes e em um ambiente acadêmico deve, com certeza, dar uma chance para Ace of Spades.
Rafaela 04/08/2021minha estante
Tem esse livro em português?

Luli 04/08/2021minha estante
@rafa nn

Beatriz 12/09/2021

é bom
q livro gostoso de ler msm tratando de assuntos polêmicos, mas q temos consciência de q é necessário. foi abordado de forma sem ser forçada ou maçante, algo bastante inteligente por parte da autora.
os personagens são distintos de todas as formas q se juntam para combater algo em comum enquanto lidam com problemas pessoais. a construção deles é bem desenvolvido, oq acaba deixando de lado os outros, como por exemplo Jamie (qria saber mais sobre ele) ou Belle, Jack.
tem algumas reviravoltas mt boas msm sendo bem previsíveis. não fiquei entediada em nenhum momento, tudo teve importância de certa forma para entendermos melhor.
na minha percepção teve um final muito apressado e fácil, poderia ter trabalhado melhor na conclusão de uma ameaça tão grande como Aces. Enfim, é um livro q entrega tudo q é proposto com uma escrita simples e muito fluida. Inglês de fácil entendimento.

beatriz 14/01/2022

what a journey
uau... só, uau!!!!!!!! esse livro me lembrou gossip girl claro, mas principalmente pretty little liars, só que MUITO MELHOR. tem dark academia + black rep + queer rep. foi um livro que me prendeu desde o começo tanto pela escrita da autora quanto pela trama. eu sofri com os personagens e só quis esconder eles do mundo pra que eles não sofressem.

por a gente querer resposta, a gente vai lendo e lendo, e ficando indignade em como a sociedade é preconceituosa. da vontade de sair na rua e socar a cara de todos os racistas e homofóbicos que a gente encontrar.

devon e a chi são os únicos alunos negros da escola, e mesmo sendo de mundos "econômicos" completamente diferentes eles se vem unidos contra um pessoa que aparentemente que prejudicá-los. eles se veem preso em um lugar, uma realidade, onde não podem confiar em ninguém, sem ter saída e percebem que o racismo do "aces" vai bem mais longe do que a escola em que estudam.

achei o desfecho do livro incrível e a forma como mesmo em 95% ainda tivemos reviravoltas. o epílogo com eles 16 anos depois... O SABOR.

yas 11/12/2021

a tensão que eu senti lendo esse livro-
que livro, meudeus que livro

a história tem uma pegada de PLL e serial killer, aborda o racismo, questões com sexualidade e tem MUITOS gatilhos!

os personagens são muito bem desenvolvidos e os mini plots ao longo do livro é tudo, serio que sabor!

achei incrível a escrita e como ela me prendeu até o fim, nunca senti tanta tensão e medo pelos personagens principais, é realmente desesperador só de ler pelo o que eles tão passando e vendo suas únicas opções indo por água abaixo. muitos momentos eu me senti igual a eles, como se eu não pudesse confiar em mais ninguém.

só tirei meia estrela pq realmente achei que demorou mt pra ação acontecer, tipo dos dois se juntarem pra achar quem era o Aces, eu ja tava no meio do livro e nada?. mas depois que veio, eu não consegui parar de ler.

recomendo lerem em inglês, porque ele é bem tranquilo, serio

Bia 08/10/2021

??Alerta de gatilhos: racismo, homofobia, violência (psicológica e física) e menção a suicídio??

Ace of Spades é uma leitura muito intensa e envolvente. A escrita é muito boa e imersiva, e contribui pra aumentar mais ainda o clima de tensão e mistério da história.

A construção dos personagens é incrível, é muito fácil se conectar e se apegar a eles. Tive muitos sentimentos durante a leitura (principalmente raiva, diga-se de passagem), acho que especialmente porque a autora soube descrever muito bem os sentimentos dos personagens, então é fácil sentir como tudo que acontece afeta eles. Gostei demais também das relações do livro, principalmente a do Devon e da Chiamaka, a dinâmica deles é muito engraçada.

Toda a trama e o suspense são muito bem construídos. Criei muitas teorias enquanto eu ia lendo, e, por mais que eu já tivesse descoberto mais ou menos o plot principal, eu ainda assim acho que a autora trabalhou essa ideia muito bem. O livro não gira apenas em torno de descobrir quem é Aces, ele vai bastante além disso. Tiveram outras revelações que pra mim perderam um pouco a graça por eu já suspeitar, mas isso não prejudicou tanto a leitura. Tudo é muito bem encaixado nessa narrativa.

Apesar de tratar muito de assuntos pesados e importantes, a autora consegue trazer certa leveza em alguns momentos, arrancando algumas risadas dos leitores, o que eu adorei. Mesmo em meio a tanta raiva e angústia com a situação dos protagonistas, eu consegui me divertir bastante lendo.

Pra mim o único problema do livro é o final. Eu sei que é muito difícil fazer um livro com um final que agrade a maioria das pessoas, mas eu realmente esperava muito mais dessa conclusão. Tinha tudo pra ser boa e, por mais que eu tenha gostado da solução que eles arranjaram e me emocionado com as cenas finais, achei os últimos acontecimentos antes do epílogo corridos demais. Só que o que mais me irritou foi que algumas coisas ficaram sem um fechamento que eu acho que era super importante, como a história de alguns personagens.

Mas no geral é uma leitura muito boa, consegue prender fácil. Tanto a história quanto os personagens são incríveis e muito marcantes, e o livro aborda temas e críticas sociais super importantes. Recomendo, porém cuidado com os gatilhos!

giu 12/11/2021

um misto de Corra com gossip girl que deu muito, muito certo
lá vai a opinião de alguém que nunca havia lido um thriller?

O livro é um suspense que escorre pelas paredes de uma escola privada formada majoritariamente por professores e alunos brancos. Devon e Chiamaka são os únicos alunos pretos que estudam na Niveus e alguém está fazendo-os sofrer por isso ~é com essa proposta que seguimos na história de Ace of Spades.

A cada capítulo eu me via mais presa no plot e, surpreendentemente, nos protagonistas. Isso porque logo percebemos que absolutamente ninguém naquele lugar é santo, nem mesmo nossos queridos personagens principais. Isso, para mim, é algo que torna tudo ainda mais real, afinal ninguém é perfeito e todos tem segredos.

A maneira como somos apresentados à realidade de cada um deles, seus maiores medos, desejos e relacionamentos é muitas vezes sufocante de tão doloroso.

Ver o Devon lutar para o mundo aceitar sua sexualidade e Chiamaka sempre batendo o pé e se negando a ser colocada para baixo por ser uma mulher preta foi? *palmas de pé*.

Eu tive alguns bons ataques do coração nessa leitura, especialmente porque eu não fazia ideia do que esperar!

Mas apesar de ser maravilhoso, o livro tem sim suas falhas - alguns personagens que parecem importantes e somem de repente, um final um pouco corrido, pontas soltas. Por esses motivos não dei 5 estrelas, mas continuo achando sensacional e super recomendo!

Layla l @bookdipity 17/07/2021

Esse livro foi uma supresa muito positiva. Antes de lançar só pela sinopse eu acha que não ia curtir, nunca fui muito fã de gossip girl ou pll. Mas esse livro!!! É simplesmente tudo.
Eu fiquei o tempo todo agoniada e ansiosa, mas de um jeito MUITO bom. É um livro muito importante, que lida com MUITOS assuntos significativos.
Simplesmente não tem como não dar 5 estrelas.

steven. 25/09/2022

leiam :)
? eu queria mesmo ler o livro maravilhoso que tava minha minha lista há tempão mas agora TERMINEI DE LER E AMEI DEMAIS!!!

? ele aborda os assuntos mais sérios como racismo, homofobia e dentre outros, a escrita é tão bem fluida mesmo que o começo pode ser um pouco lento mas depois continuar, a curiosidade pra saber quem tá por atrás de tudo, esse livro tem vibe de gossip girl, corra e mistério demais, eu adorei muito ??

? todas pessoas deveriam ler pra entender mais sobre o racismo e como funciona ali porque é muito importante e às vezes as cenas mostram da realidade o que acontece com negros (dois protagonistas negros) ? foi muito angustiante ver tudo que o devon e chiamaka tiveram que passar, tem diversos reviravoltas bons e queria proteger eles com mundo preconceituoso e homofóbico.

? daqui a pouco crio uma pasta do pinterest ??
lana!¡ 25/09/2022minha estante
sua resenha mais uma vez que me incentivou, espero ter tempo alguma vez ainda esse ano para ler ??

Luuh_hs 08/11/2021

U A U
Que livro incrível! Como uma pessoa que amava Gossip Girl, Pretty Little Liars e Get Out me sinto 100% contemplada com essa experiência que pega todas as partes boas dos três e remonta em uma história cativante, profunda e totalmente viciante. Os ganchos a cada final de capítulo me deixaram tão surtada que mal tive tempo de formar teorias, só precisava chegar ao final de tudo e saber o que iria acontecer aos personagens. Saber que é o primeiro romance da autora me deixou completamente atenta e animada para os próximos lançamentos dela pois estou completamente apaixonada pela escrita. Uma das grandes descobertas que fiz esse ano e pretendo levar para a vida.

carol.berethnet 28/01/2022

muito bom
?ace of spades? era um livro que eu tinha muita vontade de ler sem nem mesmo saber sobre o que era? confesso que o plot me intrigou muito, mas o que me fez amar o livro mesmo foram os tópicos, muito importantes, que ele discute. não é só um livro que te conta uma história de adolescentes, é um livro que te faz pensar e sentir um desgosto imenso pela humanidade como ela se mostra ser na maior parte das vezes, odiosa e preconceituosa.

Amanda 04/08/2021

Entre fofocas, segredos e um jogo perigosamente sinistro
Nesse livro você vai encontrar:

escola de gente rica onde os alunos usam terninho com gravata e saia de uniforme;
pessoa anônima espalhando segredos dos únicos alunos negros da escola (gossip girl 2.0 só que do mal vulgo "Aces");
personagens imperfeitos e com camadas;
representação LGBTQIA+;
racismo que chega a assustar;
momentos tensos que dão um medinho mas de um jeito bom (???) bem no jeito do filme "Corra!" MESMO.

Primeiramente gostaria de dizer que eu me enterti horrores com essa leitura, desde a sinopse esse livro já me intrigou ao prometer uma mistura de fofoca adolescente em ambiente escolar com um suspense bizarro. Montei um filme todo na minha cabeça enquanto lia, consegui visualizar tudo, apesar da escrita da autora não ser muito detalhista com cenários e localizações. Segundo, eu adorei o Devon e a Chiamaka, são personagens bem aprofundados e ao longo do livro percebemos quantas camadas cada um tem, adorei a forma como a aproximação deles ocorreu. Adorei as subtramas na vida de cada um. Adorei os momentos de tensão, que são muitos, inclusive, como toda vez que Aces soltava algum podre cabeludo sobre os dois, e me arrepiava sempre em que os personagens iam descobrindo aos poucos sobre a identidade dessa figura anônima. Essa parada de ter alguém observando você, seguindo você e tirando fotos suas sem consentimento é algo que me perturba, então isso me pegou muito.

Porém, tenho algumas ressalvas. Teve um plot bem previsível na minha opinião, além disso o final ficou muito corrido, não acredito que o que aconteceu seria o suficiente para acabar de vez com o Aces. Senti falta de um encerramento de verdade pra alguns personagens como a Belle e outra personagem que eu não posso falar muito sobre, rs. Ainda assim, mesmo com todas essas ressalvas, ele tem muito mais pontos positivos do que negativos e merece 4.5 pelo entretenimento, pela escrita, pelos protagonistas e porque realmente me diverti muito lendo, adorei a experiência e recomendo. Além disso foi meu primeiro thriller lido em inglês, acho que não poderia ter feito escolha melhor, pois a linguagem é muito tranquila e rápida por conta da ação.
Por fim, queria deixar aqui meu mais sincero: vai tomar no c* Aces. Obrigada.

OFF: A frase final do livro. GALERA.

Lauraa Machado 30/12/2021

Surpreendente, mas pesado!
Esse livro me foi muito recomendado, por todo mundo que eu conheço que já tinha lido, então comecei a ler com bastante expectativa. Até coloquei ele como parte de um projeto que criei que chama #LendoEmIngles, mesmo fugindo do que tinha decidido antes. É bom eu já avisar que a resenha vai ser curta, porque gostei bem mais do livro do que esperava! Ele conseguiu me surpreender e me marcar e eu, que tinha lido em ebook, estou louca para comprar um exemplar físico!

Não sei se eu que sou muito sensível, mas acho importante dizer que, pessoalmente, achei o livro bastante pesado. Ele me deu a mesma sensação que senti assistindo ao filme Corra!, e a partir de um momento na história, fiquei com medo até das sombras dos protagonistas. Nem precisava de tanto medo, mas sei lá, fiquei bem impressionada com a história. A ideia é interessante e terrível, intrigante e assustadora. Pode ser pesado para outras pessoas, às vezes até mais do que foi para mim, já que eu sou branca. Acho válido alertar, já que cada pessoa sabe o que aguenta ou o que quer encarar.

Mas eu realmente gostei muito do livro e principalmente dos personagens! Não sei qual é meu favorito! Gostei do Devon de cara e queria protegê-lo do mundo, mas a Chiamaka era para ser 'má' e mesmo assim também ficava torcendo por ela. Acho que gosto de personagens populares más, admito. Mas minha parte favorita era os dois juntos, já que eles são tão diferentes! A interação deles é perfeita! Além disso, gostei demais do toque de romance que o Devon teve. Ajudou a aliviar um pouco a tensão do livro.

Mas é um livro tenso, sim, do começo ao fim. Não saber o que podia ser revelado me deixou bem incomodada, mas de um jeito bom! Não costumo ler nada de suspense ou terror, então talvez meu critério seja falho nessa questão, mas eu gostei de ter ficado tão tensa e assustada com o livro. Gostei principalmente do final! O epílogo é perfeito e me deixou tão, mas tão orgulhosa! Queria demais que tivesse uma série desse livro, seria incrível!

Recomendo demais, mas, como falei, com um alerta para o quanto pode ser pesado e assustador, dependendo do leitor! Leia quando você estiver muito bem!